quarta-feira, 28 de julho de 2010

2278 - HISTÓRIA DS CRUZADAS

UM PROFESSOR...que acredita em você!
Home Data de criação : 07/05/16 / Última atualização : 09/12/23 17:42 / 153 Artigos publicados
--------------------------------------------------------------------------------

Comentários
jucaaa : site horrivel de se esquisar
Heloisa : Obrigada, achei de dois países aqui! :D
Loiane : esse site é muito bom pra fazer pesquisas(trabalhos)poderia ter mais argumento....
Leh Bonequinha : Ameei esse Site.!
blogdarudilene : Eu hein!! To passando longe disso aí! Apesar de meus 23 anos de sala de aula.....
Todos os artigos
Home
O último artigo
DS - Desenvolvimento Sustentável
URÂNIO (Desenvolvimento tecnológico: temor à Coréia do Norte e ao Irã)
A POSSIVEL REVOLUÇÃO ENERGÉTICA
DICIONÁRIO CONDENSADO DE FILOSOFIA
Fim da URSS - BORIS IELTSIN
Breve história do papado
Mitos Gregos > ORFEU E EURÍDECE
MITOS GREGOS
A IGREJA MEDIEVAL
Produção de Energia no Brasil

--------------------------------------------------------------------------------

página 1 página 2 página 3 página 4 página 5 página 6 página 7 página 8 página 9 página 10 página 11 página 12 página 13 página 14 página 15 página 16 página 17 página 18 página 19 página 20 página 21 página 22 página 23 página 24 página 25 página 26 página 27 página 28 página 29 página 30 página 31 Links Favoritos:
Vestibular SITE LEGAL VESTIBULAR - provas e gabarito VIDA ESCOLAR - Radionet Sagrad BUSCA - PESQUISAR NA NET PESQUISAR PARA APRENDER FILOSOFIA PARA INCIANTES PESQUISAS! Fernando 2º indicou GREENPEACE Pesquisar e Vestibular Resumos Excelentes GEO HIST
Ler a continuação Cadastro a newsletter
Receba por e-mail as novidades desse blog.

cadastre-se clique aqui


Perfil
Ver o perfil
Ver amigos
Escrever uma mensagem
Convidar um amigo
Ads by Google
Turismo no Chile
www.TerraMundi.com.br
Pacote Turístico a Partir de US$665 Veja Vários Pacotes ou 11-3588-1515
Historia da Arte-Cursos
www.arquitec.com.br
Arquitec Escola de Arte e Design Curso de historia da Arte- Campinas
< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
Breve história do papado (ATUALIDADES) escrito em quinta 17 maio 2007 15:34 Breve história do papado
Por trás do cargo de Bento 16 há uma tradição de dois mil anos


Antonio Carlos Olivieri*
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Reprodução


Afresco renascentista relata a fundação da Igreja: Cristo dá as chaves do céu ao apóstolo Pedro

A chegada do papa Bento 16 é uma oportunidade para uma reflexão histórica sobre a instituição que ele personifica: o papado. Num certo sentido, ser papa significa ser o monarca da Igreja católica e, portanto, governá-la, orientar seus rumos espirituais e temporais, ou seja, mundanos, terrenos. Trata-se de ocupar um trono erguido no século 1, depois de Cristo, naturalmente.

As igrejas que deram origem à Igreja católica apostólica romana surgiram e se fortaleceram nos três primeiros séculos de nossa era. Foram unificadas sob a autoridade do apóstolo Pedro, martirizado em Roma, no ano 64, segundo uma tradição cuja validade histórica é controversa, devido às lacunas e à mistura de história e mito. Trata-se, afinal, de uma época remota.

Em nome de Pedro, os próximos bispos de Roma reivindicaram sua supremacia sobre os bispos de outras cidades, apresentando-se como a garantia da manutenção das verdadeiras tradições cristãs. O cristianismo era ainda uma religião perseguida e 28 destes bispos, que atuavam como magistrados nas desavenças entre diversas igrejas locais, foram martirizados, entre os séculos 1 e 3.

Paralelamente, o desenvolvimento doutrinário da Igreja, fundamentado nos ensinamentos de Jesus, foi levado avante por teólogos e filósofos, que vieram a ser considerados doutores da Igreja, como Santo Agostinho (354-430), autor de uma obra literária e filosófica, as "Confissões", que desbrava o campo da psicologia e não perdeu a atualidade. O cineasta Roberto Rosselini dirigiu um filme sobre a biografia de Agostinho, recentemente lançada em DVD.

Com a publicação do edito de Milão, por Constantino 1º., o cristianismo tornou-se tolerado pelo Império romano e mais tarde, sob o imperador Teodósio, sua religião oficial. Expandiu-se, então, pelo Ocidente e Oriente, e tornando-se universal ("católica", em grego).

Invasões bárbaras
As invasões bárbaras e a queda do Império no Ocidente (476) fizeram da Igreja a guardiã de uma civilização que tinha suas bases no helenismo e no cristianismo. A conversão dos bárbaros, empreendida pelos bispos romanos - já conhecidos como papas - abriu caminho para a formação de um império europeu cristão, com o Carlos Magno à frente do poder político, assentado na espada.

Porém, se beneficiou materialmente a Igreja, esse monarca também dissolveu os limites entre ela e o Estado, entre religião e política, o que viria a comprometer o caráter propriamente espiritual da cúpula do clero.

Entre os anos de 1046 e 1303, o papado passou por um breve período de degradação, do qual só se recuperaria ao perder esse poder temporal e assumir seu papel de autoridade exclusivamente moral e religiosa. Com isso, conheceria um período de estabilidade e conquistaria o controle sobre a vida pública e privada. Sob a autoridade papal, a Igreja ditou os rumos da cultura por quase 500 anos.

É a época da construção das monumentais catedrais góticas, do surgimento dos hospitais, das universidades, da união do pensamento cristão com a filosofia aristotélica, transmitida à Europa pelos muçulmanos. Nada que ver com uma pretensa "idade das trevas", como demonstrou o medievalista francês Jacques Le Goff.

As cruzadas e o nepotismo
Se hoje se põe a ênfase no caráter negativo das Cruzadas, é impossível negar que elas também provocaram efeitos positivos, dinamizando a economia na Europa e no Oriente médio. A violência tem mesmo um papel na história, como constatou Friedrich Engels, o parceiro de Karl Marx.

Portanto, a despeito de juízos de valor, as Cruzadas favoreceram o ressurgimento do comércio e da circulação de moeda, o fim do feudalismo, o advento dos burgos e a volta das cidades, preparando o caminho do Renascimento.

O fim da Idade Média, contudo, foi marcado por uma nova fase de desvalorização do papado. Dependente da política francesa, a instituição deixou Roma e transferiu-se para a comuna de Avignon, no sul da velha Gália.

Imperavam o nepotismo e o tráfico de indulgências. Instalou-se o Grande Cisma do Ocidente, ocasião em que três papas se enfrentaram. Não se sabia ao certo quem era o legítimo sumo-sacerdote, a ponto de o bispo de Toledo, na Espanha, substituir o nome do papa pela expressão "aquele que é o verdadeiro pontífice", nos rituais da missa.

Nesse momento, porém, já estamos chegando ao Renascimento e entravam em vigor as doutrinas humanistas que gradualmente questionaram os dogmas da Igreja. Ao mesmo tempo, na prática, os papas deixaram de lado a espiritualidade e assumiram seu papel mundano de príncipes de Roma, entregando-se à política e ao enriquecimento.

Um renegado renascentista
Embora sejam responsáveis pelo florescimento das artes e da cultura, os papas do Renascimento entraram para o imaginário histórico como um reflexo de Alexandre 6º., ou Rodrigo Bórgia. Para chegar ao papado, em 1492, Rodrigo comprou o voto dos cardeais eleitores. Sua reputação nunca foi das melhores. Era pai de cinco ou sete filhos que nem mesmo a Igreja acredita terem sido gerados antes de sua ordenação a sacerdote.

Genitor de Lucrécia Bórgia, Alexandre 6º. expropriou os bens das famílias ricas de Roma em benefício de sua própria família, famosa por preferir veneno como arma para lidar com seus inimigos políticos, bem como pela prática do incesto.

Foi um papa que não hesitou em recorrer a tropas turcas muçulmanas para combater os cristãos franceses e que doou aos reis católicos da Espanha, Fernando e Isabel, todas as terras não pertencentes a príncipes cristãos nos dois hemisférios. Escreveu uma série de bulas que iriam desembocar no nosso conhecido Tratado de Tordesilhas.

Reforma protestante
Foi contra essa Igreja que não conseguia livrar-se de seus males que se ergueram as reformas luterana, calvinista e anglicana, no século 16 e a reação contra-reformista promovida durante o concílio de Trento.

Trata-se de um período em que mais uma vez o papel social da Igreja é ambíguo. Incluem-se nele as guerras religiosas e as fogueiras da Inquisição, ao mesmo tempo em que a atuação dos missionários ganha dimensões épicas com as Grandes Navegações.

Os historiadores atuais enfatizam o papel eclesiástico na "exploração dos povos colonizados pelos europeus". Por outro lado, o ensaísta mexicano Octavio Paz lembra que, na América protestante, o destino dos índios foi muito pior, sem o abrigo do catolicismo. Também não se pode deixar de lembrar a luta dos catequistas contra hábitos culturais que a própria sociedade contemporânea condena, como o canibalismo.

Existe uma dialética complexa no papel da igreja do Brasil Colônia, por exemplo, estudada pelo professor Alfredo Bosi, do Instituto de Estudos Avançados (USP) e da Academia Brasileira de Letras. Uma avaliação exclusivamente negativa dos jesuítas é simplificadora e injusta, ao contrário do que faz crer a historiografia anticlerical, que surgiu com o Iluminismo.

Aux armes, citoyens
Durante a época das monarquias absolutas, nos séculos 17 e 18, a Igreja e o papado perderam poder político e passaram a simples avalistas do poder dos soberanos nacionais. Foi nesse momento de enfraquecimento da Igreja que países protestantes, como a Inglaterra e a Prússia, começam a se afirmar.

Num grande país católico como a França, a Igreja tentou agarrar-se a seus dogmas tradicionais e privilégios, mas foi derrotada, juntamente com o rei e a nobreza, na Revolução iniciada a 14 de julho de 1789.

Levando o regime revolucionário ao resto da Europa continental, Napoleão Bonaparte compreendeu a importância da Igreja na manutenção da ordem social e impôs os termos para um acordo com o papa Pio 6º. Depois, acabou levando-o à prisão ao ocupar o Estado pontificial - que existiu da Idade Média até a unificação da Itália.

No século 19, o Congresso de Viena e a Santa Aliança reforçaram o poder da Igreja. O Romantismo promoveu uma reaproximação entre os intelectuais e o cristianismo, após a ruptura que ocorreu durante o Iluminismo. No entanto, a Igreja católica permaneceu em crise e começou a repensar seu papel numa sociedade fundamentada na tolerância religiosa e no desenvolvimento científico.

Decorreu daí um duplo movimento no sentido de 1) se amoldar às exigências de uma nova ordem social e 2) de colaborar com o Estado para poder influenciá-lo. Assim caminhou a Igreja até a Primeira Guerra Mundial, quando o papa Pio 10º. se destacou pela pregação pacifista e por manter uma posição de neutralidade entre os países beligerantes. Pio 10º. se tornou muito popular em seu tempo. Depois da morte, foi canonizado.

O papa de Hitler?
Pio 11 conseguiu recriar um Estado pontificial, o Vaticano, assinando o tratado de Latrão com Mussolini, mas em 1937 publicou uma encíclica condenando o racismo e o nazismo. Pio 12, criticado por seu anticomunismo e apelidado pela esquerda como "o papa de Hitler", se pronunciou contra a doutrina de purificação racial na Alemanha e deu asilo a judeus durante a perseguição hitlerista.

Era ao mesmo tempo um conservador apegado à doutrina tradicional, que proclamava o caráter sacramental do casamento, e o fundador da Academia Pontifícia de Ciências que promove ainda hoje a aproximação entre ciências físicas e naturais e a religião. Mantém, por exemplo, o prestigioso Observatório (astronômico) Vaticano. À frente dessa Academia, aliás, o cientista brasileiro Carlos Chagas Filho empenhou-se pela reabilitação de Galileu Galilei - o que aconteceu sob João Paulo 2º.

João Paulo 2º.
Os antecessores imediatos do penúltimo papa foram João 23, cujo concílio Vaticano 2º. (1962) procurou adaptar a Igreja a um mundo cada vez mais laico, e Paulo 6º. que arcou com os custos dessa reforma, tendo de administrar a Igreja no auge de seu desprestígio, com a revolução dos costumes do fim da década de 1960. Foi sucedido por um pontificado que não durou um mês.

Em contrapartida, João Paulo 2º. esteve quase três décadas à frente da Igreja. Foi protagonista da história contemporânea, por aliar-se à política Ronald Reagan de demolir o comunismo no Leste Europeu e na União Soviética - pelo que levou três tiros, num atentado provavelmente encomendado pela KGB, o serviço secreto soviético.

Mesmo assim não abandonou a cena política, mantendo a Igreja de Roma em evidência. Promoveu o diálogo inter-religioso e o ecumenismo. Por uma atuação que se estendeu até as vésperas da morte, reconquistou grande prestígio para o papado junto aos fiéis, conforme demonstraram as grandes manifestações por ocasião de seu funeral em 2005.

Negro, vazio e infinito
Eleito à sombra de seu antecessor, Bento 16 revelou-se rapidamente um homem que veio impor sua marca na cena européia e internacional, pela defesa intransigente da doutrina cristã. O papa atual está preocupado com a qualidade do catolicismo. Tem reafirmado a missão religiosa da Igreja e lembrado o papel do cristianismo na formação da civilização européia ocidental.

Seus pronunciamentos costumam gerar polêmicas, em função das críticas ao homossexualismo e à teologia da libertação, bem como da valorização do casamento único e indissolúvel, do celibato clerical, e da afirmação do caráter divino de Jesus Cristo, num momento histórico em que a sociedade, cada vez menos religiosa, se mostra indisposta a abandonar seus hábitos de consumo em nome da fé.

Por sua vez, grande parte dos intelectuais e cientistas têm se transformado em arautos do ateísmo, seja negando a existência de Deus, seja duvidando de sua interferência num universo negro, vazio e infinito.



*Antonio Carlos Olivieri é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação. olivieri@pagina3ped.com

< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
Faça um comentário!webcam texto Seu nome:
Seu texto:









Seu email:(Opcional)
Seu blog:(Opcional)
Copiar o texto abaixo:
Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (187.15.103.124) para se identificar
Todos os comentários desse artigo:
Breve história do papadomara rosalina Qua 21 Mai 2008 19:11
mitos gregos
--------------------------------------------------------------------------------

nany Qui 10 Abr 2008 01:33
legal
--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------
Calendário
<< < Jul 2010 >> >

S T Q Q S S D
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
Palavras chave
crise dos eua dicionário de ecologia discurso obama empirismo escolas de qualidade especiais galinha gripe gripe suína indisciplina maquiavel meio ambiente o mundo quer mudanÇas obesidade passaporte prÉ-sal reforma ortográfica solo tales de mileto vitória
buscas arquivadasBusca
Categorias
ATUALIDADES (50)
VESTIBULAR (6)
FILOSOPHIA (17)
GEOGRAFIA (26)
MUSICA GOSPEL (8)
PAZ E COMUNHÃO (5)
MENSAGENS (7)
MUSICAS VARIADAS (2)
TV NET - falhou? copie e cole link na barra endere (15)
O LIVRO AZUL DO EDUCADOR (2)
ESPAÇO INFANTIL (6)
Estatísticas
Desde a criação do blog
277699 Visitantes Únicos
385608 Pageviews
Visitantes mais recentes
glamour-gifs
gol
terceiromundo
maedemenina
perfillegal
Ads by Google
Coleção Raízes da MPB
RaizesMPB.folha.com.br/C_Gonzaga
Coleção Raízes da MPB Folha Adquira os Exemplares Antigos
Historia
www.Catho.com.br/Professor_Historia
Vaga Para Historia? Veja Mais de 200.000 Empregos Aqui!
Ilhas Galápagos para Você
www.freeway.tur.br/galapagos
Conheça a bela ilha que fascinou Charles Darwin e mudou a história
Sua árvore genealógica
www.myheritage.com.br
Saiba mais sobre seus parentes Genealogia fácil e gratuita
ABC Pára-Raios
www.abcpararaios.com.br
Análise gratuita, Pára-Raios, DPS, Anti-Raios e Medições Ôhmicas
Pára-raios Inst. e Manut.
www.jrpararaios.com
Instalação e Manut. de Pára-raios JR Pessoa Pára-raios e Elétrica


Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog

rede Blogorama
Você também pode criar o seu blog. Clique aqui! reporters without frontiers
Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para profesron
Precisa estar conectado para adicionar profesron para os seus amigos
profesron
Adicionar aos meus amigos | Escrever uma mensagem
Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br Criar um blog




COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas