sábado, 24 de julho de 2010

1967 - HISTÓRIA DQA FILOSOFIA

LOG de MSNHome Sobre Contato Mapa Purgatório Blogroll Termos e condições




O que é Filosofia e para quê serve – reflexões da reflexão
Escrito por adv on 25 de novembro de 2007 – 13:12 -




André entrega flores e uma carta de amor a Carol, dizem que André ama Carol. Jânio diz que é um homem livre justificando tal conquista graças à democracia do seu país. Laura diz que o namorado acusa-a de ser muito subjetiva e pede que ela seja mais objetiva como ele. Dizem que os seres humanos são seres sociais, políticos, seguem normas de conduta, leis, são racionais, possuem valores religiosos, artísticos, etc. Uma infinidade de elementos que fazem parte do nosso cotidiano são silenciosamente aceitas como óbvias.

Qualificamos e quantificamos as coisas. Mas ao invés de aceitar as coisas como dadas e prontas, como verdades ou mentiras, loucuras ou reais, boas ou más, etc., se perguntássemos por que André gosta de Carol? O que faz alguém gostar de outra pessoa? O que é o amor? O que é democracia? Como e por quê surgiu? O que é subjetividade e objetividade? É possível sermos objetivos? O que é ser racional? Por que acreditamos em valores? Como surgem os valores?…etc. – Uma infinitude de indagações como estas afastam o homem da vida cotidiana e das coisas tidas como óbvias para a reflexão, aproxima-o do que chamamos de adotar uma atitude filosófica.

Ao perguntarmos o que é Filosofia, Chauí (1995) nos responde que poderia ser a decisão de não aceitar as coisas como óbvias, as idéias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos; em síntese, Filosofia pode ser definida como a não aceitação dos elementos da existência humana sem antes havê-los investigados e compreendidos.

Atitude Filosófica
A atitude filosófica têm duas características, uma negativa e outra positiva. A negativa é dizer não ao senso comum, ao que é pré-concebido no cotidiano e tido como verdades aceitas porque todo mundo diz e pensa. A positiva é a interrogação sobre os elementos do cotidiano e da existência: O que é? Por que é? Como é?

Juntas, essas duas características da atitude filosófica constituem o que os filósofos chamam de atitude crítica ou pensamento crítico. Atitude crítica pode ser compreendida como tomar distância do nosso mundo costumeiro olhando-o como se nunca tivéssemos visto antes.

Para que a Filosofia?
Muito cultuada entre os gregos da Antiga Grécia, hoje é comum encontrarmos pessoas dizendo que Filosofia é uma inutilidade; que o filósofo é aquele que fica pensando e dizendo coisas que ninguém entende. Tais estultices encontram suas razões no tecnicismo, feto não abortado do mundo Globalizado que costuma atribuir a razão de existência das coisas somente se elas tiverem utilidade à favor do acúmulo de riqueza e, fundamentalmente, seja a curto prazo.

Todos querem ver a utilidade da Ciência à curto prazo. Os resultados cultuados como bons são aqueles que podem ser empíricos e imediatos. As ciências no mundo globalizante têm as pretensões de acreditarem na existência da verdade, das técnicas e metodologias corretas e na tecnologia como status de racionalidade.

Perdem de vista que a Filosofia é a mais antiga de todas as Ciências. Todos os campos dos saberes têm sua gênese na Filosofia. A Ciência parte de questões já formuladas e respondidas pela Filosofia. Tais respostas encontradas não devem ser tidas enquanto verdades absolutas, mas como algo tido como uma representação válida para o fenômeno – do contrário cairia no senso comum das coisas tidas como óbvias.

Fora da Ciência, a Filosofia pode ser uma fonte de conhecimento que pode nos ensinar muito. Uma arte do bem-viver que questiona e tráz respostas que podem nos servir para conviver em melhor harmonia e honestidade com outros seres humanos.

Reflexão Filosófica
Outro elemento da Filosofia é o movimento de volta sobre si mesmo (dialeticidade). O pensamento surge e interroga a si mesmo. Indagando como é possível o próprio pensamento. Este movimento de indagar a si próprio, é reconhecida na Filosofia enquanto reflexão filosófica radical, que se organiza em três conjuntos de questões, descritos por Chauí (1995) como:

Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? (motivos, causas e razões)
O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? (conteúdo e sentido)
Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? (intenção e finalidade)
Diferentemente da atitude filosófica que se dirige ao mundo que nos rodeia, indagando a essência, a significação e a origem de todas as coisas, a reflexão filosófica aponta seu pensamento aos seres humanos no ato da reflexão, perguntando sobre a capacidade e finalidade humana para agir e conhecer.

Filosofia é diferente de “filosofias”
Retomando a arte do bem-viver atribuída à Filosofia, podemos dizer que existem várias “filosofias”: a filosofia hindú, budista, religiosa, chinesa, etc. Tais filosofias, também perguntam o quê, o como e o por quê. Além de possuir uma reflexão, embora não seja a radical. – Então, o que distancia a Filosofia das “filosofias”?

As outras filosofias têm por trás uma entidade – ou entidades – que guia o homem e que dá significado e gênese as coisas. Tomando por exemplo o Cristianismo, verificamos que eles também estão em busca de uma comprensão do Universo, no entanto, se faz pela fé e na confiança em uma sabedoria divina inquestionável; ao contrário da Filosofia que é sistemática e busca as respostas através do esforço racional. Buscando um encadeamento lógico com exigência de fundamentação e, fundalmentalmente, o movimento de questionar as próprias idéias.

Portanto, reservamos o termo Filosofia para um método próprio de pensamento pautado no racionalismo; o confuncionismo, o Yin e o Yang, o mantra, as auras piramidais entre outras, são erroneamente chamadas de “filosofias”, cabendo a elas o termo “sabedoria”.

Epílogo
Acredito que o breve exposto não é o suficiente para atribuir utilidade à Filosofia em um momento histórico onde ela é sinônimo de inutilidade. Mas o que é útil? – Se tomarmos o senso comum no pós-modernismo, verificaremos que o útil é o que tráz riqueza e prestígio.

Filosofia não é uma ciência, não é história, não é política, não é arte, não é psicologia e nem sociologia; é uma reflexão crítica das ciências, dos acontecimentos no espaço e no tempo, das origens e natureza das formas de poder, dos sentidos e significados artísticos, dos conceitos e metodologias da psicologia, da sociologia e de todas as ciências. Filosofia é o conhecimento do conhecimento, situada em vários momentos históricos da humanidade.

Para Nietzsche é uma forma libertária do ser, superando os calabouços dos valores até então construídos. Para Schopenhauer, é uma forma de superação da dor e sofrimento da existência. Para Marx a filosofia deveria transformar o mundo trazendo justiça e felicidade para os seres humanos, em detrimento da filosofia que busca apenas conhecer o mundo. E no berço filosófico, encontramos Platão que definia a Filosofia como um saber verdadeiro para ser usado em benefício aos seres humanos.

Entre tantos significados e interpretações filosóficas diferentes, o útil da Filosofia você saberá se achar que for útil abandonar os preconceitos e crenças impregnados no senso comum e nas formas ideológicas que definem os elementos da vida e do mundo a favor de uns em detrimento dos outros.

Referências bibligráficas:
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e Representação. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2001.

* imagem da escultura “O Pensador” (Rodin – 1882)



Compartilhe:

Postado em Filosofando | Comentários (146)

Leia também:
Redação do vestibular Fuvest 2008 – que correção você faz da sua?
O que é o Humanismo que surgiu no Renascimento
As marteladas de Nietzsche: desconstruindo preconceitos
A morte de Sócrates e a importância do seu pensamento
A neutralidade e a objetividade do positivismo – piadas de mau gosto ou ciência?





Fechar
Esqueceu a senha?
Por favor coloque o seu email: Envie-me minha senha! Fechar mensagem
Logar Este post do blogTodos os posts do blogAssine os comentários de posts deste blog através...

Feed RSS

Assine via email

Assinar Assine os comentários deste blog através...

Feed RSS

Assine via email

Assinar Seguir a discussão Comments (146)
Logando... Fechar
Logar no IntenseDebate

Or create an account

Usuário ou Email: Senha:
Esqueceu o seu login?
OpenID Cancelar Logar Fechar WordPress.com
Usuário ou Email: Senha:
Lost your password?
Cancelar Logar Fechar
Logar com o seu OpenID

Ou crie uma conta usando o OpenID

URL OpenID: Voltar Cancelar Logar Painel | Editar perfil | Sair Logado como
Admin Options

Disable comments for this page

Save Settings

Classificar por: Data Classificação Última Atividade

Carregando comentários...
O que é Filosofia e para quê serve? - Reflexões da reflexão | LOG de MSN...

Trackback de Junior via Rec6

breve exposto sobre os principais princípios da Filosofia e uma reflexão da inserção desta no mundo pós-moderno...
O que é Filosofia e para quê serve? - Reflexões da reflexão | LOG de MSN...

breve exposto sobre os principais princípios da Filosofia e uma reflexão da inserção desta no mundo pós-moderno...
O que Filosofia e para qu serve? - Reflexes da reflexo | LOG de MSN...

Trackback de domelhor.net

breve exposto sobre os principais princpios da Filosofia e uma reflexo da insero desta no mundo ps-moderno...
0 Votar positivo Votar negativo Filósofo Cris · 138 semanas atrás
Muito bom texto!

Bastante conveniente a oportunidade de chamar a atenção para a relevância da Filosofia. Filosofia não consiste em divagações tolas, ao contrário, ela busca explicar o que representamos neste imenso universo, como funciona a natureza, quais são as leis que regem o funcionamento desta, sobretudo ela aplica a responder a indagação presente desde os primeiros instantes de existência da humanidade: "o que o homem deve fazer para ter uma vida feliz"? E como cristão, tenho uma resposta bíblica para a pergunta.

Como se vê Filosofia é prática, deve ser vivenciada no cotidiano. Ademais, a Filosofia é acessível a qualquer pessoa, pois para filosofar é necessário apenas um requisito: ter senso crítico, ou raciocionar e razão é, segundo Socrátes, algo inato a todos os seres humanos.

Aos que discordam, lamento informar-lhes, não obstante vocês estam equivocados. Filosofar é imprescindível!

Abraço.

Filósofo Cristão Responder
1 resposta · ativo 23 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo · 127 semanas atrás
o que éfilosofia

eu estou na quarta série do bom jesus agua verde estou na turma quarta sétima e hoje tenho aula de filosofia e ainda nao sei o que é esse treco se vc querem me procurar estou na turma quarta sétima me chamo giovanna e o meu sobrenome é calabrese villa nueva e o meu telefone é 30134573 e moro em curitiba.

eu moro no prédio na frente do clube curitibano Responder
0 respostas · ativo 28 semanas atrás
-2 Votar positivo Votar negativo antonio · 127 semanas atrás
obrigado Responder
1 resposta · ativo 15 semanas atrás
-3 Votar positivo Votar negativo Alice · 126 semanas atrás
Quando eu leio filosofia eu penso em inúmeras hipóteses a respeito do que eu estou lendo

Mas,nunca chego a um concensso

Sou primeiro ano do ISBA e tenho aula de filosofia e estou visitando alguns sites de busca que possam me dar mais clareza a respeito do que é filosofia

Muito bem elaborado esse texto

e obrigada xD Responder
0 respostas · ativo 126 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo adv · 126 semanas atrás
Olá Alice, então vocÊ deve estar no caminho certo, pois não é para chegar a um concesso; Filosofia é o tipo de coisa que vocÊ lê para surgir inúmeras dúvidas a mais, pois, a medida que lemos entramos em contato com uma realidade contraditória que até então acreditávamos... ;) Responder
0 respostas · ativo 126 semanas atrás
-2 Votar positivo Votar negativo Matheus XD · 126 semanas atrás
testo muito bom pelo menos vai me ajudar no meu discurso de filoso ia na sala de aula XD Responder
0 respostas · ativo 126 semanas atrás
-2 Votar positivo Votar negativo Matheus XD · 126 semanas atrás
mas na verdade muito bom o testo Responder
0 respostas · ativo 126 semanas atrás
0 Votar positivo Votar negativo juliana · 126 semanas atrás
filosofia é apenas saber da vida e passados dos grandes altores do mundo?um grande abraço para todos...................... Responder
0 respostas · ativo 126 semanas atrás
0 Votar positivo Votar negativo juliana · 126 semanas atrás
filosofia é apenas saber da vida e passado dos altores? Responder
0 respostas · ativo 126 semanas atrás
0 Votar positivo Votar negativo lula · 126 semanas atrás
adv Diz:

Fevereiro 16th, 2008 at 15:48

Olá Alice, então vocÊ deve estar no caminho certo, pois não é para chegar a um concesso; Filosofia é o tipo de coisa que vocÊ lê para surgir inúmeras dúvidas a mais, pois, a medida que lemos entramos em contato com uma realidade contraditória que até então acreditávamos… Responder
0 respostas · ativo 126 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo allessandra · 125 semanas atrás
aiai...ai meu deus...

eu naum cosigo entender a filosofia...

i tenho q fase um ressumo sobre oq é a filosofia =(

como q eu vou fase um resumo di uma coisa q eu naum sei oq é?

alguem pode me ajuda?

brigado...[:d] Responder
0 respostas · ativo 125 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo VAGNE · 125 semanas atrás
eu qri q vc falace + sobre o amor , a amizade Responder
0 respostas · ativo 125 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo adv · 125 semanas atrás
Re.: Vagner

Há mais conteúdos sobre amor, digite a palavra no "busca" do site ok Responder
0 respostas · ativo 125 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo adv · 125 semanas atrás
Re.: Leyla

É por aí, pensamentos e ações ;) Responder
0 respostas · ativo 125 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo Pâmela Silva · 125 semanas atrás
Para mim filosofia e um modo de sabermos o que aconteceu no passado e se é verdade, por que á muitas pesoas que disem coisas que não e verdade, é também um jeito de conhecermos mais o passado. Responder
1 resposta · ativo 125 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo Neto · 124 semanas atrás
Ola! Sou aluno de Jornalismo e estou estudando filosofia.

Uma coisa muito complicada é defini-la.

Entre tantos significados à Filosofia faz com que busquemos pensar sobre a vida moral, para aprender com o mundo. De modo sábio!!! Responder
0 respostas · ativo 124 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo Andressa · 124 semanas atrás
filosofia é um conhecimento racional, tudo consiste em saber o pq e aonde está acontecendo isso, e graças a curiosidade do ser humano estamos em um mundo mais avaçado.

Com a tecnologia em nosso dia-a-dia está facilitando a vida, mas os porquês ñ vão parar por aí, é agora q temos q nos perguntarmos e ter sede de conhecimento mas que possamos caminhar junto com esse mndo tão avançado! Responder
0 respostas · ativo 124 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo sicrana · 123 semanas atrás
QUE BESTEIRA! Responder
1 resposta · ativo 20 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo daiana da rosa · 123 semanas atrás
olha eu nao consigui entender ainda sobre oque se trata a FILOSOFIA queria pedir que se especifique mais o conteudo ANTENCIOSAMENTE

DAIANA DA SILVA DA ROSA Responder
0 respostas · ativo 123 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo junior · 123 semanas atrás
Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia que – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar, ao invés de parar e ficar pastando feito cordeirinhos mansos à espera do abate.Então gente vamos parar de só olhar para frente é ver o que esta acontecendo envolta da nossa sociedade! Responder
0 respostas · ativo 123 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo adv · 123 semanas atrás
Olá Júnior, muito bom seu comentário. Utopias é o inalcançável que serve para que possamos caminhar mesmo ;) Responder
0 respostas · ativo 123 semanas atrás
-1 Votar positivo Votar negativo Dailane Barbosa · 122 semanas atrás
Filosofia é a inquietação gerada pela curiosidade do ser humano em compeender e questionar os valores e a interpretação de sua própria realidade.De refletir idéias ou descutir sobre as visões do mundo ! Responder
0 respostas · ativo 122 semanas atrás
123456Next »
Postar um novo comentário
Digite o texto aqui!
Comentar como Visitante, ou logar:
Logar no IntenseDebateLogin to WordPress.comLogar no OpenIDVoltar
Nome Email Website (opcional)
Mostrar junto aos seus comentários.

Não mostrado publicamente.

Se você tem um website, linke para ele aqui.

URL OpenID
Comentar como Visitante ou logar usando o OpenID

Postando anonimamente.

Twittar este comentário

Enviar Comentário Assinar Nada Respostas Todos os novos comentários
Comments by IntenseDebate

Digite o texto aqui!
Responder como Visitante, ou login:
Logar no IntenseDebateLogin to WordPress.comLogar no OpenIDVoltar
Nome Email Website (opcional)
Mostrar junto aos seus comentários.

Não mostrado publicamente.

Se você tem um website, linke para ele aqui.

URL OpenID
Comentar como Visitante ou logar usando o OpenID
Postando anonimamente.

Twittar este comentário

Cancelar Enviar Comentário Assinar Nada Respostas Todos os novos comentários
Loading IntenseDebate Comments...
This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários (146)
Junior via Rec6 Diz:
novembro 25th, 2007 at 13:22
O que é Filosofia e para quê serve? – Reflexões da reflexão | LOG de MSN…

breve exposto sobre os principais princípios da Filosofia e uma reflexão da inserção desta no mundo pós-moderno…

Anônimo Diz:
novembro 25th, 2007 at 13:22
O que é Filosofia e para quê serve? – Reflexões da reflexão | LOG de MSN…

breve exposto sobre os principais princípios da Filosofia e uma reflexão da inserção desta no mundo pós-moderno…

domelhor.net Diz:
novembro 25th, 2007 at 13:23
O que Filosofia e para qu serve? – Reflexes da reflexo | LOG de MSN…

breve exposto sobre os principais princpios da Filosofia e uma reflexo da insero desta no mundo ps-moderno…

Filósofo Cristão Diz:
novembro 25th, 2007 at 16:11
Muito bom texto!
Bastante conveniente a oportunidade de chamar a atenção para a relevância da Filosofia. Filosofia não consiste em divagações tolas, ao contrário, ela busca explicar o que representamos neste imenso universo, como funciona a natureza, quais são as leis que regem o funcionamento desta, sobretudo ela aplica a responder a indagação presente desde os primeiros instantes de existência da humanidade: “o que o homem deve fazer para ter uma vida feliz”? E como cristão, tenho uma resposta bíblica para a pergunta.
Como se vê Filosofia é prática, deve ser vivenciada no cotidiano. Ademais, a Filosofia é acessível a qualquer pessoa, pois para filosofar é necessário apenas um requisito: ter senso crítico, ou raciocionar e razão é, segundo Socrátes, algo inato a todos os seres humanos.
Aos que discordam, lamento informar-lhes, não obstante vocês estam equivocados. Filosofar é imprescindível!
Abraço.

Filósofo Cristão

Anônimo Diz:
fevereiro 14th, 2008 at 11:28
o que éfilosofia
eu estou na quarta série do bom jesus agua verde estou na turma quarta sétima e hoje tenho aula de filosofia e ainda nao sei o que é esse treco se vc querem me procurar estou na turma quarta sétima me chamo giovanna e o meu sobrenome é calabrese villa nueva e o meu telefone é 30134573 e moro em curitiba.
eu moro no prédio na frente do clube curitibano

antonio Diz:
fevereiro 15th, 2008 at 12:31
obrigado

Alice Diz:
fevereiro 16th, 2008 at 14:39
Quando eu leio filosofia eu penso em inúmeras hipóteses a respeito do que eu estou lendo
Mas,nunca chego a um concensso
Sou primeiro ano do ISBA e tenho aula de filosofia e estou visitando alguns sites de busca que possam me dar mais clareza a respeito do que é filosofia
Muito bem elaborado esse texto
e obrigada xD

adv Diz:
fevereiro 16th, 2008 at 15:48
Olá Alice, então vocÊ deve estar no caminho certo, pois não é para chegar a um concesso; Filosofia é o tipo de coisa que vocÊ lê para surgir inúmeras dúvidas a mais, pois, a medida que lemos entramos em contato com uma realidade contraditória que até então acreditávamos…

Matheus XD Diz:
fevereiro 17th, 2008 at 10:32
testo muito bom pelo menos vai me ajudar no meu discurso de filoso ia na sala de aula XD

Matheus XD Diz:
fevereiro 17th, 2008 at 10:32
mas na verdade muito bom o testo

juliana Diz:
fevereiro 20th, 2008 at 14:08
filosofia é apenas saber da vida e passados dos grandes altores do mundo?um grande abraço para todos………………….

juliana Diz:
fevereiro 20th, 2008 at 14:09
filosofia é apenas saber da vida e passado dos altores?

lula Diz:
fevereiro 20th, 2008 at 15:29
adv Diz:
Fevereiro 16th, 2008 at 15:48
Olá Alice, então vocÊ deve estar no caminho certo, pois não é para chegar a um concesso; Filosofia é o tipo de coisa que vocÊ lê para surgir inúmeras dúvidas a mais, pois, a medida que lemos entramos em contato com uma realidade contraditória que até então acreditávamos…

allessandra Diz:
fevereiro 24th, 2008 at 22:32
aiai…ai meu deus…

eu naum cosigo entender a filosofia…

i tenho q fase um ressumo sobre oq é a filosofia =(

como q eu vou fase um resumo di uma coisa q eu naum sei oq é?

alguem pode me ajuda?

brigado…[:d]

VAGNE Diz:
fevereiro 25th, 2008 at 12:09
eu qri q vc falace + sobre o amor , a amizade

adv Diz:
fevereiro 25th, 2008 at 14:13
Re.: Vagner

Há mais conteúdos sobre amor, digite a palavra no “busca” do site ok

adv Diz:
fevereiro 25th, 2008 at 14:17
Re.: Leyla

É por aí, pensamentos e ações

Pâmela Silva Diz:
fevereiro 28th, 2008 at 16:52
Para mim filosofia e um modo de sabermos o que aconteceu no passado e se é verdade, por que á muitas pesoas que disem coisas que não e verdade, é também um jeito de conhecermos mais o passado.

Neto Diz:
março 1st, 2008 at 12:43
Ola! Sou aluno de Jornalismo e estou estudando filosofia.
Uma coisa muito complicada é defini-la.
Entre tantos significados à Filosofia faz com que busquemos pensar sobre a vida moral, para aprender com o mundo. De modo sábio!!!

Andressa Diz:
março 2nd, 2008 at 16:56
filosofia é um conhecimento racional, tudo consiste em saber o pq e aonde está acontecendo isso, e graças a curiosidade do ser humano estamos em um mundo mais avaçado.
Com a tecnologia em nosso dia-a-dia está facilitando a vida, mas os porquês ñ vão parar por aí, é agora q temos q nos perguntarmos e ter sede de conhecimento mas que possamos caminhar junto com esse mndo tão avançado!

sicrana Diz:
março 9th, 2008 at 10:27
QUE BESTEIRA!

daiana da rosa Diz:
março 10th, 2008 at 19:29
olha eu nao consigui entender ainda sobre oque se trata a FILOSOFIA queria pedir que se especifique mais o conteudo ANTENCIOSAMENTE
DAIANA DA SILVA DA ROSA

junior Diz:
março 11th, 2008 at 18:37
Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia que – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar, ao invés de parar e ficar pastando feito cordeirinhos mansos à espera do abate.Então gente vamos parar de só olhar para frente é ver o que esta acontecendo envolta da nossa sociedade!

adv Diz:
março 11th, 2008 at 21:46
Olá Júnior, muito bom seu comentário. Utopias é o inalcançável que serve para que possamos caminhar mesmo

Dailane Barbosa Diz:
março 18th, 2008 at 0:11
Filosofia é a inquietação gerada pela curiosidade do ser humano em compeender e questionar os valores e a interpretação de sua própria realidade.De refletir idéias ou descutir sobre as visões do mundo !

VÂNIA GOMES Diz:
março 18th, 2008 at 18:43
É O RENAMENTO RACIONAL,É ACREDITAR NAQUILO QUE ESTÂO ACONTECENDO!!!

ana Diz:
março 23rd, 2008 at 18:56
Como posso entender a capacidade de raciocinar?
e também,
O que é chamado de razão para o nosso ponto e para nosso tempo ? /
/
não tenho certeza se é pontto>>>>>> /

ana Diz:
março 23rd, 2008 at 18:57
preciiso de 2 tiipos de comentariio

ana Diz:
março 23rd, 2008 at 18:58
paraa agoooraa!!.

thays Diz:
março 24th, 2008 at 23:11
Ola!!meu nome é Thays
tenho 14 anos
e na minha opiniao
filosofia é o estudo da razão…

Leandro Mello dos Santos Diz:
março 26th, 2008 at 14:20
filosofia e o ato de se questionar o por que de coisas ditas por pessoas.ex:quem disse que religiao,time de futebol e a politica nao se descutem?

samara Diz:
março 27th, 2008 at 11:37
Filosofia é a capacidade de manter senpre em vista uma utopia que, como um horisonte-jamais será alcamsado, mas nos faz caminhar, invés de parar e ficar pastando feito cordeirinho mansos a espera do abate.A PALAVRA FILOSOFIA É GREGA É COMPOSTA POR DUAS LETRAS:philo e sophia.Philia que significa amizade, amor fraterno. respeito entre os iguais. SOPHIA quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos SABIO…

jamile Diz:
março 29th, 2008 at 14:06
a filosofia é nunca ter um fim sempre uma qestao a mais.

vasti Diz:
março 31st, 2008 at 17:11
a filosofia é a busca constantemente de respostas em nosso dia-a-dia,e isso se sucedeu desde séculos anteriores na antiguidade,surgindo na grécia por meio dos grandes pensadores da época e é através da filosofia na antiguidade é que podemos fazer um paralelo entre o passado e o hoje compreedendo a sociedade antiga e a atual,buscando fazendo indagações sobre determinados assuntos como ex:de onde viemos?quem sou eu? o que será que vai acontecer daqui 1 ano em minha vida? enfim são indagações que podemos encontrar respostas ou não para nossos anseios.

vasti Diz:
março 31st, 2008 at 17:19
a filosofia é muito abstrata por isso os alunos tem muitas dificuldades em entendê-las e olhando por outro ângulo os alunos fazem um bicho de 7 cabeças,temos que entender o passado para depois o presente e isso faz parte no nosso dia-a-dia em nosso cotidiano como alunos,professores,pais,advogados,na religião,etc.

danilo Diz:
abril 2nd, 2008 at 20:55
sei que nada dei penso logo existo

Edson araujo de araujo lima santos Diz:
abril 15th, 2008 at 14:58
filosofia é o poder de penasr e gera
açaõ transfomadora aos homend

Edson araujo de araujo lima santos Diz:
abril 15th, 2008 at 14:59
edson araujo lima santos

anre Diz:
abril 16th, 2008 at 17:32
olá,
Gostei meuito do texto,vai ajudar muito no meu dia-a-dia,gostaria de saber mais sobre Filosofia e acho muito importante que todos saibam sobre filosofia e seu significaco.

Vanderlan Pires Diz:
abril 19th, 2008 at 17:44
Gostei. deixa eu falar so mais uma coisa sobre filosofia.ela nao só ajuda a compriender a vida mais tambem nos explica como viver melhor e encina a ter respeito pela deferencias dos nossos semelhantes.

sonaira Arsujo Diz:
abril 20th, 2008 at 17:47
nao sei definir oque eisto!

luis antoni Diz:
abril 21st, 2008 at 14:23
a verdade é relativa ao contexto da situação

Daniele Oliveira Diz:
abril 23rd, 2008 at 11:27
Oiie gente!

Pelo amor de Deus, me ajudem…
Eu até que gosto da matéria de filosofia, mas vamos combinr que é complicada pacas…

Não entra nada na minha cabeça.
Só sei o que é mito… mas filosofia que é bom…NADA!!!

Vou ter prova hoje e depois conto os resultados para vcs.

Beijos a todos!

adv Diz:
abril 23rd, 2008 at 23:41
ahueahuea, boa sorte

francisco Diz:
abril 26th, 2008 at 15:34
a filosofia é eticamente,o concensso do respeitar, mas sempre questionar porque como assim? compreender os outros melhor

gabriella Diz:
abril 27th, 2008 at 17:58
que os textos são muitos bons e etc.quero fazer uma pergunta o que é filosofia?
Tenho muita vontade de saber aprender e etc.

Aline de souza Diz:
abril 30th, 2008 at 14:48
filosófia significa portantom amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber filósofo é aquele que ama respeita pelo saber,filosófia indica a desposição interior de que estima o saber, ou o estado espírito da pessoa que deseja o con- hecimento, o Atreb-se ao filósofo grego petágonoasde somus que viveu no século v/a a invenção da palavra filosófia.

Aline de souza Diz:
abril 30th, 2008 at 15:06
A origen da palavra filosófia é grega e composta de duas outras phito quer dizer aquela que tem um sentimento Amigável pois deviva de sohia que significa amizade e amor fraterno sophia que dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos sàbio.

aline de souza Diz:
abril 30th, 2008 at 16:38
A filosofia seve pra o mesmo que as ciências,as artes e as relegiães:seve para compreder melhor o mundo, os outros e nòs mesmo.

isabela garcia Diz:
maio 6th, 2008 at 20:38
para mim nada mais e ,tudo oque fazemos.

cynthia Diz:
maio 12th, 2008 at 11:31
ola queria saber para que a filososia serve e como isso surgiu !!!!!!!!!!!!!!!

Precisamos caminhar - uma viagem através dos pensamentos de um ateu | LOG de MSN Diz:
maio 14th, 2008 at 2:21
[...] posts “A morte de Sócrates e a importância do seu pensamento“, “O que é Filosofia e para quê serve” e “O que é o Humanismo que surgiu no Renascimento” estão repletos de [...]

bruna Diz:
maio 16th, 2008 at 14:43
eu toh no segundo ano e naum sei ainda pra q serve a filosofia ?

alguem pode me ajuda ??

bigadinhaaah

XD

SYLMARA Diz:
maio 19th, 2008 at 18:42
OI AQUI E A SYLMARA EU MORO EM MACEIO FAÇO O 1 ANO E MINHA PROFESSORA PASSOU UMA LIÇÃO PARA KSA EU FIQUEI EM DUVIDA NO COMEÇO EU NAU ENTENDIA NADA AI ELA DEU UMA AULA BOA AI EU ENTENDI Q Q AATITUDE CRITICA TEM SEUS DOIS LADUS O POSITIVO E ANEGATIVO TA FUI BEIJINHOS EFIQUEM COM DEUS

maria eduarda Diz:
maio 22nd, 2008 at 16:41
muito bom o texto.Impressionante!Tanto ajuda as pessoas a compreender melhor a filosofia como me ajudou a ESTUDAR PARA A PROVA.PARABÉNS!

Philo Godfather Diz:
maio 23rd, 2008 at 19:50
Enteressante o texto esposto, pois nos direciona a paradiguimas de indagaçoes, sobre ate nosso simples ato de transitar pela sociedade, nos mostrando tambem o ponto de vista de sermos tambem co-criadores, capazes de mudar ou simplesmente vivermos no que chamamos de um vida normal, cheio de ditos subjugados a uma pessoa normal, sendo assim nesta tese eu afirmo que “de normais todos nos temos um pouco”, ou seja não somos o que realmente mostramos para o mundo

junior Diz:
junho 5th, 2008 at 22:55
Olha eu estou estudonda filosofia…
Estou estudando mais eu ñ sei de nada…
Por favor alguem pode me ajudar com algumas dicas…brigado
bjos…

gabriela Diz:
junho 9th, 2008 at 21:01
eu acho que e uma c uma ciencias

gabriela Diz:
junho 9th, 2008 at 21:01
gdsfatgfra

gabriela Diz:
junho 9th, 2008 at 21:03
eu acho que e uma arte

Anônimo Diz:
junho 10th, 2008 at 14:42
filosofar é o ato de buscar o conhecimento nas coisas existentes.

Paula Diz:
junho 10th, 2008 at 16:48
Filosofia é algo q não sei pq existe..porém o texto está ótimo!
=*

geh Diz:
julho 15th, 2008 at 15:13
eu to estudando filosofia, faço ciencias sociais… qm quiser ajuda, oq eu puder ajudar conta cmg…

Filosofia tem como objetivo estudar a essência da vida como a existencia, a angustia, o prazer e a dor da alma. A organização da vida e a libertação do aprendizado, os enigmas, os mistérios, os valores – amor e ódio. Sobrevivências e realizações, o sagrado e o profano, a farça das idéias, o corpo e a alma. Deus é o homem, a vida e a morte. Porem, o estudo cientifico dos fenômenos e problemas sociais da realidade social, as pessoas e a sociedade.

tatiane Diz:
julho 22nd, 2008 at 10:25
o que filosofia ? È portanto oamigo do conhecimento.

Roberto Carlos Ferreira Diz:
agosto 1st, 2008 at 0:19
Deu para entender peifeitamente ,que a traves da filosofia encontramos todos os caminhos que nos leva aonde desejamos….

Tomezinha Diz:
agosto 5th, 2008 at 14:50
Pelo pouco que li sobre o assunto entendi que filosofia é o questionamento de tudo que se faz presente em nossas vidas, é vc não aceitar inquestionavelmente as coisas como chega até vc deve entender porque são. É como comer uma torta deliciosa sempre pergunta os ingredientes que precisa para prepará-la.

jonathas Diz:
agosto 22nd, 2008 at 12:03
meu nome e jonathas estou cursando administraçao(unama)e acredito que filosofia exite para podemos comprende nossa exitencia,atraves de indagações.

Elaine Diz:
agosto 24th, 2008 at 17:00
EM RELAÇÃO AO O QUE É fILOSOFIA VOCES ESTÃO DE PARABENS POIS PUDE MUITO BEM ENTENDER O QUE É FILOSOFIA E ASSIM PODER CONCLUIR O MEU TRABALHO ENTRE A RELAÇÃO DA FILOSOFIA COM A FORMAÇÃO DO ASSITENTE SOCIAL.
SOU ESTUDANTE DO SERVIÇO SOCIAL DA CIDADE DE ARAÇATUBA INTERIOR DE SÃO PAULO ESTOU NO TERCEIRO MÓDULO E SOU ALUNA DA UNOPAR UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Diana Diz:
agosto 31st, 2008 at 20:55
Olá, meu nome é Diana. Filosofia é a ciência que estuda
a verdade.É preciso questionar e investigar para se saber a verdade,
se é que existe uma verdade!

luciano souza Diz:
setembro 27th, 2008 at 12:53
filosofia e mais que na verdade todo assunto refletido com a razao ,mais cada cabeca reflete de uma maneira deixo aqui uma velha mensaguen so sei que nada sei .

ufdsilva Diz:
setembro 29th, 2008 at 21:22
A filosofia nos permite indagar sobre tudo que existe.A filosofia nos dar as respostas das coisas existentes,porem, a filosofia jamais altera as coisas existentes,mas evidentemente,esclarece os surgimentos delas.

rodolfo alves Diz:
setembro 30th, 2008 at 17:27
ninguen pode dar uma definicao exata do que e filosofia mais podemos juntos concordar que e todo assunto descutido com o proposito de chegar a uma conclusao dada pela razao.

eduarda Diz:
outubro 7th, 2008 at 13:38
La longo dos tempos podemos afirmar que o homem evoluiu muito atraves da filosofia e podemos afirmatambem que hoje a filosofia faz parte da vida de todos ,mais existe uma diferenca entre os mais sabios e os menos sabios …

nailton martins de oliveira Diz:
outubro 24th, 2008 at 0:45
Gosta de viver.
Amar o estado
Sentir valor moral da arte politica.
O estado de modo governar a sociedade Espirito politoc de um povo é mais do Que a realidade de uma geracao
Que deixar de lutar pelas suas ideias Sociais.

Roque Batista dos Santos Júnior Diz:
outubro 25th, 2008 at 13:14
Jesus Cristo foi o maior de todos filósofos!

RAYANE Diz:
outubro 30th, 2008 at 8:59
A filosofia é um estudo que com a qual ou sem a qual o mundo fica tal, ou seja, a filosofia não serve para nada!
Ela apenas nos faz ficar curiosos e ir buscar resposas do que não tem nada a ver, fica confundindo as pessoas inventando uma realidade que não existe!
Com a filosofia ou sem a filosofia conseguimos viver normalmente, então não precisamos dela!

bjos galera!

Anônimo Diz:
novembro 10th, 2008 at 21:10
EU ODEIO

Calvino Simões Diz:
novembro 15th, 2008 at 6:56
Olá, meu nome é Calvino. Filosofia é a ciência que estuda o desenvolvimento das sociedade nas suas mais variadas vertentes e amesma estuda tudo que cai no seu ambito
É preciso questionar e investigar para se saber a verdade,
se é que existe uma verdade

slip Diz:
novembro 27th, 2008 at 14:01
ese texto e uma merda de bosta

vai estuda outra coisa seu merda

melguem Diz:
fevereiro 15th, 2009 at 20:24
por ke estudar a filosofia nao entendooooooooooooooooo?

minha pica Diz:
fevereiro 17th, 2009 at 17:51
sua puta

jéssica Diz:
março 3rd, 2009 at 12:33
Eu quero saber uma ação que a FILOSOFIA interfere no meu cotidiano, na minha vida.???

gisele_ermelino Diz:
março 3rd, 2009 at 13:49
eu entendo nada de filosofia… gostaria de saber o que é e para q serve estudar uma coisa q nem mesmo quem estuda sabe pra que serve…

Lucas Diz:
março 3rd, 2009 at 19:17
filosofi n eh poha nenhu a filosofuia eh um lixo uma ciencia idiota q n serve pra nada e vcs tds aew vao se fuder

Layzíìnhaâ Diz:
março 6th, 2009 at 13:54
Filosoofiaa da horaa

thais muniz Diz:
março 10th, 2009 at 18:37
eu amo filosofia

Jénifer Diz:
março 11th, 2009 at 16:35
Muito bom o texto,Vai mim ajudar bastante..Parabéns

kettelim Diz:
março 16th, 2009 at 18:37
quais são suas areas de estudo
com o que se preocupa
qual a sua importancia

simone Diz:
março 18th, 2009 at 18:09
O que é filosofia?

clarinha Diz:
março 18th, 2009 at 19:43
gente pelo amor de Deus…me ajudm eu to fazndu um trabalho sobre filosofia e nao to conseguindo.Gostaria de saber pra que serve a filosofia???

fredson Diz:
março 19th, 2009 at 19:05
so cristao .

filosofia é:o forsar do pensar
é a verdade do seu eu
é fazer com que os outros se desarme !

minha filosofia é j.c jesus ceisto

Nanda Turini Diz:
abril 8th, 2009 at 13:56
Estava procurando saber pra fazer um trabalho na escola, e aqui encontrei perfeitamente tudo o que procurava. Com poucas palavras, mas dizendo exatamente tudo. Gostei demais ! Muito obrigada. *-*

valeria_da_cost Diz:
abril 10th, 2009 at 22:49
Olá , eu quero saber qual é o objeto da filosofia?
por que não podemos dizer que a filosofia não é uma ciência?

Ana Diz:
abril 12th, 2009 at 22:08
filosofar é complicar e facilitar.
na verdade filosofar é preciso,mas confude e esclarece
enfim viva a filosofia

Eduarda Diz:
abril 22nd, 2009 at 15:54
fui eka odiei essa pesquisa!

Na escola tenq escuta um bosta de um professor capivara chamado Cloves
um filo da mae q ce acha o sertinho…!!! ;D

CHEILA Diz:
maio 4th, 2009 at 17:38
FILOSOFIA É SABER O SENTIDO DA VIDA..
ENTENDER O POR QUE DAS COISAS .. ALEGRIAS .. FELICIDAES . TRISTEZAS ..

cheila Diz:
maio 4th, 2009 at 17:39
caraa na verdade filosofia é uma viajem
e vc deve se desligar e viajar juntoo ..
é entender cada situação da nossa vida
e vc vai ver q não é tão dificil

Erlandio Marcio Diz:
maio 15th, 2009 at 13:34
eu nao sei o qé filosofia!!!

maisa Diz:
maio 25th, 2009 at 10:44
acho q afilosofia deve ser observada com muito cuidado. Pois, existem mistérios q nunca foram desvemdados…..

leonan Diz:
maio 25th, 2009 at 10:47
filosofia é a aula q exige mais atenção p os jovens de hoje em dia

thainá Araujo Diz:
junho 2nd, 2009 at 11:49
Bom filosofia é você nunca aceitar respostas prontas ,respostas óbvias…
Na filosofia a cada resposta dada surgirá sempre uma pergunta nova.Fazer filosofia é estar sempre a caminho ou seja estar sempre a procura de novas descobertas!
Além disso ela sempre nos ensina Que: corremos o risco de tomar por" certo" aquilo que deveríamos prestar mais atenção cuidadosamente…

HVJ Diz:
junho 13th, 2009 at 10:12
A religiao caminha com a conviccao
A ciencia, com a certeza
A filosofia com a duvida.

juliana Diz:
agosto 6th, 2009 at 12:28
filosofia é tudo auilo q envolve o ser humano é tambem uma forma de reflexão ativa de seus pensametos adiquirido pelo ser humano e tambem é um direito sobre todos…

gisele Diz:
agosto 6th, 2009 at 12:31
flosofia é yudo quilo q envolve o ser humano a um amundo conteporanẽo de um mundo moderno como o de hoje e tambem tudo quilo q tm direito sobre o ser humano

marcio Diz:
agosto 20th, 2009 at 17:36
filosofia não basta apenas conhecer o passado mas sim o presente,portanto botar suas ideias , logicas e raciocineos e muito senso critico..

_|_ Diz:
agosto 25th, 2009 at 17:54
canecagem

mila Diz:
setembro 8th, 2009 at 18:20
criar críticas sobre a filosofia e falar um pouco mais sobre filosofia ir um pouco mais fundo no assunto obrigada…bjsssss

mila Diz:
setembro 8th, 2009 at 18:21
ir mais fundo no assunto…obrigada…bjsss

mimi Diz:
setembro 8th, 2009 at 21:23
dar interece aos adolecentes a ler…obrigada…

LUIS Diz:
setembro 16th, 2009 at 9:46
estou fazendo o supletivo ensino medio e preciso de muito mais informações sobre filosofia sou de valentim bahia

Anônimo Diz:
setembro 23rd, 2009 at 16:17
Para meu prof. de filosofia : pelo Amor de Deus! Oq passou passou!Socrates não voltará mais ,Platão muito menos ..deixem eles descansarem em paz! e nao compliquem minha vida querendo saber o porque de tudo!

marcela Diz:
setembro 23rd, 2009 at 19:20
Só sei q nada Sei!

MARCELINHA Diz:
setembro 23rd, 2009 at 19:25
Para o meu professor de Filosofia!
PELO AMOR DE DEUS! oq passou passou ! Socretes não voltará Mais ,e Platão coitado dedicou sua vida em coisas q não deram certo! onde ele esta agora? filosofando é claro! deixem eles descansarem em Paz ..e nao complique minha vida me perguntando o pq de tudo ! SO SEI QUE NADA SEI!

Suzana,RJ Diz:
setembro 30th, 2009 at 16:28
Muito bom seu texto.Bem elaborado e coerente com as ideias dos próprios pensadores.Concordo com a filosofia a respeito de pensarmos sobre tudo o que está a nossa volta,para não ficarmos acreditando nas verdades dos outros e vivendo em constante incerteza.Essa ideia de que o fulano diz…eu vi na tv…eu li no jornal… é coisa de gente ignorante e submissa que se contenta em pertencer à uma sociedade onde os ricos é que detém o poder e que os menos favorecidos sempre serão estes não sabendo reconhecer que são eles(propaganda,jornal,televisão)que impõem essas ideias em nossas mentes…

gabi Diz:
outubro 1st, 2009 at 16:34
o ke é filosofia

Anônimo Diz:
outubro 7th, 2009 at 10:52
m,.;m,. nbmk////////////////////////////////////

Tati Diz:
outubro 26th, 2009 at 17:08
Li os comentarios ai e até agora não entendi nada. Estou fazendo um trabalho e tive q pegar um pouco de cada coisa p poder entregar. Mas por favor alguem me diz O QUE É FILOSOFIA? Mas de uma maneira simples p eu poder entender né gente. Valeu bjinho a todos!!!!!!!!!!

Tati Diz:
outubro 26th, 2009 at 20:15
Já li e reli a respeito da filosofia e até agora nada.
Alguem me ajuda a entender isso por favor.

Donizete Vicente Rosa Diz:
novembro 2nd, 2009 at 19:46
Eu vijo a filosofia com uma ciencia que tem como objetivo de levar ser a si encontra outro ser .

Marciele C.S. Diz:
novembro 8th, 2009 at 8:43
FILOSOFIA É SIMPLISMENTE O MODO DE PENSAR POSITIVO ENTRE AS COISAS COMUMS DA VIDA.É CONHECER AS COISAS DE OUTRO JEITO.

Lívia Diz:
novembro 12th, 2009 at 7:08
Eu estou aqui deixando esse cometário perguntando oque é Filosofia , eu estou em duvida oque é Filosofia. Tenho um trabalho da Escola , a professora que esse trabalho pronto (Segunda Feria)Então estou pedindo que me de a resposta imediatamente certa esse trabalho tem Nota. Obrigado.

Lívia (12 anos)

Juan Diz:
dezembro 1st, 2009 at 10:30
QUEM É VOCÊ?
PORQUE ESTAMOS AQUI?
DE ONDE VEM O MUNDO?

Amanda Dias Santos Diz:
dezembro 2nd, 2009 at 21:58
Pq estamos aqui nesse mundo pq as pessoas são diferentes e o q é filosofia ????

Estou muito em duvida as pessoas falam falam falam e nunca chegam numa conclusão de o que é filosofia !

Meu professor fala muito demais da conta tentando explicar o q é filosofia , todos prestam atenção mais ele nunca chega numa conclusão estou cansada já dele falar tanto e eu naum entender nada ! bjos pra vcs que fizeram esse texto !

Ediellen Naus Queiroz Machado Diz:
dezembro 20th, 2009 at 18:34
Eu acho q filosofia é o estodo da vida, mas todos lá na escola não chega a nenhuma conclusão, meu prof diz a mesma coisa q eu, na prova todos erram essa questão, minha prima diz q é outra coisa q ninguem entende, ela tema q é outra coisa.

Meus amigos querem teimar tbm q a filosofia não é o estudo de vida!

Luiza Diz:
janeiro 5th, 2010 at 21:00
Isso é um hacker tudo mentira TUDOOO

katia Diz:
janeiro 11th, 2010 at 3:03
Na verdade a filosofia e mais uma materia que nos fazem pencar sobre nossas proprias vidas,com historias do presente ou do passado.

walef Diz:
fevereiro 12th, 2010 at 16:26
vc é muito idiota!!!!!!!!!!!!!!

ilma Diz:
fevereiro 22nd, 2010 at 19:19
O que caracteriza a atitude filosofica??

ellenzinhaah Diz:
fevereiro 24th, 2010 at 16:00
vai me ajudar pakas…
vlw

flavio augusto Diz:
fevereiro 26th, 2010 at 15:02
Sou completamente loouco maais um looucoo consientee

Alanzinho Diz:
março 4th, 2010 at 12:46
100%-Interessante

Thays Diz:
março 5th, 2010 at 19:49
Acorda garota

Thays Diz:
março 5th, 2010 at 20:00
Fillosofia é tudo

junior Diz:
março 8th, 2010 at 1:58
apos ler esse texto, ficou mais claro o que é filosofia..
tá de parabens Adv.
obrigado..

Anna Diz:
março 9th, 2010 at 16:05
que merda isso nao me ajudou em nada!!!nao gostei!!!poxaaaaaaaa…

lesada Diz:
março 10th, 2010 at 9:24
Poxa levei um 0(zero) no trabalho de filosofia com isso…
Afss’

rosyene Diz:
março 21st, 2010 at 15:33
Filosofia é um dom de qrer saber tudo alem de tudo…ela serve para abrir a mente , para viajar no conhecimento

tawane Diz:
março 23rd, 2010 at 23:40
eu tambem acho nos devemos aprender a verdade e acredita sobre tudo o q os filosofos mas tem q ensina o passado verdadeiro

andreia Diz:
março 24th, 2010 at 22:38
adorei o texto
apesar d entender filosofia ser muito complexo ha uma necessidade d entendermos para a compeensão do próprio eu e transfomação do mundo em q vivemos

Anônimo Diz:
março 24th, 2010 at 23:35
adorei s9s9s9s9s9s9s

mayhaara Diz:
março 28th, 2010 at 23:00
nossa,muito dificil entender a filosofia!
*-*

Rosa Maria gonçalves Diz:
abril 3rd, 2010 at 20:04
preciso saber explicar se é possivel separar a atitude filosófica da atitude critica
aguaro resposta bjs Rosa Maria

Jorge Revorêdo Diz:
abril 4th, 2010 at 15:12
Filosofia é a certeza de que o Deus que nos deu a Vida ao mesmo tempo, nos deu a Liberdade, e de todos os Direitos do Homem o mais livre, é o direito de pensar, e por isso quando eu penso, tenho a certeza no meu espírito de minha origem, pois somos os únicos seres existentes em nosso planeta, que na hora que fomos criados, a matéria prima foi o próprio criador, somos seres espírituais, porque Deus é um Espírito, e na hora que nos formou, falou a Ele mesmo: Façamos o Homem conforme a nossa Imagem e Semelhança, e isto me traz paz: Sei de onde vim, sei quem sou e também sei para onde estou indo, e este discurso inquietou o mundo do saber da era de Cristo, pois o Cristo tinha todas estas convicções, e até hoje, os que assim se comportam sofrem perseguições. Viva a Filosofia! Viva o Pensamento Humano e Viva o "O Verbo de Deus", que é a Filosofia que vence a morte e dá sentido a existência do Homem.

junior Diz:
abril 7th, 2010 at 20:54
como vc conheceu a filosofia

Fabicf7 Diz:
abril 9th, 2010 at 2:26
ARRRRRR!O Q É FILOSOFIA EU JÁ SEI (PHILOS=AMA + SOPHIA=SABEDORIA).
O Q EU NÃO SEI E NINGUEM DIZ DE UMA MANEIRA FUNDAMENTADA, PRA Q KI SERVE ESSA DOIDEIRA TODA.

edilma menezes Diz:
abril 11th, 2010 at 23:23
Questões de compreensão
1)Paralelo entre Sócrates e a atitude filosófica;
2)diferenças entre filosofia de vida e filosofia;
3)ciência e filosofia;
4)caracterização de reflexão filosófica;
5)a necessidade da filosofia.

Questões de interpretação e problematização

1) Explique o que Merleau-Ponty quer dizer com:”9a filosofia0 só se realiza renunciando a coincidir com aquilo que explique”.

adilson Diz:
abril 14th, 2010 at 20:31
é muito bom aprender filosofia

Jean Carlos Diz:
abril 29th, 2010 at 15:22
gosto,,,,mais não quero filosofar…comigo toda a realidadede não ha,,,, só o bom cenço de pensar!!!! jheancastro_@hotmail.com

Elaine. Itapicuru- BA Diz:
maio 5th, 2010 at 18:51
Eu sou Elaine de Itapicuru- BA. Gostaria de saber o quê?, por quê? para quê? a filosofia. mas quero respostas com mais clareza preciso fazer um trabalho e não sei nada de Filosofia. me ajude… beijos. aluna da FTC do polo de Rio Real- Ba.

Lúùh Diz:
maio 20th, 2010 at 13:49
gostaria da resposta para essa pergunta:explique porque a atividade filosófica é uma analise,uma reflexão e uma critica?estou fazendo um trab e gostaria muito dessa resposta urgente.
grata desde ja!

joao Diz:
maio 28th, 2010 at 0:22
gostaria de saber o que E FILOSOFIA E PARA QUE SERVEM

BETA Diz:
junho 17th, 2010 at 23:59
otimo TEXTO

cleide Diz:
junho 24th, 2010 at 15:32
oi sou cleide estou fazendo uma pesquisa sob filosofia e ñ sei absolutamente nada,ja li tds os comentarios e ñ cheguei a nenhuma conclusão alguem poderia mim diser o q é FILOSOFIA.
bjkassssss

Fabiana-moc Diz:
julho 4th, 2010 at 3:55
Filosofia vai além do que se possa imaginar e entender ou melhor compreender. É a razão em busca da razão ou seja é o ser a procura do dever ser, como já dizia o filósofo: se penso logo existo, se existo logo penso.A pessoa humana por ser um ser respostas para justificar as já existentes.Há meu entender o simples fato do nosso nascimento, já nos torna um filósofo.Por isso aproveitem, porque a filosofia é a única ciência que não precisa estudar para ser filósofo, bastando apenas existir para ser.

lisa Diz:
julho 4th, 2010 at 23:55
olha eu queria saber o que é filosofia e estão disendo sobre logosofia! é para um trabalho que eu vou fazer!

Queremos saber suas idéias. Deixe um comentário =)
Nome

E-mail (não será publicado)

Site





Me avisar por email quando este post receber novos comentários








Ofertas Submarino


Categorias
Bolsa de Valores
Coisa De Vagal
Comentários
Denúncias
Educação
English Post
Falta de Assunto
Filosofando
Futebol
Geeks
Humor
Imagens/Fotos
Infância Perdida
Literatura
Lixeira do Blog
Logs de MSN
Música / MP3
Pensamentos
Psicanálise
Psicologia
Quadrinhos
Sexualidade
Ultrajes
Uncategorized
Vida Loka
YouTube
Arquivos
Selecionar o mês janeiro 2009 novembro 2008 outubro 2008 setembro 2008 agosto 2008 julho 2008 junho 2008 maio 2008 abril 2008 março 2008 fevereiro 2008 janeiro 2008 dezembro 2007 novembro 2007 outubro 2007 setembro 2007 agosto 2007 julho 2007 junho 2007 maio 2007 abril 2007 março 2007 fevereiro 2007 janeiro 2007 dezembro 2006 novembro 2006
Feeds
RSS
Comentários
O que é RSS



Links
Visite nosso Blogroll
Receba o blog por email







Top 10 Posts
Pastor Silas Malafaia - a besta profana dos evangélicos e suas ofensas homossexuais (2479 comments)
Quem matou a menina Isabela Nardoni? (840 comments)
Dicas e cheats do GTA IV - PS3 e Xbox 360 (664 comments)
Biografia do bispo Edir Macedo, resumo grátis (660 comments)
Guillermo Vargas Habacuc seu filho da puta (651 comments)
Jogo de futebol online, grátis e viciante (429 comments)
Mãe de Isabela Nardoni não chora morte da filha (390 comments)
Skins ou máscaras para o seu MSN Live Messenger (320 comments)
Detonado do Crysis - dicas passo a passo (262 comments)
Dicas e cheats do Need for Speed Pro Street (258 comments)
Comments by IntenseDebate


LogDeMSN is powered by Wordpress | Theme original by Jai Nischal Verma modificado pela equipe LogDeMSN
Todo conteúdo deste site é humorístico. Não nos processe.



© LogDeMSN. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons SA
Este site é rentabilizado pelo programa Google AdSense. Leia a nossa política de privacidade para aceitar a navegação
Monetizado com WP-HOTWords.


COPYRIGHT LOGDEMSN

Um comentário:

  1. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir

Contador de visitas