sábado, 24 de julho de 2010

2033 - A IDADE MÉDIA

SlideShare. Present yourself. Home Business Channels Events Browse Upload
guest!SignupLoginAll LanguagesAdvertise
All Languages English Spanish Portuguese French Italian Dutch German Chinese Japanese Korean Romanian Other Languages Cancel
Idade M�dia4 years ago Email Favorite
Favorited ×
Embed More…
Copy embed code
Customize
Without related content

For WordPress.com
Close
We have emailed the verification/download link to "".
Login to your email and click the link to download the file directly.

To request the link at a different email address, update it here. Close
Validation messages. Success message. Fail message.
Check your bulk/spam folders if you can't find our mail.

Favorited!
You could add some tags too

Have an opinion? Make a quick comment as well.
Cancel
Edit your favorites
Cancel
Send to your Group / Event Select Group / Event
Add your message
Cancel


22 commentsComments 1 - 10 of 22 comments previous next Post a comment

jmsanto 2 months ago Será que era possível aceder a esta apresentação?
Ela está muito bem. Seria muito útil se fosse possível enviares para este email mjanica@gmail.com
Obrigada!

Maria João
Giuh 4 months ago ficou otimo , me ajudou com umtrabalho do colégio , obrigada :D
gueste16615 2 years ago muito bem a apresentação ta optima tirei muitas ideias para o meu trabalho obrigado
guest24d67d3 2 years ago Não achei nada do que eu procurava... Mais estava muito bom...!!!
guest524a1c 2 years ago eu odiei pedi uma coisa e ele vem com outra fala serio né
guest6e3ccc 2 years ago Essa materia é super legal :D

Obrigado *_*
guest0ad2b1c 2 years ago Parabéns colega,
eh isso ai, tah mtooo bom
vc saca bem de historia
continue assim meu caro

PARABÉNS!!!!

JESUS CRISTOOOOOOOOOOOU!!!!

OH MAN, THE COWN WENT TO THE SWAMP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

UUUHUUUUU!!!!!!!! UOUUU!!!!! HAUHAUHAUHUAHAUHAUAH


yo.tengo.una.duda@hotmail.com
fabriciovfreire 2 years ago será que você poderia me mandar estes slides
adorei as imagens, onde vc as conseguiu?
fabriciovfreire@gmail.com
guest28574e 2 years ago adoreeeeei!!!!! beijjj♥♥♥ss!!!
guest959ca1 2 years ago ow vcs estao de parabens gostei muito xD espero q vcs possam fazer um favor em mandar esse slide pra mim te pesso dede já grato brigadooo!!!!
email: jeferson_wendeu@hotmail.com
de novo!!ahsuas
Comments 1 - 10 of 22 comments previous next

Login or Signup to post a comment

Email:
Subscribe to comments Unsubscribe from comments
Edit your comment Cancel Notes on slide 1no notes for slide #1

no notes for slide #1
28 Favorites djjardiel 3 months ago
jcantunes 4 months ago
mcabernardino 4 months ago
snark 6 months ago
sandra.hubner 8 months ago
juliofrank 8 months ago
du77da 8 months ago
josebatista1 8 months ago
alexavidal 8 months ago
Tags idade mdia
mknh at mknh, 9 months ago
more
Idade Média - Presentation Transcript
A Idade Média
A Organização Social e Politica.
Os Senhorios.
O Sistema de Vassalagem.
O Foral.
Os Símbolos de Poder
A Idade Média: Conceito.
Este período foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, a Idade Média ter-se-á iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (476 d. C.), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (1453 d. C.).
A Idade Média pode também ser subdividida em períodos menores, num dos modos de classificação mais populares ela é separada em dois períodos:
Alta Idade Média , que decorre do século V ao X;
Baixa Idade Média , que se estende do século XI ao XV.
Idade Média: Estrutura Social
A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A Nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O Clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela protecção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos Servos/Povo (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
Idade Média: O espaço.
Idade Média: Senhorios.
Os Senhorios ou Domínios Senhoriais eram uma das características principais do Sistema Feudal que vigorou na Europa durante grande parte da Idade Média e com especial destaque durante os séculos X e XI. Consistiam em domínios pertencentes a um senhor, a quem o rei, além de terras, concedia autoridade efectiva sobre todos os habitantes dessas terras, nomeadamente a autoridade para fazer justiça, cobrar impostos e organizar a defesa militar.
Idade Média: O Senhorio.
O Senhorio era essencialmente composto por duas partes:
a Reserva: para das terras que o senhor reservava para si; era cultivada por servos e criados e pelos camponeses livres sob a forma de trabalho gratuito;
os Mansos: parcelas da propriedade que o senhor concedia aos camponeses livres (ou vilãos) para estes explorarem. em troca, os camponeses davam ao senhor uma parte da produção sob a forma de rendas e trabalhavam gratuitamente (2 a 3 dias por semana) na Reserva (a estes trabalhos gratuitos era dada a designação de corveias).
O Senhorio: Espaço rural.
Idade Média: Honras e Coutos
Em Portugal, os senhorios pertencentes à Nobreza e ao Clero tinha o nome de Honras e Coutos :
As Honras eram terras imunes que pertenciam a nobres e os privilégios que os seus titulares usufruíam provinham da sua qualidade de pessoas isentas de certos encargos públicos.
Os Coutos eram áreas privilegiadas concedidas pelo rei a alguns nobres e sobretudo à Igreja (Mosteiros; Ordens religiosas; etc.).
Idade Média: Concelhos.
Concelho: Termo usado em toda a Península Ibérica para designar o conjunto dos moradores de uma área que gozava, perante os senhores ou o soberano, de uma situação mais ou menos autónoma, possuindo magistrados e administração própria. A autonomia dos concelhos era reconhecida na Carta de Foral.
Concelhos: As Figuras Sociais
Homem-bom: é uma expressão que designava, a partir da Idade Média, em Portugal, membros da comunidade aldeã e das vilas que tinham certa relevância social, quer por possuírem propriedades ou outros bens, quer por exercerem ofícios não manuais.
O Alcaide (do árabe قاضى - transliterado al-qā'id , «o líder») designava, nos tempos da reconquista cristã, em Portugal, o magistrado, de origem nobre, nomeado pelo rei, que desempenhava funções militares numa cidade ou vila sede de município, residindo como tal no castelo da mesma. Procurava desta forma o monarca recompensar nobres ou, pelo contrário, mantê-los satisfeitos e evitar contestações à ordem política, através da concessão desta magistratura e respectivos rendimentos.
Concelhos: As Figuras Sociais.
Almoxarife (deriva do árabe al-muxrif , que significa " tesoureiro ") designa-se o funcionário responsável pelo depósito e distribuição de materiais e matérias-primas; o administrador de propriedades (ou feitor) ou tesoureiro da casa real. É um termo antigo em desuso para designar o cobrador de portagem.
Idade Média: Carta de Foral
Uma carta de foral é um documento concedido por um rei ou por um senhorio a uma povoação onde se estabelecem as normas de relacionamento dos seus habitantes, entre si e com o senhor que lhes outorgou o documento. É concedido como uma carta de privilégio, concedendo aos moradores da terra que a recebe um estatuto privilegiado ou de excepção.
Idade Média: A Cidade Medieval.
O Concelho era composto pela Sede (cidade principal) e pelo Termo (campos). Nas cidades as hortas rodeavam o perímetro urbano. Rodeando a cidade destacava-se a muralha . No rossio (espaço aberto) realizava-se o mercado. As assembleias populares eram realizadas nas praças ou junto às igrejas.
Idade Média: A Cidade Medieval.
Idade Média: Os Símbolos.
Pelourinho ou picota são colunas de pedra colocadas em lugar público da cidade ou vila onde era feita justiça. Tinham também direito de pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal. Muitos tinham no topo uma pequena casa em forma de guarita, feita de grades de ferro, onde os delinquentes eram expostos à vergonha pública. Noutros locais os presos eram amarrados às argolas e açoutados ou mutilados, consoante a gravidade do delito e os costumes da época.
Idade Média: O Pelourinho Pelourinho de Figueira de Castelo Rodrigo
Idade Média: Os Castelos.
Um castelo (diminutivo de castro ) é uma estrutura arquitectónica fortificada, com funções defensiva e residencial, típica da Idade Média. Fortificação de tipo permanente, era geralmente erguido em posição dominante no terreno, próximo às vias de comunicação, o que facilitava o identificação das tropas inimigas e as comunicações a grande distância.
Quanto à localização, essas estruturas podiam ser: Castelos de Vale , Planície ou Meseta – caracterizados pela adoção de formas geométricas quando permitido pelo terreno; Castelos de Montanha ou Roqueiros – adaptados orgânicamente aos cabeços rochosos em que se erguiam.
Idade Média: Um Castelo.
Idade Média: A guerra.
A guerra na Idade Média era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval.
Idade Média: Estrutura Política.
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de protecção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todos os poderes jurídico, económico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lote de terras.
Idade Média: Homenagem e Investidura
A prestação da vassalagem era feita através de uma cerimónia denominada “homenagem”, na qual o futuro vassalo se ajoelhava diante do senhor ou suserano, colocando suas mãos unidas entre as dele e tornando-se, por este ato, seu servidor fiel. Seguia-se o juramento de fidelidade, feito sobre a Bíblia ou uma relíquia sagrada, selada por um beijo entre as partes. A “investidura” era o ato pelo qual o suserano entregava ao vassalo um punhado de terra, folhas, etc., simbolizando o feudo. A quebra do juramento de fidelidade implicava na perda do benefício.
Homenagem e Investidura
“ Aos sete dos idos de Abril, quinta-feira, as homenagens foram rendidas ao conde; e isto foi realizado segundo as formas determinadas para emprestar fé e fidelidade na ordem seguinte. Em primeiro lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reservas e este respondeu: “Eu o quero”; estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles uniram-se por um beijo. “
Homenagem e Investidura
Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou a sua fé no porta voz do conde, nestes termos: “Eu prometo em minha fé ser fiel ao conde Guilherme e de lhe guardar contra todos inteiramente minha homenagem, de boa fé e sem engano”; em terceiro lugar, fez esse juramento sobre as relíquias dos santos. De seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde deu-lhes a investidura, a ele a todos que vinham de lhe fazer homenagem, de lhe prometer fidelidade, e também de lhe prestar juramento.”
João Lima + Follow

47288 views, 28 favs, 29 embeds more

Idade Média
Related
IDADE MÉDIA

8681 views

Idade M�dia - Poder e Arte

36249 views

A Sociedade Europeia nos séculos IX a XII

5066 views

Filosofia Na Idade Média

612 views

Idade Média: Gótico

39417 views

idade média - Crescimento ubano e sociedade

39482 views

Aula Renascimento

2251 views

Literatura Galego-Portuguesa Medieval

2938 views

Baixa Idade Media - Prof Iair

4179 views
RecommendedMore by user
Drec0609 Etp Sicó

676 views

Ofertas Formativas

2493 views

Ua 07.09 EdubitsUA 09

345 views

Drec Monit09

689 views

Da Teoria Prtica

938 views

PortefóLio Reflexivo De Aprendizagens

3259 views
View all presentations from this user

About this presentation
Usage Rights
© All Rights Reserved

Stats
28
Favorites
22
Comments
0
Downloads
46,183
Views on
SlideShare
1,105
Views on
Embeds
47,288
Total Views
Embed views
497 views on http://www.slideshare.net 174 views on http://hgp5.blogs.sapo.pt 127 views on http://wwwwbigbrothercom.blogspot.com 103 views on http://blogdehistoriaeflg10.blogspot.com 55 views on http://professoraluisinha.blogspot.com more

Embed views
497 views on http://www.slideshare.net 174 views on http://hgp5.blogs.sapo.pt 127 views on http://wwwwbigbrothercom.blogspot.com 103 views on http://blogdehistoriaeflg10.blogspot.com 55 views on http://professoraluisinha.blogspot.com 20 views on http://osdetectivesdopassado.blogspot.com 17 views on http://historyclio.blogspot.com 15 views on http://eslfbhistoria.blogspot.com 14 views on http://historianodiaadia.blogspot.com 10 views on http://estoriasdahistoria10.blogspot.com 9 views on http://www.galeazzopaganelli.page.tl 9 views on http://oreporterdahistoria.blogspot.com 8 views on http://tebavas.blogspot.com 7 views on http://historiando-historia.blogspot.com 6 views on http://www.osdetectivesdopassado.blogspot.com 6 views on http://www.professoraluisinha.blogspot.com 6 views on http://cafehistoria.ning.com 4 views on http://jujo00obo2o234ungd3t8qjfcjrs3o6k-a-sites-opensocial.googleusercontent.com 3 views on http://www.blogger.com 3 views on http://webcache.googleusercontent.com 2 views on http://www.historianodiaadia.blogspot.com 2 views on http://lsrrtorneiomedieval.blogspot.com 2 views on http://www.filescon.com 1 views on http://www.rapidsharefresh.com 1 views on http://www.historiando-historia.blogspot.com 1 views on https://jujo00obo2o234ungd3t8qjfcjrs3o6k-a-sites-opensocial.googleusercontent.com 1 views on http://histeblog.blogspot.com 1 views on http://8343.nvmodules.netvibes.com 1 views on http://www.histeblog.blogspot.com less

Accessibility
View text version

Additional Details
Uploaded via SlideShare Uploaded as Microsoft PowerPoint Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate
Select your reason for flagging this presentation as inappropriate. If needed, use the feedback form to let us know more details.

None Pornographic Defamatory Illegal/Unlawful Spam Other Terms Of Service Violation Cancel
File a copyright complaint
Categories

Templates & Forms
Automotive Books Business & Mgmt Career Design Education Entertainment Fashion & Beauty Finance Gadgets & Reviews Health & Medicine How-to & DIY Humor Investor Relations News & Politics Pets Photos Real Estate Spiritual Sports Technology Templates & Forms Travel Cancel
Tags
idade media média a idade média idade mdia aline
Follow SlideShare
Twitter
Facebook
SlideShare Blog
15
tweets 22
shares 9
shares WordPress

Blogger

More
options

What's New
Generate leads for your business with LeadShare. Free to start!Learn About Us

About
Blog
Press
Advertise
Jobs
Help

Get Help
Using SlideShare

Quick Tour
Terms of Use
Privacy Policy
Copyrights & DMCA
Community Guidelines
SlideShare Business

LeadShare
AdShare
Explore

Find your Friends
Karaoke
Slidecasting
SlideShare+YouTube
Widgets

SlideShare Playlist
Presentation Pack
Mini Badges
Sidebar Widget
Developers & API

Developers & API
Developers Group
RSS Feeds

Presentations of the day
Featured Presentations
Latest Presentations
SlideShare Outside

LinkedIn App
Facebook App
XING App
SlideShare in PowerPoint
SlideShare Mobile
© 2010 SlideShare Inc. All rights reserved.

×

COPYRIGHT SLIDSHARE INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas