sábado, 24 de julho de 2010

1953 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

--------------------------------------------------------------------------------

Núcleo Humanidades
CEMOrOc-USP & ESDC

--------------------------------------------------------------------------------


Temas contemporâneos
A Noção de Justiça na História da Filosofia

Prof. Dr. Carlos Eduardo Meirelles Matheus

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Administração de Empresas pelo Fundação Getúlio Vargas - SP, em Sociologia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


12 encontros às quartas-feiras das 19h30min. às 21h30min.

Investimento: 4 parcelas de R$ 262,50

INSCRIÇÕES ON-LINE

MÓDULO I

Da justiça da força à força da justiça: a noção de justiça na ética antiga

22 de Agosto

A justiça como primeira das virtudes no mundo antigo. A noção de justiça nos primeiros poetas, historiadores, teatrólogos e filósofos gregos e nas principais passagens dos textos bíblicos.

29 de Agosto

A noção de justiça que Platão herdou de Sócrates. O conceito de justiça em Sócrates e Platão. Do uso da força à idéia de justiça como prática do bem comum.

5 de Setembro

Da ética do justo à justiça como direito. O conceito de justiça em Aristóteles. Justiça na política e no direito. Transição da ética grega para o direito romano.

MÓDULO II

Justiça divina justiça natural : da idade média ao jusnaturalismo

12 de Setembro

Da justiça natural à justiça divina. A justiça divina como exercício do poder. A ética evangélica e o direito divino dos reis. O libre arbítrio e o juízo final.

19 de Setembro

Da justiça divina à justiça natural. A justiça natural como exercício do poder. Moral social e justiça política. Ordem e utopia. Estado natural e a natureza do estado.

26 de Setembro

Da liberdade como princípio da justiça. Da liberdade da natureza à natureza da liberdade. Liberalismo e progresso. Da liberdade política à desigualdade na história.

MÓDULO III

A razão da justiça e sua produção histórica : do iluminismo ao historicismo

17 de Outubro

Da liberdade ao dever. Transição da experiência da idéia de liberdade para ser justo para a idéia de ordem como garantia de liberdade. Racionalismo e idealismo.

24 de Outubro

Da justiça como utilidade à prática política. Hedonismo, utilitarismo e positivismo. Da utilidade da justiça como fator de estabilidade política. A justiça como ciência e como prática social.

31 de Outubro

A justiça como ordem na ação histórica. Do idealismo da razão histórica ao socialismo da restauração da igualdade social. A justiça na produção social e na vida econômica.

MÓDULO IV

A justiça na filosofia contemporânea : a globalização e a condição humana

7 de Novembro

Justiça como vontade e como impulso natural. A idéia de justiça como produção da natureza e da história. Pragmatismo, evolucionismo, espiritualismo e voluntarismo.

14 de Novembro

Da ciência do justo à consciência da justiça. Neopositivismo e fenomenologia. A justiça como direito positivo e a justiça como princípio ético. Do cumprimento da lei à desobediência civil.

21 de Novembro

O valor da justiça e o equilíbrio global. Novas tentativas de conceituação da justiça no mundo contemporâneo. Neopositivismo e fenomenologia. Individualismo e socialismo. As questões relacionadas ao processo da globalização do liberalismo econômico.



--------------------------------------------------------------------------------

MAIS INFORMAÇÕES:

Escola Superior de Direito Constitucional

Tel. 55 (11) 3663-1908 (das 13h às 21h)
esdc@esdc.com.br - www.esdc.com.br

--------------------------------------------------------------------------------





imprimir


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas