sexta-feira, 23 de julho de 2010

1927 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

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Fóruns do MySpace » Religião e Filosofia » Filosofia » O estudo da história da filosofia Criar Novo Tópico

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domingo, 4 de novembro de 2007 16:21 Responder
Rosangelo M/43Paraná, BR O estudo da história da filosofia é talvez a mais fascinante busca para qualquer um que esteja interessado em compreender a civilização e a cultura da espécie humana, pois todos os diferentes elementos da natureza do homem que ajudam a constituir a cultura de uma certa época ou de uma nação refletem-se, de uma maneira ou de outra, na filosofia daquela época ou daquela nação.
A história da filosofia pode ser estudada de dois pontos de vista distintos. O primeiroponto de vista é o do historiador; o segundo, o do filósofo. Cada um abordará o estudo da história da filosofia com diferentes percepções. O historiador será exortado pelas grandes obras dos pensadores de todos os tempos, pelo espetáculo da imensa energia mental e imaginação, zelo e abnegação que eles devotaram às suas criações. O historiador derivará seu maior contentamento de todas essas realizações. O filósofo, obviamente, quando estuda a história da filosofia, sente, também, grande júbilo, e ele não pode evitar a inspiração da fantástica mostra de genialidade ao longo de todas as eras. Porém, tendo em vista a maneira
como a filosofia se apresenta a ele, o filósofo não será capaz de regozijar-se com os mesmos sentimentos do historiador. Ele não será capaz de admirar os pensamentos dos tempos antigos e modernos sem ser perturbado por sentimentos de natureza inteiramente distinta.
O filósofo não pode ficar satisfeito em perguntar, como o historiador perguntaria de todos os sistemas de pensamento: são belos, são brilhantes, são historicamente importantes? A única questão que interessará ao filósofo é: que verdade existe nesses sistemas? E, no momento em que pergunta isso, ele será desencorajado quando olha para a história da filosofia, porque, como todos sabem, há tanta contradição entre os vários sistemas – tanta disputa e rivalidade entre as diferentes opiniões que eles têm apresentado, em diferentes períodos, por diferentes filósofos pertencentes a diferentes nações – que parece, a princípio, quase impossível acreditar que exista qualquer coisa como um avanço constante na história da
filosofia, como parece haver em outras buscas da mente humana, por exemplo, na ciência ou na técnica.
A pergunta que iremos fazer hoje é: o caos que existiu até aqui continuará a existir no
futuro? Continuarão os filósofos a contradizer-se uns aos outros, ridicularizando as opiniões uns dos outros, ou, finalmente, haverá algum tipo de concordância universal, uma unidade de crença filosófica no mundo?
Todos os grandes filósofos acreditaram que, com seus próprios sistemas, uma nova
época de pensamento se iniciava, que, ao menos, eles haviam descoberto a verdade final. Se não tivessem acreditado nisso, dificilmente poderiam ter realizado qualquer coisa. Isso é verdadeiro sobre Descartes, por exemplo, quando ele introduziu o método que o tornou “o pai da filosofia moderna”, como ele é freqüentemente chamado; sobre Spinoza, quando este tentou introduzir o método matemático na filosofia; ou ainda sobre Kant, quando este disse, no prefácio de sua maior obra, que dali em diante a filosofia poderia começar a trabalhar tão seguramente quanto a ciência, a única disciplina que assim o fizera até então. Todos eles acreditaram que eram capazes de levar ao fim o caos e começar algo inteiramente novo que produziria, por fim, uma ascensão na validade das opiniões filosóficas.Mas, o historiador não pode, freqüentemente, partilhar uma tal crença; isso pode mesmo parecer ridículo a ele.

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sábado, 26 de abril de 2008 20:26 Responder
Mrcl M/30Porto Alegre, Rio Grande do Sul, BR A maioria dos filósofos que li dizem que, apesar de a história da filosofia não se confundir com a filosofia (quer dizer, história da filosofia não é filosofia), é impossível você produzir filosofia sem estudar sua história.

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terça-feira, 19 de agosto de 2008 17:20 Responder
Daniel Contage M/22Petrópolis, Rio de Janeiro, BR O grande problema em admitir que história da filosofia é tão necessária assim à prática filosófica é que você tem que, primeiro, admitir que os filósofos antes de Aristóteles (atribui-se ora a ele ora a seu discipulo Teofrasto o título de primeiro historiador de filosofia) não produziram conhecimento filosófico de fato; segundo, ser conivente com a atual decadência da filosofia, estando esta sendo reduzida à história da filosofia: um monte de informações cada vez mais especializadas, citações decoradas, discursos já prontos, uma ciência, enfim, como física ou biologia, na qual só se pode dizer uma coisa: o que já foi dito.

Se você aceita essas duas implicâncias dessa afirmação (filosofia = hist. da filosofia), tudo bem analogar filosofia e sua história.


Bem, eu não aceito.

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