terça-feira, 24 de agosto de 2010

2594 - ONDAS HERTZIANAS

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.
Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador. (before 25/08/2010).
Ondas de rádio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ondas de rádio
Ciclos por segundo: 30 MHz a 3 GHz
Comprimento de onda: 10 m a 10 cm

Índice [esconder]
1 Na rádio
2 Na Física
3 Frequências
4 Histórico
5 Ver também


[editar] Na rádio
Ondas de rádio são radiações eletromagnéticas com comprimento de onda maior e frequência menor do que a radiação infravermelha. São usadas para a comunicação em rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel.

Nesta também estão incluídas as ondas do tipo VHF e UHF.

Um dos vários tipos de onda, as ondas hertzianas são popularmente conhecidas como ondas de rádio-frequência ou simplesmente ondas de rádio. Usadas, principalmente, em difusão de rádio, elas estão também presentes na difusão de televisão, em sistemas de comunicação terrestre ou via satélite, radionavegação, radiolocalização e diatermia.

mais é resumo

[editar] Na Física
Em Física, as ondas hertzianas podem ser definidas, de maneira simples, como radiações eletromagnéticas produzidas por inversões rápidas de corrente em um condutor. Elas são parte das ondas que formam uma onda eletromagnética, juntamente com ondas sonoras, luminosas, de calor, de raios X etc. São bem conhecidas pelo termo inglês Radio frequency (RF) como em RF cavity

[editar] Frequências
Transmissão por irradiação eletromagnética. Dados transmitidos por sinais elétricos irradiados por antenas através do espaço.

A radiodifusão é baseada em uma estação de rádio (transmissor) que transforma voz dos locutores, músicas e outros sons em ondas eletromagnéticas que são enviadas para a atmosfera através de uma antena. O rádio (receptor) é um aparelho que tem a função de receber estas ondas eletromagnéticas, através de sua antena, e transformá-las em sons compreensíveis ao ouvido humano.

As ondas hertzianas dividem-se em bandas de rádio que variam entre as frequências de 30 quilohertz (muito baixas) a 300 mil megahertz (extremamente altas). Estas bandas são agrupadas e classificadas de acordo com a frequência em que transmitem. As frequências são classificadas em grupos, e estes grupos são comumente chamados por: onda curta, onda média e onda longa.

Dentro destes segmentos, encaixam-se estações de radiodifusão, serviços de comunicação aérea, marítima, telegrafia etc.

[editar] Histórico
A partir de estudos anteriores de Thomas Edison, Elihu Thomson, Amos Emerson Dolbear, Michael Faraday e Joseph Henry, o alemão Heinrich Hertz fez novas experiências com circuitos. Após várias etapas de experiências, Hertz orientou suas pesquisas no sentido do estudo das ações do ar em seus circuitos. O físico concluiu que estas ações se manifestam sob a forma de ondas e, em 1887, inventou os termos “ondas indutivas” ou “ondas aéreas”, hoje chamadas ondas hertzianas, em homenagem a ele.

[editar] Ver também
Ondas
Rádio
VHF
UHF
Ponte rolante - Controle remoto via radiofrequência
[Esconder]v • eEspectro eletromagnético
← menor comprimento de onda maior comprimento de onda →
Raios gama · Raios X · Ultravioleta · Espectro visível · Infravermelho · Raios T · Micro-ondas · Rádio
Espectro visível Vermelho · Alaranjado · Amarelo · Verde · Azul · Anil · Violeta
Micro-ondas Banda W · Banda V · Banda Ka · Banda K · Banda Ku · Banda X · Banda C · Banda S · Banda L
Ondas de rádio EHF · SHF · UHF · VHF · HF · MF · LF · VLF · ULF · SLF · ELF · FM · AM
Tipos de comprimento de onda Micro-ondas · Onda curta · Onda média · Onda longa · Onda tropical (OT)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ondas_de_r%C3%A1dio"
Categoria: Espectro eletromagnético
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية Žemaitėška Български Català Dansk Deutsch English Esperanto Español Euskara Suomi Français עברית हिन्दी Italiano 日本語 한국어 Lietuvių Latviešu മലയാളം ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Svenska ไทย Türkçe اردو Esta página foi modificada pela última vez às 22h37min de 20 de junho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas