sábado, 24 de julho de 2010

2031 - A IDADE MÉDIA

Home Not´cias Esportes Entretenimento V´deos Assine a Globo.com Todos os sites


Favoritos Twitter Facebook Assine Época + 1 Revista
com superdesconto + brinde
ED. DA SEMANA ED. ANTERIORES HOME
SEÇÕES
REVISTA ÉPOCA/@ EXTRAS
ESPECIAIS
BLOGS
COLUNAS
ÉPOCA NEGÓCIOS
ÉPOCA SP




colunistasTamanho do texto
Faça seu comentário | Leia os coment�rios | Compartilhe | Imprimir | RSS | Celular |
17/08/2009 - 10:14 - Atualizado em 17/08/2009 - 11:30
De volta à Idade Média
Não concorde com a concordata de Lula e do Papa
ELIANE BRUM

ELIANE BRUM
ebrum@edglobo.com.br
Repórter especial de ÉPOCA, integra a equipe da revista desde 2000. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de Jornalismo. É autora de A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo) A primeira vez que vi um crucifixo no plenário do Supremo Tribunal Federal, acima da cabeça do presidente, achei bizarro. Como a corte máxima da Justiça de um país laico pode ostentar o símbolo religioso do catolicismo? Como se sentem os evangélicos, judeus, umbandistas, budistas, espíritas, muçulmanos e também os agnósticos e os ateus ao descobrirem que a corte laica prioriza uma religião? Estado laico pressupõe a separação Estado-Igreja. Ou seja, o Estado respeita todas as religiões, mas esse é um assunto da esfera privada de cada cidadão. As religiões, nenhuma delas, interferem nas questões do Estado, que tem o dever de governar, julgar e legislar no interesse de todos. Tenham a religião que tiverem – ou não tenham nenhuma.

Na Idade Média, os papas tinham poderes tão grandes e muitas vezes maiores que os reis sobre a vida – e a morte. A separação Estado-Igreja deu origem aos estados modernos e ao Ocidente como hoje o conhecemos. Em 1776, a Declaração de Independência dos Estados Unidos foi um marco nessa direção, ao determinar as bases para a liberdade religiosa e os direitos civis. Assim como a Revolução Francesa, em 1789, ao tirar o poder das autoridades religiosas. No Brasil, a separação Estado-Igreja e a proteção à liberdade de crença já é um valor desde a Constituição de 1891. Vale a pena lembrar das aulas de História, porque vamos precisar reaprender antigas lições. Há um golpe em curso contra o Estado laico – e contra o cidadão brasileiro. Contra mim e contra você.

Em 13 de novembro de 2008, o presidente Lula e o Papa Bento XVI assinaram o que se chama de "concordata", um acordo entre o Vaticano e o governo brasileiro, com o argumento de "regulamentar o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil". Primeira pergunta: por que a Igreja Católica, que chegou ao país junto com Cabral, precisaria regulamentar alguma coisa? E justo hoje, quando as projeções mostram que o Brasil tende a ser um país cada vez menos católico e mais multirreligioso?

Como o Vaticano tem esse ambíguo status jurídico de Estado, embora seja um Estado que só existe para organizar e propagar uma religião, a concordata tem o valor de um tratado internacional, bilateral. Não pode ser rompido por um dos signatários, só por ambos. Em 20 artigos, o texto interfere em questões como o ensino religioso confessional na escola pública, efeitos civis do casamento religioso e o reconhecimento de que não há vínculo empregatício entre padres e freiras com as instituições católicas.



Saiba mais

»Leia as colunas anteriores de Eliane Brum

Sempre me incomodou que a escola pública de um estado laico tenha ensino religioso confessional. Como cidadã, acredito que a escola pública deveria ter mais carga horária, melhores e mais bem pagos professores. Como aluna de escola pública que fui, gostaria de acrescentar ao currículo matérias como filosofia, latim e grego, entre outras. E aumentar a carga horária das demais disciplinas.

O ensino da religião, inserido no contexto social e político, eventualmente pode ser interessante, se for ministrado por um professor com boa formação na área. Mas não encontro nenhum argumento que faça sentido para a presença no currículo do ensino religioso confessional. Esta não deve ser a prerrogativa da escola, mas das denominações religiosas. Se você quer dar ao seu filho uma educação religiosa, que ele a tenha dentro da igreja ou templo. Se você acha que seria bom ter dentro da escola, então o matricule numa escola privada confessional.

A Constitução de 1988, que avançou em tantos temas, contém um artigo que prevê oferta obrigatória de ensino religioso, com matrícula facultativa. Há um movimento em curso na sociedade brasileira para rever esse artigo, que contraria o princípio da laicidade do Estado. Em seu uso mais abusivo, as escolas públicas do Rio de Janeiro, no governo de Rosinha Garotinho, usavam as aulas de religião para ministrar a doutrina do criacionismo – uma visão religiosa sobre a origem da vida que nega a teoria da evolução de Charles Darwin. Ou seja, um desserviço à boa qualidade do ensino, tema tão caro e delicado para qualquer nação que pretenda ter grandeza no seu futuro. E, com o perdão do trocadilho, usada com má fé, já que tenta enfiar goela abaixo dos estudantes uma visão religiosa como se fosse científica.

A concordata assinada por Lula e pelo Papa precisa ser aprovada pelo Congresso brasileiro para vigorar. Tem tramitado por lá sem maiores alardes, o que, em si, já é curioso. Na quarta-feira passada, 12 de agosto, foi aprovada pela Comissão das Relações Exteriores da Câmara. Precisa passar ainda por mais três comissões, mas como corre em regime de urgência, pode ser votada no plenário nos próximos dias.

Aí vem a segunda pergunta: você não consegue lembrar de no mínimo algumas dezenas de projetos que merecem urgência porque lidam com questões vitais para todos os brasileiros? E, em vez disso, se arrastam pelo Congresso há anos? Algum de nós, cidadãos – católicos e não-católicos –, consegue imaginar por que motivo a "Regulamentação do Estatuto Jurídico da Igreja Católica" seria urgente para a nação brasileira? Isso, por si só, bota algumas pulgas atrás não de uma, mas das nossas duas orelhas.

Diante das críticas de que o acordo fere o princípio da laicidade do Estado, a CNBB afirma que tudo o que está lá já é previsto na Constituição. É verdade. E aí somos imediatamente levados à terceira pergunta: se já está na Constituição, por que precisamos de um acordo? E por que o Papa e os bispos estão tão empenhados na sua aprovação? Mais umas três dúzias de pulgas.
Se o acordo for aprovado, como discutir o artigo constitucional sobre o ensino religioso na escola pública? E o que acontece com as escolas públicas que usam o ensino religioso para estudar a história da religião no contexto sócio-político de cada época – e não para ministrar aulas confessionais?

O mais grave, porém, é que o artigo da tal concordata – o nome é horrível, não? – fere a Constituição em pelo menos dois de seus princípios mais caros: 1) ao fazer um acordo com uma denonimação e não com todas as outras, está privilegiando uma religião em detrimento de todas as outras, ferindo o artigo constitucional que proíbe o tratamento diferenciado entre cidadãos por razões de ideologia, crença ou culto; 2) ao fazer um acordo com uma determinada denominação, fere o princípio da laicidade do Estado. Estado Laico é aquele que não interfere em questões religiosas e não estabelece relações de dependência ou aliança com crenças religiosas ou seus representantes. Portanto, não faz diferença entre brasileiros por sua escolha religiosa.

Caso o acordo entre o Vaticano e o governo brasileiro seja aprovado pelo Congresso, terá força de lei e será incorporado à vida nacional. Teremos dito "sim", por meio de nossos representantes, à ingerência de uma denominação religiosa, a Igreja Católica, no Estado, que tem por dever moral e constitucional zelar por todos os cidadãos, católicos e não-católicos.

É um precedente grave, perigoso e muito retrógrado. Um dos artigos, o que determina que não há vínculo empregatício entre padres e freiras com a Igreja, por exemplo, é tema da Justiça trabalhista. Uma denominação religiosa não pode estar acima da Lei de um país. É o Estado que deve decidir – e não uma das partes interessadas. E ainda não há Jurisprudência unânime sobre esse tema. Outro artigo, o do casamento, abriria espaço para que a Justiça brasileira seja obrigada a aceitar sentenças de anulação matrimonial do Vaticano.

Você acha que, no Brasil do início do terceiro milênio, isso faz algum remoto sentido? Para que fique claro: sou agnóstica, meus pais são católicos praticantes, tenho excelentes amigos católicos, espíritas, budistas, judeus, muçulmanos, umbandistas, do candomblé, do batuque e também ateus. É essa a maravilha do Estado laico: o exercício da tolerância e do respeito à escolha do outro. Respeito profundamente a religião de meus pais e as dos meus amigos – e eles respeitam profundamente a minha escolha de não aderir a nenhuma confissão religiosa. Somos todos cidadãos que respeitamos as escolhas uns dos outros e convivemos em paz.

O Estado laico é exatamente isso: ele garante que ninguém será perseguido ou discriminado por sua crença. Muito diferente dos Estados teocráticos que conhecemos, por exemplo. Eu não quero a ingerência da Igreja Católica – e de nenhuma outra crença religiosa – no Estado que me representa. A supremacia de um credo em detrimento do outro é sempre fonte de intolerância e de desrespeito. Contraria todos os nossos mais caros princípios de igualdade de escolhas.

Acho uma boa ideia conhecer a fundo esse acordo para exercer a nossa cidadania, nos posicionarmos como cidadãos de um Estado laico e democrático. Se a concordata for aprovada, vai afetar a nossa vida. E poderá abrir espaço para mais mudanças que não queremos e não precisamos.

A França discute hoje se deve permitir que muçulmanas usem burca nos espaços públicos. Até mesmo os Estados Unidos, de longe o país mais religioso do Ocidente, proibiu um monumento dos Dez Mandamentos em dois tribunais – e manteve em um terceiro, porque estava ao lado de outras obras de arte.

No Brasil, a discussão da legitimidade dos crucifixos em repartições públicas chega com mais de um século de atraso. Na França, eles foram retirados em 1880. Minha sugestão é que, enquanto não há uma decisão sobre os ícones católicos na esfera pública, todas as religiões peçam isonomia, com base no princípio constitucional que não permite que se faça diferença entre os cidadãos por sua crença religiosa.

Enquanto o bom senso não prevalecer, sugiro a instalação da imagem de Xangô ao lado do crucifixo, a representação do Buda, um retrato de Alan Kardec etc. E um espaço em branco para aquelas religiões que não usam imagens e também para nós, agnósticos e ateus. Pelo menos o senso de Justiça, nesse caso específico, prevaleceria no Supremo Tribunal Federal. E a ingerência religiosa no espaço público daquele que se define na Constituição como um Estado laico se tornaria clara.

Temos, porém, um desafio mais urgente. Como cidadãos, precisamos nos posicionar e pressionar os parlamentares que legitimamos com nosso voto a recusar esse acordo tão flagrantemente inconstitucional. Devemos caminhar cada vez mais em direção à tolerância das diferenças – e não para reforçar privilégios de uns em detrimento de outros. Queremos ser mais igualitários – e não elitistas.

Para botar mais algumas pulgas em todos os lugares do seu corpo – especialmente no cérebro –, rememore o que o Papa Pio X (1903-1914) disse sobre o Estado laico, na encíclica Vehementer nos: "tese absolutamente falsa", "erro perniciosíssimo", "em alto grau injurioso para com Deus". Você pode argumentar que a encíclica tem mais de um século. É verdade. Só que nunca foi revista ou revogada. Ou seja, é exatamente o que o Vaticano e o atual Papa Bento XVI, que representam um dos dois lados do acordo, acreditam.

Quem faz o país somos nós – seja pelas nossas boas ou pelas nossas más escolhas. É só assumindo nossa responsabilidade e exercendo a cidadania que nos tornamos capazes de barrar abusos e conquistar um Brasil mais justo. Essa é uma boa hora para lembrar disso.

(Eliane Brum escreve às segundas-feiras)




Faça seu comentário | Leia os coment�rios | Compartilhe | Imprimir | RSS | Celular |
Comentários
MARCELO JORGE DE MELLO | SP / Mairiporã | 15/09/2009 10:29
SIMPLESMENTE UM ABSURDO!!!!
Em pleno século XXI a Igreja Católica novamente vem querer demonstrar o seu poder apoiado pelos nossos governantes, isso é uma vergonha, atualmente e igreja católica detem mais da metade das terras brasileiras e dos maiores patrimonios históricos do Brasil, mantem milhares de Padres e Freiras sustentados pela população e além de tudo vem com esse projeto simplesmente tornando tudo isso legal aos olhos da população. E as outras religiões, como é que fica, serão subordinadas também ao PAPA? Marcelo Mello.
Emanuel Alves da Silva | PB / João Pessoa | 03/09/2009 15:40
Idade das Trevas
Foi oportuno esse artigo sobre a invasão da Igreja - Estado em nosso cotidiano. Acho um absurdo esse acordo, vamos de novo dar autoridade máxima a Igreja. Sera que vamos voltar à Idade das Trevas, ñ podemos permitir, temos que lutar pela igualdade e liberdade de expressão.
Carlos Vagner | RJ / Angra dos Reis | 30/08/2009 18:12
De volta a Idade Média
Não se pode esperar de uma religião que, usou dos meios mais escuros para execer domínio, atitudes sensatas. Não se deve acreditar que, onde a intolerância habitou em detrimento do direito de escolha a religiosidade, possa haver algum pensamento liberto da sede de domínio da vontade alheia. Vejamos então senhores, o significado no mundo jurídico da palavra "CONCORDATA". CONCORDATA É UM ACORDO ENTRE OS CREDORES E O FALIDO. Então digam-me quem é o credor e quem é o falido nesta barganha apelidada de concordata! Percebem que tudo isto vai muito além do credo. Não podemos esquecer que quando a igreja entrou em crise no passado, lançou mão de muitos artificios para recuperar suas perdas e danos, cometendo com isso o maior dos crimes praticados contra humanidade, a INQUISIÇÃO, junto evidentemente ao HOLOCAUSTO. Não devemos esquecer senhores que, O VATICANO TEM STATUS DE NAÇÃO, e por isso mesmo possui uma vida financeira, social e política que precisa ser alimentada e mantida por alguém. Então pensemos na magnitude dessa concordata. vejo, além da questão religiosa, não menos importante que as que citei, pois é apenas o carro chefe das outras, objetivos escusos dos quais jamais teremos conhecimento. Creio sim, que o que estão chamando de concordata, nada mais é que mais uma forma do catolicismo resolver seus problemas a longo prazo. Neste caso, LONGO PRAZO=FILHOS, NETOS, BISNETOS. Sejamos maduros nação brasileira!
PUBLICIDADE

Últimas notícias
Mundo | ALEMANHA
Tumulto na Love Parade, na Alemanha, deixa mortos e feridos
Confusão aconteceu dentro de um túnel durante o festival de música eletrônica, que ocorreu em Duisburg neste ano
Sociedade | ESPORTE
Mano Menezes é o novo técnico da seleção brasileira
O técnico do Corinthians anunciou na manhã deste sábado (24) que aceitou o convite da CBF e deve ser apresentado oficialmente na segunda-feira (26)
Eleições 2010 | PESQUISA ELEITORAL
Dilma e Serra seguem empatados, diz Datafolha
O candidato do PSDB tem 37% das intenções de voto, contra 36% da petista. O empate técnico se repete no segundo turno, em que Dilma aparece 1 ponto percentual à frente de Serra
+lidas +comentadas +enviadas
1.A etiqueta do Facebook
2.O nebuloso mundo do PAC
3.Chávez e os ossos de Simon Bolívar
4.Viva melhor com menos sal
5.E se o colega não usa desodorante?
6.Ela é a Bruna Surfistinha
7.Casais perfeitos
8.Haverá luz no fim do túnel da impunidade?
9.Nossa Carreira - Max Gehringer
10.Angelina Jolie: "Sou viciada em adrenalina"
1.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
2.Vale a pena ver de novo, e de novo
3.E se o colega não usa desodorante?
4.Casais perfeitos
5.Desconhece-te a ti mesmo!
6.Nossa Carreira - Max Gehringer
7.Ela é a Bruna Surfistinha
8.Você é o repórter: faça sua pergunta para o apresentador Tiago Leifert
9.Nossa Intimidade - Ivan Martins
10.Dar palmada é crime, ignorância e covardia
1.Patrícia Amorim: “Aqui, o Bruno não joga mais”
2.Sexo, mentiras e vídeo na internet
3.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
4.Vale a pena ver de novo, e de novo
5.Nossa Carreira - Max Gehringer
6.O prazer delas ficou importante. Para eles
7.E se o colega não usa desodorante?
8.O sucesso do remake das novelas
9.O prazer de sofrer
10.Nossa Intimidade - Ivan Martins
1.Sexo, mentiras e vídeo na internet
2."Você não vai mais apanhar. Você vai morrer"
3.Patrícia Amorim: “Aqui, o Bruno não joga mais”
4.O cidadão do mundo
5.Ela é brega. Ela é diva. Ela é a Beyoncé...do Pará
6.José Goldemberg: “O Brasil quer a bomba atômica”
7.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
8.A voz do Brasil: um programa fora de sintonia
9.E Shrek viveu feliz... para sempre?
10.Pastor Sóstenes Apolos da Silva: "Nós vivemos de acordo com a Bíblia"
1.Haverá luz no fim do túnel da impunidade?
2.Dilma abre 8 pontos de vantagem de Serra, diz Vox Populi
3.O nebuloso mundo do PAC
4.A etiqueta do Facebook
5.Ela é a Bruna Surfistinha
6.Desconhece-te a ti mesmo!
7.Casais perfeitos
8.Dilma diz que participará apenas de 4 debates na TV
9.Chávez e os ossos de Simon Bolívar
10.Dar palmada é crime, ignorância e covardia
1.Haverá luz no fim do túnel da impunidade?
2.Você é o repórter: faça sua pergunta para o apresentador Tiago Leifert
3.Dilma abre 8 pontos de vantagem de Serra, diz Vox Populi
4.Ela é a Bruna Surfistinha
5.Dar palmada é crime, ignorância e covardia
6.Casais perfeitos
7.Vale a pena ver de novo, e de novo
8.O nebuloso mundo do PAC
9.A etiqueta do Facebook
10.Desconhece-te a ti mesmo!
1.Você é o repórter: faça sua pergunta para o apresentador Tiago Leifert
2.Dar palmada é crime, ignorância e covardia
3.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
4.Casais perfeitos
5.Desconhece-te a ti mesmo!
6.Patrícia Amorim: “Aqui, o Bruno não joga mais”
7.Haverá luz no fim do túnel da impunidade?
8.Anos 80 de novo
9.O prazer de sofrer
10.O prazer delas ficou importante. Para eles
1.Patrícia Amorim: “Aqui, o Bruno não joga mais”
2.Você é o repórter: faça sua pergunta para o apresentador Tiago Leifert
3.Sexo, mentiras e vídeo na internet
4.Dar palmada é crime, ignorância e covardia
5.O prazer de sofrer
6.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
7.Casais perfeitos
8.A nação rubro-negra e seus bad boys
9.Desconhece-te a ti mesmo!
10.Claudia Costin: "Prédio não educa. Quem educa é gente
1.Sexo, mentiras e vídeo na internet
2.Patrícia Amorim: “Aqui, o Bruno não joga mais”
3.Você é o repórter: faça sua pergunta para o apresentador Tiago Leifert
4.José Goldemberg: “O Brasil quer a bomba atômica”
5.A voz do Brasil: um programa fora de sintonia
6.Pastor Sóstenes Apolos da Silva: "Nós vivemos de acordo com a Bíblia"
7.Como usar a raiva a seu favor (Trecho)
8.Dar palmada é crime, ignorância e covardia
9.O goleiro, a namorada, o bebê e o Flamengo
10.Ela é brega. Ela é diva. Ela é a Beyoncé...do Pará
1.A etiqueta do Facebook
2.Viva melhor com menos sal
3.Casais perfeitos
4.Desconhece-te a ti mesmo!
5.Como afastar os jovens do mundo das drogas
6.O nebuloso mundo do PAC
7.Chávez e os ossos de Simon Bolívar
8.O Bem Amado: depois do teatro e da TV, chega a vez do cinema
9.Testamento vital
10.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
1.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
2.Desconhece-te a ti mesmo!
3.Casais perfeitos
4.Dar palmada é crime, ignorância e covardia
5.E se o colega não usa desodorante?
6.O prazer de sofrer
7.Um pula-pula para bebês
8.Sistema ajuda a identificar autismo em crianças pela voz
9.Como multiplicar as boas escolas
10.O prazer delas ficou importante. Para eles
1.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
2.Patrícia Amorim: “Aqui, o Bruno não joga mais”
3.Sexo, mentiras e vídeo na internet
4.Desconhece-te a ti mesmo!
5.O prazer de sofrer
6.Testamento vital
7.Sua casa está imune ao fogo?
8.A dentista que desafia o autismo
9.Tão jovem, tantas dívidas
10.Casais perfeitos
1.Sexo, mentiras e vídeo na internet
2.O cidadão do mundo
3.Um guaraná cor-de-rosa do Maranhão conquista a maior premiação mundial de design
4.Patrícia Amorim: “Aqui, o Bruno não joga mais”
5.Tão jovem, tantas dívidas
6.Pastor Sóstenes Apolos da Silva: "Nós vivemos de acordo com a Bíblia"
7.José Goldemberg: “O Brasil quer a bomba atômica”
8.Desconhece-te a ti mesmo!
9.Cartas de amor
10.A voz do Brasil: um programa fora de sintonia
24H 2 Dias 1 Semana 2 Semanas 1 Mês


Globoshopping+ produtosTV Sony Bravia LED 5...
Carrefour
à vista R$7.884,05
Multifuncional Epson...
Balão da informática
9 x R$30,59
Lav. Roupa GE Genera...
GIRAFA
12 x R$124,92
Perfume Blue Jeans G...
Sacks
11 x R$10,36

LINKS PATROCINADOS



Outras notícias
Mente Aberta | LIVROS
Paulo Coelho: "Minha busca espiritual passa por um questionamento diário"
O escritor fala sobre o lançamento de "O aleph", novo livro no qual relata sua busca espiritual

Mente Aberta | ANGELINA JOLIE
Angelina Jolie: "Sou viciada em adrenalina"
A atriz fala de projetos sociais, da criação dos filhos e do prazer de fazer filmes de ação. Entre seus planos está a sequência de "Salt", e a biografia de Cleópatra

Saúde & Bem Estar | SAÚDE
Viva melhor com menos sal
Com pequenas mudanças na dieta e os novos produtos da indústria, é possível vencer a hipertensão sem abrir mão de comer bem – e com prazer

Mais destaques Destaques - Clique nas setas para ver mais destaques
COBERTURA
Confira o especial da Copa do Mundo 2010
TECNOLOGIA
Foursquare, o novo queridinho da internet
SAÚDE
A saúde dos brasileiros piorou
DROGAS
Como afastar os jovens do mundo das drogas
ALIMENTOS
Comer mal é um vício ou temos escolha?
CORPO E MENTE
As mulheres saradas são realmente bonitas?
EDUCAÇÃO
Como se forma um bom aluno
CONSELHOS
O melhor conselho que recebi

HOME
BLOGS
COLUNAS
ESPECIAIS
REVISTA/@ EXTRAS
EDIÇÕES ANTERIORES
EXPEDIENTE
RSS
NOSSA MISSÃO
Copyright © 2010 - Editora Globo S/A Anuncie
Assine
Cadastre-se
Central do assinante
Outros Sites: Selecione... Auto Esporte Casa e Jardim Crescer Criativa Galileu Globo Livros Globo Rural Marie Claire Pequenas Empresas Quem Época Época NEGÓCIOS Época São Paulo Revista Fantástico Revista Monet
] Brasil

Ciência & Tecnologia

Mente Aberta

Mundo

Negócios & Carreira

Saúde & Bem-Estar

Sociedade

Vida Útil

Todas as Notícias

Big Close

Blog Animal

Blog do Planeta

Boca de Urna

Bombou na Web

Com Dilma

Com Marina

Com Serra

Diário do Centro do Mundo

Época de Copa

Fala, Brasil

Fala, Mundo

Faz Caber

Guilherme Fiuza

Mata-Mata

Mente Aberta

Mulher 7 por 7

O Filtro

Sexpedia

Sob a Lupa do Economista

Trabalho e Vida

Vamos Combinar

Viajologia

Vida Útil

Christopher Hitchens

Cristiane Segatto

Eliane Brum

Fareed Zakaria

Fernando Abrucio

Francine Lima

Ivan Martins

Luís Antônio Giron

Marcio Atalla

Mauro Halfeld

Max Gehringer

Nelito Fernandes

Paulo Guedes

Paulo Rabello de Castro

Peter Moon

Ruth de Aquino

Cop15

Copa do Mundo

Eleições 2010

Época Debate

GPTW

Mudanças Climáticas

Edições Anteriores

Edição da Semana





COPYRIGHT AUTORA DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas