sexta-feira, 23 de julho de 2010

1911 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Museu

Arquivo

Biblioteca

Formação e Pesquisa

Cursos

Eventos

Fale Conosco





Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Medicina
UNIFESP/EPM
Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI

Diretor:
Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
Pesquisadores:
Dr. Valdir Reginato
Dr. Afonso Carlos Neves
Drª. Fabíola Holanda
Nádia Vieira
Maria Auxiliadora C. de Benedetto



Desde a sua criação, em 1933, a Escola Paulista de Medicina, transformada em 1994 em Universidade Federal de São Paulo, vem se destacando no ensino e na produção de conhecimento em diversas áreas das Ciências da Saúde, no Brasil e exterior. Neste percurso professores, funcionários e alunos foram responsáveis por diferentes ações que lhes conferiram um lugar de destaque na área. O mesmo ocorre na assistência à população com a criação do Hospital São Paulo em 1940, primeiro hospital construído no país especificamente para o ensino de medicina.

Ainda como instituição dedicada à saúde a UNIFESP já se preocupava com a preservação da sua memória institucional. Isto pode ser verificado em diferentes ações como, por exemplo, no apoio a publicações e livros de antigos professores que buscaram registrar as histórias dos primeiros tempos da antiga EPM, discorrendo sobre os momentos marcantes da trajetória deste centro de ensino.

Em 1982 foi criado o então o Museu de História da Medicina, que hoje leva o nome do seu primeiro diretor, Museu Histórico Prof. Dr. Wladimir da Prússia Gomes Ferraz.

Medicina Humanista
Palestra “Relação médico-paciente na época da Revolução Francesa”, com o Prof. Dr. Jean- Pierre Gouber, daÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris - 08 de Março das 10 às 12hs
Cursos de Pós-graduação para 2º sem 2010:
Laboratório de Humanidades - ciclo 2010/2
Humanidades e Humanização em Saúde
Disciplina Eletiva para o Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva
Novo portal:
“Às vezes se esquece que as instituições são feitas da vida das pessoas”.

Visite o Blog do LabHum:



Tal projeto tomou novos rumos quando em 1999 o trabalho com a história como disciplina acadêmica se consolidou e deu ensejo a criação do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – CeHFi. O Museu foi então incorporado ao CeHFi, assim como a Biblioteca Histórica da Associação de Ex-alunos, sendo criados ainda o Arquivo Histórico e o Setor de Formação e Pesquisa. Em tais espaços vêm sendo desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Humanas em interface com as Ciências da Saúde. Esse encontro, por um lado foi conseqüência direta das demandas que a UNIFESP tem em conhecer e entender suas próprias raízes. Por outro lado demonstra também uma vontade genuína em fomentar debates, avaliar anseios e estabelecer projetos para o futuro, por meio da reflexão crítica sobre suas diferentes práticas que vêm se consolidando a partir de um percurso com reflexos importantes para a história das ciências no Brasil.

É com o objetivo de apresentar nossas atividades que colocamos a público esta página, para possibilitar contato, consulta e o acesso a informações sobre a memória da instituição, assim como sobre os trabalhos e projetos realizados pelo grupo vinculado ao CeHFi.

Ao lado do Museu Histórico, encontra-se a Sala EPM - Xingu, pertencente ao Departamento de Medicina Preventiva, com mostra representativa da atuação da UNIFESP no Parque Nacional do Xingu.







Rua Botucatu, 740 - Vila Clementino - São Paulo - SP - Brasil - Cep : 04023-900
Tel./Fax: (011) 5576-4258 e 5549-7584
Site desenvolvido por Yuri Bittar



COPYRIGHT YURI BITTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas