sábado, 12 de junho de 2010

952 - RESUMO DO FEUDALISMO

Home Favoritos Publicidade Divulgue Privacidade Publicidade Busca Buscar Google Banners
Resumo sobre o que é feudalismo
Publicidade relacionada

Resumo sobre o que é feudalismo
Dicas, estudo 05/05/09 Carolina


O Feudalismo é um assunto muito interessante e importantes da história do nosso planeta, apesar de ter acontecido somente na Europa, os feitos realizados naquela época são lembrados até hoje, e certas reflexões daquele tempo são consequências que vivemos até hoje, e muita da atualidade tem ligação direta ou indireta com o passado.

Fato acontecido na Idade Média o feudalismo teve origem com o fim do Império Romano, que resultou em brigas e guerras que se espalharam por toda a Europa e obrigou os europeus a tomarem medidas de seguranças drásticas, a única alternativa de proteção era a de se esconder dentro das próprias propriedades, muitas vezes doadas devido a um status familiar herdado. Porém quem não tinha dinheiro ou herança de parte alguma tinha medo e precisava se proteger de alguma forma o que restou aos pobres camponeses da época era prestar serviços em troca de moradia e alimentação, aos poucos todos começaram a dotar essa forma de vida e assim estava pronto o feudalismo.

Este modo de organização de social e política tomou conta de toda a Europa e em pouco tempo já tinha suas principais características bem destacadas, entre elas: Sociedade Estatal, poder econômico centralizado, economia estritamente agrícola, poder político centralizado e uso de trabalho servo. A Sociedade Estatal se dava pelo fato de que ao contrário do que vivemos hoje, na época do feudalismo ninguém mudava de posição social, ou seja, quem nascia pobre morria pobre, quem nascia rico morria rico, não existia união estável das duas partes perante a sociedade. O poder econômico era centralizado nas mãos de quem detinha o poder, ou seja, nas mãos dos donos de terra e propriedades. A economia agrícola se desenvolvia dentro dos feudos, era uma economia sustentável onde só se produzia o que se consumia, o poder político era centralizado nas mãos da Igreja, que teve atuação fundamental nessa época, pois eles é quem ditavam as regras para a sociedade não pagavam os impostos cobrados pelos senhores feudais e ainda cobravam dízimo para se manter, veio daí a grande riqueza que a igreja católica tem hoje.

A sociedade era basicamente dividida em quatro classes, como em uma pirâmide, a base dessa pirâmide eram os camponeses pobres que serviam aos donos de terras, pouco acima ficavam os vassalos, algo como soldados que ofereciam proteção e fidelidade aos senhores feudais em troca de pequenas porções de terras, centralizado nesta pirâmide encontravam-se a nobreza, os senhores do feudo, ou senhores feudais que eram os donos de terras que possuíam o mesmo poder – ou mais – o rei, este poder era hereditário passava de pai para filho, e encabeçando essa pirâmide vinham os chefões do sistema feudal, o Clero, ou seja, a igreja, os padre, bispos e afins.

O fim do Feudalismo se deu justamente como começou, com as guerras, os guerrilheiros necessitavam de comida armas e armaduras novas e com a crise feudal muitos senhores tiveram de mandar seus servos embora de suas terras – devido ao crescimento demográfico exacerbado – estes camponeses desabrigados passaram a viver ao redor dos feudos e surgia então a periferia, onde estas pessoas trocavam serviços com os soldados da guerra em troca de dinheiro, eis que surgem os burgueses e brevemente viria surgir o Capitalismo, regime econômico em que vivemos atualmente.

Mais informações por email


Palavras relacionadas

feudalismo, Resumo, sobre

Artigos relacionados

A queda do Feudalismo
Resumo da semana Malhação
O que é feudalismo
Conheça o resumo da Revolução Inglesa
Resumo O Corajoso Ratinho Despereaux
Resumo de filmes na internet
Confira o resumo da novela Caminho das Índias
Resumo do Filme Escola da Vida
Novela Paraíso resumo da semana
Resumo sobre o aquecimento global
Resumo nova novela da Globo
Resumo da novela caras e bocas
Resumo do livro dom casmurro
Resumo de novelas
Resumo do filme Marido Por Acaso
Resumo acordo ortográfico
Resumo Vende-se um véu de noiva
Resumo da Revolução Inglesa
Confira o resumo da Revolução Francesa
Resumo das novelas
Resumo da novela Caminho das indias
Filmes na internet resumo
Resumo das novelas da Globo Record e SBT
Resumo das novelas da Rede Globo
Resumo da era Vargas
Sobre o fato da Revolução Industrial
Resumo da história de Lula antes de se tornar presidente do Brasil
Resumo da guerra Irã x Iraque
Apostilas JAVA
Resumo do aquecimento global
39 Comentários

beatriz nunes rabelo 19/05/09
gostei muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooo

beatriz nunes rabelo 19/05/09
7

te 27/05/09
me serviu para um trabalho
obrigada por postarem isso!!

CAROL 16/06/09
TBM SERVIU PARA MEU TRABLHO !! (:D)AMEI VLW !!

BJXX

michelly 12/08/09
amei isso me ajudo muito pois não prestei atenção na esplicação do prefessor sobre oq é feudalismo mais recuperei tdo so lendo este resumo:D
vlw msm
beijo

Laura 20/09/09
amei isso me ajudo muito pois não prestei atenção na esplicação do prefessor sobre oq é feudalismo mais recuperei tdo so lendo este resumo [2]
Obg ! (:

jessica mendes 20/10/09
isso e muito bom goooooooooooooooooooooooooooooootei muito

nuna 26/10/09
manda sim, só toma cuidado pra não pareçer muito melosa, porque ele pode não gostar kkkk, e sei lá, pergunta se ele tem novidades também KKK e aproveita pra ADICIONAR ELE LOGO SUA BESTINHA KKKKKKKKKKKKKK

jessica 28/10/09
gostei d+ muito bom ra trabalhos de colegio !!pksapskapksaska ussei muito esse texto

Mary 17/11/09
Esse resumo é bem explicativo.
Olhe que estou estudando para vetibular ..

lhayany 26/11/09
nossa isso ira me ajudar no meu trabalho……

lhayany 26/11/09
muito obrigada com essa esplicação trabalho feito…..

Giisely 08/12/09
nao intendi nada mais ganhei uma boa nota no trabalho

bds !

odeiooo historia :@

henrik ti amo namoradooo :*

THAINÁ 09/12/09
adoreiii esse rsumo !
ESTOU ESTUDANDO PRA RECUPERAÇÃO
ADOREII VOU TIRAR 10
ABRIGADO POR POSTAR ISSO
WLW

Victor 02/02/10
Gostei muito.Parabéns para o pcara que fez isso *_*

Neilson 03/02/10
Uae veeey unico homen ake? kkkk’

uae to ake pq o prof me mando pra fora da sala e passo ese trabalho valendo 10 pontos e elle falo pra ninguem me avisa mais como eu tenho uns parça ae neh elles me falo e vo tira 10 e vo coreta elle pakas ;D

Vlws Sity

marynna olivier 22/02/10
gostei d++++
mas gostaria de entender melhooo
valeuuuuu!!!

rafael 02/03/10
vlw isso ajudo muito mais tenho muita tarefa ainda essa aai fooi so a primeira parte….

Matheus 03/03/10
muito louco me ajudou muito

moisés 05/03/10
ameeeeeei esse resumo que me ajudou a tirar 10.muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paulinha 09/03/10
olha na minha opiniao esse assunto é muito interessante mas meio complicado kkkk

emerson 15/03/10
gostei muito dessa pag

felipe 16/03/10
uma otima histori mas queria saber se mito ou naum

igor 17/03/10
isso ajudou muito no meu trabalho
vlw por terem postado

bruno barros 04/04/10
me ahudou a tirar minha duvidas
vlw aee!!!!

cristian 07/04/10
isso ajudou muito no meu trabalho
vlw por terem postado

wesley 14/04/10
obrigado!!!!!
gente
voi eu q postei!!

eduardo 22/04/10
gostei muito numca vo presta
atencão na aula prof:rosa tu e o cão

eduardo 22/04/10
amo vcs

igor 24/04/10
adorei vou tira um dez

Alessa 29/04/10
Adorei pois não prestei atenção na hora da explicação do prof
e me ferrei e tenho que levar uma maquete sobre o feudalismo
terça feira

di p?ee====to 30/04/10
Isso é uma bosta…….

marly 01/05/10
gostei muito ,+ eu acho que precisava ser + resumido,nao intendi direito ainda!!!é um otimo documentario que pelo visto acradaram muitas pessoas que só se com tentaõ com pouco!!FOI MAL…MIL DESCUPAS

Kako 03/05/10
muito bom me ajudo no trabalho e na recuperaçao da explicaçao

josy ? 17/05/10
ameiiiiiiiii
muuuito bom
vlw

evellyn sindel 20/05/10
adorei porq me ajudou muito no trabalho !!!!!!!!!

rosana abusada 20/05/10
foi muito bom!!!!!!!!!!!!!

evellyn sindel 20/05/10
adorei porque me ajudou no trabalho !!!!!!!!!!!!

Rafaella 31/05/10
d+++++++. Vai ajuda pra caraca no meu trabalho de historia.
Vo tira [u]10[/u] na certa .

Deixe seu comentário sobre Resumo sobre o que é feudalismo

Nome

Email ( não será divulgado )



AntiSpam: Qual o resultado de 1+3 ?

Enviar
Seu comentário será avaliado



receber aviso de resposta

Cadastro Receba novidades

Enviar


Destaque


COPYRIGHT DEVIDO A GOOGLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas