quinta-feira, 22 de julho de 2010

1876 - HISTÓRIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

Potyguar

Alagoas

Amapá

Amazonas

Acre

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Paraíba

Pará

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rio de Janeiro

São Paulo

Santa Catarina

Sergipe

Rondônia

Roraima

Tocantins



Bandeiras

Folclore brasileiro

Grandes Nomes

Literatura de Cordel

Planeta Água

Presidentes da República

Provérbios

Recanto Poético





As grandes navegações
e os conseqüentes descobrimentos.
















No início da idade moderna, os europeus começaram a procurar uma rota que os levasse diretamente ao Oriente. Dessa forma, seus comerciantes procuravam evitar os intermediários árabes e turcos que encareciam o preço dos produtos. Os portugueses foram os primeiros europeu a se aventurarem rumo ao desconhecido em busca da rotas que os levaria ao Oriente.



No início dos tempos modernos, os europeus se lançaram ao exploração de terras e mares até então desconhecidos para eles. Nessa aventura, entraram em contato com outras culturas e civilizações. Tomaram suas terras pela força e realizaram a façanha, até então inédita, de conhecer nosso planeta, seus mares e continentes. Paulatinamente, a Europa se tornou o centro da nascente economia mundial. O primeiro passo foi dado no início dos tempos modernos por suas caravelas armadas. A expansão ultramarina européia do começo do século XV marcou o início da dominação do mundo pelos europeus. Os povos da África e da América foram os primeiros a ser submetidos pelos europeus e suas armas de fogo.

Em nome do comércio e do lucro, populações de africanos foram escravizadas e milhões de habitantes americanos foram dizimados nas minas e plantações.



No Fim da idade Média, o aumento da população da Europa criou problemas de alimentação. Buscar novas terras e ampliar as fronteiras terrestres e marítimas foi a solução encontrada pelos diversos Estados europeus, Estados que então se achavam em formação. Os chamados "descobrimentos" em que se destacam portugueses e espanhóis, fazem parte dessa etapa histórica que anuncia os tempos modernos.



As grandes navegações e os "descobrimentos" marcam o início dos tempos modernos. O maior domínio da arte de navegar, às novas técnicas, a ampliação dos horizontes geográficos, o encontro de outros povos e novos continentes, tudo isso resultou numa fase histórica nova, de expansão comercial e formação de colônias.



As grandes navegações, o crescimento da burguesia comercial, a formação do estado moderno absolutista, a colonização, a reforma religiosa e uma nova mentalidade abrem esse novo capitulo da história. Capitulo que se inicia com as palavras de Leonardo da Vinci: "A experiência não engana jamais" (Florença,1508) muito das contradições que vivemos hoje tem suas origens nessa época. E também algumas certezas.





Extraído do livro: História e Civilização.

Historiadores: Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez.


Já na antiguidade os egípcios e os gregos ensinavam que a Terra era redonda e que existia ilhas e terras ainda desconhecidas para eles. Durante a idade média, essas teorias foram esquecidas, dando lugar a lendas fantásticas sobre o desconhecido. Nessa época, acreditava-se que a Terra era plana, que havia mares ferventes habitados por serpentes e dragões gigantescos.
As grandes navegações | Descobrimentos | Objetivos | No Oriente | Colonização do Brasil



Cronologia | Os holandeses | Pedro Álvares Cabral | Pero Vaz de Caminha


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas