terça-feira, 24 de agosto de 2010

2607 - HISTÓRIA DA RADIODIFUSÃO

Nome de Usuário Senha Esqueceu sua senha? Esqueceu seu nome de usuário? HomeQuem somosNossas SeçõesAconteceAcervoLOJA VIRTUALLinksFale ConoscoASSINE
Correio Fraterno
Diretrizes
Dúvidas Frequentes
Lar da Criança Emmanuel


Década de 60
Década de 70
Década de 80
Década de 90
Década Atual


Área Assinante
Veja nesta edição

Destaques desta edição


Edições anteriores
Assinaturas
Nuvem de TagsEnqueteVocê é a favor do pagamento de taxas para participar de eventos espíritas?
Sim
Não



Livro de Visitas






Home Nossas Seções Baú de Memórias “Momento Espírita” uma peça na história da radiodifusão
“Momento Espírita” uma peça na história da radiodifusão



Da redação



A nova geração que liga a TV ou o computador e tem acesso à divulgação do Espiritismo em plena era da cibernética pode nem imaginar os caminhos percorridos pela história da difusão espírita brasileira. E um de seus importantes capítulos diz respeito à radiodifusão, onde dedicados trabalhadores espíritas se iniciaram na tarefa décadas atrás, grande parte deles como voluntários, para fazer ecoar aos quatro ventos os fundamentos da doutrina que abraçaram.

Com base na Cidade de Garça, região centro-oeste paulista, o programa "Momento Espírita" está entre os mais antigos irradiados pelas emissoras de rádio no Brasil. Levado ao ar às 11h30, todos os domingos, através da Rádio Universitária AM, 1060 kHz, foi apresentado pela primeira vez pela antiga Rádio Clube da cidade, pelo orador e escritor José Benevides Cavalcante –hoje redator e diretor – e por Aurino Gomes Ribeiro.

Em 37 anos de audiência, o "Momento Espírita" adquiriu estilo próprio, e somou experiência, com tantos apresentadores que por lá passaram, muitos já desencarnados, como Aguinaldo Mendes Gomes, Carlos Roberto Fior e Enedina Tavares Meyer; e também Maria Izabel Mendes Faria, Maria Cristina Rebolo, Neide Pavani, Valéria Rodrigues Gomes e Francisco Luiz Santana. O "Momento Espírita" ainda serviu de inspiração para vários outros programas espíritas, como na região do Paraná, pela divulgação feita a cerca de dez anos na revista "Informação".

Como Departamento de Divulgação do Centro Espírita Caminho de Damasco, ele teve origem no programa chamado "A Vida Escreve", uma espécie de crônica espírita trissemanal, apresentada por três anos pelo locutor da emissora.

"Naquela época, o preconceito contra o Espiritismo era considerável, principalmente nas pequenas cidades do interior." E o "A Vida Escreve" tinha boa repercussão, o que levou a diretoria do Centro a assumir um compromisso maior, dando origem ao "Momento Espírita" – recorda José Benevides.

Diferentemente dos programas religiosos tradicionais, o "Momento Espírita" suscita questionamentos, aborda temas atuais e incentiva a participação dos ouvintes através de perguntas e comentários, e fazendo ainda chegar às mãos de quem acompanha a programação, as boas obras, através de sorteios ao fim do programa.

Satisfeito por mais um ano de atividades, que conta com o trabalho voluntário de amigos e membros da família – Cid Ramatori, Heliani e Marco Antonio Cavalcante, Cláudio Zacharias,Giuliana Sganzerla e Rafael Sanches– José Benevides avalia os resultados do trabalho: "recebemos de 12 a 15 ligações por edição do público de toda a região, sem falar na audiência mundial, em transmissão ao vivo, pelo site da emissora, www.unimidianet.com, por onde recebemos e-mails de várias cidades do Brasil e mesmo do exterior. E-mail: programaespirita@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Publicações Correio Fraterno
Livro em Promoção
Tem espíritos no banheiro?

Laurinha é uma menina curiosa, que não tem medo de perguntar sobre a doutrina espírita, com boa dose de confusão e diversão.

Tatiana Benites
14x21 cm • 112 páginas
de R$ 19,90 por R$ 15,92
Economia de 20%Correio na Rádio



Ouça e participe do programa

Universo Espírita.
Correio nas redes sociais




NewsletterCadastre seu e-mail e receba nossas notícias






Copyright © 2010 Correio Fraterno. Todos direitos reservados.


COPYRIGHT CORREIO FRATERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas