sábado, 12 de junho de 2010

959 - RESUMO DO FEUDALISMO

skip to main | skip to sidebar

Este Blog Link daqui A web
Este Blog


Link daqui


A web


terça-feira, 30 de março de 2010
O FEUDALISMO E O RENASCIMENTO COMERCIAL - RESUMO.
O Feudalismo antecedeu a organização social burguesa, que começou a se formar a partir do movimento das Cruzadas, com a ascensão da burguesia. As principais características da do Feudalismo foram à retração geográfica do Mundo Cristão, que tinha atingido seu ápice na Antiguidade com o Império Romano; o processo de ruralização da população, que migrou das cidades para as propriedades rurais denominadas feudos e; uma sociedade de privilégios, dividida por ordens sociais (estamentos) e sem mobilidade social. Devemos ressaltar, ainda, a importância da religiosidade e da Igreja Católica para o período, já que o Homem Feudal, não reconhecia nenhuma nacionalidade, sendo condição de identidade na Europa Ocidental do período, a religião Católica. Portanto, o Homem não se declarava Francês, Alemão ou feudal, ainda mais que se tratava de uma sociedade onde o domínio da escrita não era universal, poucas pessoas tinham esse conhecimento, em geral eram pessoas ligadas a Igreja Católica (o clero).
A partir do século XI, a Europa Feudal passou por um processo de aumento populacional, o que obrigou ao Mundo Feudal expandir sua área de ocupação para poder alocar toda essa população e produzir os alimentos necessários para o seu abastecimento. Neste contexto surge ao Movimento Cruzadista, onde com a justificativa de reconquistar a Terra Santa, os Católicos da Europa promovem a expansão de seus domínios por outras partes da Europa e por regiões da Ásia (Oriente Médio). Essa expansão do mundo ocidental, ocasiona a reabertura das rotas comerciais entre a Europa e Oriente, proporcionando assim o Renascimento da atividade Comercial na Europa. O Renascimento Comercial permitiu a Europa Ocidental a abastecer sua população a partir da compra de produtos de outras regiões. Por razões de segurança os mercadores passaram a se concentrar nos burgos, por serem áreas mais fortificadas, por isso a denominação de burgueses. Os burgos passam a ter de novo um atrativo para a população, passando mais uma vez a concentrar a população. É a partir dos burgos que surgem as cidades.
As transformações ocasionadas pelo ressurgimento comercial e urbano na Europa após as Cruzadas quebraram o equilíbrio do mundo feudal, e levou a substituição do modo de vida feudal. Os burgueses, moradores das novas cidades, ligados a atividade comercial, ganharam importância social, passando a compor um grupo social inexistente no mundo feudal. O comércio passou a ser a atividade econômica principal substituindo a agricultura do mundo feudal.
Postado por JOSÉ DE PAULA SANTOS às 13:04
Marcadores: REVISÃO
0 comentários:

Postar um comentário
É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
VISITAS

QUEM SOU EU

JOSÉ DE PAULA SANTOS
EDUCADOR E PROFESSOR DE HISTÓRIA. MILITO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E JUVENTUDE.
Visualizar meu perfil completo
MINHAS TUITADAS

TEMAS
DIÁRIO DAS AULAS (16)
ATIVIDADES (6)
MEIO AMBIENTE (3)
METODOLOGIA DA HISTÓRIA (3)
VÍDEO (3)
EDUCAFRO (2)
HISTÓRIA GERAL (2)
REVISÃO (2)
TEXTOS (2)
ANTIGUIDADE ORIENTAL (1)
APRESENTAÇÃO (1)
ARTIGO DE OPINIÃO (1)
CINECLUBE (1)
DATAS (1)
ENTREVISTA (1)
FATO HISTÓRICO (1)
GRÊMIO ESTUDANTIL (1)
HISTÓRIA DO BRASIL (1)
HOMENAGEM (1)
INCLUSÃO DIGITAL (1)
METODOLOGIA DE ESTUDO (1)
+ LEITURAS
UOL Educação
Grupo de alunos da USP, Unesp e Unicamp fecha av Paulista durante protesto
8 horas atrás Blog EuVcTPE
A Educação é a terceira área considerada mais problemática no País
12 horas atrás UOL Vestibular
UFMG reabre período para solicitação de isenção da taxa do vestibular 2011 a partir de 16 de junho
14 horas atrás Escolhendo a Pílula Vermelha
Conheça o Curta na Escola: Os Curtas-Metragens e suas possibilidades pedagógicas
1 dia atrás DE TUDO UM POUCO, COM RESTRIÇÕES!
O CRESCIMENTO É FILHO DA ESPERANÇA.
2 dias atrás EMEF Prof. Virgílio Rosas da Silva
Escolas do Campo visitam a biblioteca "Ernesto Quissak Júnior"
3 dias atrás Imagens Históricas
MA/São Luís
1 semana atrás Educafro's Blog
Inscrições no Sisu do meio do ano abrem dia 10
1 semana atrás Duramente Reprimida
Carta
2 semanas atrás Lobinho-Educação
Para ler e entender
3 semanas atrás Debatendo a Mídia
Organizando a casa
3 semanas atrás Cinema de Primeira
Quem quer ser um milionário (Slumdog Millionaire, 2008)
2 meses atrás Futuro Professor
Petróleo, pré-sal e educação
2 meses atrás SITES INTERESSANTES
AGÊNCIA CARTA MAIOR
EDUCAÇÃO GUARÁ
HISTORIANET
JORNAL DE DEBATES
NOVA ESCOLA
OPERA MUNDI
PLANETA EDUCAÇÃO
REVISTA EDUCAÇÃO
TODOS PELA EDUCAÇÃO
VI O MUNDO
Arquivo do blog
▼ 2010 (40)
► Maio (7)
5 SÉCULOS DE EXPLORAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.
MEMÓRIA DO BAIRRO.
GRÊMIO ESTUDANTIL.
CINECLUBE!
DESENVOLVENDO UM TRABALHO.
BRUXELAS
“Andamos por aí vendo o ribeiro, o qual é de muit...
► Abril (6)
AS ORIGENS DA GLOBALIZAÇÃO.
ENTREVISTA DO HISTORIADOR ERIC HOBSBAWN!
TOLERÂNCIA SEGUNDO JOHN LOCKE.
MUDANÇAS CAPITALISTAS.
CRISTOVÃO COLOMBO E O PENSAMENTO RENASCENTISTA
Vídeos: Revolução Industrial, Globalização e Revol...
▼ Março (23)
O FEUDALISMO E O RENASCIMENTO COMERCIAL - RESUMO.
PRÉ-HISTÓRIA - RESUMO.
REVOLUÇÃO DIGITAL
BRASIL OU AMÉRICA PORTUGUESA?
GLOBALIZAÇÃO E INTERNET
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 9º E – VIRGÍLIO ROSAS DA ...
EDUCAFRO - A IMPORTÂNCIA DE SE PRATICAR EXERCÍCIOS...
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 7º ANO – VÍRGILIO ROSAS D...
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 6º ANO – VIRGÍLIO ROSAS D...
O NOVO MURO
ENSINO RELIGIOSO?
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 8º ANO – VIRGÍLIO ROSAS D...
INÍCIO NO PRÉ-VESTIBULAR EDUCAFRO EM GUARÁ.
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 7º ANO – VÍRGILIO ROSAS D...
CONSERVADORES RESTAURAM O ANTIGO REGIME NA EUROPA....
PARABÉNS AS MULHERES
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 9º E – VIRGÍLIO ROSAS DA ...
VÍDEO: HISTÓRIA DAS COISAS!
ARTE E HISTÓRIA.
O HOMEM E SEU AMBIENTE.
COMO ESCREVER UM ARTIGO DE OPINIÃO?
FORMAÇÃO DAS CIDADES
COMO SURGIU O MUNDO?
► Fevereiro (4)
FONTES HISTÓRICAS
OBJETO E AGENTES DA HISTÓRIA
POR QUE ESTUDAMOS HISTÓRIA?
BEM-VINDOS!
CONTINUE PESQUISANDO.

powered by
QUEM VEM?


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas