terça-feira, 24 de agosto de 2010

2604 - HISTÓRIA DA RADIODIFUSÃO

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.
Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador. (before 25/08/2010).
Rádio e Televisão de Portugal
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 38° 45' 34.63" N -9° 7' 3.17" E
Nota: Se procura o protocolo de redes Real Time Protocol, veja Protocolo RTP.
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Rádio e Televisão de Portugal, S.A.

Tipo Empresa de capitais públicos
Fundação 1935 com o nome de Emissora Nacional
1955 com o nome de Radiotelevisão Portuguesa
2004 com o nome de Rádio e Televisão de Portugal
Sede Lisboa, Portugal
Locações Lisboa, Portugal
Pessoa(s) chave Guilherme Costa, CEO
Indústria Rádio e Televisão
Website http://www.rtp.pt/
A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) é uma empresa estatal portuguesa que inclui a rádio e a televisão públicas. Antes do ano de 2004, a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Radiotelevisão Portuguesa (RTP), empresas públicas de rádio e televisão respectivamente, estavam separadas e eram entidades jurídicas independentes e distintas. Em 2004, foram reestruturadas e fundidas numa empresa pública, a Rádio e Televisão de Portugal. Desde então, a sigla RTP passou a designar o grupo inteiro de Rádio e Televisão. A partir desta mudança, a RTP tornou-se no canal de televisão mais visto do país, sendo que diariamente cerca de 50 milhões de pessoas põem os olhos na RTP, entre portugueses, franceses e espanhóis.

Índice [esconder]
1 História da Radiodifusão Portuguesa
2 História da Radiotelevisão Portuguesa
3 Colecção da Rádio Televisão Portuguesa
4 Canais de televisão
4.1 Programas exibidos
5 Canais de rádio
6 Profissionais da RTP
7 Figuras Históricas da RTP
8 Ligações externas


[editar] História da Radiodifusão Portuguesa
Oficialmente, a Emissora Nacional de Radiodifusão, usualmente designada Emissora Nacional, da qual a RDP é sucessora, foi fundada no dia 4 de Agosto de 1935.

Contudo, o primeiro passo para a sua constituição já tinha sido dado em 1930, aquando de um decreto que criou, na dependência dos CTT, a Direcção dos Serviços Radio eléctricos, autorizando, em simultâneo, a aquisição dos primeiros emissores de onda média e onda curta em Portugal.


Sede da Rádio e Televisão de Portugal em Lisboa.Em 1932, realizaram-se as primeiras emissões experimentais em Onda Média e em 1934 o mesmo aconteceu relativamente à Onda Curta, que desde logo se assumiu como uma das vocações naturais da jovem estação emissora.

Três anos depois, a sua capacidade de emissão era alargada para atingir a diáspora portuguesa. Data dessa altura o lançamento de um programa de referência - a "Hora da Saudade" - destinado aos emigrantes no continente americano e aos pescadores da frota bacalhoeira.

A realidade de hoje é outra, mas a vocação mantém-se e a RDP Internacional continua a afirmar-se como elo essencial de ligação com as comunidades portuguesas no estrangeiro.

Ainda em 1934, os estúdios eram transferidos de Barcarena para a Rua do Quelhas, em pleno coração de Lisboa, onde se mantiveram até meados dos anos 90. Actualmente, nessa mesma rua, mas num outro edifício que outrora acolheu o histórico Rádio Clube Português, funciona o Museu da Rádio.

A Emissora Nacional foi essencialmente definida à imagem de congéneres europeias. Concebida num quadro político interno e externo em que as rádios nacionais desempenhavam sobretudo um papel de veículo dos interesses do Governo, esta característica acentuou-se ainda mais no caso português em função do regime totalitário que vigorou até 1974.

Em 1940, libertou-se da tutela dos CTT, iniciando-se, nessa altura, o modelo de implantação regional no continente e ilhas.

Baseada num modelo sóbrio de apresentação e recorrendo a locutores de alta qualidade, a Emissora Nacional, embora assumindo sistematicamente o seu papel de órgão de propaganda do chamado Estado Novo, soube desenvolver uma cultura própria que influenciou fortemente a sociedade e marcou decisivamente a história da rádio em Portugal.

Da dinâmica inicial, que se estendeu ao longo dos anos 50, surgiram as orquestras da Emissora Nacional - Sinfónica, Típica e Ligeira - o Centro de Formação de Artistas da Rádio, onde se revelaram alguns dos grandes nomes da música portuguesa, o teatro radiofónico, de que são paradigma os folhetins e programas, com destaque para o "Domingo Sonoro" e os "Diálogos da Lelé e do Zequinha" que ficaram na memória colectiva dos portugueses.

Este modelo pouco se altera até ao 25 de Abril de 1974. A revolução conduz à imediata ocupação da Emissora Nacional, com a nomeação de militares para todos os cargos relevantes.

Passadas as maiores vicissitudes do período revolucionário, as estações de rádio são nacionalizadas e é criada a RDP - Empresa Pública de Radiodifusão, que concentra todas as estações, com excepção da Rádio Renascença e de dois outros postos de pequena expressão.

Em 1976, a nova empresa adopta o nome de Radiodifusão Portuguesa EP, ficando depositária da obrigação de prestar um serviço público de rádio. Em termos de produção, a empresa organiza-se em 4 canais nacionais e 3 regionais para o continente e 2 regionais para as ilhas, mantendo as emissões internacionais em Onda Curta.

Em 1979, procede-se a uma profunda reorganização interna resultando na criação da Rádio Comercial que, juntamente com os programas emitidos a partir dos centros regionais, entra em concorrência directa com os operadores privados no mercado publicitário.

Entre 1992 e 1994 a RDP inicia nova fase de transformação que conduzirá a um modelo próximo do actual. A Rádio Comercial é privatizada e retira-se a publicidade de todos os canais, deixando-se, assim, o mercado publicitário exclusivamente aos operadores privados.

É elaborado um plano com o objectivo de concentrar serviços até então dispersos por vários edifícios da capital no recém-adquirido edifício das Amoreiras, em Lisboa, que passa a abrigar os sectores técnico e de produção, enquanto se alienam progressivamente outras instalações. Desenvolve-se ao mesmo tempo uma política de redimensionamento dos efectivos, de renovação do parque de emissores e de actualização em todos os domínios.

Em 1994, cria-se a Antena 3, a estação jovem do grupo.

No mesmo ano, a RDP é transformada em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos.

Em 1995, a RDP África surge como um novo canal vocacionado para os países africanos de língua portuguesa.

O esforço de modernização prossegue e a empresa entra decisivamente na era da digitalização.

A partir 1998, Portugal passa a dispor, progressivamente, do sistema DAB - Digital Audio Broadcasting - projecto pioneiro no país, inteiramente desenvolvido pela RDP, mas de reduzida visibilidade e adesão popular.

Em 2000, a RDP é incluída na Portugal Global, SGPS - a holding criada para agrupar os média estatais, holding essa que viria a ser extinta em 2003 no âmbito da reestruturação que se avizinhava para o sector.

A prometida reorganização ocorre no início de 2004, com a criação da Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, holding que reúne RDP e RTP, e a partilha de instalações e serviços na nova sede conjunta da Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, e em algumas delegações regionais. Paralelamente a isto, a taxa de radiodifusão sonora, até aí financiamento exclusivo da RDP, passa a estar afecta aos dois operadores de serviço público, e são suprimidas as emissões locais da RDP Norte, Centro e Sul.

[editar] História da Radiotelevisão Portuguesa

Centro de Produção da RTP em Chelas, inaugurado em 2007.Por iniciativa do Governo, a constituição da RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL é feita a 15 de Dezembro de 1955. Tratava-se, portanto de uma sociedade anónima, com capital tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares.

As emissões experimentais da RTP (posteriormente, conhecida como RTP1) iniciaram-se em 1956, a partir da Feira popular, em Lisboa.

No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957.

No dia 20 de Outubro de 1959, a RTP tornou-se membro da UER - União Europeia de Radiodifusão - e em meados dos anos 60 do século XX passou a ser transmitida para todo o país.

No dia 25 de Dezembro de 1968 comemorou-se o Natal com a criação de um segundo canal, a RTP2.

Mais tarde, dois canais regionais iniciaram a sua actividade nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, na década de 70:

RTP Madeira, em 6 de Agosto de 1972;
RTP Açores, em 10 de Agosto de 1975.
Após o 25 de Abril de 1974, o estatuto da empresa concessionária da radiotelevisão foi alterado. Em 1975, a RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa, pelo Decreto-Lei n.º 674-D/75, de 2 de Dezembro.

Em 1976 a RTP inaugura novas instalações situadas na Avenida 05 de Outubro, em Lisboa.

A RTP iniciou as emissões regulares a cores no 7 de Março de 1980, depois de algumas experiências técnicas, contudo grande parte da população ainda não dispunha de equipamentos a cores.

No dia 10 de Junho de 1992, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional.

Em 14 de Agosto de 1992, a RTP transformou-se em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - a Radiotelevisão Portuguesa, S.A..

No dia 7 de Janeiro de 1998, iniciaram-se as emissões regulares da RTP África, destinada aos habitantes dos lusófonos, como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O 11 de Maio de 2000, a RTP - juntamente com a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Agência LUSA - passa a fazer parte da sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos denominada Portugal Global, SGPS, S.A..

A Portugal Global foi extinta em 22 de Agosto de 2003, tendo sido feita a reestruturação do sector empresarial do Estado na área do audiovisual. Entre outras alterações, transformou-se a antiga Radiotelevisão Portuguesa, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, numa nova sociedade gestora de participações sociais, denominada Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S. A.. Foi ainda criada uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos designada Radiotelevisão Portuguesa - Serviço Público de Televisão, S. A..

Em 5 de Janeiro de 2004, a RTP2 deu lugar a um novo canal denominado 2:.

Em 2007, a RTP comemora os seus 50 anos de emissões em Portugal.

O novo Complexo de estúdios de Chelas possui meios técnicos actuais e modernos prontos para o arranque da emissão da TDT (Televisão Digital Terrestre) e também um enorme carro de exteriores totalmente equipado para emissão em HDTV High Devinition Television (Televisão de Alta Definição). Este complexo tem 4 estúdios de 800, 400, 200 e 100 metros quadrados devidamente equipados.

No dia 19 de Março de 2007, a 2: retomou a designação original, RTP2, com nova identidade.

Primeira emissão da RTP em alta definição no canal RTP HD durante os jogos Olímpicos de Pequim.

[editar] Colecção da Rádio Televisão Portuguesa
A área museológica conta com mais de 5.000 peças distribuídas entre o núcleo museológico da Madeira, a Colecção Museológica, a Reserva Visitável e a Reserva Técnica. A colecção beneficia, também, do contributo dos espólios, nomeadamente, de Fernando Pessa, Maria Leonor e Pedro Moutinho, figuras incontornáveis da história da rádio e da televisão.

O projecto museológico visitável da RTP nasceu em outubro de 2009 e têm assegurado o seu melhor empenho e dignidade. Este projecto visa proteger, preservar e divulgar os aparelhos de realização, difusão e recepção da história da rádio e televisão, sem esquecer alguns dos momentos mais marcantes da produção de conteúdos radiofónicos e televisivos que se assumem como um tributo à excelência do Serviço Público e ao trabalho de todos os profissionais da Rádio e Televisão de Portugal.

O projecto museológico visitável da RTP possibilita uma interacção do visitante com o passado, através da recriação de um estúdio de rádio dos anos 50 e um contacto com o presente através de um moderno estúdio de televisão onde o visitante pode gravar a sua própria emissão.

A RTP disponibiliza ainda, o acesso ao Museu Virtual.

[editar] Canais de televisão
RTP1, o canal principal, fundado a 7 de Março de 1957.
RTP2, o canal dedicado à cultura, ao conhecimento, aos conteúdos europeus e à programação para crianças.
RTP Memória, o canal dedicado a programas antigos.
RTP Madeira, o canal generalista da Madeira.
RTP Açores, o canal generalista dos Açores.
RTP Internacional, o canal dedicado às comunidades portuguesas fora de Portugal.
RTP África, o canal dedicado às comunidades africanas.
RTP Mobile, o canal especifico da RTP para os telemóveis.
RTPN, o canal de informação e de magazines.
RTP HD, o canal da RTP em alta definição que acompanhou o jogos Olimpicos de Pequim.
[editar] Programas exibidos
Ver artigo principal: Lista de programas exibidos pela RTP1
[editar] Canais de rádio
Com sede em Lisboa e centros regionais no Porto, Coimbra, Faro, Ponta Delgada e Funchal, a RDP actualmente subdivide-se nos seguintes canais:

Antena 1, a rádio generalista;
Antena 2, o canal cultural;
Antena 3, dedicada ao público jovem e às novas tendências da música;
RDP Internacional, o elo de ligação dos portugueses e lusofalantes de todo o mundo;
RDP África, estação que aproxima e promove a integração dos países africanos de língua oficial portuguesa;
Antena 1 - Madeira;
Antena 3 - Madeira;
Antena 1 - Açores.
Rádio Lusitana.
Rádio Vivace.
Rádio Antena 1 Vida.
Rádio Mozart
Rádio Relato.
Rádio República.
Rádio Woodstock.
A RDP assegura ainda o funcionamento do Museu da Rádio, e a manutenção e actualização dos Arquivos Sonoros.

[editar] Profissionais da RTP

Serenella Andrade na feira Normédica, na Exponor, com o microfone da RTP.Alberta Marques Fernandes
Ana Galvão
Barbara Oliveira Pinto
Carlos Alberto Moniz
Carlos Daniel
Carlos Manuel Albuquerque
Catarina Furtado
Cecília Carmo
Cristina Alves
Cristina Esteves
Dália Madruga
Diamantina
Dina Aguiar
Eládio Clímaco
Fátima Campos Ferreira
Fernando Mendes
Francisco Mendes
Filipa Teles
Helena Coelho
Helder Reis
Helder Silva
Isabel Angelino
Isabel Figueira
João Baião
João Fernando Ramos
João Paulo Martins
João Tomé de Carvalho
João Adelino Faria
Jorge Gabriel
José Alberto Carvalho
José Carlos Malato
José Rodrigues dos Santos
Judite de Sousa
Júlio Isidro
Laura Santos
Marta Leite Castro
Patrícia Gallo
Sandra Fernandes Pereira
Sandra Sousa
Serenella Andrade
Sérgio Mateus
Sílvia Alberto
Sónia Araújo
Sérgio Oliveira
Tânia Ribas de Oliveira
Vasco Trigo


[editar] Figuras Históricas da RTP
Adília Godinho
Adriano Cerqueira
Albano da Mata Diniz
Alfredo Tropa
Almerindo Marques
António Lopes Ribeiro
Álvaro Benamor
Ana Zanatti
António Andrade
António Borga
António Santos
Alice Cruz
Artur Agostinho
Artur Anselmo
Artur Ramos
Cândida Branca Flor
Carlos Cruz
Carlos Miguel de Araújo
Diana Andringa
Eládio Clímaco
Emídio Rangel
Emídio Uva
Fernando Frazão
Fernanda Mestrinho
Fernando Lopes
Fernando Penalva
Fernando Pessa
Fialho Gouveia
Franco Dias
Gomes Ferreira
Hélder Mendes
Henrique Mendes
Herculano Reis Carreira
Herlânder Peyroteo
Herman José
Horácio Caio
João Grego Esteves
João Vilaret
Joaquim Furtado
Joaquim Letria
Joaquim Vieira
Jorge Alves
Jorge Listopad
Jorge Schnitzer
José Eduardo Moniz
José Hermano Saraiva
José Manuel Santana
José Mensurado
José Manuel Marques
José Manuel Barata Feyo
José Nuno Martins
Júlio Isidro
Lopes da Silva
Luís Andrade
Luís Pereira de Sousa
Manuel Caetano
Manuel Varella
Margarida Gil
Margarida Marante
Maria Elisa Domingues
Maria Leonor
Maria de Lourdes Modesto
Mário Figueiredo
Mário Zambujal
Maurício de Carvalho
Melo Pereira
Neves da Costa
Nuno Fradique
Oliveira Costa
Oliveira Pinto
Pedro Moutinho
Ramiro Valadão
Raul Durão
Raul Solnado
Rui Ferrão
Rui Romano
Serafim Marques
Soares Louro
Sousa Veloso
Teresa Olga
Trigo de Sousa
Vasco Hogan Teves
Vítor Manuel
Vitorino Nemésio


[editar] Ligações externas
Site oficial da Rádio e Televisão de Portugal
Radiotelevisão Portuguesa (RTP) (em inglês) no Internet Movie Database
Rádios Públicas na língua portuguesa
Rádio e Televisão de Portugal
Televisão: RTP1 | RTP2 | RTP Açores | RTP Madeira | RTPN | RTP Memória
Canais Internacionais: RTP Internacional | RTP África
Rádio: Antena 1 | Antena 2 | Antena 3
Rádio Internacional: RDP Internacional | RDP África



[Esconder]v • eMembros da União Europeia de Rádiodifusão
ARD · ARMTV · BBC · BHRT · BNR · BNT · BTRC · C1R · C+ · CLT/RTL · COPE · CyBC · ČRo · ČT · DR · E1 · ENRS · ENTV · ERR · ERSL · ERT · ERTT · ERTU · FTV · GPB · HRT · IBA · İTV · JRTV · LJB · LR · LTV · LRT · MKRTV · MR · MTV · MTV3 · NPO · NRK · NRU · NTU · ORF · PBS · PR · RAI · RDO · RFI · RMC · ROR · RTBF · RTCG · RTÉ · RTP · RTR · RTS · RTSH · RTVA · RTVE · RTVSLO · RÚV · SER · SMRTV · SNRT · SR (Svk) · SR (Swe) · SRF · SRG SSR · STV · SVT · TDA · TF1 · TG4 · TL · TMC · TRM · TRT · TV2 (DK) · TV2 (NO) · TV4 · TVP · TVR · UKIB · UR · VR · VRT · YLE · ZDF


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_e_Televis%C3%A3o_de_Portugal"
Categorias: RTP | Canais de televisão de Portugal | Empresas públicas
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Fevereiro de 2008 | !Portal:Economia e negócios/Artigos relacionados | !Portal:Economia e negócios/Artigos relacionados sobre empresas
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Català Česky Dansk Deutsch English Español Suomi Français Galego Bahasa Indonesia Italiano 日本語 Nederlands Polski Svenska Türkçe Esta página foi modificada pela última vez às 14h48min de 17 de agosto de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas