segunda-feira, 26 de julho de 2010

2225 - RELAÇÃO DAS PRINCIPAIS BIBLIOTECAS NA IDADE MÉDIA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Sociedade e Cultura > Outras - Sociedade e Cultura > Perguntas respondidas solnasce... Membro desde:
13 de Junho de 2006
Total de pontos:
766254 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
Como eram as bibliotecas da antiguidade?
3 anos atrás
Denuncie
by H. Sue ♥ G. Gê Membro desde:
02 de Julho de 2006
Total de pontos:
486825 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Biblioteca e sua origem
Neste capítulo tratamos da etimologia da palavra biblioteca e os tipos de biblioteca. O sentido dado ao termo biblioteca variou no decorrer do tempo, devido à mudança de função dela e ao tipo de material do qual ela é depósito. Por conseguinte, torna-se necessário tratar dessa conceituação, assim como distinguir os tipos e as espécies de biblioteca, que também sofreram variação.
Continuamos com um breve relato da existência de bibliotecas no curso histórico, apontando as principais bibliotecas da Antiguidade e da Idade Média.

Etimologia, tipos e espécies de biblioteca

Buscamos o significado da palavra biblioteca em dicionários e nas referências bibliográficas lidas para este estudo. No dicionário de Aurélio (1986), biblioteca significa coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, organizada para o estudo, leitura e consulta. Para este famoso dicionarista, a palavra é originada do grego bibliothéke e chegou até nós pelo latim bibliotheca.

Cúnha (1997) também confirma que a palavra biblioteca em português se origina do latim, que, por sua vez, deriva dos radicais gregos biblio e teca, cujos significados são, respectivamente, livro e coleção ou depósito. Martins (idem: 71) resume, enfim, etimologicamente, a palavra como depósito de livros.

O sentido contemporâneo da palavra, porém, faz referência a qualquer compilação de dados registrados em muitas outras formas e não só em livros. O termo pode designar microfilmes, revistas, gravações, slides, fitas magnéticas e de vídeo, entre outros materiais. O material mais recente é o livro eletrônico, ebook, criado por um intenso idealismo democratizante de acesso à informação e à leitura (Bellei: 2002:30). Com o texto eletrônico, a idéia de biblioteca amplia, sendo possível imaginá-la universal (cf. Chartier: 1999).

A biblioteca, ou seu sentido, refere-se também à grande variedade de coleções bibliográficas e aos diferentes fins e usuários. A maioria das nações desenvolvidas dispõe de bibliotecas de vários tipos: nacionais, universitárias, públicas, escolares e especializadas. Quase sempre, estão interligadas nacionalmente e, por meio de associações profissionais e de acordos estabelecidos, desenvolvem programas de cooperação e intercâmbio extensivos a outros países. Alem dessas, existem as inúmeras particulares, que se tornaram objeto de estudo histórico, devido ao grau de importância dado à leitura e para o historiador tomar conhecimento sobre o que se lia em determinada época.

Martins (Idem: 342) distingue sem grandes pretensões duas espécies de biblioteca. As bibliotecas de conservação se referem às nacionais e às especializadas por guardarem livros, manuscritos e outros documentos raros e/ou acessíveis apenas a especialistas. As bibliotecas de consumo são aquelas públicas, abertas a todos os leitores e destinadas à leitura comum.
Ressaltamos, no entanto, que durante a Antiguidade e o período medieval as bibliotecas eram destituídas de caráter público. Martins relaciona o nome biblioteca com o seu caráter restrito nesses períodos históricos:

A biblioteca foi assim, desde os seus primeiros dias até aos fins da Idade Média, o que o seu nome indica etimologicamente, isto é, um depósito de livros, e mais o lugar onde se esconde o livro do que o lugar de onde se procura fazê-lo circular ou perpetuá-lo. A própria disposição arquitetônica dos edifícios demonstra-o melhor do que qualquer outro índice: na grande biblioteca de Nínive, o depósito de livros não tem saída para o exterior – a sua única porta parece dar, ao contrário, para o interior do edifício, para o lugar onde viviam ou onde permaneciam os grandes sacerdotes. Da mesma forma, as bibliotecas medievais se situam no interior dos conventos, lugares dificilmente acessíveis ao profano, ao leitor comum. (p. 72)

Essas bibliotecas preservavam manuscritos de papiros ou pergaminhos, produzidos volume por volume em um trabalho artesanal e acessíveis apenas às bibliotecas e as poucas coleções particulares de reis e de outras autoridades. Apenas com a difusão do papel no século XIV e o surgimento de tipografias, que possibilitaram a fabricação em série, as bibliotecas passaram a ter caráter público e leigo.

A partir desse momento, a biblioteca sofre um processo gradativo de transformação, marcado pelos quatro caracteres apontados por Martins e Milanesi (1998): laicização, democratização, especialização e socialização. Acrescentamos, atualmente, o caráter universal, buscado pelos navegadores virtuais. Recorremos a Chartier (1999) que esclarece que essa busca é um resgate do mito de Alexandria, isto é, a existência de uma biblioteca ideal.
Fechamos esse tópico, verificando que o termo biblioteca ultrapassa a sua etimologia e causa dificuldade na sua conceituação, pois o termo abrange tipos, objetivos e materiais diferentes e variados. A biblioteca, enfim, é um processo-produto da História.

Biblioteca no curso da História

Este tópico sobre o curso histórico da biblioteca deve ao estudioso Martins (Idem). Esse autor aponta as principais bibliotecas antigas e medievais e a extensão das segundas em relação às primeiras, na organização e no caráter monástico, diferenciando-se apenas no material resguardado.

Na Antiguidade, o material sobre o qual se concretizava a escrita era o papiro, cujo rolo podia chegar até 18 metros, e o pergaminho. Os rolos desses materiais eram organizados em armários com divisórias e arrumados uns ao lado dos outros, com etiquetas visíveis indicadoras dos títulos.

No século IV d. C. aparaceu o codex, ou seja, o uso das duas faces do pergaminho, em formato moderno do livro. Esse novo aspecto exigiu novos móveis, sobre os quais os livros ficavam deitados e às vezes acorrentados.

Em relação às bibliotecas, a mais antiga foi de Alexandria, que reunia a maior coleção de manuscritos do mundo antigo, cerca de 500.000 volumes. Ela foi fundada por Ptolomeu I Sóter, rei do Egito, e os eruditos encarregados da biblioteca eram considerados os homens mais capazes de Alexandria na época, como Zenódoto de Éfeso e o poeta Calímaco, que fez o primeiro catálogo geral dos livros.

Segundo a lenda, a biblioteca foi destruída pelo fogo em três ocasiões: em 272 d.C., por ordem do imperador romano Aureliano; em 392, quando o imperador Teodósio I arrasou-a, juntamente com outros edifícios pagãos, e em 640 pelos mulçumanos, sob a chefia do califa Omar I.

Perto do século I a. C., os romanos mais abastados começaram a criar bibliotecas particulares com obras gregas e latinas. A crescente procura por livros deu origem ao comércio de copistas, ao aparecimento de livrarias e ao estabelecimento de bibliotecas públicas, que surgiram em Roma, próximo ao século II da nossa era.

Durante os séculos VIII e IX, muitos textos científicos e matemáticos foram copiados e conservados por mulçumanos e cristãos. Valiosa foi a contribuição da Escola de Tradutores de Toledo, criada por Afonso X, o Sábio.

Na Europa Ocidental, a literatura foi preservada graças, sobretudo, à ação das bibliotecas dos mosteiros, como o de San Milan de la Cogolla e de Ripoll, na Espanha, e o de Fulda, na Alemanha. Cada uma possuía uma sala denominada scriptorium, oficina onde os monges realizavam cópias manuscritas de obras clássicas e religiosas.

As bibliotecas antigas e medievais eram, enfim, lugares contrários à idéia de laicização e de democracia. No entanto, não podemos negar que elas preservaram, guardando e copiando manuscritos, hoje tão fundamentais para o nosso entendimento histórico.


Beijos
@
3 anos atrás
Denuncie
Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: adorei sua respostas
Grata a todos por boas respostas Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (3)
Mostrar: Todas as respostas Da mais antiga para a mais recente Da mais recente para a mais antiga Classificado da melhor para pior
by Diego DeBritto Membro desde:
25 de Novembro de 2006
Total de pontos:
5984 (Nível 5)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Tomando por base a biblioteca de Alexandria - a maior biblioteca da antigüidade -, conclui-se que as bibliotecas da antigüidade continham rolos de papiro no lugar de livros e eram instituições que tinham como meta preservar e divulgar a cultura antiga. Podiam ser centros de comércio e fabricação de papiros.
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_…
3 anos atrás
1 Avaliação: Resposta boa 1 Avaliação: resposta ruim Denuncie by parsec Membro desde:
26 de Fevereiro de 2007
Total de pontos:
474 (Nível 2)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

A primeira biblioteca do mundo foi erguida em Nínive, a cidade mais importante da Assíria (atual Iraque), pelo rei Assurbanipal II, por volta do século 7 a.C. Nela, foram armazenadas milhares de tabuletas escritas com caracteres cuneiformes, a mais antiga forma de escrita que se conhece.
Ao contrário do que muitos imaginam, a palavra Biblioteca não significa necessariamente, o coletivo de livros. Sua origem é grega: “Bibliothéke” — significa o lugar onde se guardam livros.
Em latim, “Bibliotheca” significa estante.
Na antigüidade, por ordem dos reis, as bibliotecas eram locais quase sagrados, destinadas a poucos usuários, que tinham permissão real para consultar seus acervos. Com a evolução da humanidade e com a modernização das civilizações, as bibliotecas também sofreram transformações e em todo o mundo. Hoje elas são mais versáteis, não se limitando a apenas oferecer publicações escritas, mas também virtuais, além de oferecerem espaço para outras atividades culturais.
E não poderia ser diferente mesmo, pois muito além de um mostruário de livros, a biblioteca moderna deve ser versátil e maleável, no sentido de proporcionar ao usuário mais do que as publicações que guarda em suas prateleiras. Pode a biblioteca oferecer mais opções, como por exemplo, exposições, recitais, lançamentos de livros, videoteca, rodas de leitura, cursos de artes e filmes.
A biblioteca, em sua essência, é um local aprazível, onde o indivíduo pode desfrutar a liberdade de escolher uma publicação e passar algumas horas apreciando a leitura de sua preferência. A biblioteca pode proporcionar o enriquecimento do saber, o aprimoramento cultural e da língua. E pode até entreter, se o cidadão desejar apenas “passar um tempo nalgum lugar”. Se é este o objetivo, que seja na biblioteca.
Portanto, não devemos encarar a biblioteca apenas como um imenso depósito de publicações, mas sim, e principalmente, como um instituto cultural, onde o usuário tem a liberdade de passar seus momentos de lazer e de pesquisas, aproveitando ao máximo, tudo o que ela pode lhe oferecer para o seu enriquecimento, informando e abrindo espaço para o debate e a discussão sobre os mais variados temas, bem como para a realização de eventos. Ora vejam, se ela é um bastião da cultura, logo deve ser utilizada em sua plenitude para esse fim, certo?
A Biblioteca não pode ser tratada como uma instituição pária, não pode e não deve ser encarada como apenas mais um arquivo morto.
Em tempo: A expressão “Ave Bibliotheca!”, do título, é uma saudação latina e significa “Bom Dia, Biblioteca!”
Fonte(s):
ave,bibliotheca
3 anos atrás
2 Avaliação: Resposta boa 2 Avaliação: resposta ruim Denuncie by Leandro(amigo especial) Membro desde:
09 de Novembro de 2006
Total de pontos:
45793 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

erram mais respeitadas do que hoje
beijos ler.
3 anos atrás
1 Avaliação: Resposta boa 1 Avaliação: resposta ruim Denuncie MostrarPerguntas abertas em Outras - Sociedade e Cultura
Estou com problemas psicólogicos, fobias, perdendo amigos e minha vida. Me ajudem!?
O namorado da viuva passou por aqui apressado e pensativo, para onde ele foi?
Dei uma gravata no pescoço de um senhor de 60 anos ao me defender de uns murros. Qual seria minha punicao?
O que eles estão fazendo no posto de gasolina? Será que são drogado ou loucos?
Perguntas resolvidas em Outras - Sociedade e Cultura
Eu tenho 15 anos e tenho uma fascinação por meninos pequenos, sou pedófilo?
Deveriam proibir favelados de ter um monte de filhos?
Moça o que faria se ver um rapas nú em pelo flaga e seu penis de 20cm o que faria se vise um no banho praia nu?
Como lidar com quem discorda de você?
PUBLICIDADE


Categorias
Todas as categorias
Sociedade e Cultura
Etiqueta e Estilo Feriados e Datas Comemorativas Grupos e Culturas Idiomas e Línguas Mitologia e Folclore Outras - Sociedade e Cultura Realeza e Monarquia Religião e Espiritualidade Serviço Social
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

COPYRIGHT YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas