sexta-feira, 11 de junho de 2010

926 - FEUDALISMO

Apresentação Apresentação Igreja Igreja Religião Religião História História O Papa O Papa Arte Arte Ciência e Fé Ciência e Fé Movimento pela Vida Movimento pela Vida Política e Sociedade Política e Sociedade Crônicas Crônicas Apresentação Apresentação Religião-Filosofia-História Religião-Filosofia-História Arte e Cultura Arte e Cultura Ciência e Fé Ciência e Fé Apologética Apologética Apresentação Apresentação Catecismos Catecismos Concílios Concílios Encíclicas Encíclicas Decretos, Bulas Decretos, Bulas Citações Citações Apresentação Apresentação Como rezar Como rezar Orações Cotidianas Orações Cotidianas Credo Credo Ladainhas Ladainhas Novenas Novenas Meditações Meditações Orações Diversas Orações Diversas Apresentação Apresentação Roteiro de Estudos Roteiro de Estudos Perguntas importantes Perguntas importantes Principais Textos Principais Textos Eventos Montfort Eventos Montfort Apresentação Apresentação Últimas Notícias Últimas Notícias Igreja e Religião Igreja e Religião Brasil Brasil Mundo Mundo Cotidiano Cotidiano Comentários StYlyng Comentários StYlyng ENVIAR CARTA ENVIAR CARTA Apresentação Apresentação Últimas Cartas Últimas Cartas Defesa da Fé Defesa da Fé Doutrina Doutrina O Papa O Papa Gnose Gnose Neocatecumenato Neocatecumenato RCC RCC TFP TFP Arte Arte Ciência e Fé Ciência e Fé Filosofia Filosofia História História Política e Sociedade Política e Sociedade Outros temas Outros temas Polêmicas Polêmicas Cartas de Apoio Cartas de Apoio Quadro de Honra Quadro de Honra Veritas Cadernos Documentos Orações Destaques Imprensa Cartas
Novidades | Roteiro | Contato

ENVIAR CARTA
Apresentação
Últimas Cartas
Defesa da Fé
Cismáticos
Espiritismo
Protestantismo
Neo Paganismo - Wicca
Doutrina
Liturgia
Mandamentos
Nossa Senhora
Sacramentos
Sagrada Escritura
O Papa
Gnose
Neocatecumenato
RCC
TFP
Arte
Arquitetura
Literatura
Música
Ciência e Fé
Filosofia
História
História do Brasil
História da Igreja
Política e Sociedade
Outros temas
Polêmicas
Cartas de Apoio
Quadro de Honra

Leia também
› Página inicial
› Novidades
› Navegue por Temas
Importante:
› Principais textos
› Entre em contato


Para receber nossos boletins de informação ou entrar em sua área do boletim digite seu e-mail:

Colabore com a Montfort
› Faça sua contribuição


Cartas de leitores
História
Download Enviar Imprimir


Feudalismo e livre iniciativa
PERGUNTA
Nome: Vinicius Mascarenhas
Enviada em: 18/07/2005
Local: Salvador - BA, Brasil
Religião: Católica
Idade: 19 anos
Escolaridade: Superior em andamento


--------------------------------------------------------------------------------
Caríssimos irmãos da Montfort, gostaria de fazer-lhes humildes perguntas:

Por que a sociedade feudal é o modelo ideal de sociedade? O senhor Fedelli afirma que a Igreja sempre defendeu a livre iniciativa, um servo da Idade Média desfrutava de livre iniciativa? Gostaria de saber se na opinião dos senhores a Igreja não cometeu nenhum abuso de poder em alguns momentos neste período medieval.

Obrigado desde já, Deus te abençoem


RESPOSTA


Muito prezado Vinicius,
Salve Maria.

Deus fez a natureza humana feudal. Em toda a parte, caso não haja intervenção de forças inimigas de Deus, a sociedade sempre se estrutura de modo feudal. Claro que seria preciso explicar longamente o que se entende por feudalismo, que nada tem a ver com o que os livros didáticos espalham por aí.
Peço-lhe que leia meu tarbalho sobre Desigualdade e Igualdade de Dieritos publicado no site Montfort, será um bom começo para entender o feudalismo.
A Igreja é o corpo místico de Cristo, e enquanto tal, ela não pode cometer abusos. Os homens da Igreja podem cometer erros e abusos. A Igreja não.
Claro, então, que em qualquer época, os membros da Igreja podem cometer erros. Mas veja que, na Idade Média houve muitos santos Papas, enquanto que depois do ano 1000 houve apenas 5 papas santos. O que não quer dizer que os que não foram santos foram criminosos.
Você me pergunta se os servos medievais tinham livre iniciativa.
Claro que tinham. Você, muito provavelmente, quer saber se o servo da gleba -- aquele que era ligado à terra --, poderia sair do lote de terra que ele cultivava.
O servo da gleba não poderia largar o seu terreno, senão perderia o direito a ele. Mas o servo não queria sair de seu lote. Ele pagava por esse lote um aluguel fixo para todo o sempre, o que fazia com que o preço fosse caindo de valor, quando o aluguel era pago em moedas. A inflação roeu o valor dessa taxa que nunca foi aumentada desde o tempo de Carlos Magno até a Revolução Francesa. O senhor feudal tinha a propriedade do terreno. O camponês tinha a posse e jamais a família do camponês podia ser expulsa do lote, mesmo que nada pagasse por ele. O que fazia com que o dono do lote fosse concretamnente a familia do servo, Por isso, eles normalmente não queriam sair de seu lote de terras.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli



Topo


Textos relacionados ao tema: "Filosofia
"

› Navegue por outros textos deste tema ‹

» A volta para Casa - Orlando Fedeli
"criei coragem e vou contar como foi a minha volta para a Casa do Pai depois de quase 40 anos distante de Deus."
» Conversão de ex-protestante - Orlando Fedeli
"gostaria de pedir desculpas pelo e-mail mal-criado que lhe mandei. (Cristão x Catolicismo do mal). Eu infelizmente estava nas trevas, quando o mandei. Porém, a leitura diária do site tocou meu coração. Reze cada vez mais pela minha total conversão à Igreja de Cristo (católica)."
Topo


Quem somos | Novidades | Roteiro | Contato | Direitos
Copyright © 1999-2010 Associação Cultural Montfort http://www.montfort.org.br



COPYRIGHT DEVIDO A ASSOCIASÇÃO CULTURAL MONTFORT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas