sábado, 12 de junho de 2010

950 - RESUMO DO FEUDALISMO

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Busque no Respostas
Página inicial > Todas as categorias > Notícias e Eventos > Outras - Notícias e Eventos > Perguntas respondidas Fabiana Membro desde:
07 de Janeiro de 2010
Total de pontos:
429 (Nível 2)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
O que é feudalismo resumo?
3 meses atrás
Denuncie
by Caco Antibes Membro desde:
06 de Março de 2010
Total de pontos:
816 (Nível 2)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Fato acontecido na Idade Média o feudalismo teve origem com o fim do Império Romano, que resultou em brigas e guerras que se espalharam por toda a Europa e obrigou os europeus a tomarem medidas de seguranças drásticas, a única alternativa de proteção era a de se esconder dentro das próprias propriedades, muitas vezes doadas devido a um status familiar herdado. Porém quem não tinha dinheiro ou herança de parte alguma tinha medo e precisava se proteger de alguma forma o que restou aos pobres camponeses da época era prestar serviços em troca de moradia e alimentação, aos poucos todos começaram a dotar essa forma de vida e assim estava pronto o feudalismo.

Este modo de organização de social e política tomou conta de toda a Europa e em pouco tempo já tinha suas principais características bem destacadas, entre elas: Sociedade Estatal, poder econômico centralizado, economia estritamente agrícola, poder político centralizado e uso de trabalho servo. A Sociedade Estatal se dava pelo fato de que ao contrário do que vivemos hoje, na época do feudalismo ninguém mudava de posição social, ou seja, quem nascia pobre morria pobre, quem nascia rico morria rico, não existia união estável das duas partes perante a sociedade. O poder econômico era centralizado nas mãos de quem detinha o poder, ou seja, nas mãos dos donos de terra e propriedades. A economia agrícola se desenvolvia dentro dos feudos, era uma economia sustentável onde só se produzia o que se consumia, o poder político era centralizado nas mãos da Igreja, que teve atuação fundamental nessa época, pois eles é quem ditavam as regras para a sociedade não pagavam os impostos cobrados pelos senhores feudais e ainda cobravam dízimo para se manter, veio daí a grande riqueza que a igreja católica tem hoje.

A sociedade era basicamente dividida em quatro classes, como em uma pirâmide, a base dessa pirâmide eram os camponeses pobres que serviam aos donos de terras, pouco acima ficavam os vassalos, algo como soldados que ofereciam proteção e fidelidade aos senhores feudais em troca de pequenas porções de terras, centralizado nesta pirâmide encontravam-se a nobreza, os senhores do feudo, ou senhores feudais que eram os donos de terras que possuíam o mesmo poder – ou mais – o rei, este poder era hereditário passava de pai para filho, e encabeçando essa pirâmide vinham os chefões do sistema feudal, o Clero, ou seja, a igreja, os padre, bispos e afins.

O fim do Feudalismo se deu justamente como começou, com as guerras, os guerrilheiros necessitavam de comida armas e armaduras novas e com a crise feudal muitos senhores tiveram de mandar seus servos embora de suas terras – devido ao crescimento demográfico exacerbado – estes camponeses desabrigados passaram a viver ao redor dos feudos e surgia então a periferia, onde estas pessoas trocavam serviços com os soldados da guerra em troca de dinheiro, eis que surgem os burgueses e brevemente viria surgir o Capitalismo, regime econômico em que vivemos atualmente.
Fonte(s):
My Mind
3 meses atrás
67% 2 Votos
Denuncie Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (3)
Mostrar: Todas as respostas Da mais antiga para a mais recente Da mais recente para a mais antiga Classificado da melhor para pior
by Galahad
Membro desde:
15 de Fevereiro de 2010
Total de pontos:
5333 (Nível 5)
Marca:

Adicionar amigo(a)

Bloquear

De um modo resumido é isso.
Um sistema de poder desentralizado, onde o dono da terra (chamado sucerano) enprestava pra outros (os vassalos) que poderiam viver e plantar nesta terra desde que a maior parte de tudo que produzissem ficasse com o dono. Esse sistema existiu na Europa, depois da queda do imperio romana, até a criação das monarquias absolutistas.
XD
3 meses atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by clicluiz...
Membro desde:
18 de Janeiro de 2007
Total de pontos:
263371 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo(a)

Bloquear

Fabiana , a maneira mais prática para teres esta informação , é digitares a questão ,na wikipédia , ou no :
http://www.google.com.br

09.03 - Terás boas informações ...

Boa sorte , e boa noite ...
3 meses atrás
33% 1 Voto
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by morena_f... Membro desde:
09 de Dezembro de 2006
Total de pontos:
6147 (Nível 5)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Introdução
O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras ), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.



Estrutura Política do Feudalismo
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Sociedade feudal
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Economia feudal
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

Religião
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia.


Castelo da época do feudalismo
As Guerras
A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval. O residência dos nobres eram castelos fortificados, projetados para serem residências e, ao mesmo tempo, sistema de proteção.


Educação, artes e cultura
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião.
Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

--------------------------------------…
Resumo sobre o que é feudalismo

O Feudalismo é um assunto muito interessante e importantes da história do nosso planeta, apesar de ter acontecido somente na Europa, os feitos realizados naquela época são lembrados até hoje, e certas reflexões daquele tempo são consequências que vivemos até hoje, e muita da atualidade tem ligação direta ou indireta com o passado.

Fato acontecido na Idade Média o feudalismo teve origem com o fim do Império Romano, que resultou em brigas e guerras que se espalharam por toda a Europa e obrigou os europeus a tomarem medidas de seguranças drásticas, a única alternativa de proteção era a de se esconder dentro das próprias propriedades, muitas vezes doadas devido a um status familiar herdado. Porém quem não tinha dinheiro ou herança de parte alguma tinha medo e precisava se proteger de alguma forma o que restou aos pobres camponeses da época era prestar serviços em troca de moradia e alimentação, aos poucos todos começaram a dotar essa forma de vida e assim estava pronto o feudalismo.

Este modo de organização de social e política tomou conta de toda a Europa e em
3 meses atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie MostrarPerguntas abertas em Outras - Notícias e Eventos
Quais Brasileiros famosos irão compor a flotilha da Iara Lee para Gaza?
Quantos graus ta ai agora?
JERUSALÉM - FUTURA CAPITAL DA PALESTINA. Estão sabendo disso?
Alguém pode me explicar !!! ????
Perguntas resolvidas em Outras - Notícias e Eventos
A vacina h1n1 tem reação como febre dor de cabeça ....?
O que vocês acham sobre o orkut?
Tema de festa de 14 anos ?
O que está acontecendo aqui?...........?
PUBLICIDADE


Categorias
Todas as categorias
Notícias e Eventos
Eventos Atuais Jornalismo e Mídia Outras - Notícias e Eventos
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

COPYRIGHT DEVIDO A YAHOO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas