sábado, 24 de julho de 2010

1990 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Educação e Referência > Nível Fundamental e Médio > Perguntas respondidas rafinha Membro desde:
05 de Julho de 2009
Total de pontos:
122 (Nível 1)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
O surgimento da filosofia?
preciso desse tema mas com mais ou menos cinco paginas de explicação por favor ...
4 meses atrás
Denuncie
by Scarlet
Membro desde:
19 de Abril de 2008
Total de pontos:
256724 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
1. Não é fácil definir a filosofia. Nunca o foi. O seu conteúdo tem variado ao longo dos tempos, nomeadamente com o entendimento que cada filósofo faz da mesma.

A palavra é formada pelas palavras "philos" e "sophia" que significam "amor à sabedoria". Foi Pitágoras que no século VI a.C. a utilizou pela primeira vez, para designar os homens que procuravam a sabedoria, separando-os assim dos deuses que a possuíam.

2. A filosofia surgiu historicamente nas antigas colónias gregas da Ásia Menor no século VI a.C. Os primeiros filósofos substituíram as narrações mítico-religiosas do cosmos, por explicações racionais, partindo de um conjunto de ideias que farão parte da tradição filosófica:

- A convicção que na natureza as coisas não acontecem a acaso, mas obedecem a uma necessidade que determina o quando e o como de acontecerem.

- A convicção que o homem possui uma faculdade que lhes permite aceder à verdade, ultrapassando as aparências dos sentidos ou as ideias correntes.

- A convicção que por detrás da multiplicidade e mudança permanente das coisas subjaz uma ordem oculta que tudo determina.

3.Embora o filósofo seja aquele que procura o saber, a verdade é que rapidamente os primeiros filósofos se convenceram que já possuíam esse saber. Entre o século VI a.C. e o século XVII, predominou a concepção da filosofia como o verdadeiro saber. A verdade revelada pela filosofia era única, eterna e irrefutável. O filósofo era aquele que se erguia a cima do seu tempo, e contemplando a verdade das coisas a revelava aos homens.

Neste período não existia uma separação entre a filosofia e a ciência. O filósofo era o verdadeiro sábio e dominava todos os saberes particulares que constituíam as várias ciências. A filosofia assumia frequentemente uma dimensão sincrética.

4. A grande ruptura com esta concepção de filosofia ( a "philosophia perenis") ocorreu por volta do século XVII. Foi então que surgiu a ciência moderna, cujo melhor exemplo era dado pela física experimental, criada por Galileu Galilei. A ciência rapidamente se separou da filosofia, impulsionada pelos seus métodos de investigação: Para a formulação de teorias explicativas da realidade exigia que a validação destas fosse feita através de provas que fossem universalmente verificáveis. As provas dadas na filosofia resumiam-se apenas a argumentos mas ou menos consensuais. Ao longo dos tempos muitos ramos da filosofia foram-se transformando em novas ciências.

5. À medida que a ciência moderna se impunha como a única forma de conhecimento válida, porque baseada em factos verificáveis universalmente, mais se questionava o lugar da filosofia. Qual a sua importância? Qual sua finalidade? Desde o século XVII muitos lugares tem sido apontados para a filosofia, como por exemplo:

- Espaço de reflexão sobre as grandes questões que a ciência não dá uma resposta. O campo da filosofia restringe-se, para muitos autores, aquilo que não pode ser objecto de um conhecimento exacto, científico. A filosofia teria assim um caracter residual face à ciência.

- Espaço de organização de sínteses sobre os diferentes saberes particulares.

- Espaço de problematização, onde se reflecte de uma forma descomprometida sobre as coisas.

- Espaço de reflexão sobre a linguagem, nomeadamente sobre a linguagem científica, de modo a evitar a criação de falsos problemas e desfazer os existentes.

6.Apesar da procura da compreensão da totalidade, ser uma das características mais comuns às diferentes filosofias, a verdade é que se foram definindo diversas áreas de investigação, as denominadas disciplinas filosóficas.
Fonte(s):
http://afilosofia.no.sapo.pt/10filosofia…
4 meses atrás
57% 4 Votos
Denuncie
Barra de Ações 0 estrelas - marque esta como Interessante! Quem marcou como interessante?
Seja o primeiro a marcar esta pergunta como interessante!
E-mail
Comentário (0)
Salvar
Marcar como favorita
Salvar no Yahoo! Favoritos

Adicionar ao Meu Yahoo!

RSS
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (1)
by Gloria Gomes
Membro desde:
03 de Setembro de 2009
Total de pontos:
30578 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta 60%3160 respostas
Marca: Membro desde: 03 de Setembro de 2009
Total de Pontos: 30578 (Nível 7)
Pontos ganhos na semana: 690
Adicionar amigo(a)
Bloquear
No período em que se estudavam os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado existiam várias formas de tornar compreensíveis o surgimento de todas as coisas.

Houve um momento em que tais explicações deixaram de ser suficientes para levar as pessoas, seja por meio da razão ou de provas incontestáveis, a acreditarem em tais explicações.

Surgiu então a filosofia>, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia – ciência que estudava os mitos – já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.

Apesar das contradições da mitologia, a filosofia nasceu fortalecida por fatos históricos que aconteceram e contribuíram para esclarecer as diversas modificações ocorridas.

Os fatos históricos acima citados e que fortaleceram o avanço da filosofia foram:

* Viagens marítimas – navegando por territórios antes desconhecidos os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses em outras regiões, como sugeria a mitologia e sim seres humanos. Também concluíram que os mares não eram moradia de monstros e outros seres. Com as viagens o mundo perdeu seu caráter mítico ou lendário, os exploradores descobriram um mundo repleto de belezas e conhecimentos, seu surgimento foi sendo esclarecido pouco a pouco, mistério este que a mitologia já não conseguia explicar.

* Invenção do calendário – Os gregos aprenderam que era possível contar o tempo das estações do ano, definindo quando e de que forma aconteciam as mudanças do clima e do dia, notando que o tempo passava por transformações espontaneamente e não por intervenções divinas.

* Invenção da moeda – Os gregos aprenderam a a arte de negociar, não mais se efetuava a venda de uma mercadoria aceitando como pagamento a troca por mercadoria semelhante, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca.

* Surgimento da vida urbana – O desenvolvimento da cidade trouxe aos gregos uma situação financeira mais igualitária, o prestígio social que antes era benefício de apenas algumas famílias diminuiu, assim como o prestígio que detinham. As artes ganharam patrocinadores, estimulando assim o surgimento de novos artistas. Invenção da escrita alfabética – O uso do alfabeto fez com que os gregos se expressassem de forma mais clara, colaborando para que suas idéias fossem melhor compreendidas e difundidas pelo mundo afora, levando a sabedoria as pessoas.

* Invenção da política – Surgiram novas fontes de informação, a lei passou a abranger muitas outras coisas e chegou até as pessoas, criou-se uma área pública voltada para discuros e debates, local no qual os gregos debatiam e propagavam suas idéias a respeito da política.

A filosofia chegou timidamente, tentando mostrar a humanidade que o mundo não era perigoso e cheio de monstros como a mitologia pregava e aos poucos vêm conquistando seu espaço, avançando cada vez mais nas profundezas do saber.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga foram:

- Heróis : criaturas mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplo : Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que residiam nos campos e bosques, irradiando alegria e felicidade por onde passavam.
- Sátiros : vulto com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo constituído por metade homem metade cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo em formato de peixe, seduziam os marinheiros com seus cantos fascinantes.
- Górgonas : espécie feminina, com formato de monstros e cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : combinação de leão com cabra, lançavam fogo pelas ventas.

Os principais deuses foram:

* Zeus – divindade de todos os deuses, senhoril do Céu.
* Afrodite – diva do amor, sexo e beleza.
* Poseidon – divo dos mares
* Hades – deus dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
* Hera – deidade dos casamentos e da maternidade.
* Apolo – divindade da luz e das obras de artes.
* Artemis – diva da caça.
* Ares – divindade da guerra..
* Atena – deidade da saber e da paz. Benfeitora da cidade de Atenas
* Hermes – divo que representava o comércio e as comunicações
* Hefestos – deus do fogo e do trabalho.
Ok bjs
Gloria
4 meses atrás
29% 2 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie Perguntas abertas em Nível Fundamental e Médio
Todas as formas abaixo expressam um tamanho menor que o normal,exceto:?
A classe de palavras que é empregada para exprimir estados emotivos:?
Dos verbos abaixo apenas um é regular,identifique-o:?
A flexão do numero incorreto é:?
Perguntas resolvidas em Nível Fundamental e Médio
Vou fazer o enem o que eu devo estudar?
Alguem me Ensina um Pouco Detalhadamente Sobre a Frações de Cancelamento ?
Cefet, o que devo fazer?
Enem 2010 proposta de Redação dicas?
PUBLICIDADE

Categorias
Todas as categorias
Educação e Referência
Ajuda para Lição de Casa Caça-palavras Citações Conhecimentos Gerais Educação Doméstica Educação Especial Ensino e Instrução Estudos no Exterior Financiamento Estudantil Nível Fundamental e Médio Nível Superior Outras - Educação Pré-Escola Testes e Padrões
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade


COPYRIGHT YAHOO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas