sábado, 12 de junho de 2010

977 - HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES

ASSINE 0800 703 3000 BATE-PAPO E-MAIL SAC SHOPPING ÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi

Inteligência e tecnologia a serviço do amor.quem somos
cadastro
anuncie
loja
projetos sociais
balanço social
parceiros
fale conosco
Jornalismo Cultura Serviços Ligue Amai-vos
(21)2507-1700
Busca


Jornalismo

Colunas
André Urani
Dom Eugênio Sales
Dom Eusébio Sheid
Dom Orani Tempesta
Faustino Teixeira
Frei Betto
Leonardo Boff
Luis Eduardo Soares
Luiz Paulo Horta
Marcelo Barros
Mª Clara Bingemer
Pastor Eduardo R. Pedreira
Rabino Nilton Bonder
Rodrigo Terra
Sheikh Abdu Osman

Informação
Educação
Em Destaque
Entrevistas
Gente que faz o bem
Histórias
Internet
Jovem
Meio-Ambiente
News
Paz
Saúde
Social
Cultura e Religião


Afrodescendentes
Cultura
Espaço Espiritual
Inter-Religiões
Islam
Jesus Cristo
Nossa Senhora
Santo do Dia
Liturgia do Dia
Serviços
Religiosos

Orientações On-line
Espiritual
Judaísmo
Padre
Pastor
Sheikh
Vocacional

Outros Serviços
Alcorão Online
Bíblia Online
Oratório Online
Paróquias
Torá Online


Serviços
Sociais

Orientações On-line
Afrodescendentes
Conselho Tutelar
Consumidor
Indígenas
Jovem
Legal
Médico
Professor

Outros Serviços
Alcoólicos Anônimos
Doações Online
Espaço Cidadão
Narcóticos Anônimos
Projetos Sociais




Educação MATÉRIA: Conheça a história das universidades no Brasil desde o período colonial

Brasil, colônia portuguesa. Para que seus filhos pudessem ter acesso ao ensino superior, a burguesia os mandava para a Europa, na maioria das vezes com destino à Coimbra. Essa possibilidade de poder mandar os filhos para estudar na Europa criou, de início, uma resistência à criação de um projeto de ensino no país.

Depois da transferência da corte de Portugal para o Brasil, algumas escolas superiores foram criadas no Rio de Janeiro e na Bahia. Durante o processo de separação da Metrópole, vários projetos de criação de universidades foram apresentados e abortados. Somente em 1915, já na República, o governo reuniu escolas politécnicas, faculdades de direito e de medicina da então capital brasileira na Universidade do Rio de Janeiro, considerada a primeira instituição de ensino superior do País.

Em 1961 foi criada da Universidade de Brasília. O professor Darcy Ribeiro, então parte do governo, retoma a idéia de universidade com a convicção de que ensino superior requer instituições integradas, orgânicas e atuantes, onde a cultura científica é traço fundamental, integrando-se à profissionalização. Seu projeto, entretanto, foi interrompido no período do golpe militar de 1964.
"Do golpe em diante, a data relevante é 1968, com a lei de Reforma Universitária. Até lá, o que houve foram medidas de intimidação. Foi uma lei abrangente, dizia qual ensino as universidades teriam e que teriam que ter uma estrutura. As universidades tiveram que se ajustar", conta o pesquisador Edson Nunes, do Observatório Universitário da Universidade Candido Mendes.

Nunes lembra que, na época, "foi criado um centro de estudos gerais, que não deu muito certo, mas estava lá. O relevante é que o governo tenta estruturar a universidade. Eles seguiam um modelo americano de desprofissionalização. Essa lei ficou vigente por muito tempo e algumas idéias não deram certo. Logo depois, as universidades passaram por momentos difíceis, com o AI-5 intimidando e proibindo as pessoas, a liberdade de expressão". O Ato Institucional 5 foi umas das medidas do governo militar que diminuiu ainda mais as liberdades do País.

Após o AI-5 houve uma política de crédito, trazendo alguns modelos de estrutura e forma, mas o conteúdo foi pouco desenvolvido. Nunes diz que, depois da reforma, a próxima lei importante foi a de Diretrizes e Bases, em 1996, já no governo de Fernando Henrique Cardoso.

O ensino superior no Brasil foi retomar seu crescimento durante o governo de Fernando Henrique, quando houve um sensível aumento de vagas nas universidades privadas. Segundo Ricardo Musse, professor do Departamento de sociologia da Universidade de São Paulo (USP), a demanda dos alunos que saíam do ensino médio cresceu, havendo então a necessidade de criarem novas vagas. "A demanda gerada por essa ampliação foi coberta por uma expansão do ensino privado. Essa expansão se deu, sobretudo por uma legislação que facilitou a abertura de cursos e instituições, sobretudo de faculdades, centros universitários e universidades."

"A situação das universidades tem se deteriorado nos últimos anos porque houve uma reforma silenciosa nos anos do governo FHC, década de 1990, na qual a provocação pública foi desmobilizada. Isso em vários sentidos. O primeiro fato mais flagrante e evidente é de que a percentagem de vagas oferecidas pelas universidades públicas se inverteu em relação às privadas, ou seja, o pólo de expansão do ensino universitário brasileiro passou a ser a rede privada", diz Musse.

A universidade pública conservou-se ainda, durante esse tempo, como centro de produção da pós-graduação, "mas mesmo isso estava sob risco", conta o professor.

Para o educador Anísio Teixeira, a real concepção da escola superior no Brasil parece ter sido, desde o princípio, "a de um organismo composto de cátedras de certas matérias, que constituíam o currículo do curso único oferecido pela escola". Assim, o catedrático e o currículo único do curso impediam que a escola pudesse crescer além da capacidade individual do catedrático. "A idéia de cátedra pode até ser discutida, mas não representa privilégio algum, mas sim segurança do docente, que encontra condições de se aprimorar e, além disso, liberdade e independência de que necessita para ser um verdadeiro professor universitário", afirma.

Atualmente, no grande número de instituições do ensino superior que existem - com curso único na maioria delas –, o corpo docente é predominantemente de tempo parcial e tem outros encargos. Na sua maioria vai à universidade somente para dar aula e o contato entre professor e aluno limita-se, quase sempre, ao encontro em sala de aula.

De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 70% das vagas existentes são de instituições privadas e apenas 30% estão nas universidades públicas. Colaborou Núcleo de Pesquisa da Agência Brasil (Fonte: Agência Brasil)




Comente
Outras notícias »» Uma Universidade para a integração da América Latina

Universidade do século XXI

A causa da educação

Ensino a distância: agora e no futuro

A escola pública brasileira: uma realidade dura


Compartilhe Envie por email Imprimir

Serviços Religiosos
Orientações On-line
Espiritual

Judaísmo

Padre

Pastor

Sheikh

Vocacional

Outros Serviços
Alcorão Online

Bíblia Online

Oratório Online

Paróquias

Torá Online

Serviços Sociais
Orientações On-line
Afrodescendentes

Conselho Tutelar

Consumidor

Indígenas

Jovem

Legal

Médico

Professor

Outros Serviços
Alcoólicos Anônimos

Doações Online

Espaço Cidadão

Narcóticos Anônimos

Projetos Sociais

Colunistas
Luiz Paulo Horta
Ser grato André Urani
Coréia: impressões despretenciosas Dom Orani Tempesta
Ele está no meio de nós

Agenda
O “olé” de um grande Torero...

2º concurso de artes visuais - Mostra Puc-Rio...

Pluralismo e religião...


Enquetes

O que vc acha da estrura de poder da ONU ?

1) Totalmente ultrapassada e pouco representativa dos interesses e das demandas globais

2) Representa as nações do mundo de forma justa e democrática

3) Não tenho idéia

4) Nenhuma das respostas


Ver resultado

Outras enquetes

Loja Amai-vos
Salmo 91



Batalha Espiritual



Livro: Coisas que ninguém conta sobre a chegada do bebê



T-Shirt Irmãos - Chiaro



Adivinhe Quem Vem Para Rezar





Amaivos 2008 - Todos os direitos reservados. ASSINE 0800 703 3000 BATE-PAPO E-MAIL SAC SHOPPING ÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi

COPYRIGHT DEVIDO A U0L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas