quinta-feira, 29 de julho de 2010

2297 - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

InícioABHR
Sobre a ABHR Diretoria Comissão de Redação Comissão Editorial Conselho Fiscal Membros Estatuto e atas Publicações
Anais dos simpósios Edições ABHR Publicações de sócios Revista Plura
Simpósio
Associe-se
Contato
Eventos
Links
Publicações
Religião no Brasil: enfoques, dinâmicas e abordagens
Título: Religião no Brasil: enfoques, dinâmicas e abordagens.
Organizadores: Paulo D. Siepierski e Benedito M. Gil

Resumo: O livro está dividido em três partes: enfoques metodológicos sobre história das religiões; estudos sobre a dinâmica da religiosidade no Brasil; abordagens sobre as influências protestantes e pentecostais no cenário brasileiro. O texto de abertura deste volume é a conferência proferida por Armin W. Geertz, secretário geral da IAHR (Associação Internacional de História das Religiões).

Como adquirir…
Sobre a Revista de Estudos da Religião – REVER
25 de junho de 2010
A Revista de Estudos da Religião (REVER) [www.pucsp.br/rever] é uma publicação eletrônica criada no primeiro semestre de 2001 sob o patrocínio do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Brasil.

Seus objetivos são informar o leitor sobre a pesquisa corrente e propiciar uma discussão meta-teórica em torno das Ciências da Religião. Ao mesmo tempo, a REVER pretende funcionar como elo de ligação para a discussão acadêmica internacional, abrindo espaço para artigos de autores de outros países, não só em língua portuguesa como também em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

A publicação é trimestral. Cada número de REVER traz uma seção temática que reúne artigos sobre um assunto específico. Outros artigos incluídos na parte principal da revista estão na seção Intercâmbio. Em Fórum, o leitor vai encontrar textos pontuais sobre temas diversos relacionados ao estudo das religiões. Outros textos e informações de interesse estão nas seções Resenhas. (Frank Usarski)

III Encontro GT História das Religiões e Religiosidades da ANPUH
24 de junho de 2010
O III encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH acontecerá em Florianópolis, na UFSC, entre os dias 20 a 22 de outubro de 2010. O site do evento é http://www.gthrr.ufsc.br. O período para a inscrição de comunicações é de 10/06/2010 até 10/07/2010. A inscrição para os ouvintes é de 10/06/2010 até 20/10/2010.

Notícia IAHR
30 de maio de 2010
To

IAHR member societies and associations History of Religions: Origins and Visions. Proceedings of the 18th World Congress of the International Association for the History of Religions

Dear colleagues

It is a pleasure to announce, after lengthy delay, the publication of the Proceedings of the IAHR World Congress held in Durban in 2000. The Durban 2000 Proceedings, edited by Profs. Rosalind I. J. Hackett and Michael Pye, are now freely available on-line at http://www.iahr.dk/proceedings.html Thanks are extended to the two editors as well as to the IAHR Publications Officer, Prof. Brian Bocking. Approximately 100 copies of the Proceedings in book form will be distributed over the coming months to major libraries world-wide. Copies of the book are currently being shipped to a number of libraries in Southern Africa. Member associations elsewhere are kindly invited to nominate up to two suitable national or university libraries in their own country to receive a copy of the Proceedings volume. The intention is to provide at least one copy to a library in each country represented in the IAHR. Your suggestions of suitable recipient libraries (with each library’s full mailing address) should be sent by June 30th 2010 to the IAHR Publications Officer, Prof. Brian Bocking at b.bocking@ucc.ie Please note that the print version of the Proceedings will not be available for purchase by individuals. For individual use, please refer to the web version. The Proceedings of the 2005 Tokyo World Congress will be completed shortly, and a separate announcement will be made regarding that publication. NB: Please communicate this message to the individual members of your association if at all possible, e.g. via email or a website of yours. Looking forward to meeting you in Toronto.

Sincerely

Tim Jensen, IAHR Secretary General



Tim Jensen, Associate Professor, General Secretary of IAHR, The International Association for The History of Religions (http://www.iahr.dk), Mailing address:The Study of Religions, IFPR, University of Southern Denmark, DK-5230, Campusvej 55, Odense M, Denmark. Office phone: +45 65503315 Office fax: +45 65502668; e-mail: t.jensen @ ifpr.sdu.dk Private: Folkets Alle 40, DK-2000 F Phone: + 45 38875085 Cell: + 45 20888378

Chamada para Artigos para a Revista Caminhos – PUC-GO
5 de abril de 2010

A Revista Caminhos da PUC Goiás está recebendo artigos para o próximo número. O tema proposto é: Religião, gênero e transformações da intimidade. A data para envio dos artigos é até 15 de maio de 2010, para os seguintes endereços eletrônicos.

Carolina Teles: cetelemos@uol.com.br

Eduardo Quadros: eduardo.hgs@hotmail.com

Maiores informções sobre as normas do texto proposto poderão ser obtidas no sítio:http://www.pucgoias.edu.br/ucg/editora/site/

Próximo Simpósio da ABHR
11 de março de 2010
Informamos aos sócios e amigos da ABHR que nosso simpósio 2010, programado para acontecer na UFPB, em João Pessoa, não será realizado.

O próximo simpósio acontecerá no primeiro semestre de 2011 em Juiz de Fora, Minas Gerais, como resultado da parceria firmada entre a ABHR e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo correio eletrônico: simposio@abhr.org.br

“O Budismo e as Outras” – Novo livro de Frank Usarski
18 de fevereiro de 2010
O nosso colega Frank Usarski – PUC/SP – lançou o livro “O Budismo e as Outras”, pela Editora Idéias e Letras, no qual focaliza o Budismo a partir do diálogo que essa religião estabeleceu, ao longo dos séculos, com o Hinduísmo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. E revela, de forma crítica e desapegada de sentido catequético, as tensões, aproximações, contradições, rupturas e inflexões que caracterizam o nascimento e a evolução de uma grande religião. É uma obra de extremo interesse para cientistas da religião e para pessoas que buscam compreender a importante temática do diálogo inter-religioso.

Para maiores detalhes clique no link: http://www.ideiaseletras.com.br/default2.asp?pg=loja/detalhe&lnk=&det=6176

Querebentã de Zomadônu – Novo livro de Sérgio Ferretti
18 de fevereiro de 2010
Casa das Minas é o nome pelo qual é conhecido o mais antigo terreiro de tambor de mina de que se tem notícia no Maranhão, sendo provavelmente o que deu origem a esse culto em terras maranhenses, e que aqui serviu de modelo a outras casas semelhantes. É também chamada de Casa Grande das Minas ou Casa das Minas Jeje, por ter sido fundada por negros jeje, denominação dada a grupos étnicos provenientes do sul do Benim – o ex-Daomé -, vindos em grande número para o Brasil no século XIX.

A Casa das Minas é ainda chamada de Querebentã de Zomadônu, ou Terreiro de Zomadônu, nome da divindade protetora dos seus fundadores. Fundada em inícios do século XIX, é considerada a casa-mãe dos tambores de mina do Maranhão e da Amazônia, embora formalmente não haja outras que lhe sejam filiadas.

O trabalho apresenta descrição e análise deste centro religioso, que se continua há mais de um século e meio. Refere-se à teogonia e descreve os principais ritos. Após anos de contatos íntimos com os participantes conseguiu penetrar em aspectos desta religião e presenciar festas públicas que até hoje não tinham sido descritas em detalhes. Descreve cânticos e danças, alimentos rituais, trajes cerimoniais.

Trata-se da terceira edição ilustrada e revista desta obra, considerada uma contribuição importante ao estudo das religiões afro-brasileiras.

Professor Eduardo Basto de Albuquerque
25 de junho de 2009
NOTA OFICIAL DA ABHR

A rotação da morte e da vida se reflete no processo das estações. Quando chega o inverno, isso não significa que não há primavera. Na verdade, o inverno é como um sinal de que a primavera está chegando. Isso também vale para a noite e dia. Morte e vida são então os dois lados de uma moeda (Sabedoria Budista)

A ABHR registra com profundo pesar a perda do Prof. Eduardo Basto de Albuquerque, no dia 24 de junho de 2009, quinta-feira, na cidade de Rio Claro – SP.

O estimado Prof. Eduardo foi um dos idealizadores e fundadores da nossa Associação em 1999 e caminhou com a ABHR desde então em todos os seus eventos.

Expressamos o reconhecimento do seu valor, sua presença e sua importância em nome de todo(a)s o(a)s que com ele conviveram em eventos, aulas, cursos, artigos, conversar, publicações, discussões e trabalhos.

A academia brasileira, a UNESP, o campo da História no Brasil e a ABHR foram profundamente enriquecidos com a sua competência acadêmica, sua ética pessoal e singular estima. Estas marcas estavam presentes em todas as suas intervenções intelectuais e pessois, cativando com sua lucidez de idéias todos os seus ouvintes e interlocutores.

Dentro do seu campo de estudos, a História das Religiões e a Teoria da História, sempre atuou com argúcia e com capacidade de dialogar em diferentes áreas do conhecimento. Certamente, ele continuará como referência para gerações de estudantes, professores e pesquisadores no estudo das religiões e das religiosidades em suas complexas manifestações sociais e culturais.
Estendemos nossos sentimentos e apoio amigo à querida Profa. Leila Amaral Marrach de Albuquerque, companheira e co-responsável pela trajetória pessoal, familiar e acadêmica do Prof. Eduardo.

Fraternalmente,
Prof. Lyndon de Araújo Santos
(Presidente da ABHR)

Professor defende primeira livre-docência do Brasil em Ciências da Religião
4 de junho de 2009
O professor Frank Usarski (Pós em Ciências da Religião e Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP) defendeu, no último dia 22/5, sua livre-docência. A tese O budismo em face do hinduísmo, judaísmo, cristianismo e islã – Uma contribuição para o diálogo inter-religioso do ponto de vista da Ciência da Religião é a primeira livre-docência do Brasil na área de Ciências da Religião.

Na foto, os integrantes da banca: João Décio Passos (PUC-SP), Maria Helena Vilas Boas Concone (PUC-SP), Denise Ramos (PUC-SP), o professor Usarski, Geraldo Paiva (USP) e Jung Mo Sung (Universidade Metodista).

XI Simpósio Nacional da ABHR
2 de junho de 2009
O XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio de 2009, em Goiânia. Sob o tema: “Sociabilidades religiosas – mitos, ritos e identidades”, o simpósio reuniu estudantes e pesquisadores de diversos estados do Brasil. O evento foi promovido pela Faculdade de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás; pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Goiás e pela ABHR. Ele também contou com o apoio do CNPq; do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central; do Centro de Estudos da História da Igreja na América Latina e Caribe – CEHILA e do GT de História das Religiões da ANPUH.

Anuidades
20 de fevereiro de 2009
Pede-se que todos os sócios paguem a anuidade da associação. Esse ato é fundamental para que a ABHR possa seguir se organizando como lugar acadêmico relevante nacional e internacionalmente. A anuidade é R$ 80,00 e deve ser depositada na conta da tesouraria da ABHR no Banco Bradesco, Agência 1165-7, Conta Corrente 082296-5.

Novo Estatuto da ABHR
20 de fevereiro de 2009
A diretoria da ABHR convida todos os sócios para avaliar a proposta de estatuto apresentada nesse site. Clique no link “ABHR”, depois em “Estatutos e Atas” e a seguir em “Proposta de Estatuto para a ABHR”. Envie as sugestões para o e-mail estatuto@abhr.org.br.

Claude Geffré na Escola Dominicana de Teologia – São Paulo
26 de janeiro de 2009
O curso inaugural de teologia de 2009 da Escola Dominicaba de Teologia será ministrado pelo teólogo francês Claude Geffré do dia 2 ao dia 5 de fevereiro de 2009 e terá como terá como tema:

“Da teologia hermenêutica à teologia das religiões”.

Por muitos anos, Claude Geffré, foi professor de teologia no Saulchoir (Centro de Estudos da Ordem Dominicana na França) e depois no Instituto Católico de Paris, ex-diretor da Escola Bíblica de Jerusalém, é um dos teólogos mais lidos e discutidos da atualidade. Digno herdeiro da grande tradição dominicana do século vinte francês, Claude Geffré reside em Paris e é autor de alguns entre os mais importantes textos sobre os efeitos do pluralismo religioso na Igreja e no mundo de hoje.

Data e horário:

O curso será ministrado nos dias: 02, 03, 04 e 05 de fevereiro.

Das 08h00 às 09h30 e das 10h00 às 11h30.
Local:

Escola Dominicana de Teologia

Rua São Daniel, 119 – Alto do Ipiranga (Altura do nº 7290 da Rua Vergueiro, a 900 metros do Metrô Alto do Ipiranga).

São Paulo – SP
Informações pelos endereços eletrônicos: secretaria@teologiaop.com.br ou edt@teologiaop.com.br ou pelos telefones (11)2592-0372/2592-0373 (de segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30).

Notícias mais antigas » Copyright © 2010 Associação Brasileira de História das Religiões
O site da ABHR utiliza o Wordpress e Lucky Themes - Wordpress Themes
Atenção: recomendamos Internet Explorer 7 e Mozilla Firefox 3 ou superiores.



COPYRIGHT WORPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas