sexta-feira, 11 de junho de 2010

942 - FEUDALISMO

Guerra dos Camponeses
Resumo das últimas notícias Confrontos entre Farc e ELN deixam 9 mortos (quarta-feira, 2 de junho de 2010 - 16:07:32h)
BOGOTÁ - Pelo menos nove guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) morreram em confrontos com rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que ocorrem desde o fim de semana na fronteira com a Venezuela, informaram nesta quarta-feira, 02, fontes policiais. O (fonte: O Estado de S. Paulo)

Candidato do Partido Verde aposta em continuísmo na área de segurança (sexta-feira, 28 de maio de 2010 - 08:51:39h)
O candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, é visto como a grande surpresa da eleição presidencial colombiana convocada para este domingo, após oito anos de gestão do presidente Álvaro Uribe. Em menos de dois meses de campanha, Mockus deixou de ser um dos lanternas da disputa, com apenas 6% da (fonte: O Estado de S. Paulo)

Candidato do Partido Verde aposta em continuísmo na área de segurança (sexta-feira, 28 de maio de 2010 - 08:58:17h)
O candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, é visto como a grande surpresa da eleição presidencial colombiana convocada para este domingo, após oito anos de gestão do presidente Álvaro Uribe ... Leia mais Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa (fonte: Globo Online)

Candidato do Partido Verde aposta em continuísmo na segurança 28 de maio de 2010 • 05h40 • atualizado às 09h12 (sexta-feira, 28 de maio de 2010 - 10:48:28h)
O candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, é visto como a grande surpresa da eleição presidencial colombiana convocada para este domingo, após oito anos de gestão do presidente Álvaro Uribe. (fonte: Terra Notícias)

Apesar de ajuda dos EUA, Bogotá faz avanços lentos (domingo, 23 de maio de 2010 - 03:53:10h)
O termo "colombianização" designa hoje o processo no qual o narcotráfico infiltra-se no Estado e declara guerra aos que nele resistem a sua influência. Para os colombianos, é uma lembrança triste de um período em que o país chegou perto de se transformar num narcoestado nas mãos dos poderosos (fonte: O Estado de S. Paulo)

Protestos em Cannes por filme sobre luta de independência da Argélia (sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 16:00:22h)
CANNES, França -A luta pela independência da Argélia ressurgiu nesta sexta-feira no Festival de Cannes com o filme "Hors la Loi" (Fora da Lei), de Rachid Bouchareb, uma narrativa histórica que provocou protestos nas ruas do luxuoso balneário da Riviera francesa. (fonte: UOL Cinema)

Mais recentes (quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 11:20:36h)
Lula lança hoje, durante a 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um plano interministerial de combate ao crack. O dito-cujo é só mais uma carreira da droga em que este governo é viciado: marketing. E quem paga a conta é a o país. (fonte: Veja Online)

Governo estende toque de recolher por três noites na Tailândia (quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 10:26:56h)
As autoridades da Tailândia estenderam o toque de recolher em Bancoc por mais três noites, depois da ofensiva militar de quarta-feira contra os manifestantes que se opõem ao governo. Segundo as autoridades, o toque de recolher também foi estendido em 23 das 75 províncias. A capital, Bancoc, permanece tensa depois do toque de recolher imposto na quarta-feira à noite, o primeiro em 15 anos. Leia ... (fonte: Folha Online)

Governo estende toque de recolher por três noites na Tailândia (quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 08:13:31h)
As autoridades da Tailândia estenderam o toque de recolher em Bangcoc por mais três noites, depois da ofensiva militar de quarta-feira contra os manifestantes que se opõem ao governo ... Leia mais Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa (fonte: Globo Online)

Governo estende toque de recolher por três noites na Tailândia (quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 08:10:02h)
As autoridades da Tailândia estenderam o toque de recolher em Bangcoc por mais três noites, depois da ofensiva militar de quarta-feira contra os manifestantes que se opõem ao governo. Segundo as autoridades, o toque de recolher também foi estendido em 23 das 75 províncias. A capital, Bangcoc, (fonte: O Estado de S. Paulo)


Para mais páginas sobre "Guerra dos Camponeses", clique aqui


Comentar Página
GUERRA DOS CAMPONESES, Resumo: Guerra dos Camponeses | Gravura ilustrando a revolta-A Guerra dos Camponeses (em Alemão, der Deutsche Bauernkrieg) de 1524-26 na Alemanha consistiu, tal como o Movimento Bundschuh precedente e as Guerras Hussíticas, de um conjunto de revoltas com causas económicas bem como religiosas por camponeses, pessoas da cidade e nobres. (Leia o artigo completo "Guerra dos Camponeses" abaixo)


GUERRA DOS CAMPONESES
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR OU LER COMENTÁRIOS SOBRE ESTA PÁGINA


Guerra dos Camponeses



Gravura ilustrando a revoltaA Guerra dos Camponeses (em Alemão, der Deutsche Bauernkrieg) de 1524-26 na Alemanha consistiu, tal como o Movimento Bundschuh precedente e as Guerras Hussíticas, de um conjunto de revoltas com causas económicas bem como religiosas por camponeses, pessoas da cidade e nobres. O movimento não possuiu aparentemente um programa comum.

O conflito, que teve lugar sobretudo em áreas no sul, centro e no oeste da Alemanha mas que também afectou áreas nas vizinhas Suíça e Áustria, envolveu no seu auge, no verão de 1525, cerca de 300.000 camponeses revoltados. Estimativas de então situaram o número de mortes em 100.000.

A guerra foi em parte uma expressão da revolta religiosa conhecida como a Reforma Protestante, na qual críticos dos privilégios e da alegada corrupção da Igreja Católica Romana contestaram a ordem religiosa e política estabelecida.

Mas também reflecte o profundo descontentamento social: o descontentamento com o poder dos nobres locais; o desejo de líderes das cidades pela liberdade do poder eclesiástico (Igreja) e dos líderes da nobreza; tensões dentro das cidades entre as massas e as elites urbanas e rivalidades entre a própria nobreza.

O movimento camponês acabou por ser derrotado uma vez que as cidades e os nobre fizeram a sua própria paz com os exércitos do imperador que restauraram a velha ordem, frequentemente de forma ainda mais dura sobre a soberania do Sacro-Imperador Romano Carlos V, representado nos assuntos alemães pelo seu irmão mais novo Fernando.

O dissidente religioso Martinho Lutero, já condenado como herético pelo Édito de Worms de 1521, e acusado neste tempo de fomentar a disputa, rejeitou as exigências dos insurgentes e sustentou o direito dos líderes alemães de suprimir as revoltas, mas o seu antigo discípulo Thomas Muentzer destacou-se como um agitador radical na Turíngia.





Os "profetas" de Zwickau e a Guerra dos Camponeses
Em 27 de Dezembro de 1521, três "profetas", influenciados por e que influenciaram Thomas Münzer, chegaram a Wittenberg desde Zwickau: Thomas Dreschel, Nicolas Storch e Mark Thomas Stübner. A reforma de Lutero não era suficientemente radical para eles. Tal como a Igreja Católica Romana, Lutero praticava o baptismo de crianças, aquilo o que os Anabaptistas consideravam como "não constar das escrituras nem primitivo, nem satisfazendo às principais condições de admissão numa irmandade visível de santos, a saber: penitência, fé, iluminação espiritual e a livre submissão do indivíduo a Cristo".

O teólogo reformador e associado de Lutero, Filipe Melanchthon, sem poderes contra os entusiastas com que o seu co-reformador Andreas Karlstadt simpatizava, apelou a Lutero, ainda escondido no Castelo de Wartburg. Lutero foi cauteloso por forma a não condenar desde logo a nova doutrina mas aconselhou Melanchthon a tratá-los bem e testar os seus espíritos.

Houve confusão em Wittenberg, onde escolas e Universidade tomaram o lado dos "profetas" e foram fechadas. Daqui surgiu a acusação comum de que os Anabaptistas era inimigos da aprendizagem, o que é substancialmente refutado pelo facto de que a primeira tradução em alemão dos profetas hebreus ter sido feita e impressa por dois deles, Hetzer e Denck, em 1527. Os primeiros líderes do movimento em Zurique - Conrad Grebel, Felix Manz, George Blaurock, Balthasar Hubmaier - eram pessoas que dominavam o Grego, Latim e Hebreu.

A 6 de Março Lutero regressou, entrevistou os profetas, desdenhou os seus "espíritos", proibiu-lhes a estadia na cidade e ordenou aos seus seguidores que deixassem Zwickau e Erfurt. Acesso negado às igrejas, estes últimos acabaram por celebrar os sacramentos a partir de casas privadas.

Expulsos de suas cidades, eles vaguearam pelo campo. Obrigado a deixar Zwickau, Müntzer visitou a Boémia, residiu dois anos em Alltstedt na Turíngia e, em 1524, passou algum tempo na Suíça. Durante este período ele proclamou as suas doutrinas revolucionárias na religião e na política com veemência e sucesso crescentes, sobretudo nas classes baixas.

Na sua origem uma revolta contra a opressão feudal, tornou-se debaixo da liderança de Müntzer, numa guerra contra todas as autoridades instituídas, e uma tentativa de estabelecer pela força o seu ideal de irmandade cristã, com a igualdade absoluta e o comunismo dos bens. A derrota total dos insurgentes em Frankenhausen (15 de Maio de 1525), seguida da execução de Müntzer e de vários dos seus líderes, foi apenas uma derrota provisória do movimento Anabaptista. Aqui e acolá na Alemanha, Suíça e na Holanda houve posteriormente vários propagandistas religiosos, cujas doutrinas seriam aceites por muitos, assim que um novo líder surgisse.


Ver também
Revolta camponesa de 1381


--------------------------------------------------------------------------------

Clique aqui para Página Inicial da Enciclopédia


É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou superior. Se utilizado em website, por favor inclua um link para , ou, se impresso, agradecemos a gentileza de mencionar nosso portal.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License, e utiliza material do artigo da Wlklpédla: "Guerra dos Camponeses".



--------------------------------------------------------------------------------

Acompanhe-nos no Twitter ou no Facebook, clicando nas imagens acima
--------------------------------------------------------------------------------
"Guerra dos Camponeses" foi sua pesquisa. Caso não encontre nesta página, clique aqui
--------------------------------------------------------------------------------
Outros Links sobre GUERRA DOS CAMPONESES:

PESQUISAR PREÇO DE: Guerra dos Camponeses
OUTRAS PÁGINAS COM: Guerra dos Camponeses
Guerra dos Camponeses em Vídeos
Guerra dos Camponeses em Músicas


--------------------------------------------------------------------------------
Envie email para webmaster@tiosam.com com questões, sugestões ou comentários sobre o TioSam (Página: Guerra dos Camponeses), busca em parceria com Google
Copyright ©1999-2010 - TioSam

Clique aqui para recomendar esta página a um(a) amigo(a)

ATENÇÃO: As opiniões, idéias e conceitos contidos na página Guerra dos Camponeses ou em matérias, comentários, fóruns ou artigos não representam, necessariamente, a opinião do Tiosam.




--------------------------------------------------------------------------------

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS sobre Pág. GUERRA DOS CAMPONESES - (Clique aqui para incluir seu comentário) - Voltar ao topo
Ainda não há nenhum comentário para esta página (/ENCICLOPEDIA/INDEX.ASP?Q=GUERRA_DOS_CAMPONESES)
Escreva abaixo o seu comentário ou observação sobre esta página (título: Guerra dos Camponeses).
Por favor atenha-se ao tópico desta página (Guerra dos Camponeses), e por favor seja cordial (seu IP 187.15.39.36 está sendo gravado).
Seu nome: caracteres
Seu email:
(opcional, não será divulgado) caracteres
Cor do Céu:
(por segurança)
Seu comentário ou observação:

caracteres


Voltar ao topo



--------------------------------------------------------------------------------
Canais:


--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

Aviso Legal (Legal Warning)


--------------------------------------------------------------------------------
Hoje é sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 07:53:24 EST

S187TI - M




COPYRIGHT DEVIDO A TIOSAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas