quinta-feira, 22 de julho de 2010

1875 - HISTÓRIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

Mundo EducaçãoHome Fale Conosco Publicidade Canais Login
Usuário:


Senha:


Cadastre-se
Esqueci minha senha
Canais
Acordo ortográfico
Artes
Biologia
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Educação Física
ENEM
Espanhol
Filosofia
Física
Folclore
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Informática
Inglês
Japão
Literatura
Matemática
Política
ProUni
Psicologia
Química
Redação
Saúde e Bem Estar
Sexualidade
Sociologia


Escola Kids
Escola Kids
Ciências
Geografia
História
Português
Matemática
Jogos Infantis
Mundo Educação » História do Brasil » Brasil Colônia » Grandes Navegações
Grandes NavegaçõesAlterar tamanho do texto
As Grandes Navegações resultam de uma série de interesses que marcaram a Europa.
O reaquecimento do comércio no final da Idade Média trouxe uma série de transformações na economia e na sociedade européia como um todo. A integração comercial com os países do Oriente sedimentou a formação de um amplo mercado consumidor interessado na compra de produtos manufaturados e especiarias provenientes de países como Índia e China. No entanto, esse comércio era caracterizado por alguns entraves que impediam sua expansão.

Para que alguém tivesse acesso a essas mercadorias, era necessário percorrer longas rotas comerciais geralmente intermediadas por árabes, comerciantes de algumas cidades italianas e as grandes feiras que distribuíram tais produtos na Europa. Dessa forma, o valor final destas mercadorias acabava ganhando um valor elevado mediante o grande número de atravessadores que integravam a circulação destes bens. Com isso, este comércio se restringia a uma pequena população de alto poder aquisitivo.

Outro fator que também pesava contra a expansão comercial era a falta de moedas no interior da própria economia européia. A escassez de metias preciosos e o escoamento das moedas disponíveis para o mundo Oriental surgia como um outro empecilho ao desenvolvimento mercantil. Mediante tal situação, o comércio se via prejudicado por tamanha dificuldade e, consequentemente, a expansão de toda a economia européia se via inviabilizada.

A solução para essas dificuldades surgiu por meio de dois acontecimentos históricos que contribuiu no vislumbre de um novo panorama sócio-econômico. Em primeiro lugar, damos destaque ao processo de consolidação das monarquias na Europa, que contou com o forte apoio da burguesia, tendo em vista o seu interesse em viabilizar a formação de um cenário político estável e a propagação de padrões monetários e tributários que pudessem garantir seus lucros.

Paralelamente, para que a prática comercial alcançasse lucros mais expressivos, ocorreu uma procura por novas rotas comerciais que pudessem eliminar os diversos intermediários que costumeiramente participavam desse processo. Além disso, os navegadores dessa época saíram à procura de novas terras onde fosse possível realizar a obtenção de metais preciosos para a fabricação de moedas. Mediante esse novo quadro, temos estabelecido o período das Grandes Navegações.

Sem dúvida, para que esse tipo de empreendimento fosse levado adiante era necessária uma enorme quantidade de capital a ser investido. Nesse aspecto, as monarquias nacionais que se firmaram com o apoio burguês participaram ativamente na formação de expedições marítimas incumbidas de encontrar novas rotas, centros comerciais e áreas de colonização. O interesse monárquico era explicado principalmente pela possibilidade de fortalecimento do Estado mediante um maior volume de impostos a ser arrecadado.

Dessa forma, podemos estabelecer os vários fatores que contribuíram diretamente na aventura marítima que inseriu a Europa no período moderno. A saída aos mares, os novos interesses econômicos e a descoberta de outras terras e civilizações são algumas das conseqüências maiores desse fenômeno histórico que permitiu o fortalecimento da burguesia mercantil européia. A partir de então, o Velho Mundo passou a estar interligado a outras partes do globo de uma forma nunca antes vista.


Por Rainer Sousa
Mestre em História
Mundo Educação » História do Brasil » Brasil Colônia » Grandes Navegações
ComentáriosComente este artigo
Ver comentário (1)

Mais ArtigosOs povos indígenas no Brasil
Proclamação da República
As Mais BuscadasFeudalismo governos militares maconha ácido botânica tenentismo expressionismo urss coronelismo sexo chuvas acidas Carvão mineral óptica idade média história aquecimento global tuberculose globalização coluna Luto
--------------------------------------------------------------------------------

Política de privacidade | Termo de uso | Vestibular | Canais | Fale conosco
Copyright by Mundo Educação © 2005-2010 Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
Publicidade

COPYRIGHT MUNDO EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas