quinta-feira, 22 de julho de 2010

1859 - HISTÓRIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

Aproveite as ofertas da FNAC: Todo o site com frete grátis para todo o Brasil >> Fnac ferias! NAVEGADOR GPS MIO MOOV 560 4,7" - Mio DESKTOP AOC EVO 9111 AMD com MONITOR 18.5" >> Desconto Progressivo em Livros! Até 20%

qua
24
jun

2009Autor:Borges Hermida
~16.717 acessos 54 Comentários »
Biblioteca, História do Brasil, Textos Introdutórios.
Nesse texto você estuda sobre: bartolomeu dias, conquista, descobrimento do brasil, Escolas de Sagres, Espanha, especiarias, franciscanos, grandes navegações inglesas, grandes navegações portuguesas, História de Portugal, História do Brasil, Imperador, infante d. henrique, Islamismo, língua portuguesa, Material Didático, Muçulmanos, oceano, Pérsia, portugal, portulanos, príncipe, resumo, tempo, viagem de Cabral, viagem de Colombo, e mais.

|

Resumo sobre as Grandes Navegações



Índice
O DESCOBRIMENTO
a) Origens de Portugal
c) As viagens dos portugueses
RESUMO As grandes navegações
a) Origens de Portugal
b) Causas das navegações:
c) As viagens dos portugueses
Comentários (54)

Antônio José BORGES HERMIDA – compêndio de História do Brasil (1963)


O DESCOBRIMENTO

As grandes navegações
Descobrimento da América
Descobrimento do Brasil
Exploração da costa brasileira
As Grandes Navegações


a) Origens de Portugal

Nos tempos antigos, quando o poderoso povo romano dominou quase toda a Europa, havia na Península Imérica, atualmente formada por Portugal e Espanha, uma região chamada Lusitânia. Nessa região, à foz do rio D’ouro, os romanos fundaram a povoação de Cale, mais conhecida por Portucale, de onde se derivou o nome Portugal.
Depois dos romanos, outros povos invadiram a Península Ibérica, sendo que os árabes permaneceram nessa região por vários séculos e é por isso que muitas palavras da língua portuguesa são de Origem árabe, como açúcar, alface e álcool. Mas, como os invasores eram muçulmanos (seguidores do Islamismo, religião fundada por Maomé), os cristãos da península revoltaram-se contra a sua dominação e conseguiram fundar vários reinos; desses reinos, um dos mais importantes era o de Leão, que se estendia até a região de Portucale, então chamada Condado Portucalense porque era administrada por um conde.
Um conde de Portucale, Afonso Henriques, depois de tomar o poder de sua própria mãe, venceu os árabes, revoltou-se contra o reino de Leão e adotou o título de rei. Com Afonso Henriques, o fundador do reino de Portugal, inicia-se a primeira dinastia ou família de soberanos portugueses, chamada de Borgonha.
A segunda dinastia de Portugal, que tanto se distinguiu nos descobrimentos marítimos, foi a de Avis, fundada pelo rei D. João I. Outros soberanos notáveis dessa dinastia foram D. João II, apelidado o Príncipe Perfeito, e D. Manuel, o Venturoso.
No reinado do Príncipe Perfeito Bartolomeu Dias avistou o Cabo das Tormentas (1488), depois chamado da Boa Esperança, e no de D. Manuel chegou Vasco da Gama às índias (1498) e Pedro Álvares Cabral ao Brasil (1500).
O último soberano da dinastia de Avis foi o cardeal D. Henrique, que morreu em 1580, passando



Portugal e todas as suas colónias para o domínio espanhol. Mas, em 1640, o duque de Bragança, D. João, libertou Portugal do domínio da Espanha e, com o título de D. João IV, iniciou a última dinastia portuguesa. A essa dinastia, chamada de Bragança, pertenceram os imperadores do Brasil, D. Pedro I e D. Pedro II.


b) Causas das navegações

Antes das longas viagens marítimas, iniciadas pelos portugueses no século XV, os europeus comerciavam com o Oriente pelo Mediterrâneo. As mercadorias orientais mais procuradas eram as drogas e as especiarias da Índia (pimenta, cravo e canela), os tecidos da Pérsia e os ob|etos de porcelana fabricados na China.





O Mar Tenebroso


Os marinheiros daquele tempo "acreditavam que, em suas águas, viviam monstros que afundavam navios c devoravam tripulantes"’.








Mercado dos aborígenes na América.



Todos esses artigos eram levados até Constantinopla, onde aguardavam os navios dos genoveses e venezianos, que os transportavam para os vários países da Europa. Era, portanto, Constantinopla, importante centro para a distribuição das mercadorias orientais e sem ela não poderia haver comércio entre o Oriente e a Europa através do Mediterrâneo. Esse comércio foi afinal proibido pelos turcos que, em 1453, tomaram Constantinopla: é que os conquistadores eram muçulmanos e, por isso, inimigos dos cristãos, isto é, dos europeus.
Com o avanço dos turcos tornava-se indispensável descobrir outro caminho por onde pudessem .,ser transportados os artigos do Oriente. Foi o que os portugueses conseguiram percorrendo a costa da África até ao sul desse continente, onde encontraram o oceano Índico que leva às índias. Desse modo a tomada de Constantinopla pelos turcos foi uma das causas importantes das grandes navegações.
Outra causa foi o desenvolvimento da arte da navegação verificado nessa época, que é a do início da Idade Moderna: tornara-se conhecida na Europa a bússola, inventada pelos chineses e que serve para a orientação; foi inventado o astrolábio,. destinado a indicar a latitude, dando a posição do navio em qualquer parte do mundo e, finalmente, surgiu ura novo tipo de barco, a caravela, leve e rápida, própria para’ longas viagens. Ainda nessa ocasião inventou-se a vela triangular ou latina, com a qual se podia navegar com o vento em qualquer direção.
Também como causa importante das navegações cita-se o sentimento religioso: os soberanos dos países da Europa queriam converter os povos do Oriente e ordenavam aos sacerdores que seguissem nas expedições. É por isso que a esquadra de Cabral conduzia vários frades franciscanos; um deles, frei Henrique Soares, de Coimbra, rezou no Brasil as duas primeiras missas.


c) As viagens dos portugueses

Foi um príncipe, o Infante D. Henrique, apelidado o Navegador, quem iniciou as grandes navegações de Portugal. Era filho de D. João I, o fundador da dinastia de Avis que reinou até 1580.
Depois de uma expedição áo norte da África, onde obteve importantes informações sobre a costa desse continente, o Infante D. Henrique resolveu transformar a sua residência numa escola para marinheiros: é essa a origem da famosa Escola de Sagres, onde os portugueses aprendiam a arte de navegar e de entender os portu-lanos, cartas pelas quais se guiavam os pilotos daquele tempo.



Navio de Guerra do Século XV







Sabia D. Henrique ser possível chegar às índias viajando pelo litoral africano, onde o oceano Atlântico tinha o nome de Mar Tenebroso ou Mar das Trevas: é que os marinheiros acreditavam viverem, em suas águas, monstros que afundavam os navios e devoravam seus tripulantes.
D. Henrique ordenou se fizessem expedições para descobrir a costa ocidental africana. Também em seu tempo os portugueses chegaram às ilhas da Madeira e Açores. Quando ele morreu, em 1460, já haviam alcançado a Serra Leoa, no litoral da África.



Contudo, era indispensável atingir o cabo que fica ao sul do continente africano para poder passar para o outro lado e viajar pelo oceano que conduz às Índias (oceano Índico), Quem descobriu esse cabo foi Bartolomeu Dias que o chamou de Cabo das Tormentas (1488). O rei D. João II mudou esse nome para o da Boa Esperança, pois sabia que, com o seu descobrimento, se tornava fácil alcançar as índias.
Já reinava em Portugal D. Manuel, apelidado o Venturoso, quando Vasco da Gama, em 1498, descobriu o caminho para as índias. Em sua expedição, de quatro navios, ia o comandante Nicolau Coelho que, dois anos depois, acompanhou Pedro Alvares Cabral na viagem em que o Brasil foi descoberto.’



RESUMO As grandes navegações

a) Origens de Portugal

O nome Portugal: derivado de Portucale, povoação fundada pelos romanos na Lusitânia.
A luta contra os árabes: fundação de reinos cristãos.
Fundação do reino de Portugal: ação de Afonso Henriques.
As dinastias portuguesas: Borgonha, Avis e Bragança.
Os fundadores das dinastias portuguesas: Afonso Henriques (Borgonha), D. João I (Avis) e D. João de Bragança (Bragança).
Os soberanos dos descobrimentos: D. João I, D. João II c D. Manuel o Venturoso.



b) Causas das navegações:

As mercadorias orientais: drogas e especiarias da índia, tecidos da Pérsia e porcelanas da China.
O comercio no Mediterrâneo: feito por genoveses c venezianos, por intermédio de Constantinopla.
As principais causas: tomada de Constantinopla pelos turcos, desenvolvimento da arte da navegação e o sentimento religioso.
A arte da navegação: invenção da bússola, do astrolábio, da caravela e da vela triangular ou latina.


c) As viagens dos portugueses

Ação do Infante D. Henrique: fundou a Escola de Sfagres.
O plano de D. Henrique: chegar às Índias pelo litoral africano.
Viagem de Bartolomeu Dias: descobrimento do Cabo das Tormentas (1488)
Viagem de Vasco da Gama: descobrimento do caminho para as índias (1498).


QUESTIONÁRIO
Quais os países que formam a Península Ibérica ?
Que são os muçulmanos ?
Que fêz Afonso Henriques ?
Que são dinastias ?
Quais as três dinastias portuguesas?
Quais os fundadores das três dinastias portuguesas ?
Quais as principais mercadorias do Oriente procuradas pelos europeus ?
Por que era importante Constantinopla para o comércio pelo Mediterrâneo?
Que fèz D. Henrique para animar os descobrimentos portugueses?
Que era o Mar Tenebroso ?
Que eram portulanos ?
Quais as ilhas do Atlântico avistadas no tempo do Infante D. Henrique?
Que sabe sobre a viagem de Bartolomeu Dias?
Que houve em 1498?
Quais os soberanos portugueses que se distinguiram nos descobrimentos?
Última Modificação: 24 abr, 2010.

URL CURTA DO POST: http://wp.me/pbJrC-Bx
--------------------------------------------------------------------------------

Tudo sobre:Biblioteca, História do Brasil, Textos Introdutórios. Ver mais categorias do siteOutrosMitologiaFilosofia AntigaGrécia AntigaRoma AntigaPré-SocráticosSócratesPlatãoAristótelesTextos IntrodutóriosBibliotecaSênecaEstoicismoEpicuroNeoplatonismoFilosofia MedievalSanto AgostinhoSanto AnselmoSão Tomás de AquinoNietzscheTrabalhos Acadêmicos Ensaios e ArtigosFilosofia ContemporâneaLiteraturaHistória GeralPlutarcoMaquiavelTeoria e Ciência PolíticaFilosofia Moderna e RenascimentoErasmoThomas MoreMontaigneGiordano BrunoBaconHobbesDescartesEspinosaLockeLeibnizBerkeleyHumeVoltaireRousseauBergsonThomas KuhnLógica, Epistemologia e Filosofia da LinguagemPopperHusserlHeideggerEscola de FrankfurtHegel e Idealismo AlemãoAntropologiaLevi-StraussHanna ArendtPascalMontesquieuKantFoucaultEnsinoMarxExistencialismo & FenomenologiaCamusSartreFilosofia da Mente & PsicologiaLógicaHistória do BrasilFrases, Pensamentos e CitaçõesFarias BritoSchopenhauerSociologiaKierkegaardFilosofia do DireitoGeopolíticaEpistemologia e Filosofia da LinguagemEstética e Arte
Veja todos os textos do autor Borges Hermida (14 posts)
Tags:bartolomeu dias, conquista, descobrimento do brasil, Escolas de Sagres, Espanha, especiarias, franciscanos, grandes navegações inglesas, grandes navegações portuguesas, História de Portugal, História do Brasil, Imperador, infante d. henrique, Islamismo, língua portuguesa, Material Didático, Muçulmanos, oceano, Pérsia, portugal, portulanos, príncipe, resumo, tempo, viagem de Cabral, viagem de Colombo

Leia Mais!
Resumo sobre o DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA
Resumo sobre o Descobrimento do Brasil
Resumo de História do Brasil – O Segundo Reinado
Resumo completo de História do Brasil até o fim da escravidão
DIVISÃO DO BRASIL EM DOIS GOVERNOS. DOMÍNIO ESPANHOL E INVASÕES HOLANDESAS. ESTADOS DO MARANHÃO E DO BRASIL.
As Artes do Extremo-Oriente
Resumo sobre A OBRA DOS PADRES JESUÍTAS
Resumo do Poema Ilíada de Homero
Renascença- As Origens da Arte Moderna – História da Arte
O NORDESTE – DESENVOLVIMENTO SOCIAL. MONOCULTURA AÇUCAREIRA E A SOCIEDADE PATRIARCAL ESCRAVOCRATA.
Buscas Relacionadas:
2-
grandes navegações inglesas-
grandes navegações do século xv-
as grandes navegações portuguesas-
ver imagens para o resumo para os seculos xv e xviii-
as grandes navegações e o descobrimento do brasil-
0-
grandes navegações resumo
-
As grandes Navegações brasileiras-
<>as grandes navegações-
navegações inglesas-
grandes navegações
-
grandes navegações descobrimento do brasil-
as grande navegações-
as grandes navegaçoes maritimas-
periodo das grandes navegações-
as navegações inglesas-
o que foi descoberto primeiro o brasil a bússola ou o astrolabio? resumo-
como viviam os povos de portugal no periodo das grandes navegaçoes-
as grandes navegações inglesas-
resumo sobre As Grandes Navegações-
as grandes navegações portuguesas e espanholas-
as grandes navegações resumo-
grandes navegações século xv-
NAVEGAÇÕES -
navegaçoes espanholas-
grandesnavegaçoes-
as grandes navegações portuguesas resumo-
resumo das grandes navegações-
as grades navegaçoes-



Deixe um comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Name (required)

Mail (will not be published) (required)

Website





54 Comentários para “Resumo sobre as Grandes Navegações”
Páginas: [6] 5 4 3 2 1 » Show All

54Miguel (admin) Says:
julho 16th, 2010 at 14:42
@lissa: Aprenda a usar a internet.

53lissa Says:
julho 16th, 2010 at 13:01
hummm
tem nada a ver a que eu perguntei…

52alynne Says:
julho 4th, 2010 at 18:27
nossa é matéria é muito legal meus parabéns !!!!!

51mara pinto Says:
junho 30th, 2010 at 16:50
Achei excelente o resumo sobre as grandes navegações,parabéns.

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 » Show All
Consciência.org


--------------------------------------------------------------------------------

Novidade! Siga as atualizações dos posts lá no Twitter!


--------------------------------------------------------------------------------

Inscrição nas Atualizações
Textos Introdutórios e Resumos
Trabalhos Acadêmicos e Artigos
Biblioteca Ensino de Filosofia
Fale Conosco
Testes de Filosofia
Banco de Imagens
Fórum / Comunidade
Colaborações / Envie seu texto!
Categorias
Filosofia Contemporânea (187)
Literatura (169)
Filosofia Moderna e Renascimento (124)
História do Brasil (113)
Grécia Antiga (109)
Filosofia Antiga (92)
História Geral (87)
Teoria e Ciência Política (80)
Ensino (57)
Nietzsche (52)
Filosofia Medieval (47)
Roma Antiga (42)
Mitologia (40)
Plutarco (32)
Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem (29)
Sociologia (29)
Heidegger (28)
Platão (24)
Antropologia (24)
Aristóteles (21)
Estoicismo (19)
Kant (19)
Rousseau (18)
Estética e Arte (18)
Marx (16)
Sócrates (13)
Filosofia do Direito (13)
Santo Agostinho (12)
Escola de Frankfurt (12)
Existencialismo & Fenomenologia (12)
Filosofia da Mente & Psicologia (11)
Descartes (10)
Sartre (10)
Montaigne (9)
Hume (9)
Voltaire (8)
Thomas More (7)
Hegel e Idealismo Alemão (7)
São Tomás de Aquino (6)
Camus (6)
Farias Brito (6)
Pré-Socráticos (5)
Epicuro (5)
Maquiavel (5)
Hobbes (5)
Espinosa (5)
Locke (5)
Leibniz (5)
Pascal (5)
Montesquieu (5)
Frases, Pensamentos e Citações (5)
Popper (4)
Hanna Arendt (4)
Giordano Bruno (3)
Bacon (3)
Berkeley (3)
Thomas Kuhn (3)
Foucault (3)
Santo Anselmo (2)
Erasmo (2)
Bergson (2)
Husserl (2)
Schopenhauer (2)
Lógica (2)
Levi-Strauss (1)
Kierkegaard (1)
Geopolítica (1)
Epistemologia e Filosofia da Linguagem (1)
Parceiros

Aline – Das haus die Frau
Biologia Molecular
Blog do Miguel
Conexões Epistemológicas
Coolmeia
Ducs em Amsterdam
Entre Panelas
Estudando Letras
Férias Floripa
Filosofia em Quadrinhos
Filosofonet
Veritas



Início

Textos Introdutórios e Resumos
Trabalhos Acadêmicos Ensaios e Artigos
Biblioteca - ebooks
Ensino de Filosofia
Salvador Dali
Colaborações / Envie seu texto!
Política de Privacidade
Fale Conosco
Testes de Filosofia
Banco de Imagens
Inscrição nas Atualizações
Fórum / Comunidade
Carlos Castaneda


COPÝRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas