sábado, 24 de julho de 2010

1947 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Artes e Humanidades > Filosofia > Perguntas respondidas Sisi Membro desde:
20 de Junho de 2006
Total de pontos:
132 (Nível 1)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
A historia da filosofia?
quero saber como e onde surgiu a filosofia e quais os filosofos mais importante da humanidade?
4 anos atrás
Detalhes Adicionais
como e onde surgiu a filosofia?
4 anos atrás

Denuncie
by Eu Membro desde:
08 de Junho de 2006
Total de pontos:
3865 (Nível 4)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Esta resposta vai mais para dar um complemento da visão tradicional de Filosofia.

A visão que é "academicamente" aceita da Filosofia aceita tudo o que evoluiu dos filósofos Gregos -- mas não mais que isso (um resumo disso, romanceado para leigos é "O Mundo de Sofia").
Quando for estudar Filosofia, procure também tentar descobrir sobre a Filosofia dos povos primitivos domundo, a Filosofia da Índia, China e Japão... E dos povos que foram apagados do mapa pelos Europeus, que trouxeram sua Filosofia "mais evoluída".
4 anos atrás
67% 2 Votos
Denuncie
Barra de Ações 0 estrelas - marque esta como Interessante! Quem marcou como interessante?
Seja o primeiro a marcar esta pergunta como interessante!
E-mail
Comentário (0)
Salvar
Marcar como favorita
Salvar no Yahoo! Favoritos

Adicionar ao Meu Yahoo!

RSS
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (3) Mostrar: Todas as respostas Da mais antiga para a mais recente Da mais recente para a mais antiga Classificado da melhor para pior
by Enio Giacomini de Salles Membro desde:
13 de Maio de 2006
Total de pontos:
130207 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta 9%29999 respostas
Membro desde: 13 de Maio de 2006
Total de Pontos: 130207 (Nível 7)
Pontos ganhos na semana: 610
Adicionar amigo(a)
Bloquear
História da Filosofia

O que é a filosofia? Esta é uma questão notoriamente difícil. Uma das formas mais fáceis de responder é dizer que a filosofia é aquilo que os filósofos fazem, indicando de seguida os textos de Platão, Aristóteles, Descartes, Hume, Kant, Russell, Wittgenstein, Sartre e de outros filósofos famosos. Contudo, é improvável que esta resposta possa ser realmente útil se o leitor está a começar agora o seu estudo da filosofia, uma vez que, nesse caso, não terá provavelmente lido nada desses autores. Mas mesmo que já tenha lido alguma coisa, pode mesmo assim ser difícil dizer o que têm em comum, se é que existe realmente uma característica relevante partilhada por todos. Outra forma de abordar a questão é indicar que a palavra «filosofia» deriva da palavra grega que significa «amor da sabedoria». Contudo, isto é muito vago e ainda nos ajuda menos do que dizer apenas que a filosofia é aquilo que os filósofos fazem. Precisamos por isso de alguns comentários gerais sobre o que é a filosofia.

A filosofia é uma actividade: é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica mais marcante é o uso de argumentos lógicos. A actividade dos filósofos é, tipicamente, argumentativa: ou inventam argumentos, ou criticam os argumentos de outras pessoas ou fazem as duas coisas. Os filósofos também analisam e clarificam conceitos. A palavra «filosofia» é muitas vezes usada num sentido muito mais lato do que este, para referir uma perspectiva geral da vida ou para referir algumas formas de misticismo. Não irei usar a palavra neste sentido lato: o meu objectivo é lançar alguma luz sobre algumas das áreas centrais de discussão da tradição que começou com os gregos antigos e que tem prosperado no século XX, sobretudo na Europa e na América.

Que tipo de coisas discutem os filósofos desta tradição? Muitas vezes, examinam crenças que quase toda a gente aceita acriticamente a maior parte do tempo. Ocupam-se de questões relacionadas com o que podemos chamar vagamente «o sentido da vida»: questões acerca da religião, do bem e do mal, da política, da natureza do mundo exterior, da mente, da ciência, da arte e de muitos outros assuntos. Por exemplo, muitas pessoas vivem as suas vidas sem questionarem as suas crenças fundamentais, tais como a crença de que não se deve matar. Mas por que razão não se deve matar? Que justificação existe para dizer que não se deve matar? Não se deve matar em nenhuma circunstância? E, afinal, que quer dizer a palavra «dever»? Estas são questões filosóficas. Ao examinarmos as nossas crenças, muitas delas revelam fundamentos firmes; mas algumas não. O estudo da filosofia não só nos ajuda a pensar claramente sobre os nossos preconceitos, como ajuda a clarificar de forma precisa aquilo em que acreditamos. Ao longo desse processo desenvolve-se uma capacidade para argumentar de forma coerente sobre um vasto leque de temas — uma capacidade muito útil que pode ser aplicada em muitas áreas.

Desde o tempo de Sócrates que surgiram muitos filósofos importantes. Já referi alguns no primeiro parágrafo. Um livro de introdução à filosofia poderia abordar o tema historicamente, analisando as contribuições desses grandes filósofos por ordem cronológica. Mas não é isso que farei neste livro. Ao invés, abordarei o tema por tópicos: uma abordagem centrada em torno de questões filosóficas particulares e não na história. A história da filosofia é, em si mesma, um assunto fascinante e importante; muitos dos textos filosóficos clássicos são também grandes obras de literatura: os diálogos socráticos de Platão, as Meditações, de Descartes, a Investigação sobre o Entendimento Humano, de David Hume e Assim Falava Zaratustra, de Nietzsche, para citar só alguns exemplos, são todas magníficos exemplos de boa prosa, sejam quais forem os padrões que usemos. Apesar de o estudo da história da filosofia ser muito importante, o meu objectivo neste livro é oferecer ao leitor instrumentos para pensar por si próprio sobre temas filosóficos, em vez de ser apenas capaz de explicar o que algumas grandes figuras do passado pensaram acerca desses temas. Esses temas não interessam apenas aos filósofos: emergem naturalmente das circunstâncias humanas; muitas pessoas que nunca abriram um livro de filosofia pensam espontaneamente nesses temas.

Qualquer estudo sério da filosofia terá de envolver uma mistura de estudos históricos e temáticos, uma vez que se não conhecermos os argumentos e os erros dos filósofos anteriores não podemos ter a esperança de contribuir substancialmente para o avanço da filosofia. Sem algum conhecimento da história, os filósofos nunca progrediriam: continuariam a fazer os mesmos erros, sem saber que já tinham sido feitos. E muitos filósofos desenvolvem as suas próprias teorias ao verem o que está errado no trabalho dos filósofos anteriores. Contudo, num pequeno livro como este, é impossível fazer justiça às complexidades da obra de filósofos individuais. As leituras complementares, sugeridas no fim de cada capítulo, ajudam a colocar num contexto histórico mais vasto os assuntos aqui discutidos.

Defende-se por vezes que não vale a pena estudar filosofia uma vez que tudo o que os filósofos fazem é discutir sofisticamente o significado das palavras; nunca parecem atingir quaisquer conclusões de qualquer importância e a sua contribuição para a sociedade é virtualmente nula. Continuam a discutir acerca dos mesmos problemas que cativaram a atenção dos gregos. Parece que a filosofia não muda nada; a filosofia deixa tudo tal e qual.

Qual é afinal a importância de estudar filosofia? Começar a questionar as bases fundamentais da nossa vida pode até ser perigoso: podemos acabar por nos sentir incapazes de fazer o que quer que seja, paralizados por fazer demasiadas perguntas. Na verdade, a caricatura do filósofo é geralmente a de alguém que é brilhante a lidar com pensamentos altamente abstractos no conforto de um sofá, numa sala de Oxford ou Cambridge, mas incapaz de lidar com as coisas práticas da vida: alguém que consegue explicar as mais complicadas passagens da filosofia de Hegel, mas que não consegue cozer um ovo.

Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A maior parte das pessoas, num ou noutro momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? O que faz com que algumas acções sejam moralmente boas ou más? Poderemos alguma vez ter justificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? Como progride a ciência? O que é a arte? E assim por diante.
4 anos atrás
33% 1 Voto
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by aLaMosBr Membro desde:
16 de Junho de 2006
Total de pontos:
1269 (Nível 3)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

uma otima opção de leitura é o já citado "o mundo de Sofia".
O livro mais facil de se ler sobre filosifia que vc irá encontrar. Na verdade é um romance, com o qual o autor envolve inteligentemente da historia da filosofia. Não deixe de ler
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by tancredi... Membro desde:
14 de Junho de 2006
Total de pontos:
2366 (Nível 3)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

a filosofia é a busca permanente pela sabedoria e a verdade no amor e na felicidade.e surgiu na Grécia com os grandes pensadores como Aristóteles platão,que buscavam respostas para explicar coisas como o amor.
4 anos atrás
0% 0 Votos
1 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie Perguntas abertas em Filosofia
RAUL SEIXAS DISSE: SE DEUS FEZ UMA COISA MELHOR QUE O SEXO, ELE GUARDOU LÁ SÓ PRA ELE; NÃO REVELOU PRA NÓS.?
Olá pessoal me sinto estranho recentemente..?
Você deixa a vida te levar ou prefere levá-la?
Será que vamos conseguir vencer?
Perguntas resolvidas em Filosofia
Qual a diferença do consumo da carne como subsistência e como produto industrial?
Como Você Consertaria O Mundo?Como Traria a Paz Verdadeira?
"Somos apenas ilusões dentro de um sonho".?
Quais eram as criticas que Nietzsche fazia a Sócrates?
PUBLICIDADE


Perguntas Relacionadas
Onde e quando surge a Filosofia e que mudança de mentalidade… em que sentido a historia da filosofia e importante para nos? Como surgiu a filosofia? Quais são os principais periodos da Historia da Filosofia.? Qual a importância da filosofia na sua vida?
Categorias
Todas as categorias
Artes e Humanidades
Artes Performáticas Artes Visuais Dança Filosofia Genealogia História Livros e Autores Outras - Artes e Humanidades Poesia Teatro e Representação
Resultados Patrocinados
Historia Filosofia - Aproveite as Ofertas da Cultura
Milhões de livros em promoção e com entrega foguete. Escolha...
www.livrariacultura.com.br

Cartão de Crédito Credicard Universitário International
Peça já o seu e tenha benefícios exclusivos em Shows. Confira...
www.credicard.com.br

Destaque seu site na busca!

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade


COPYRIGHT YAHOO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas