sábado, 24 de julho de 2010

1959 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Filosofia


Links...

Grupo de Estudo
UCSAL
Escolas Artísticas
Escolas Literárias
Escolas Psicanalíticas




Mande uma mensagem para mim

Psicanálise Freudiana | História Filosofia | Lista de Filósofos
Transformativismo | Antropologia

Este é o site de Filosofia


Ocupação


Este é o Site de Estudo, Pesquisa e Transmissão da Filosofia, onde publicaremos os trabalhos realizados no curso de Filosofia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL -Turma 13 do 1ºsemestre de 2003), incentivaremos debates e daremos suporte com base teórica aos estudantes interessados nesta área de conhecimento.
Estudaremos: Introdução e História da Filosofia, Lógica, as correntes filosóficas Pré-Socráticas, o Platonismo, Cartesianismo, Empirismo, Positivismo, Dogmatismo, Racionalismo, Marxismo, o Existencialismo, Estruturalismo, Análise e Intervenção Institucional, Psicanálise, Literatura, Arte. Os grandes filósofos e estudiosos do saber como: Aristóteles, Sócrates, Platão, René Descartes, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsch, Martin Heidegger, Wittgenstein, Jean-Paul Sartre, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Felix Guattari, Bergson, Spinoza, Nietzsche, Hume, Hjelmeslev, Pierre Levy, e outros grandes pensadores da história da humanidade.

De origem grega, a palavra filosofia significa amigo da sabedoria (philos = amigo e Sophia = conhecimento). Desde a antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levam o homem a formular questões sobre a origem e a razão do universo e a buscar o sentido da própria existência. Todos os aspectos da cultura humana podem ser objetos de reflexão. A questão central de cada corrente filosófica está inserida na estrutura econômica, social e política de determinado momento histórico. O sentido etimológico da filosofia e o seu contexto histórico visam o esforço da razão pura para questionar problemas humanos e discernir entre o certo e o errado através da própria razão humana.

A palavra filosofia é utilizada pela primeira vez por Pitágoras, por volta do século VI a.C., quando se dá a passagem do mundo mítico para a consciência racional. Nesta época, surgem os primeiros sábios (sophos, em grego), principalmente nas cidades jônicas que estabeleceram relações comerciais com o Oriente. Pitágoras celebrizou-se entre os “sábios” da Grécia que julgou a expressão imprópria e presunçosa e preferiu denominar-se “filósofo”, e não “sábio”, isto é, “devotado à sabedoria”.

Com Aristóteles a palavra filosofia passou a significar a universalidade dos conhecimentos humanos. Não é a simples somatória dos conhecimentos, pois filosofia é a ciência de todas as coisas. A filosofia não invade o campo das diversas áreas do conhecimento humano, nem absorve o objeto das demais ciências, porque atinge seu objeto pelas causas mais remotas. Os objetos materiais das ciências e da filosofia são os mesmos. As ciências não se distinguem pelos objetos materiais, mas pelos respectivos objetos formais. À medida que os problemas fogem ao domínio das ciências, entram no campo da filosofia.

A Filosofia é um dos mais úteis de todos os saberes de que os seres humanos são capazes. Tem como objetivos o abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum; não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos; buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política; dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos.

Este Site não tem fins comerciais ou de autopromoção. Utilizamos a bibliografia referenciada para a realização dos trabalhos editados. Os textos elaborados são sínteses, compilações, de vários autores referenciados nas bibliografias e em alguns casos ensaios livres meus ou uma simples transcrição de artigos de jornais e revistas onde referencio as fontes e autores. No grupo de estudo teremos um fórum aberto a discussões com estudantes e pesquisadores sobre questões relacionadas à filosofia, a subjetividade do sujeito, e questões relacionadas aos pensadores. O grupo de estudo é livre sendo conduzido pelos próprios participantes dentro de critérios éticos e morais.

Sempre estaremos atualizando este Site. Iniciaremos através:

1- História e Correntes Filosóficas.
2- Lista de Filósofos.
3- Bibografia de Filósofos.
4- Transformativismo.
5- Antropologia.







Assine meu livro de visitas | Leia meu livro de visitas




Quer ser meu vizinho? Venha para a



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas