quinta-feira, 19 de agosto de 2010

2594 - SÉCULO XV





HomeAnuncie Aqui
Arquivos
Contact
Gump Chat
Gump Games
Gump Music
Pesquisa
Termos de uso
Gump Shopping



Curiosidades do Século XV
October 27th, 2007

[Tradutor]
Meu primo me mandou um email interessante sobre algumas curiosidades do século XV. Incrível como a raça humana conseguiu chegar até aqui.

Nos séculos XV e XVI não havia o costume de se tomar banho devido ao frio e à inexistência de água encanada.
O mau cheiro era dissipado pelo abanador.
Só os nobres tinham lacaios para abaná-los, para dissipar o mau cheiro que o corpo e boca exalavam, além de também espantar os insetos.
Quem já esteve em Versailles admirou muito os jardins enormes e belos que, na época, não eram só contemplados, mas “usados” como vaso sanitário nas famosas baladas promovidas pela monarquia, porque não existia banheiro.

Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de junho (para eles, o início do verão).
A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio; assim, em junho, o cheiro das pessoas ainda era tolerável.
Entretanto, como alguns odores já começavam a incomodar, as noivas carregavam buquês de flores, junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro.
Daí termos “maio” como o “mês das noivas” e a explicação da origem do buquê de noiva.

Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente.
O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.
Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças.
Os bebês eram os últimos a tomar banho.
Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível “perder” um bebê lá dentro.
É por isso que existe a expressão em inglês “don’t throw the baby out with the bath water”, ou seja, literalmente “não jogue o bebê fora junto com a água do banho”, que hoje usamos para os mais apressadinhos.

Os telhados das casas não tinham forro e as vigas de madeira que os sustentavam era o melhor lugar para os animais – cães, gatos, ratos e besouros se aquecerem.
Quando chovia, as goteiras forçavam os animais a pularem para o chão.
Assim, a nossa expressão “está chovendo canivete” tem o seu equivalente em inglês em “it’s raining cats and dogs” (está chovendo gatos e cachorros).

Aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimento oxidavam o material, fazendo com que muita gente morresse envenenada.
Lembremo-nos de que os hábitos higiênicos, da época, eram péssimos.
Os tomates, sendo ácidos, foram considerados, durante muito tempo, venenosos.
Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque.
Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo “no chão” (numa espécie de narcolepsia induzida pela mistura da bebida alcoólica com óxido de estanho).
Alguém que passasse pela rua poderia pensar que ele estivesse morto, portanto recolhia o corpo e preparava o enterro.
O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não.
Daí surgiu o velório, que é a vigília junto ao caixão.

A Inglaterra é um país pequeno, onde nem sempre havia espaço para se enterrarem todos os mortos.
Então os caixões eram abertos, os ossos retirados, postos em ossários, e o túmulo utilizado para outro cadáver.
Às vezes, ao abrirem os caixões, percebia-se que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo.
Assim, surgiu a idéia de, ao se fechar o caixão, amarrar uma tira no pulso do defunto, passá-la por um buraco feito no caixão e amarrá-la a um sino.
Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo, durante uns dias.
Se o indivíduo acordasse, o movimento de seu braço faria o sino tocar.
E ele seria “saved by the bell”, ou “salvo pelo gongo”, expressão usada por nós até os dias de hoje.

GUMP!

6210 sete barbeador astros esportes herchcovitch










Compartilhe
| | | | | | | |

Esses ícones permitem enviar este post para diversas redes sociais.



Tags:curioso
Category: curioso

« Older Entries Newer Entries »


Como é a vista de dentro de um tênis
Curiosidades sexuais
A maior esmeralda do mundo
20 fatos científicos super-bizarros
animação

10 Comments
ro_colombo says:
October 28, 2007 at 9:45 am
bem massa o post
realmente há várias expressões que nem se imagina de onde vêm…
o/

[Tradutor]
Reply to this Comment
Emilio says:
October 28, 2007 at 9:54 am
Muito legal, algumas eu já conhecia. Mas tem algumas dessas curiosidades que eu ACHO que devem ser inventadas, ou no mínimo, aumentadas.
Dá uma olhada aqui: http://www.classbrain.com/artteensb/publish/article_328.shtml

[Tradutor]
Reply to this Comment
koveiro says:
October 28, 2007 at 10:10 am
realmente naquele tempo a situação era sinistra

[Tradutor]
Reply to this Comment
Álvaro says:
October 28, 2007 at 2:36 pm
as expressoes eu não sabia… mas as outras coisas são verdade sim.. muito legal isso.

[Tradutor]
Reply to this Comment
Philipe says:
October 28, 2007 at 4:28 pm
Pois é, Emilio, de fato praticamente todas as expressões idiomáticas tem diversas origens e muitos livros e filólogos discordam entre si sobre a origem de certos termos. Não há como ter certeza absoluta da origem dos provérbios. O que temos são uma série de indícios, que podem ser ou não relacionados com fatos históricos e etc.
Pessoalmente, eu acho improvável que alguém tivesse conseguido jogar uma criança fora junto com a água do banho, já que a tina era enorme e quem fazia o despejo eram os empregados. E cometer uma cagada dessa seria punido com a morte.
O salvo “pelo gongo” eu acho que deve vir mesmo das primeiras lutas esportivas. Até porque o Gongo é um instrumento musical usado nas lutas até hoje. O sino de aviso de que “o morto” está vivo realmente existiu e foi até patenteado na Inglaterra, fazendo enorme sucesso no fim, do século XVIII e por quase todo o seculo XIX.

[Tradutor]
Reply to this Comment
Marcio Melo says:
October 29, 2007 at 9:59 am
Velho muito bom esse post.

Onde achou essas informações? Sensacional

[Tradutor]
Reply to this Comment
Anonymous says:
April 1, 2009 at 10:35 pm


[Tradutor]
Reply to this Comment
Ravylle says:
April 11, 2009 at 1:49 pm
noossa , vc acabou de me ajudar no meu trabalho de Historia !!

[Tradutor]
Reply to this Comment
JANAINA APARECIDA says:
May 2, 2010 at 9:40 pm
muito obrigada adorei o texto sou professora de historia e tenho certeza que a minha sexta serie vai delirar com o texto vamos aprender e vamos rir muito … gostaria de dizer OBRIGADA e muita paz amor e harmonia pra nós… mas todos bem cheirosos rsrsrs

[Tradutor]
Reply to this Comment
Philipe says:
May 3, 2010 at 9:33 am
Valeu Janaina. Um abraço

[Tradutor]
Reply to this Comment
Leave a Reply
Click here to cancel reply.
Name (required)

Email (required)

Website


XHTML: You can use these tags:










Pesquisa Google



Pesquisa personalizada

Do Twitter
Twittadas do Philipe
@vicovinicius deve ter sido alguma confusão lá dentro, pq ontem foi a gravação. Devem ter confundido a data da gravação com a exibição. # 5 hours ago

@jorginhoandre minha entrevista no programa do Jô # 5 hours ago

@pauloap valeu a dica Paulo # 5 hours ago

Siga-me »

O melhor do Mundo Gump
Fragmentos da vida
O meu Sósia

A brincadeira do copo e minha primeira experiência sobrenatural

Memórias Cruéis

A festa

Minha viagem a Varginha

As vezes em que eu quase fiquei cego

Águia de Aço - Minha aventura no cinema

O dia em que eu marretei o tanque

A história do apontador -fragmentos da escola

Minha aventura no assalto - Combo

LOST- Minha lua de mel

Minha inesquecível viagem a Manaus

Como que eu quase levei um tiro

Guardas, Propinas e um pouco de malandragem

A proprietária

Com ou sem - Minha noite no pior hotel do mundo

A mulher pelada sob a cama da minha avó

Estranhas coincidências

O dia em que os marines apontaram seus fuzis pra mim

Os aventureiros da torre proibida

Brasil, o país do futebol

Como descobri que eu tinha uma solitária

Um caso lisérgico

O segregado do metrô

O barulhinho da cigarra

Mountain Bike

Biografia: Meu pior veto

Merdas da minha vida

Espermograma

O dia em que eu roubei um cadáver

O maníaco da brasília creme

Uma história inacreditável até pra mim

Olhei na cara da morte I

Olhei na cara da Morte II

As empregadas da minha mãe

Meu primeiro porre

Figuras da minha infância

Língua do Pê

Três casos baratos

Quando o Impossível acontece

Comida Japonesa

Como lidar com um impertinente de lotação

Eu peguei Osama Bin Laden

Drama no elevador

Três grandes decepções da minha vida

O homem pássaro

Situações Desgradáveis

Professores Inesquecíveis

A árvore

Netuno

O dia em que eu quase morri no motel

Memórias do passado



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Mundo Gump no Top Blog 2010

Galera o Mundo Gump foi indicado ao prêmio top blog 2010. Precisamos do seu voto para poder ganhar.

Ofertas Submarino



DVD Um Sonho Possível

R$ 39,90
[ Compare Preços ]

Box Coleção The L Word - A Série Completa (6 Temporadas)- 23 DVDs

R$ 199,90
[ Compare Preços ]

Pré-Venda: DVD Todo Poderoso: O Filme - 100 Anos do Timão

R$ 29,90
[ Compare Preços ]

Pré-Venda: Box: DVD Heroes - A 4ª Temporada- 5 DVDs

R$ 129,90
[ Compare Preços ]

Coleção Supernatural: 1 à 4 Temporada + Camiseta Exclusiva

R$ 159,90
[ Compare Preços ]

Pré-Venda: Box: DVD Heroes - A 4ª Temporada- 5 DVDs

R$ 129,90
[ Compare Preços ]

Edição Lata: DVD A Saga Crepúsculo - Lua Nova + Ingresso

R$ 59,90
[ Compare Preços ]

DVD Um Sonho Possível

R$ 39,90
[ Compare Preços ]

Coleção Supernatural: 1 à 4 Temporada + Camiseta Exclusiva

R$ 159,90
[ Compare Preços ]

Edição Lata: DVD A Saga Crepúsculo - Lua Nova + Ingresso

R$ 59,90
[ Compare Preços ]

Box Coleção The L Word - A Série Completa (6 Temporadas)- 23 DVDs

R$ 199,90
[ Compare Preços ]

DVD Invictus

R$ 29,90
[ Compare Preços ]

Pré-Venda: Box: DVD Smallville - A 9ª Temporada- 6 DVDs

R$ 129,90
[ Compare Preços ]

Pré-Venda: Box: DVD Smallville - A 9ª Temporada- 6 DVDs

R$ 129,90
[ Compare Preços ]

Kit Smallville - As 8 Temporadas Completas + Camiseta Exclusiva

R$ 299,90
[ Compare Preços ]

Pré-Venda: DVD Todo Poderoso: O Filme - 100 Anos do Timão

R$ 29,90
[ Compare Preços ]

DVD Invictus

R$ 29,90
[ Compare Preços ]

Kit Smallville - As 8 Temporadas Completas + Camiseta Exclusiva

R$ 299,90
[ Compare Preços ]


Vitrine Submarino 3.4.1
Posts recomendados
Conheça o Bizarro Homem-Árvore

O homem que ficou azul

O pintinho de quatro pernas

O dia em que roubei um cadáver

A maior bola de cabelo do mundo

Criaturas que eu não colocaria na mão

Os peixes mais bizarros do mundo

Conheça o menor carro que existe

A maior guiterra da Terra e a menor

A fabulosa roupa invisível

O menor cachorro e o maior

O sujeito que quer imprimir a internet

O homem que não podia morrer

Aliens Existem?

Conheça o cachorro mais feio da paróquia

Eu capturei Osama Bin Laden

O casal que ganhou na loteria duas vezes com o mesmo número

Água pega fogo!

Tatuagem no olho

O chinês que sangrava verde

O homem comido por uma sucuri gigante

O peixe com dentes de gente

A história que inspirou Robson Crusoé

O menor celular do mundo

Qual a origem da música "Parabéns pra você"

As banheiras mais incríveis do mundo

A raça de cachorro mais inteligente

O peixe da cabeça transparente

A casa mais bagunçada do mundo

O pato com pé de galinha e a galinha com pé de pato

Bichos bizarros com duas cabeças

Pessoas de borracha

Mestres do Hiper-realismo



Contos do Mundo Gump


Os melhores contos de Philipe Kling David
O dia em que encontrei meu eu futuro

Mentiras, mentiras, mentiras

Eu desarmei a bomba atômica

O pedinte e o velho rico

El matador

Um dia na escola

A história de Clementino Firmino da Silva

Eu peguei Osama Bin Laden

O encontro de Raul

A saga de Varmod

O cubo da felicidade

A lasanha da madrugada

Fragmentos da vida de Maria Thereza de Jesus

Ronda

Um roteiro de Coca-Cola

Arnaldo, o homem que queria demais

A viagem de Uk

O caçador

Domingo também se come

O dia em que Maurício acordou emo

Licantropus

O chaveiro das bolinhas

Anastácio

Histórias do mundo gump 1

Histórias do Mundo Gump 2

Histórias do Mundo Gump 3

A morte de Jack Skull

O analista

O homem no ponto

O vômito - Episodio 1

Os fantasmas que pediram carona

O encontro com o saci>

Três Storylines de Coca-Cola

Mon amour, meu bem ma femme

Último desejo

998756

Impressionante o que é o Brasil

A arte da caça
Parte1

Parte 2



Jurado de morte
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9



O Despachante da morte
O despachante da morte - parte 1

O despachante da morte - parte 2

O despachante da morte - parte 3

O despachante da morte, parte 4



O RELATO DE UM MIB
O relato de um MIB - Parte 1

O relato de um MIB - Parte 2

O relato de um MIB parte 3

O relato de um MIB parte 4

O relato de um MIB parte 5

O relato de um MIB parte 6

O relato de um MIB e o resultado do "Nada é o que parece ser"

O relato de um MIB - Estragaram Tudo

O relato de um MIB - Gustavo e Renata mortos!

O relato de um MIB parte 7

O relato de um MIB parte 8

O relato de um MIB parte 9

O relato de um MIB parte 10

Tragédia cigana
Parte1

Parte2

Parte3

Parte4

Parte5

O caçador
O caçador - Parte1

O caçador - Parte 2

O cartão negro
O cartão negro- Parte1

O cartão negro - Parte 2

O cartão negro - Parte 3

O cartão negro - Parte 4

O cartão negro - Parte 5

O cartão negro - Parte 6

O cartão negro - Parte 7

Parceiros
Select Link Blogroll7×8A saga de um vestibulandoAcidulanteAh, nois vamo!AnderssauroAnti-sociaisAutoZineBdf BrasilBender BlogBlodaBlog da SuciaBlog do CesarBlog do Mago BrancoBlog do NoelBoa CampeãoBoca AbertaBrainstorm#9BrPOintCai alhoCaixa PretaCejuniorCleoniCoisas EstranhasCom limãoContraditoriumCovil do CelsoCozido com papricasDepósito do CalvinDesalento CotidianoDilplomassinhaDrak´s WorldÉ massaEnglish ExpertsErre de HudsonEskizituhEterno AtritoEts e OVNISEu podia tá matandoFalcatruas OnlineFalcatruas online 2Forrest JumpGenófiloGospel RioGratis AmostrasHumortalhaIdiotazIlustres IlustradoresInovavoxInterneyItfkJacaré BanguelaJeny JenyMADvertisingMarcamariaMemórias II GuerraMundesignMundo DesbravadorMundo Estranho de PBmundo veio sem porteirasNerdianoNerds somos nozesNostalgia ao extremoNuvem do CaosO energumenoO Mundo Numa MochilaO XUXUOktopodiOlokomeuOmediOs Deuses devem estar LoucosPajé OnlinePanclastaPapo de HomemParentesisPensar EnlouquecePequeno inventário de impropriedadesPérolas PolíticasPipoca de BitsPlaneta de alhoPortal da AdministraçãoPostuárioPredador DesignPrimeiros PassosQuanto cobrar?Rainha de CopasRapadura AçucaradaRede downloadSaber é bom demaisSanidade InsanaSedentário HiperativoSubstantivolátilTarja PretaTecnoBlogTudo junto separadoUêba – os melhores linksUfologia BrasilVeio RosaVirou KibeVisão GeralWeb na veiaWebmaisLinks – Tudo free!WebtecnologiasWhanWidoníd Another HiroXaboom
Categorias
Select Category 171 3d absurdo aliens animação animais armas Arqueologia arquitetura Arte arte digital Astronomia Aventuras avião Biblioteca Gump bichos bizarrice bizarro blog cabelo cachorro câmeras carro carros celular china chinês ciência cinema colorido comida computadores concept conto Contos criança criaturas curioso desenho design diamantes dicas digital dinheiro dinossauros disney doenças download dragão drogas Dubai ebooks efeitos especiais escultura espaço Featured Articles Física flash fotografia Fun fungos games gato gigante gigantes guitarra Gump! gumpcast helicóptero horrível hotel humor ilha ilusão de ótica ilustração incrível índia insetos japão levitação lobisomem lua magica maglev magnetico maluco Marte Matemática materiais medicina miniatura modelismo montanha-russa mortes moto mp3 mundo gump music mutante NASA nojento notebook notícia noticias O melhor O relato de um MIB orkut papercraft parques peixe photoshop pintura poesia polícia política propaganda psicologia publicidade raios Record recordes refrigerante religião robôs russo sexo sinistro star wars submarino tatuagem Tecnologia Textos turismo ufologia ufos Uncategorized Vermes Viagem video videogame videos violência Xbox zumbis
Nosso link
Caso você queira aplicar nosso banner no seu website, copie o texto abaixo e cole em seu blog/site.




Mundo Gump

Dica de Hospedagem






Agora no Gump Chat

Entre no Gump Chat!
Improve the web with Nofollow Reciprocity.

PostsEu fui no programa do Jô
Estou me mudando
Lei do Et
Peitos gigantes
Boas idéias para festas a fantasia
O melhor simulador de carro do mundo?
Turismo de aventura: Passeio com emoção
Fotos do lançamento do livro do blog
Comentarios
Danilo B.-Eu fui no programa do Jô

ARTHUR SANTOS-O maníaco da brasília creme

ARTHUR SANTOS-O mistério das esferas gravadas

ARTHUR SANTOS-O mistério das esferas gravadas

LOL-Eu fui no programa do Jô

Fulano Detalf-Mundo gigante – Um apanhado de coisas gigantes da web

Joao Indiani-Eu fui no programa do Jô
Extras







Política e privacidade | Hospedado por HostGator | Seja inteligente, não copie posts alheios. Crie os seus!
O uso deste blog está condicionado à aceitação dos termos expressos em nossa política de privacidade.




Monetizado com WP-HOTWords.



Never see this message again. Deutsch

English

español

français
हिन्दी

italiano

日本語

한국어
русский

中文 (简体)

powered by



Leia mais: http://www.mundogump.com.br/curiosidades-do-seulo-xv/#ixzz0x2F5WMNx
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial



COPYRIGHT MUNDOGUMP.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas