sexta-feira, 20 de agosto de 2010

2552 - HISTÓRIA DA ENERGIA TÉRMICA

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.
Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador. (before 25/08/2010).
Energia térmica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Imagem do sol obtida através de raios X.Energia térmica ET é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta T de um sistema, e corresponde à soma das energias cinéticas Eci que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. Assume-se um referencial inercial sob o centro de massa do sistema. A energia térmica de um corpo macroscópico corresponde à soma das energias cinéticas de seus constituintes microscópicos. À transferência de energia térmica de um sistema termodinâmico a outro se dá o nome de calor.


Na maioria das reações químicas expontâneas exoenergéticas a energia inicialmente armazenada na forma de energia potencial elétrica na distribuição eletrônica dos elétrons na estrutura dos reagentes é convertida em energia térmica armazenada nas partículas dos produtos, o que mantém a energia interna do sistema formado pelos reagentes e/ou produtos constante em obediência à lei da conservação da energia mas leva a um considerável aumento na temperatura absoluta do sistema como um todo. Este sistema aquecido é então utilizado como a fonte quente (fonte de calor) em uma máquina térmica que tenha por função transformar a energia térmica da fonte quente em trabalho. No processo energia térmica acaba renegada à fonte fria.

O calor na verdade é o fluxo de energia que se dá entre dois sistemas devido exclusivamente à diferença de temperatura entre esses sistemas ou corpos.

A energia térmica (e o calor) medem-se em unidade de energia: o Joule no sistema SI, ou de forma habitual a caloria.

A definição de caloria é a quantidade de calor (energia) necessária para elevar em 1 grama de água de 14,5 graus Celsius (oC) para 15,5oC.


Em linguagem matemática a energia térmica é definida como:

Etermica = Σi Ec_i
Para sistemas onde vale o princípio da equipartição da energia, o que corresponde à maioria dos sistemas termodinâmicos, ela pode ser expressa por:

Etermica
onde KB corresponde à constante de Boltzmann, N corresponde ao número de partículas no sistema, T corresponde à temperatura absoluta do sistema e r corresponde ao número de graus de liberdade por partícula do sistema, podendo r assumir valores entre r=9 (três graus de translação, três de rotação e três de vibração) para sistemas compostos por partículas mais complexas e r=3 nos sistemas tridimensionais mais simples (compostos por partículas puntuais com três graus de translação apenas).
[editar] Ver também



[Esconder]v • eEnergias Físico-químicas
Energia em Partícula(s)
Energia cinética · Energia potencial · Energia potencial elétrica · Energia potencial gravitacional · Energia potencial elástica · Energia mecânica · Energia total · Massa
Energias Termodinâmicas
Energia interna · Energia térmica · Energia de Fermi · Entalpia · Energia de Gibbs · Energia de Helmholtz · Grande potencial termodinâmico · Potencial químico · Entropia · Temperatura absoluta
Energias em matéria densa
Energia de Vácuo · Energia de ionização · Eletroafinidade · Eletronegatividade · Eletropositividade · Energia de ligação · Energia de ativação · Energia de Fermi · Função trabalho · Energia de limiar de fotoemissão · Energia nuclear
Energia radiante
Energia do fóton · Vetor de Poynting
Transferência de Energia
Calor · Trabalho
Este artigo sobre Termodinâmica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica"
Categorias: !Esboços sobre termodinâmica | Termodinâmica | Energia
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية Azərbaycan Беларуская (тарашкевіца) Български Català Dansk Deutsch Ελληνικά English Español Euskara Français Galego עברית Italiano Lëtzebuergesch Latviešu ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Svenska தமிழ் Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 01h26min de 17 de junho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas