quinta-feira, 29 de julho de 2010

2299 - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

FIM DO MUNDO
--------------------------------------------------------------------------------
Vai ai contenuti Menu principale:
HOME PROFECIAS PROFECIAS PROFECIA DA PIRÂMIDE PREVISÕES SOBRE O ANTICRISTO PROFECIAS BÍBLICAS Profecias Bíblicas Profecias de Jesus Cristo Profecias de São Malaquias Profecias de São Paulo Apóstolo Profecias de São Pedro Apóstolo Profecias do Apocalipse de São João Profecias de São Judas Tadeu Profecias de São Nilo Profecias de Fátima PROFECIAS MAIAS Profecias Maias 1° Profecia 2° Profecia 3° Profecia 4° Profecia 5° Profecia 6° Profecia 7° Profecia PROFECIAS DE NOSTRADAMUS PROFECIA DE NOSTRADAMUS O FRAUDADOR DE NOSTRADAMOS NOSTRADAMOS E O ASTERÓIDE DE 2019 ALGUMAS CENTURIAS DE NOSTRADAMUS EDGAR CAYCE PROFECIAS DE RASPUTIN MAGO LADINO JEANE DIXON MEISHU-SAMA SIBILA DE PRAGA ALOIS IRIMAIER PLATÃO PROFECIAS SOBRE A 3° GUERRA MUNDIAL PROFECIAS SOBRE A COPA DO MUNDO CUIDADO COM AS PROFECIAS ISAAC NEWTON RELIGIÕES HISTÓRIA DAS RELIGIÕES BUDISTAS CATÓLICOS HINDUS ISLAMISMO JUDEUS EXISTENCIALISTAS MÓRMONS NOVA ERA MAÇONARIA ESPIRITISMO ADVENTISTAS DEÍSMO PAGANISMO PRESBITERIANISMO SATANISMO TEOLOGIA TESTEMUNHA DE JEOVÁ UMBANDA WICCA CATÁSTROFES CATÁSTROFES NATURAIS HOMEM X NATUREZA CATÁSTROFES NATURAIS OS 10 DESASTRES NATURAIS MAIS MORTAIS DA HISTÓRIA TORNADOS, FURACÕES E TUFÕES TERREMOTOS TERREMOTOS TERREMOTO DE SICHUAN DE 2008 TERREMOTO NA COSTA DE NATAL TERREMOTO EM SP, RJ, SC E PR CONHEÇA A ESCALA RICHTER E MERCALLI MAIORES TERREMOTOS OCORRIDOS NO BRASIL PODEROSO TERREMOTO NO PIAUÍ VULCÕES VULCÕES VULCÃO STROMBOLI VULCÃO DE LAMA TSUNAMIS CICLONES CICLONES CICLONES NO BRASIL CICLONE LEE-ARIEL CICLONE GUBA CICLONE IVAN CICLONE FAME CICLONE GULA CICLONE HONDO CICLONE NICHOLAS CICLONE SIDR CICLONE GONU CICLONE NARGIS CICLONES MISÉRIA E FOME POLUIÇÃO, PRAGA E MORTE FURACÕES FURACÕES FURACÃO ANDREW CURIOSIDADE FURACÕES CATEGORIA 5 LISTA DOS NOME DOS FURACÕES DO ATLÂNTICO NORTE LISTA DOS NOMES DE FURACÕES DO PACÍFICO NORTE PRAGAS AIDS EBOLA VÍRUS CÓLERA PESTE PNEUMÔNICA TUBERCULOSE FEBRE AMARELA MALÁRIA CÂNCER ESQUISTOSSOMOSE SARAMPO MARBURG ACIDENTES NUCLEARES O EFEITO ESTUFA TORNADO AQUECIMENTO GLOBAL A HORA DA AMAZÔNIA FUTURO ÁCIDO DOS OCEANOS ESOTÉRISMO O QUE É ESOTÉRISMO MAÇONARIA GNOSE O QUE É GNOSE TANTRISMO PSICOLOGIA GNÓSTICA MAGIA CÓSMICA MAGIA ELEMENTAL MISTÉRIOS DA MÚSICA ERA DE AQUÁRIO MEDICINA ESOTÉRICA ZODÍACO CABALA TARÔ MAGIAS CHAKRAS MANDALAS NUMEROLOGIA ANJOS CABALÍSTICOS REVELAÇÕES O FENÔMENO UFO PROJETO SETI DESAPARECIMENTOS DE AVIÕES E NAVIOS O EXPERIMENTO DA FILADÉLFIA COLÉGIO SECRETO A MARCA DA BESTA 3° GUERRA MUNDIAL O RELÓGIO DO FIM DO MUNDO RAIOS CÓSMICOS PODEM DEVASTAR VIDA NA TERRA O VÔO DA ÁGUIA VINGADORA FIM DOS TEMPOS O APOCALIPSE JÁ COMEÇOU PLANETA SELVAGEM CONTATO PARCEIROS
--------------------------------------------------------------------------------

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
RELIGIÕES


Budismo - História do Budismo



O Budismo originou-se nos fins do Período Bramânico na Índia, que se estendeu aproximadamente entre os séculos IX e III antes de Cristo. Tal período pode ser subdividido entre um período bramânico ortodoxo (período de predominação dos Bramanas), um período bramânico desviante (do qual originaram-se as Upanisadas) e período das heterodoxias. Este último dá lugar à origem do jainismo e do budismo. De uma maneira geral, o budismo prega um caminho de libertação e salvação mais individualizado.

No decorrer de sua existência, a crença budista subdividiu-se em duas correntes: o Budismo Theravada, mais próximo da origem dos ensinamentos budistas (prega um único caminho para a redenção: esforço e disciplina), e o Budismo Mahayana (predominante, por exemplo, em países como o Butão, país sob regime monárquico constitucional, e na Coréia do Sul), do qual geraram-se doutrinas como a Bodhisattva e o Zen-Budismo, esta última possuindo foco de concentração no Japão (embora neste último país predomine a religião xintoísta). O Budismo, de modo geral, é organizado sob um sistema monástico.

O principal livro sagrado budista consiste no Tripitaka, livro compartimentado em três conjuntos de textos que compreendem os ensinamentos originais de Buda, além do conjunto de regras para a vida monástica e ensinamentos de filosofia. A corrente do Budismo Mahayana ainda reconhece como códigos sagrados os Prajnaparamita Sutras (guia de sabedoria), o Lankavatara (revelações em Lanka) e o Saddharmapundarika (leis). A crença budista toma a reencarnação como verdade. O sistema budista de crença é baseado em quatro princípios ou verdades fundamentais: o sofrimento sempre se faz presente na vida; o desejo é a causa crucial do sofrimento; a aniquilação do desejo leva à aniquilação do próprio sofrimento; a libertação individual é atingida através do Nirvana. O Nirvana contraria-se à idéia do Samsara (o ciclo de nascimento, existência, morte e renascimento). Para os budistas, o caminho da libertação é atingido a partir do momento em que o ciclo do Samsara é quebrado. O rompimento do ciclo da vida é justamente o Nirvana, o qual pode ser alcançado através de passos: a compreensão correta, o pensamento correto, o discurso correto, a ação correta, a vivência correta, o esforço correto, a consciência correta, a concentração correta. Todos estes passos são perseguidos através da auto-disciplina e da meditação, além de exercícios espirituais.

O Budismo foi fundado na Índia em aproximadamente 528 a.C. pelo príncipe Sidarta Gotama, o Buda (o Iluminado, cuja existência estendeu-se aproximadamente de 563 a 483 a.C.), Hoje em dia, a maior concentração de seguidores budistas localiza-se na região do leste asiático). A Índia atual, na verdade, possui grande maioria hinduísta (pouco mais de oitenta por cento de sua população total).






Cristianismo - História do Cristianismo



Muitas doutrinas cristãs diferenciadas entre si surgiram desde as primitivas comunidades cristãs. A origem destas comunidades deu-se em plena expansão do Império Romano. Como o Imperador romano era também a figura religiosa máxima do Império, quaisquer seitas eram prejudiciais ao seu poder absoluto. Desta forma, as comunidades cristãs deste período foram perseguidas. No entanto, mais tarde, o Império Romano adotaria as crenças cristãs como sua religião oficial, ocorrendo assim a fundação da Igreja de Roma. A partir desta, originaram-se as diversas doutrinas cristãs.

Com a excomunhão do Patriarca de Constantinopla pelo Papa, em 1054, gerou-se um cisma e, como conseqüência, a fundação de uma outra doutrina, a Igreja Ortodoxa, cuja concentração de fiéis localiza-se mais ao leste europeu e porções centrais ao longo do continente asiático. Por outro lado, séculos mais tarde, a Reforma, desencadeada por Martinho Lutero, foi um movimento de contestação aos preceitos religiosos e à própria organização clerical católica. Assim, surgiram diversas doutrinas, sob a ordem do protestantismo. Ao longo dos tempos, foram várias as religiões originadas a partir desta ramificação (Igreja Luterana, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana, Igreja Anglicana etc.).

O marco fundamental da origem do cristianismo refere-se ao nascimento de Jesus Cristo. Uma série de feitos miraculosos são vinculados à figura de Jesus. Neste período, a disseminação da religião pelas camadas mais populares deveu-se à dedicação nas pregações realizadas pelos doze apóstolos de Cristo (André, Bartolomeu, Felipe, Tiago, Tiago filho de Alfeu, João, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Pedro, Tadeu e Tomás). Mas a grande expansão cristã deu-se, séculos mais tarde, com a própria expansão colonial dos povos cristãos europeus colonizadores, que levaram a fé cristã para além- mar, no período das Cruzadas. No Brasil, a fé cristã foi trazida inicialmente pelos primeiros catequizadores da Companhia de Jesus.

O calendário internacional toma o nascimento de Jesus Cristo como marco referencial para a contagem dos anos. As datas cristãs comemoradas são o Natal (nascimento de Jesus Cristo), o Dia de Reis, a Quaresma e a Páscoa. A Ascensão e os Pentecostes também constituem datas comemorativas, embora sejam mais difundidas apenas entre os seguidores de algumas das doutrinas originadas do Cristianismo.

A Bíblia Sagrada, constituindo a obra central para o Cristianismo como um todo, encerra as idéias fundamentais da crença. O Cristianismo baseia-se na crença monoteísta, ao contrário das crenças contemporâneas à sua origem. Segundo a religião, Deus é o criador de todas as coisas no Universo, tendo criado o mundo em sete dias (Gênese). As religiões cristãs preconizam o amor a Deus e ao próximo, conforme os ensinamentos de Jesus. Acredita-se na ressurreição de Cristo e é estabelecido o conceito da Santa Trindade, em que Deus é o pai, Jesus Cristo o filho, e o Espírito Santo a presença contínua de Deus na Terra.









Hinduísmo - História do Hinduísmo



Tendo sua origem remontada ao ano de 1500 a .C., a religião hinduísta foi estabelecida pelos invasores arianos da Índia. Os textos védicos antigos descreviam um universo cercado de água. No período dos arianos, ou árias (homens), a explicação de suas divisões sociais era encontrada nos Vedas: da cabeça do deus primordial saíram os brâmanes (casta social dominante), dos braços saíram os guerreiros, das pernas os produtores e dos pés os servos (não-árias, ou "não-homens"). O mundo, conforme a concepção desta época, foi formado a partir da organização, por força divina, de um caos preexistente.

No sistema religioso hinduísta atual há uma série de ramificações, que geraram crenças e práticas diversas, assim como há muitos deuses e muitas seitas de diversas características. O Hinduísmo tem sua ênfase no que seria o modo correto do viver (dharma). Os cultos hinduístas são realizados tanto em templos e congregações quanto podem ser domésticos.

A cerimônia mais comumente realizada é relativa à oração (puja). A palavra "Om", representa a vibração original, uma vibração que transcende o início, o meio e o fim de todas as coisas, vinculando-se, desta maneira, à imagem da própria divindade. Os códigos sagrados do Hinduísmo são: os Vedas, consistindo em escrituras que incluem canções, hinos, dizeres e ensinamentos; o Smriti, escrituras tradicionais que incluem o Ramayana, o Mahabarata, e o Bhagavadgita. O Hinduísmo é a religião atualmente predominante na Índia (pouco mais de oitenta por cento da população).






Islamismo - História do Islamismo



Segundo dados estatísticos, o Islamismo é a religião que mais rapidamente ganha adeptos na atualidade. A origem do Islamismo é remontada ao século VII d. C. com as revelações de Alá ao profeta Maomé. A religião reconhece Alá como seu único deus, assim como reconhece em Maomé o legítimo profeta de seu deus. Os textos sagrados islâmicos são: o Alcorão, obra que contém as revelações de Alá a Maomé; o Hadith, contendo os pensamentos e as ações de Maomé; o Sunnah, conjunto de regras de conduta a ser seguido pelos islâmicos.

Duas vertentes são reconhecidas no Islamismo: os sunitas (o maior e mais ortodoxo grupo islâmico, constituindo maioria religiosa em países como o Iêmen e a Arábia Saudita, entre muitos outros) reconhecem a sucessão de Maomé por Abu Bakr e pelos três califas que o seguiram; os xiitas reconhecem a sucessão de Maomé por Ali, seu sobrinho. Os símbolos mais importantes para os islâmicos são a família e a mesquita, os elementos centrais da vida dos seguidores do Islamismo.

As práticas religiosas são fundamentais, como por exemplo as cinco preces diárias a Alá; há também o dever para com os necessitados de se oferecer uma parte dos bens; durante a data do Ramadan, entre o amanhecer e o entardecer, há a obrigação do jejum; todos os seguidores da religião, pelo menos uma vez em sua vida, devem realizar a peregrinação à cidade de Meca, simbolizando a própria peregrinação de Maomé à esta cidade.






Taoísmo - História do Taoísmo




O Taoísmo possui duas vertentes de pensamento religioso. Uma destas vertentes concentra-se na meditação desritualizada, seguindo feições metódicas, subsistindo de maneira mais geral como uma ordem filosófica, enquanto a vertente mais ortodoxa atribui importância fundamental aos rituais, à renovação cósmica e ao controle espiritual. O termo Tão, significando "caminho", consiste num elemento fundamental recorrente em todas as tradições filosóficas chinesas, entre elas o próprio Confucionismo.

O incenso é um elemento constante nos rituais taoístas. Um dos símbolos do Taoísmo é bastante famoso até entre os ocidentais: o Yin-Yang consiste numa representação do equilíbrio e complementaridade entre as forças naturais opostas em perfeita harmonia.

Referente à organização clerical, o Taoísmo é constituído de estrutura monástica e sacerdotal. Os textos sagrados do Tao são: o Dão De Jing (Tao te-ching: "O Caminho e seu Poder") e os escritos de Chuang Tzu (369-286 a. C.).

A cronologia da origem das bases filosóficas taoístas ainda permanece obscura, podendo ser bastante anterior a Lao Tzu, considerado o fundador da religião, mas que, na verdade, foi responsável por um grande impulso à religião sobre a qual já existiam alguns conceitos primitivos






Judaísmo - História do Judaísmo



O Judaísmo tem origem remontada ao ano de 2000 a. C, aproximadamente. Os nomes vinculados a sua fundação pelos judeus são Abraão e Moisés. Os cultos são realizados nas sinagogas, ainda sendo estas utilizadas como espaços dedicados à educação e aos assuntos coletivos. Em termos de organização clerical, há a divisão em congregações, que escolhem individualmente seus rabinos. Os textos sagrados judaicos são: a Bíblia dos hebreus, que inclui o Torá (o Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos: Gênesis, Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio), os Profetas e outros livros; o Talmude, formado pelo conjunto de ensinamentos do Judaísmo, além de tratar-se de um guia de leis religiosas e civis.

No judaísmo houve o surgimento de várias vertentes, como a Ortodoxa, a Conservadora e a Reformista. A Conservadora, apesar de tomar como sagradas as tradições judaicas, encerra uma ideologia que permite novas interpretações dos textos sagrados. Os seguidores da vertente Reformista submetem as tradições judaicas à reavaliações, de geração a geração.

Os judaicos acreditam que um Messias surgirá em busca da redenção da espécie humana. A fé judaica concentra-se em um único Deus, que haveria criado o homem à sua própria imagem e semelhança. Abraão, considerado o pai do povo judeu, estabeleceu um pacto com Deus. Moisés é considerado pelos judeus como um profeta superior a todos os demais, tratando-se ainda de um símbolo de libertação e independência pátria.






Xintoísmo - História do Xintoísmo



Tendo fundação remontada ao Japão, aproximadamente no ano de 660 a.C., o Xintoísmo possui duas vertentes: o Xintoísmo Sectário (Kioto) e o Shrine Shinto (Jinga). Os textos sagrados do Xintoísmo são o Nihon Shoki (consistindo de narrativas do Japão do ano 720 d. C.) e o Kojiki, contendo registros dos anciões mestres





Zoroastrismo - Surgimento e a História do Zoroastrismo



Dois princípios fundamentais regem o sistema de crenças desta religião: a existência de Deus e do Diabo e a volta do Paraíso à Terra.

Os livros sagrados do Zoroastrismo são: o Avesta, o livro sagrado das orações, dos hinos, dos rituais, das instruções, da prática e da lei; o Gathas, que são hinos atribuídos a Zoroastro; o Pahlavi, que consiste na literatura zoroastrista.

Ahura Mazda é a deidade suprema, criador de todas as coisas boas, enquanto Ahriman é o princípio destrutivo que rege a ganância, a fúria e as trevas; a bondade irá triunfar; os mortos ressuscitarão.

A origem do Zoroastrismo é remontada ao século VI a. C., tendo sido fundada pelo profeta persa Zoroastro.











fonte:http://www.historiadomundo.com.br/religioes/











--------------------------------------------------------------------------------

Menu di sezione:

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES ←
BUDISTAS

CATÓLICOS

HINDUS

ISLAMISMO

JUDEUS

EXISTENCIALISTAS

MÓRMONS

NOVA ERA

MAÇONARIA

ESPIRITISMO

ADVENTISTAS

DEÍSMO

PAGANISMO

PRESBITERIANISMO

SATANISMO

TEOLOGIA

TESTEMUNHA DE JEOVÁ

UMBANDA

WICCA


--------------------------------------------------------------------------------
Torna ai contenuti | Torna al menu

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas