segunda-feira, 26 de julho de 2010

2157 - HISTÓRIA DO PERGAMINHO

Apresentação
Introdução
A origem do papel
Papiro e Pergaminho
Um pouco de história
Papel reciclado
Webgrafia










Papiro e Pergaminho




As matérias primas mais famosas e próximas do papel foram o papiro e o pergaminho.




A palavra papel é originária do latim "papyrus". nome dado a um vegetal da família "Cepareas" (Cyperua papyrus). O papiro foi inventado pelos egípcios e os exemplares mais antigos datam de 3.000 a.C.

A medula dos seus caules era empregue, como já foi referido, pelos egípcios, há 3.000 anos antes de Cristo.

O papiro é uma planta aquática, cujo talo era cortado na parte interior onde se encontravam as fibras muito resistentes e flexíveis e que unidas em lâminas, serviam de superfície própria para escrever.

Esta planta era encontrada às margens do rio Nilo, no Egipto, e representou para os egípcios o suporte da escrita hieroglífica, veículo de transmissão do conhecimento e da sensibilidade do homem da época.



Planta do papiro




O papiro atravessou séculos, levando a cultura do Egipto a outros povos, copiada até pelos gregos e romanos, que escreviam em rolos de papiro; por isso permitiu não só a preservação da memória cultural, mas serviu também de testemunho da história dos materiais usados pelo homem.



Papiro



Fragmento de um rolo de pergaminho dos Manuscritos do Mar Morto
O pergaminho era muito mais resistente do que o papiro, pois era produzido a partir de peles tratadas de animais, geralmente de ovelha, cabra ou vaca e tinham um custo muito elevado.

Diante da escassez e do alto custo do papiro, os Pergamenos, em Pérgamo, na Ásia Menor, passaram a substitui-lo pelo velino e pelo pergaminho. O velino era a pele de animais (não nascidos, como os fetos, ou os muito jovens), e que recebiam um tratamento específico de raspagem, banhos de soda e secagem em bastidores, o que lhes conferiam propriedade alcalina de boa durabilidade, características para torná-los flexíveis e apropriados para a escrita.

Graças a estes suportes, a história dos povos pôde ser conservada, estudada, pesquisada, resgatada e difundida no mundo inteiro.







COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas