quinta-feira, 22 de julho de 2010

1872 - HISTÓRIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

GUIA DO PROFESSOR
CURSO DE HISTÓRIA
2007
2
AS GRANDES NAVEGAÇÕES DOS SÉCULOS XV E XVI – A VIAGEM DE FERNÃO DE MAGALHÃES
Introdução
As Grandes Navegações tiveram grande importância nos séculos XV e XVI para o continente europeu, e podem ser comparadas ao processo de globalização em que vivemos atualmente. Através deste objeto podemos refletir sobre os desafios enfrentados pelos europeus em mares desconhecidos, apresentando um período que transformou o mundo moderno e aproximou continentes. As navegações, especialmente a viagem de Fernão de Magalhães, possibilitaram uma nova definição cartográfica para as terras conhecidas, a criação de um comércio mundial, o intercâmbio entre culturas e a concentração de riquezas no continente europeu.
Objetivos
O objeto de aprendizagem tem como intenção levar o aluno a identificar o movimento das grandes navegações dos séculos XV e XVI, e seu significado para a época apresentando para isso a viagem de Fernão de Magalhães, navegador português. A partir desta viagem o aluno poderá perceber os conhecimentos sobre as tecnologias existentes na época, e as condições que levaram os europeus a empreenderem longas viagens.
O módulo tem também como objetivo levar o aluno a ser capaz de avaliar a importância desse momento histórico na transformação do mundo moderno, identificando os desafios enfrentados pelos europeus, considerando os precários conhecimentos tecnológicos da época e os interesses econômicos das nações européias. Procurando relacionar aquele período histórico com o processo de globalização vivenciado em nossa época, comparando seus diferentes significados.
Pré-requisitos
O aluno deverá ter conhecimento dos paises europeus e do sistema econômico e social vigente nos séculos XV e XVI.
3
Tempo previsto para a atividade
De acordo com o nível de aprendizagem de cada aluno é difícil de estabelecer-se um determinado tempo, no entanto, por tratar-se de um objeto flexível e de fácil aprendizagem sugere-se o tempo de 2 horas/ aulas.
Na sala de aula
O professor poderá orientar a utilização do objeto de acordo com as suas necessidades. O objeto poderá ou não ser utilizado em sala de aula, podendo constituir uma atividade complementar a ser desenvolvida pelo aluno ou por pequenos grupos.
No que se refere ao uso do objeto o professor pode preparar o aluno para as atividades em laboratório. Para o desenvolvimento da proposta o professor poderá instigar a exploração do objeto de várias maneiras, enriquecendo a sua prática docente e, também, possibilitando ao aluno um melhor aprendizado e um melhor entendimento do assunto. Os alunos poderão trabalhar individualmente ou em duplas, dependendo das condições do laboratório.
Como estratégias, o objeto de aprendizagem poderá ser utilizado como:
PROBLEMATIZAÇÃO – utilizado para iniciar o assunto, para despertar interesse e curiosidade, incentivando à pesquisa para aprofundamento do tema.
ILUSTRAÇÃO – Utilizado para ilustrar o assunto a ser tratado, possibilitando uma aproximação do aluno com o cenário da época.
SIMULAÇÃO – Utilizado para simular a arte de navegar na época, demonstrando a tecnologia existente e os perigos enfrentados pelos navegadores.
Questões para discussão Tecnologias utilizadas (instrumentos, origem e função) A rota percorrida pelo navegador. Processo de globalização do século XV e XVI e o que ocorre hoje.. Preparação O professor deverá desafiar o aluno e instigar a sua curiosidade a respeito do conteúdo que será abordado, para que estejam preparados para trabalhar em duplas ou individualmente com o objeto. Também é importante fazer antes uma contextualização do tema a ser estudado para que haja um bom aproveitamento e interação dos alunos com o objeto.
O professor deverá fazer relações com o momento atual, identificando semelhanças, diferenças, permanências e rupturas. Os alunos poderão trabalhar em duplas, porém, o objeto de aprendizagem deve ser explorado pelos dois alunos que deverão ser desafiados pelo professor, interagindo com
4
o conteúdo relacionado com o objeto. Deverão ser oportunizadas discussões de forma a contemplar os questionamentos colocados no item anterior. Material Necessário Poderão ser utilizados mapas, livros didáticos e imagens que tratem do tema. Esses materiais, e outros, poderão ser trazidos pelos próprios alunos. Assim como também outros tipos de materiais que poderão ser solicitados pelo professor de acordo com a necessidade. Requerimentos Técnicos Computadores com internet e multimídia. Durante a atividade O objeto de aprendizagem tem a característica de possibilitar interatividade com o aluno, fazendo com que ele percorra o trajeto da viagem realizada por um navegador português, podendo explorar as potencialidades do objeto. A rota percorrida com os diferentes obstáculos e o conhecimento da tecnologia disponível permite que o aluno seja motivado para a aprendizagem, percebendo as inúmeras possibilidades do conteúdo apresentado. A utilização do objeto de aprendizagem dependerá, porém do planejamento e dos objetivos do professor, que deverá instruir o aluno sobre o que é mais importante no conteúdo dentro do objeto, assim como também deixar que os mesmos naveguem de acordo com suas limitações e ao mesmo tempo auxiliando-os e monitorando. Depois da atividade Após a utilização do objeto poderão ser feitas discussões e debates sobre o que foi pesquisado e apresentado, de acordo com o planejamento do professor. Questões para discussão O professor poderá, juntamente com a turma, refletir sobre as grandes navegações lançando questões como: O que levou os navegadores da época a buscar grandes aventuras? O que pensavam e como percebiam o desafio frente aos grandes obstáculos? Quais foram as reações no encontro entre culturas diferentes? Hoje um processo semelhante acontece no planeta, quais são os limites enfrentados atualmente? Existem obstáculos? Quais são as semelhanças e diferenças?
5
Avaliação Considerando avaliação como um processo formativo, o objeto tem como intenção facilitar e enriquecer o processo de aprendizagem, contribuindo para tornar a aula mais significativa e prazerosa. A avaliação poderá ser feita através de discussões e relatórios mediante o que foi pesquisado no objeto, como também poderão ser feitos trabalhos em grupos ou duplas. Sugere-se que o professor estabeleça critérios para avaliar o nível de participação e de interação do aluno com o objeto. Outro aspecto importante é o desenvolvimento de atividades de avaliação, como a atividade proposta no objeto de aprendizagem, que permite concluir sobre o entendimento ou não do conteúdo pelo aluno. Dicas e Atividades Complementares Posteriormente a utilização do objeto, os alunos poderão consultar livros, figuras, imagens, jornais, revistas, vídeos, além de outros sites, para melhor compreensão do conteúdo de modo que possam contextualizar com o mundo atual. Para saber mais PIGAFETTA, Antônio. A primeira viagem ao redor do mundo: o diário da expedição de Fernão de Magalhães. Porto Alegre: L & PM, 1985. PERES, Damião. História dos descobrimentos portugueses. Lisboa: Comissão executiva das comemorações do Quinto Centenário da morte do Infante D. Henrique, 1959. RAMOS, Fábio Pestana. No tempo das especiarias: o império da pimenta e do açúcar. São Paulo, SP: Contexto, 2004. THEODORO, Janice. Pensadores, exploradores e mercadores: dos mares, oceanos e continentes. São Paulo: Scipione, 1994.


COPYRIGHT DEVIDO AOS AUTORES DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas