quinta-feira, 22 de julho de 2010

1861 - HISTÓRIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

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Grandes Navegações
Por Cristiana Gomes

Vários fatores contribuíram para as Grandes Navegações.

O déficit em relação ao comércio com o Oriente

O ocidente conseguia do Oriente açúcar, ouro, porcelanas, pedras preciosas, condimentos (pimenta, cravo), drogas medicinais (bálsamos, ungüentos), perfumes e óleos aromáticos.

Essas mercadorias eram recolhidas no Oriente pelos árabes e trazidas por caravanas até as cidades italianas que serviam de intermediárias para a venda dos produtos na Europa. As monarquias nacionais européias precisavam quebrar esse monopólio e descobrir novos meios de contato com o Oriente.

Aliança entre burguesia e os reis

Para realizar as grandes viagens marítimas, era preciso navios, homens e armas. Esse tipo de empreendimento só seria possível com o apoio do Estado e o capital da burguesia. Como os reis teriam uma participação nos lucros, eles resolveram financiar a expansão marítima. Como conseqüência, os Estados Nacionais seriam fortalecidos facilitando a submissão da sociedade aos reis.

Progresso técnico e cientifico

Caravela (representou um avanço para a navegação da época), bússola, astrolábio, sextante.

EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA

Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:
- Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda
- Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra
- Desejo de expandir a fé cristã
- Necessidade de novos mercados

Outros fatores como: posição geográfica favorável, conhecimentos náuticos, criação precoce de um estado nacional, ajudaram Portugal a ser o primeiro país a se lançar nas Grandes Navegações

A conquista de Ceuta foi o marco inicial da expansão ultramarina portuguesa.

A aventura portuguesa recebeu o nome de “Périplo Africano”, pois alcançou as Índias contornando a África no decorrer do século XV.

À medida que descobriam novas regiões, criavam feitorias. Nelas, ficavam alguns homens encarregados de negociar com os nativos do local. Os portugueses queriam adquirir somente lucros.

CRONOLOGIA
- Segunda década do século XV as ilhas do Atlântico (Açores, Madeira e Cabo Verde) foram ocupadas
- 1434 – os portugueses chegaram ao Cabo Bojador
- 1460 – nesse ano, já se realizava um lucrativo comércio de escravos (de Senegal até Serra Leoa)
- 1462 – Pedro Sintra descobriu o ouro da Guiné
- 1481 – decretado o monopólio régio (exclusividade da coroa) sobre a exploração colonial
- 1488 – Bartolomeu Dias contornou o Cabo da Boa Esperança
- Entre 1497 e 1498 – Vasco da Gama chegou a Calicute, nas Índias dando por encerrada a aventura marítima portuguesa.

EXPANSÃO ULTRAMARINA ESPANHOLA

Somente após 1 século de atraso em comparação a Portugal é que os espanhóis começaram a sua participação nas Grandes Navegações.

CRONOLOGIA

1492 – Colombo descobre a América

De 1492 ate 1504 – descobrimento das Antilhas, Panamá e da América do Sul

1504 – Américo Vespúcio afirmou que as terras descobertas por Colombo eram um novo continente.

1513 – Nunes Balboa confirmou essa hipótese, atravessando por terra a América Central chegando ao Oceano Pacífico. Em homenagem a Vespúcio, deu o nome de América ao novo continente.

Entre 1519 e 1522 – Fernão de Magalhães iniciou a primeira viagem de circunavegação.

Outros países também se aventuraram pelos mares:

FRANÇA: Começou sua expansão ultramarina a partir de 1520. Os franceses exploraram a costa brasileira, saquearam o pau-brasil e tentaram, sem êxito, se estabelecer no Rio de Janeiro e no Maranhão. Também tomaram posse do Canadá e da Luisiana (sul dos EUA).

INGLATERRA: Por causa da Guerra das Duas Rosas (1455 – 1485) a Inglaterra também começou tarde sua aventura pelos mares.

HOLANDA: Os holandeses estabeleceram-se na Guiana, e em algumas ilhas do Caribe e na América do Norte onde fundaram Nova Amsterdã, que depois foi chamada de Nova Iorque. Promoveram, também, o tráfico de escravos negros.

CONSEQÜENCIAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES
- Sistema colonial português
- Dominação das civilizações asteca e inca pelos espanhóis
- Descoberta das minas de prata de Potosi (consideradas as maiores do mundo)
- Ampliação do comércio mundial
- Afluxo de metais preciosos
- Preparação das revoluções Comercial e Industrial


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Data de publicação: 19/08/2007
Categorias: História, História da Europa Imprimir | Recomendar | Link



8 comentários sobre "Grandes Navegações". Clique aqui para adicionar um comentário.

lara lays em 20/06/2008 às 21:05 hs:
a pesquisa foi ótima adorei todo o contéudo. parabéns!
KELLY CRISTINA em 10/08/2009 às 12:38 hs:
ADOREI O TEXTO PARABÉNS.
Lara Esteves em 17/08/2009 às 14:27 hs:
Muito Bom o texto , Salvou a minha vida escolar!
Kenny M em 19/08/2009 às 09:55 hs:
Não gosteii mto, tem pouca coiisa nem fala da viagem d Pedro Álvares Cabral...
num tem quase nda !
ta precisando aumentar as coisas!!!
Tah em 10/09/2009 às 14:52 hs:
eu soh achu q vx deveria explicar um poko maix sobre a relaçao entre as Monarquiaas Nacionais e as Grande Navegaçoes ... Ooooooooook
Mas fora isso o texto Tahh muito dos bons em .. (:

BJuXXXXXXX
Biiaa em 10/09/2009 às 20:23 hs:
gostei do texto. Mas eu concordo com a Tah, acho que deviam estabelecer a relação entre a Monarquias Nacionais e As Grandes Navegações....mas tirando isso o o resto está ótimo...
priscilla em 21/09/2009 às 11:24 hs:
eu gostei mt desse texto i ele vai salvar o meu trabalho de historia. eu acho q se colocar + conssequencias da grandes navegações vai ficar melhor. + o texto ta muito bom. pri!!!!!!!!!!!!!! rsrs
Paula Fernanda em 05/11/2009 às 21:34 hs:
Também gostei muito do texto. Mas concordo com a Tah e a Bia, especificando mais sobre a Monarquia ficará melhor ainda! Parabéns, vai me ajudar Bastante .
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