sábado, 24 de julho de 2010

1948 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Entrar
Novo no Literal? Registre-sehome artigos banco lançamentos relançamentos oficinas radar fóruns nossos autores idiossincrasia perfis sobre o portal ajuda www.literal.com.br/tag/ digite uma tag | veja a nuvem de tagsbusca home > lançamentos > uma nova história da filosofia ocidental – volume i: filosofia antiga
Uma nova história da Filosofia ocidental – volume I: Filosofia antiga
não-ficção/livro de Anthony Kenny 1Brenda Volavicius, São Paulo (SP) · 16/10/2008 · 83 votos · nenhum


Editora: Edições Loyola
400 pp
ISBN 978-85-15-03526-7

Lançamento: 16/10/2008 Preço médio: R$ 56 Loyola lança Uma nova história da Filosofia ocidental, de Anthony Kenny

"O nascimento da Filosofia por um dos mais brilhantes pensadores da atualidade"

O projeto é ambicioso: sintetizar mais de dois milênios de pensamento filosófico e vivificar as grandes mentes do passado. O responsável pela empreitada é Anthony Kenny, um dos mais influentes pensadores da atualidade, que oferece uma particular visão da Filosofia ao conectar em uma única e acessível narrativa as várias escolas e idéias dos períodos antigo, medieval, moderno e contemporâneo. O resultado é "Uma nova história da Filosofia ocidental", cujo primeiro volume é lançado agora em português por Edições Loyola.

Publicada originalmente pela Oxford University Press, a obra tem uma organização inédita, com a apresentação do conteúdo de forma transversal, permitindo uma abordagem original da temática. Neste primeiro de quatro volumes, Kenny narra os séculos iniciais da Filosofia e seu florescimento no mundo mediterrâneo antigo. Começa com um passeio cronológico por fatos do conhecimento – Platão e sua caverna de sombras, a ética de Aristóteles, a Cidade de Deus de Santo Agostinho, entre outros. Nesta panorâmica, realiza uma penetrante e esclarecedora crítica ao pensamento de diversas escolas filosóficas, dos pré-socráticos aos epicuristas, de Tales, Pitágoras e Parmênides a Sócrates, Marcos Aurélio e Santo Agostinho.

E como para Kenny a Filosofia não trata de acumular informações, mas do entendimento, “vale dizer, de organizar o que se conhece”, ele aprofunda tópicos nos quais acredita que ainda temos a aprender com nossos predecessores da Grécia clássica e da Roma imperial. Estabelece assim as conexões necessárias entre o que cada filósofo pensava e examina o desenvolvimento da lógica e da razão, as idéias da antiguidade sobre Física (“por que as coisas acontecem”), metafísica e ética e os primeiros conceitos sobre alma e deus em uma análise crítica que nos ajuda a entender os pontos fortes e fracos de cada sistema filosófico.

"Uma nova história da Filosofia ocidental" realiza a aproximação do leitor contemporâneo com os grandes filósofos do passado. Como escreveu Malcolm Schofield, na London Review of Books, “este genial e acessível livro apresenta e analisa com exemplar lucidez as mais importantes idéias e argumentos com os quais os antigos filósofos contribuíram para a maior parte das questões filosóficas. A amplitude e beleza de seus inesperados exemplos são o triunfo do livro”.

Título: "Uma nova história da Filosofia ocidental – volume I: Filosofia antiga"
Autor: Anthony Kenny
Tradutor: Carlos Alberto Bárbaro
Número de páginas: 400
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 56
ISBN: 978-85-15-03526-7

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão "Onde comprar" no site: www.loyola.com.br.

--------------------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius
brenda@loyola.com.br
(11) 2914-1922

tags: São Paulo SP literatura filosofia enviar versão para impressão chamar para votar comentários + adicionar comentário
Nenhum comentário até agora!
Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Portal Literal, e adicione seus comentários em seguida.


Relancamentos
A praga escarlate

Relancamentos
Primeiras edições da obra completa de José de Alencar

Lancamentos
Preservação de Acervos Bibliográficos - Homenagem à Guita Mindlin

Lancamentos
O Cavaleiro de Sainte-Hermine

Banco
É NOITE...


visite nossa seção de perguntas mais freqüentes
A realidade da Estante Virtual
Por Bruno Dorigatti e Felipe Pontes


Você viu os livros mais...
Dores de entrevista
Concurso amigo
Foi-se Saramago
+ mais posts




Termos de uso | Expediente | Privacidade | Alerta
Salvo indicação em contrário, todo o conteúdo (c) 2009 Portal Literal e seus autores

COPYRIGHT PORTAL LITERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas