sábado, 12 de junho de 2010

978 - HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES

Educação, Computação e Web
Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira
Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS
[ Home ] [ Acima ] [ Monografias ] [ Níveis de formação ] [ Avaliação ] [ Declaração de Bolonha ] [ ISCED ] [ Bolsas ] [ Ofertas de bolsas no exterior ] [ Indo a conferências ] [ Universidades ] [ Roteiros de leitura ]


Textos > Universidades

Universidades, história e modelos
História
As primeiras Universidades
Universidade Humboldtiana
A Universidade na colônia
Modelos de ensino
Alemanha
Holanda
Apresentação
Resumir a história da Universidade é uma grande tarefa. Nesta seção procuro mostrar uma visão abrangente da história desta instituição. Este conteúdo está em constante evolução e atualização. O principal objetivo é construir um referencial para mostrar as diferentes alternativas que já foram experimentadas, características e objetivos destes modelos de universidade.

Os fundadores


As primeiras Universidades
Universidade Humboldtiana
Wilhelm von Humboldt foi figura essencial no desenvolvimentoda Universidade Alemã. Humboldt concebeu a universidade como um local independente para a construção do conhecimento. Neste modelo o ensino e a pesquisa devem formar um todo coerente, uma unidade onde só poderiam lecionar os professores que tivessem experiência na pesquisa e em sua área. A Alemanha adotou nos 18`s este modelo de Universidade Humboldtiana e obteve, no início do século XX, uma das maiores concentrações de Prêmios Nobel da história. Cerca de 70% dos prêmios foram para a Alemanha.

A Universidade na colônia
Nas colônias não se pensava apenas se repetia magistralmente as conquistas dos Paises Centrais. Uma das frases de Nietzsche, no livro Ecce Homo, que gosto é esta:

"O douto emprega a sua força em dizer sim ou não, em criticar o que já foi pensado por outros; quanto a ele, todavia, não pensa mais, ele é um decadente."

Certamente é uma idéia forte, como em geral são as idéias de Nietzsche. Mas é muito adequada ao modelo colonial de "doutores", qualquer pessoa com um título de grauação era (e infelizmnete ainda é) chamado de doutor. É preciso agir agora e fortemente para tentarmos salvar as próximas gerações da mediocridade da transferência do conhecimento. Quantas vezes se escuta a frase "a transmissão do conhecimento" para caracterizar a função do professor. Todo este contexto é uma conseqüência de nosso passado colonial, o culto ou douto era aquele que sabia tudo o que os cérebros pensantes da Europa havia pensado e escrito mas ele não pensava autonomamente.

Se você gostou deste texto e quer receber um aviso da publicação das próximas atualizações mande um e-mail para este endereço.

--------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------

Leituras

Blog. do Prof. Palazzo



COPYRIGHT DEVIDO AO PROF. JOSÉ PALAZZO DE OLIVEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas