segunda-feira, 26 de julho de 2010

2226 - ´RELAÇÃO DAS PRINCIPAIS BIBLIOTECAS NA IDADE MÉDIA

Página Inicial Biblioteca Infanto-juvenil: por que montar uma?
Rita Foelker
A biblioteca na Antigüidade...

Em grego, a palavra biblioteca significa "caixa para guardar livros" e, por extensão, um local onde os livros seriam colocados, de forma organizada, para consultas e leitura. A maior biblioteca da Antigüidade foi construída no século IV antes de Cristo (a. C.) em Alexandria, no Egito, por Alexandre, o Grande (ver figura). Nela, foram reunidos 60 mil volumes, manuscritos em folhas de papiro ou em pergaminhos (peles de carneiro especialmente preparadas para servir como material de escrita), com textos em grego e em outras línguas.

Esse maravilhoso acervo foi destruído em 640 depois de Cristo (d. C.), quando os árabes conquistaram Alexandria. Entretanto, a mais antiga biblioteca de que se tem notícia foi formada no século VII a. C. por Assurbanipal, rei da Assíria. Os assírios eram principalmente guerreiros, mas davam muita importância à preservação de arquivos, relatórios e documentos. Estes, por sua vez, eram gravados em placas de barro, pois o papel somente iria surgir muito mais tarde.

Já os romanos construíram numerosas bibliotecas públicas, copiando as obras para maior divulgação, o que deu origem à idéia de produção editorial, isto é, de reprodução de livros.
A biblioteca na Idade Média...
Durante a Idade Média, a Europa Ocidental esteve sob o domínio cultural da Igreja Católica. Por essa razão, as bibliotecas ficaram restritas aos mosteiros.

A partir do século XIII, porém, começaram a surgir as universidades, que passaram a formar seus próprios acervos de manuscritos.
(Texto publicado no "Estadinho" - Suplemento do jornal "O Estado de S. Paulo", de 13/04/02)
A biblioteca no Renascimento...
O Renascimento foi um grande movimento cultural que se manifestou no final da Idade Média e atingiu seu máximo florescimento no início da Idade Moderna. Nesse período, além das bibliotecas particulares e das universidades, surgiram grandes acervos organizados por ordem de governantes da época, como a célebre Biblioteca Vaticana, em Roma, ou a Marciana, em Veneza.

Dos manuscritos ao livro impresso...
Escrever à mão era um processo lento e trabalhoso, tanto para elaborar o original de uma obra como para reproduzi-la. Os chineses inventaram a xilografia, que eram pranchas de madeira onde os sinais gráficos eram esculpidos em relevo e aplicados sobre o papel como se fossem um carimbo.

Este processo chegou à Europa e, em 1455, foi aperfeiçoado pelo alemão Johann Gutemberg, que griou tipos móveis feitos de metal, os quais podiam ser rearrumados para imprimir textos diferentes. Por essa razão, Gutemberg ficou conhecido como o "Pai da Imprensa". Desde então, a imprensa progrediu extraordinariamente, até chegar aos procedimentos computadorizados. E a facilidade de acesso aos conhecimentos cresceu junto com ela.
A biblioteca escolar...
Duas são as funções de uma biblioteca escolar: a educativa e a cultural.
Educativa: reforça, por meio da pesquisa, o que o aluno aprende em sala de aula. Então, o estudante se auto-ensina, busca o conhecimento e adquire o gosto pela leitura.
Cultural: o gosto pela descoberta de novos mundos com literaturas diferenciadas permite que o estudante ultrapasse as fronteiras da sala de aula e complemente e educação formal.
(Texto publicado no "Estadinho" - Suplemento do jornal "O Estado de S. Paulo", de 20/04/02)

As bibliotecas, ao conservarem e disponibilizarem textos, contribuem fortemente para a formação cultural e para o desenvolvimento do hábito da leitura, além de serem uma excelente fonte de pesquisa.


A biblioteca convencional organiza e mantém obras de valor cultural ou educacional (geralmente livros e revistas) que podem ser consultadas ou emprestadas mediante um sistema de anotações, feitas em fichas apropriadas, e de controle de retirada e devolução dos volumes.

A biblioteca virtual reúne na memória do computador textos e material educativo e também pode permitir acesso ao material de leitura e pesquisa da Internet.
As atividades de Educação Espírita ficam muito enriquecidas, quando as crianças têm possibilidade de realizar leituras complementares, além de escolher obras literárias e levarem para ler em casa, dando continuidade ao trabalho realizado nas aulas.
Leia também: Biblioteca Infanto-juvenil: Como montar?

--------------------------------------------------------------------------------

Criação e Design: Rita Foelker - ritafoelker@edicoesgil.com.br


COPYRIGHT RITA FOELKER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas