terça-feira, 27 de julho de 2010

2238 - HISTÓRIA DOS DIFERENTES TIPOS DE LETRAS OU FONTES

Ministério da Educação Destaques do Governo Portal de Serviços do Governo Portal da Agência de Notícias Em Questão Programa Fome Zero Portal do ProfessorÁrea do Professor Usuário Senha Inscreva-se Esqueci minha senha AcessibilidadeInício do Menu
Espaço da Aula
Sugestões de aula Criar aula Minhas aulas Orientações Jornal do Professor Recursos Educacionais Cursos e Materiais Interação e Colaboração Links Final do Menu Navegação
Assine via RSS
Receba as novidades do Portal do Professor no seu sistema de leitura preferido
Twitter
Siga o Portal do Professor no Twitter

O que é Twitter? Ir para o início Voltar para página anterior Visualizar AulaMapa do Site Atalhos Alt + 1 - Menu Alt + 2 - Conteúdo Alt + 3 - Página inicial Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Tamanho padrão Contato Início do Conteúdo
Visualizar AulaDownload aula Imprimir aula HISTÓRIA DA ESCRITA: descobrindo as letras.
06.12.2009

Autor e Co-autor(es)
Autor Maria Núbia Pessoa NATAL - RN NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Co-autor(es) Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o processo da evolução da escrita.

Conhecer diferentes tipos de alfabeto e letras.

Conhecer os suportes da escrita.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Origem e evolução da escrita. Tipos de alfabeto.

Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO-Conhecendo tipos de letras e alfabetos.
O(A) professor(a) faz a leitura do livro A História da Escrita de Ruth Rocha. Depois inicia um diálogo com as crianças e retoma as informações sobre as fases da escrita, pontuando como aconteceu o surgimento das letras e alfabetos em algumas civilizações na antiguidade. Apresenta imagens dos alfabetos para as crianças observarem como era as letras, mostrando a evolução no traçado das letras e o seu significado.



Fonte das imagens dos tipos de alfabetos:

Hieróglifos cursivos no Papiro de Ani (Livro dos Mortos):hieroglifos.com.sapo.pt/

Alfabeto grego:www.profwillian.com/_diversos/alfa_grego.asp

Alfabeto sumérico: www.weisetraducoes.com.br/origem.html


Alfabeto romano:www.radames.manosso.nom.br/gramatica/romanaalfabeto.htm

Alfabeto japonês: elpaisdelsolnaciente.wordpress.com/.../

Alfabeto chines: cotidianosantanaemfoco.wordpress.com/.../

O(A) professor(a) deverá apresenta também imagens dos alfabetos que as pessoas com deficiência visual e auditiva usam, para as crianças observarem como é a organização das letras e a forma de escrita.

Alfabeto Braile. Fonte:jornalcrpd.vilabol.uol.com.br/edicao13/braille.htm




2º MOMENTO - Oficinas
Após leitura dos textos s obre a evolução da esc rita e dos alfabetos, o professor propõe uma oficina de diferentes escritas para possibilitar às crianças pensar em o que distingue as escritas, por exemplo, a escrita que elas us am da escrita dos greg os. Essas atividades serão realizadas durante a semana.

ESCRITA EM ARGILA.
Para essa atividade o(a) professor(a) deverá providenciar argila, palitos de churrasco, potes com água e flanela. Ele propõe para cada grupo o registro da escrita de um texto criado a partir da leitura dos pictogramas e/ou hieróglifos. Esse texto deverá ser escrito antes pelas duplas, no papel, com o palito as crianças desenham e escrevem em placas de argila.

ESCRITA EM PAPEL RECICLADO
O(A) professor(a) inicia um diálogo com as crianças para retomar as informações sobre as fases da escrita, apresenta o alfabeto dos povos do oriente, mostrando o tipo de escrita usando em alguns países. Além disso, comunica a importância da descoberta do papel pelos chineses mais a invenção da imprensa para a propagação da escrita. O(A) professor(a) propõe a confecção de papel reciclado e pintura como atividade de arte.

Para o papel reciclado o professor deverá providenciar os seguintes materiais: restos de papeis, água, telas de papel reciclado, liquidificador, cola branca, tinta guache, flanelas e bacia grande. As crianças picam o papel e deixam de molho por 1 hora. Depois colocam porções do papel, água, cola, a tinta na cor da preferência do grupo no liquidificador e bate aos poucos. Em seguida, colocam na bacia a massa do papel e mais água, tendo o cuidado de não deixar a massa muito fina nem muito grossa. Com a tela retiram um pouco da massa do papel reciclado, põem a flanela por cima apertando a massa para escorrer bem a água e dar forma ao papel. Levam a tela para secar ao sol. Depois que o papel secar, as crianças irão fazer algum registro da escrita dos chineses ou japoneses, usando caneta hidrocor.



Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma 5B - 2007. NEI-CAP/UFRN.

SUGESTÃO DE VÍDEO SOBRE COMO FAZER PAPEL RECICLADO

www.sonholilas.com.br/2009/08/17/video-como-reciclar-papel/

CONFECCIONANDO LETRAS
O(A) professor(a) retoma com os alunos a origem do alfabeto romano, que o alfabeto usado no Brasil. Após essa conversa, propõe a confecção de um alfabetário em gesso. Para isso, providencia com antecedência letras vasadas de plástico, gesso em pó, água, pincel e tinta guache. Outra opção é fazer a forma das letras com barbante em cima da mesa para colocar o gesso dentro. Depois que as letras estiverem secas as crianças pintam e colam em fita de cetim fazendo uma faixa com o seu nome. O(A) professor(a) poderá usar outros materiais para fazer as letras como, EVA, papel cartão, lixa, palitos e etc. Essas letras poderão ser utilizadas em outras atividades, tais como: cruzadinha, jogo da velha, jogo da memória, forca.

Recursos Complementares
SUGESTÃO DE LIVROS


O livro da Escrita. Ruth Rocha.Melhoramentos.
A história do alfabeto. Luiz Carlos Cagliari.Editora Paulistana.

SUGESTÃO DE SITES SOBRE A HISTÓRIA DA ESCRITA

www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/alfa.html

www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7

Avaliação
Observar se o aluno e capaz de:

Relatar oralmente fatos relacionados a evolução da escrita.

Identificar os tipos de alfabetos trabalhados.

Colaborar com o grupo nas atividade coletivas.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas 0 classificações

Cinco estrelas 0/0 - 0%
Quatro estrelas 0/0 - 0%
Três estrelas 0/0 - 0%
Duas estrelas 0/0 - 0%
Uma estrela 0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Classifique Sem classificação.
Nome E-mail Opinião
O campo deve conter at 500 caracteres País --Selecione-- Afeganistão África do Sul Albânia Alemanha Angola Arábia Saudita Argentina Armênia Aruba Austrália Áustria Azerbaijão Azores Bahamas Bangladesh Barbados Bélgica Benin Bermuda Bolívia Bósnia e Herzegovina Brasil Bulgária Camarões Camboja Canadá Chile China Colômbia Congo Coréia Coréia do Sul Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba Dinamarca Egito El Salvador Equador Eslováquia Eslovénia Espanha Estados Unidos Estônia Etiópia Filipinas Finlândia França Gabão Gâmbia Gana Gibraltar Grécia Guatemala Guiana Guiana francesa Guine Guine Bissau Haiti Honduras Hong-Kong Hungria Ilhas Cayman Ilhas Falkland Ilhas Virgens Índia Indonésia Inglaterra Irã Iraque Israel Itália Iugoslávia Jamaica Japão Kasaquistão Kuwait Laos Líbano Líbia Lituânia Luxemburgo Macau Macedônia Madagascar Malásia Mali Malta Marrocos Martinica Mauari Mauritânia México Micronésia Moçambique Moldova Mônaco Mongólia Namíbia Nepal Nicarágua Nigéria Noruega Nova Zelândia Oman Holanda Panamá Papua Nova Guine Paquistão Paraguai Peru Polinésia Francesa Polônia Porto Rico Portugal Qatar Quênia República da África Central República Dominicana Romênia Ruanda Rússia Senegal Sérvia Sierra Leone Singapura Síria Somália Sudão Suécia Suíça Suriname Tailândia Taiwan Tanzânia Tchechoslovaquia Trinidad e Tobago Tunísia Turquia Ucrânia Uganda União dos Emirados Árabes Uruguai Venezuela Vietnã Zaire Zâmbia Zimbabwe Outros Países Unidade Federativa --Selecione-- Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins Município --Selecione-- Nome Instituição Fim do Conteúdo Links para outros portais do Ministério da Educação Seja um Professor Tv Escola BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais Domínio Público Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia
© 2008/09 Brasil - Ministério da Educação - Todos os direitos reservados.
Final da Página Cancelar

COPYRIGHT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas