sábado, 24 de julho de 2010

2012 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

FILOSOFIA
TEMAS E TEXTOS PARA FILOSOFIA

SINTA-SE BEM!
UMA VÍRGULA


Ela pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode aumentar o seu dinheiro ou sumir com ele.
R$ 23,4.
R$ 2,34.

Pode criar heróis ou minimizar esforço.

Isso só ele resolve.
Isso só, ele resolve.

Ela pode ser a perdição ou a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

Ela pode mudar uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Ela pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais:
"SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA".





* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...


______________

FONTE (ABI - Assoc.Brasil.Imprensa - Campanha dos 100 anos)



domingo, 18 de abril de 2010
PERIODOS DA HISTORIA DA FILOSOFIA

Marcadores: FILOSOFIA GERAL
A História da Filosofia, como toda divisão cronológica, é uma opção arbitrária de quem estabelece os pontos de ruptura para justificar as separações entre um período e outro. É claro que esta "arbitrariedade" está sustentada em algum princípio que permite aproximações entre temas, características e proposições dos autores. Neste caso, as periodizações da História da Filosofia devem ser buscadas nos critérios de quem as fez, mais do que nas relações dos próprios filósofos, que ao escreverem e muitas vezes dialogando com textos de antepassados não estavam preocupados em pertencer a um período específico.

As caracterizações de um determinado período são úteis para uma sistematização didática, mas como toda caracterização, ao mesmo tempo em que dá identidade e especificidade ao período que está sendo caracterizado, também serve para simplificar e reduzir um determinado pensamento ao período em que ele surge. Falar de características do pensamento filosófico de uma época é uma forma de encobrimento das diversidades que existem, mas ao mesmo tempo, a procura por estas características nos auxiliam na identificação da abordagem filosófica.

Dialogando entre uma caracterização geral e as particularidades de cada filósofo, a periodização que fazemos a seguir parte de algumas das principais obras de História da Filosofia e se aproxima das divisões clássicas da própria História: antiga, medieval, moderna e contemporânea. São breves exposições e referências a alguns dos nomes que serão tratados nos volumes seguintes deste trabalho.


FILOSOFIA ANTIGA
A Filosofia Antiga refere-se a um grupo diversificado e que se localiza desde o século VI a.c. na Jônia até os primeiros tempos da era cristã. Pela dimensão temporal podemos localizar temáticas díspares que são sistematizadas neste mesmo grupo. Entre estes grupos estão:

- os pré-socráticos ou físicos: os filósofos, desde Tales de Mileto, que se localizam antes de Sócrates e se interrogavam sobre a physis (natureza), daí o nome físicos. A preocupação deles sobre o princípio (a arché) da natureza, da ordem do mundo fez com que estabelecessem as primeiras elaborações à procura de um princípio lógico que explicasse a própria natureza.

- A Filosofia Socrática. Sócrates: é a figura central da Filosofia grega. Embora nunca tenha escrito nada foi a partir dele que as questões humanas superaram as preocupações sobre o princípio ordenador da natureza. Sócrates é uma figura emblemática por ter legado à Filosofia a figura do homem questionador, que procura conhecer, interrogando as pessoas que julgava sábias. Ele dialogava e interrogava as pessoas à exaustão, através da ironia e da maiêutica, as partes constitutivas do seu método dialético: inquiria para que as pessoas pudessem "dar a luz às idéias". Incorporou o lema de um oráculo ("Conhece-te a ti mesmo") como parte de sua tarefa e foi condenado à morte.

A Filosofia sistemática. Platão e Aristóteles são os dois principais nomes deste período: Platão foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Ele foi o primeiro a sistematizar uma obra filosófica em que expressa uma determinada concepção de mundo. Sua obra é marca da pela questão do conhecimento e a associação com a atividade política. A Filosofia é filha da cidade (pólis) e ao mesmo tempo está à sua margem, por isso, os diálogos platônicos expõem os temas de um debate articulado, através da argumentação, e do impulso que desperta o pensamento e o conhecimento autêntico (epistéme) que ultrapasse as aparências (doxa).
Aristóteles apresentou diferenças substantivas em relação a Platão. Sua obra apresenta, em seu próprio modo de escrever e na escolha dos temas, uma organização que expressa o objeto e os modelos de investigação que propõe. Obras como "Metafísica", "Física", "Política", "Organon", "Poética", "Ética" identificam percursos e temas de um trabalho de demonstração argumentativa em que o logos é sistematizado.

- Filosofias do helenismo: é o período de expansão da Filosofia a partir do domínio exercido pelos macedônios e depois pelos romanos. A Filosofia deixa de ser centrada no mundo grego e ultrapassa as antigas fronteiras da ética. Nesse período podemos identificar algumas correntes como o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo, o neoplatonismo.

- As primeiras elaborações da tradição cristã: embora haja um longo debate sobre a existência de uma Filosofia cristã, nos primeiros séculos da era cristã há uma disputa entre as tradições do helenismo e o Cristianismo nascente. Embora este não tenha um caráter especulativo como as Filosofias helenistas podemos identificar, sobretudo a partir dos apologistas do século lI, a tentativa de um diálogo entre a Fé e a Razão, para atrair os pagãos e a incorporação de princípios da exposição filosófica. O aprofundamento dessas relações marca a passagem do final do período antigo para o início do período medieval.



FILOSOFIA MEDIEVAL
A figura de Agostinho de Hipona é apresentada como um dos últimos representantes da Antiguidade e por outros como o primeiro representante da tradição medieval. Longe de esgotar este debate, nos interessa identificar que a obra de Santo Agostinho é o resultado de uma sistematização que foi muito útil para a afirmação dos ensinamentos do Cristianismo, combatendo os céticos, e retomando parte da elaboração platônica, sem, contudo, ser ele mesmo um platônico.

O período da Filosofia medieval foi marcado pela instauração dos debates, as disputas como o choque entre Nominalistas e Universalistas. Houve uma separação dos saberes e dois campos de conhecimento: a Teologia, que investigava sobre as questões relativas a Deus, vista como superior; e a Filosofia, que abrangia todos os outros saberes, inclusive as investigações sobre natureza, fazendo com que a Filosofia fosse um nome dado a um grande número de saberes.

Outro grande nome da Filosofia medieval foi o de Tomás de Aquino, um dos responsáveis pela cristianização do pensamento aristotélico e pela modernização das teorias do mundo cristão. A apropriação de conceitos como "motor primeiro imóvel" e a clareza da demonstração tomistas em que é exposta uma tese, seguida dos argumentos favoráveis e contrários e a refutação desses últimos, indicava a capacidade do mestre em organizar os argumentos e realizar as sínteses da sua religião e também da obra de Aristóteles.




FILOSOFIA MODERNA
A Filosofia do período moderno tem uma pulverização de temas e abordagens. O humanismo, desde o século XIV, propunha a revalorização dos textos da Antiguidade e a defesa de uma nova ordem política, na qual a ação seria um elemento fundamental. Esta redescoberta dos textos da Antiguidade representou uma nova perspectiva não apenas política, mas também metodológica, que permitiu uma nova leitura do texto, superando os debates da escolástica medieval.

Com este despertar a teoria política e científica ganhou novos ares e as transformações pelas quais passava o continente europeu entre os séculos XV-XVIII foi marcada por um movimento de novas elaborações filosóficas: Maquiavel, Montaigne, Erasmo, More, Galileu, Descartes e Locke são alguns nomes que marcaram a Filosofia do período.

As perguntas sobre os fundamentos da realidade eram revestidos de questionamentos sobre o que é o conhecer e o papel do que se passou a chamar de "sujeito moderno". Do "cogito" cartesiano aos princípios da experiência, passando pelas novas invenções, temos um panorama de algumas das questões de fundo naquele momento.

Ao longo de todo o século XVIII desenvolveu-se a escola Iluminista com suas críticas ao mundo do Antigo Regime. Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Diderot e outros elaboraram propostas que, muitas vezes, foram invocadas pelos revolucionários das 13 colônias inglesas ou da França.


FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Um filósofo do século XVIII (Hume) e outro da transição do XVIII para o XIX (Kant) estabelecem a grande crítica à metafísica que marca o início da Filosofia Contemporânea. O idealismo kantiano marcaria muitas formas de expressão da Filosofia contemporânea.

Porém, a partir do XIX é quase impossível estabelecer uma unidade efetiva para o pensamento filosófico. O pensamento hegeliano é duramente atacado pela obra de Karl Marx e Friedrich Engels. A idéia de que a Filosofia deveria transformar o mundo e não apenas interpretá-lo encontrava poderoso eco na obra da dupla Marx/Engels. Ao mesmo tempo, o pensamento mais conservador de sistematização do conhecimento surgia dos escritos de Augusto Comte e seu Positivismo, defendendo suas leis sociais e a necessidade da ordem para o progresso.

No XIX estão as origens do pensamento Existencialista que teria muita força no século seguinte. É impossível entender os fundamentos da obra de Jean-Paul Sartre se não se levar em conta os escritos anteriores de Kierkegaard. A liberdade humana, o papel da angústia, a liberdade e uma "existência que precede uma essência" estiveram presentes em pensamentos existencialistas no século XX.

Também no final do século XIX todo o sistema racional filosófico sofre duras críti­cas de Nietzsche e sua forma original de escrever Filosofia.

Além do já citado Existencialismo, o século XX é acompanhado pelo desenvolvimento da Escola de Frankfurt, que a partir do período entre guerras projetou os nomes de filósofos como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Walter Benja­min. Questões sobre estética, as funções da linguagem uma teoria crítica da cultura marcaram a produção desta escola.

_____________
FONTE (FREITAS NETO, J.A; KARNAL, L. O ensino de filosofia na escola pública do Estado de São Paulo. Vol. I, São Paulo:SEE, s/d, pp.24-27).
Contribuição: Prof. Fred Bandeira às 18:57
Reações:

2 comentários:
Anônimo disse...
essa fonte e segura

15 de maio de 2010 11:42
Prof. Fred Bandeira disse...
Boa tarde,
Ótima pergunta a sua e talvez eu tenha me esquecido de comentar que o blog somente trabalha com fontes seguras; caso contrário, de nada adiantariam as postagem se o/a leitor/a não as pudesse conferir pos si só.
O objetivo do blog é condensar em um só lugar, as várias informações de variadas fontes sobre um mesmo assunto: neste caso, a História da Filosofia. Muito obrigado por questionar.
Até mais.
Prof.Fred Bandeira

16 de maio de 2010 11:53

Postar um comentário



Links para esta postagem
Criar um link

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) Marcadores
ATIVIDADES 1º ANO (1)
ATIVIDADES 2º ANO (1)
ATIVIDADES 3º ANO (1)
BIOGRAFIAS (23)
FILOSOFIA 1º ANO (5)
FILOSOFIA 2º ANO (9)
FILOSOFIA 3º ANO (11)
FILOSOFIA GERAL (32)
MITOLOGIA (13)
SINTA-SE BEM (7)
SOCIOLOGIA 1º ANO (3)
SOCIOLOGIA 2º ANO (3)
SOCIOLOGIA 3º ANO (12)
VÍDEOS (21)
Arquivo do blog
▼ 2010 (66)
► Julho (1)
TERMOS FILOSOFICOS GREGOS
► Junho (10)
INDIVIDUO UTILITARISTA - Bentham, J
BARTHES, Roland
RICOUER, Paul
FOUCAULT, Michel
CONFISSOES (Santo Agostinho)
LIVRO: O QUE E SOCIOLOGIA
LOGICA - Logica simbolica
LOGICA - Logica dos conjuntos
ANTICRISTO (Nietzsche)
MITOS, LINGUAGEM E SOCIEDADE
► Maio (14)
AULA (INTRODUCAO) - BARTHES, R.
RESENHA: O que e sociologia (MARTINS, C.B.)
SER DE NATURA X SER DE CULTURA
EDUCACAO DO JOVEM ATENIENSE
USO DO CINTO DE SEGURANCA
TV E RELACIONAMENTO
LINDA MEU BEM
CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO
MAIEUTICA
DESCARTES, René
PROVA BIMESTRAL
PROVA BIMESTRAL
PROVA BIMESTRAL
GRAMSCI, Antonio
▼ Abril (20)
TRANFORMACOES, DAS - Nietzsche
EU DECIDI QUE...
DONO DE SI - ARISTOTELES
PROCURA-SE UM AMANTE
PERIODOS DA HISTORIA DA FILOSOFIA
ROBINSON CURSOE - EXCERTO
HOMO SAPIENS, HOMO DESTRUENS
COMENTARIO AO CANTICO DO FREI SOL
CANTICO DO FREI SOL
MINHAS FILOSOFIAS FAVORITAS
GORDINHO
MAURITS CORNELIS ESCHER
OBRAS DE ESCHER
DANIEL DEFOE
CIDADANIA MODERNA: DIREITOS SOCIAIS NA LINHA DO TE...
CIDADANIA MODERNA: DIREITOS SOCIAIS
CIDADANIA MODERNA: DIREITOS POLÍTICOS
CIDADANIA MODERNA: DIREITOS CIVIS E A DECLARACAO D...
CIDADANIA MODERNA: DIREITOS CIVIS E A CONSTITUICAO...
CIDADANIA MODERNA: DIREITOS CIVIS
► Março (5)
MORTE DE SÓCRATES, A
OS 10 MANDAMENTOS DA ECOLOGIA
ARVORE DO SABER, Descartes
MULHERES DE ATENAS
NACIREMA, OS
► Fevereiro (13)
► Janeiro (3)
► 2009 (74)
► Dezembro (34)
► Novembro (40)
Quem sou eu

Prof. Fred Bandeira
Sou um paixonado pela vida; porque nela conheci a Filosofia; através dela, alcanço o pensamentos; a partir deles, aprendo a vida, que só me foi possível no seio de minha família, de onde admiro aqueles/aquelas que se superaram, isto é, aprenderam a viver e a pensar a vida.
Visualizar meu perfil completo
Recent Comments

Seguidores




COPYRIGHT FRED BANDEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas