quinta-feira, 22 de julho de 2010

1852 - HISTÓRIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

História do Mundo Home | Cursos Online | Publicidade | Fale Conosco | Escola Kids | BuscaBusca: Artigos
Curiosidades
CronologiaPré-História

Idade Antiga

Idade Média

Idade Moderna

Idade Contempôranea

História Infantil

CivilizaçõesÁrabe

Assíria

Asteca

Babilônia

Cartaginês

Celta

Chinesa

Egípcia

Fenícia

Francesa

Germânica

Grega

Inca

Inglesa

Indiana

Japonesa

Maia

Olmeca

Persa

Rapa-Nui

Romana

Russa

Suméria

Turca

Viking

História do Mundo » Artigos de História » As Grandes Navegaçoes - História das Grandes Navegações
As Grandes Navegaçoes - História das Grandes Navegações
Hoje, no mundo, as medidas são mais ou menos padronizadas, mesmo que um país ou outro ainda tenha suas peculiaridades, como galão e polegada nos Estados Unidos. Mas todos os países reconhecem as medidas padrões como litro, metro, etc, mas como fazer essas medidas na época das grandes navegações?. E de onde vieram os nomes, como foram inventadas ?

Légua - Diziam os portugueses ser o quanto se pode andar em uma hora. Assim a légua terrestre é diferente da légua marítima, já que um navio anda mais em uma hora do que um homem. Além disso, como os navios cada vez foram ficando mais aperfeiçoados e mais rápidos, a légua marítima teve diversos valores no decorrer dos tempos. Já a légua terrestre sempre se manteve, mais ou menos, a mesma. (6.600 metros).

Milhas - A unidade de medida, milha, correspondia a mil passos, essa era a milha italiana. Com o tempo a medida de milha passou a ser 3 vezes maior que essa milha original, assim 3000 passos, ou 1.600 metros.

Nós - Os navegantes desta época não tinham como medir a velocidade em seus navios, não haviam inventado um velocímetro, mas era importante saberem a que velocidade o navio estava. Por isso era prática comum se jogar, das embarcações, uma corda com nós dados a cada tantos metros. Depois de determinado tempo se recolhia a corda e via-se quantos nós haviam entrado na água. Atualmente nó é igual a uma milha marítima por hora.

Caravana ou Cáfila ( coletivo de Camelo ) - É o quanto uma caravana de camelos pode andar em um dia. Essa medida também era difundida na África e Ásia. Corresponde a 8 léguas ou 52 quilômetros. Era uma medida importante pois é exatamente a cada "caravana" que precisaria haver abrigos para os mercados e seus camelos.

Artigos


História do Mundo
História do Mundo © Copyright Portal BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais. Veja Também: História do Brasil | Vestibular


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas