sexta-feira, 11 de junho de 2010

925 - FEUDALISMO

Início
About
Staying Alive
“She may not be what she may seem inside her shell…”Feeds: Posts Comentários Feudalismo & Formação dos Estados Nacionais Modernos
janeiro 27, 2008 por Sabryna Raychtock


A falta de segurança proveniente das invasões bárbaras, quando se via guerra por todos os lados, levou o camponês europeu do séc. XIV a procurar refúgio nas terras de grandes proprietários, onde se trocava a segurança pelo trabalho servil e subordinação ao chamado Senhor Feudal.
A Europa ficou então dividida por feudos. O comércio praticamente não existia, cada feudo era auto-suficiente e o Senhor Feudal era a autoridade máxima, a quem se devia obediência e a quem se pagava impostos, gerando uma descentralização política, já que o rei não tinha poder efetivo, era incapaz de conter o controle em suas mãos.A auto-suficiência dos feudos levou à desmonetarização, pois a economia de cada feudo era independente e fechada: o senhor feudal determinava a moeda corrente; o valor dos impostos; e as unidades de peso e medida, que só serviam para seu feudo. O “comércio” funcionava na forma de escambo, baseado na troca de produtos. Havia ainda o pensamento escolástico, no qual a verdade sobre o mundo era determinada pela igreja: os escolares, membros do clero, percorriam os feudos alfabetizando e afirmando a idéia de que as classes sociais eram determinadas pela vontade divina.

No séc. XIV, com o fim das invasões bárbaras, surgiu um período de relativa paz. Iniciaram-se as Cruzadas, e para chegar à África utilizava-se a mão-de-obra das cidades de Gênova e Veneza, então conhecedoras das técnicas de navegação. Estas, a princípio, apenas faziam a travessia das tropas, mas passaram a socializar com os africanos e muçulmanos e a comercializar na Europa especiarias indianas.

O clima de paz, as novidades de produtos, as inovações técnicas (permitindo excedentes na produção) e o surgimento das rotas comerciais deram origem ao Renascimento Comercial, surgindo as Hansas (Ligas Hanseáticas), associações que estabeleciam rotas de comércio pela Europa, e as Feiras, pontos onde os mercadores se reuniam para o comércio, em que se destacaram as feiras de Flandres e Champagne, na Bélgica.

As Feiras, antes temporárias zonas de comércio, se tornaram Vilas, centros constantes de comércio, passaram a ser centros culturais e artísticos, e os mercadores passaram a permanecer lá. Era um local muito perigoso, atraindo ladrões, então os comerciantes se uniram para formar verdadeiras fortalezas muradas no centro das feiras, dando início aos burgos, onde quem morava era chamado burguês.

Os burgos constituíram as primeiras cidades, e com o crescimento destas, os burgueses passaram a comprar de seus senhores feudais a Carta de Franquia, um documento que garantia autonomia às cidades. Estando livres dos senhores feudais, os burgueses deviam obediência e pagavam impostos ao rei.

Houve um grande crescimento populacional, que não foi acompanhado pela produção. A falta de alimentos trouxe fome, a fome gerou carência de saúde, abrindo as portas às pestes e epidemias, como a peste negra, que se alastravam facilmente.

Enquanto o rei ganhava cada vez mais poder, com as compras das Cartas de Franquia, os senhores feudais o perdiam gradativamente. Iniciaram-se as Jacqueries, ou Revoltas Camponesas, nas quais os nobres disputavam terras férteis, onde se tem como exemplo a Guerra dos 100 Anos, entre a França e a Inglaterra, gerando a grande crise do séc. XIV, que foi a brecha através do qual o rei pôde intervir e centralizar as a autoridade através do exército nacional, que acabaria com as indesejosas revoltas camponesas.

Para enriquecer o Estado e acabar com o monopólio marítimo de Gênova e Veneza e dos muçulmanos, fez-se necessária a expansão marítima, na busca pelo ouro e especiarias indianas. Através da noção de redondeza da Terra de Colombo, houve a “descoberta” das Américas e o estabelecimento de novas rotas unindo a Europa à África e à América, o Périplo Africano, levando ao fortalecimento dos Estados e ao enriquecimento da burguesia, acabando então com o monopólio de Gênova e Veneza. Isso gerou a Revolução dos Preços, uma onda inflacionária provocada pelo afluxo de metais preciosos provenientes da América, usados na fabricação de moedas.

ATENÇÃO:
Os textos sobre História aqui apresentados são todos de MINHA autoria e seguem os padrões letivos escolares, a título preparatório para o vestibular do BRASIL.

Ads by Google




Publicado em Historiando | 33 Comentários

33 Respostas
em março 9, 2008 às 7:27 pm | Responder Nathalya
simplesmente incrível! Você está de parabéns. Adorei o texto!



em março 18, 2008 às 2:41 pm | Responder fatima
trabalho com historia e nos livros n tem questionario bom p serem trabalhados gostaria q mim enviasse algumas maneiras p q eu possa trabalhar

obrigada



em março 24, 2008 às 2:01 am | Responder maria de fatima
ola gente,
eu amei esse site
porque eu fiz um trabalho com o site
bjsssssssss
pra todos voces que e fa desse site



em março 27, 2008 às 7:04 pm | Responder Renata
Parabens ai pelo site! Muito bem elaborado!

O texto.., ótimo! Varios conceitos massa, bem objetivo e coerente!!

espero contar mais vezes com a ajuda de vcs!
:*



em maio 11, 2008 às 5:16 pm | Responder Luísa
Rápido e objetivo! Ótimo!! Parabééns!

Briigadãão!



em maio 12, 2008 às 12:57 am | Responder NAIRA
brigadaaaaaaaaaaa bj



em maio 13, 2008 às 9:57 am | Responder Harley B Marinelo
Muito bem colocado as ideias no texto é de realização muito decifravél. Parabenizo-a.



em maio 20, 2008 às 12:13 am | Responder Aline
caraaaaaa vcx salvou minha vidaaa

obrigada.



em maio 20, 2008 às 9:44 pm | Responder sergio
muito bom



em maio 23, 2008 às 8:11 pm | Responder kaka
parabens
muito bom



em maio 29, 2008 às 3:28 pm | Responder ana clara
pow vcs sao d+ salvo a minha vida, e meu trabalho de historia…muito obrigado e continuem assim..parabéns pelo site…adorei …bjussssssss xauzim



em junho 4, 2008 às 3:00 pm | Responder kassia ritinha
vc esta de parabens ajudou me muito
a relatar um trabalho muito
importante
bjsssssssssssssssssssssssssssssss



em junho 26, 2008 às 10:19 pm | Responder talita
vc esta de parabens ajudou me muito
a relatar um trabalho muito
importante
falo

bkssssssssssss♥



em julho 28, 2008 às 6:26 pm | Responder obrigado ese texto me ajudou a passar de ano
sdgasgasgasgsa



em setembro 30, 2008 às 1:47 am | Responder KATIA
Mto bomm…

Foi uma super ajuda para minha provaa

obrigada



em outubro 9, 2008 às 12:35 pm | Responder cherllyton
eu gostei adorei ajudou muito.
bjs:fui



em novembro 3, 2008 às 5:52 pm | Responder Robertaa
Muito Obrigada, esse texto foi de uma otíma serventia para meu trabalho.



em novembro 28, 2008 às 4:25 pm | Responder Herycka
sem comentarios incrivel parabens
eu amo história
bjimmm!!!
Use ACESSE



em março 26, 2009 às 1:21 am | Responder Catharina
Noossa mto booom !
adorei !
me ajudou no m eu trabalho de colegio !
=]



em abril 29, 2009 às 6:18 pm | Responder shelton
gostei muito mesmo, esse texto é pequeno, porém muito esclarecedor e fácil de trabalhar.
parabéns pela ediçao do site e pelas informações contidas nele, além de prático e de bom conteúdo, nos permite interagir melhor com o cotidiano, através dos questionamentos.



em maio 1, 2009 às 8:09 pm | Responder Douglas
Parabéns! Excelente texto!



em maio 21, 2009 às 2:43 pm | Responder nayara
adorei seu texto esta de para bens.respostas criativas,e objetivas.



em junho 8, 2009 às 5:45 pm | Responder Gabi Silva
rápido e objetivo… era tudo q eu precisava…
ajudou mto no trabalho
brigadaa
bjuu



em junho 9, 2009 às 7:28 pm | Responder jucelino
menina vc e incrivel!!!!!!eu adorei



em junho 14, 2009 às 12:35 am | Responder Lorena
Muiito bom o texto. Parabens.
Mais faltou, acontecimentos importantes, que ocorreram na idade media que nao foram colocados, tais como a REVOLUÇÃO AGRICOLA, os impostos que os servos pagavam.. fora isso ficou exelente.
bjsmils :*



em junho 18, 2009 às 12:40 am | Responder talita suélen da rosa
uauuuuuuu gostei e muito q vc sempre continue assim e estará indo pelo caminho certo…aprovei.



em novembro 12, 2009 às 3:52 am | Responder Augustto
Tô cada vez mais impressionado…
Vem cá, vc existe mesmo???
E olha q eu nem li os seus outros posts (coisa q vou fazer assim q tiver tempo, pq agora estou só estudando história).

Parabéns MES-MO!
Tô ocre, menina…



em fevereiro 28, 2010 às 12:21 am | Responder thayany
ola vcs estão de parabens graças a vc eu tirei dez no trabalho de historia
brigadinho



em março 23, 2010 às 2:15 am | Responder Sabryna Raychtock
Olá Thayany,

Obrigada pelo comentário em meu blog e por suas palavras. É um grande prazer saber que meus textos históricos foram úteis a você de alguma forma.

Um grande abraço,

Sabryna



em março 5, 2010 às 1:38 am | Responder kelvin williams
bacana



em março 23, 2010 às 2:15 am | Responder Sabryna Raychtock
Olá Kelvin,

Obrigada pelo comentário em meu blog e por suas palavras. É um grande prazer saber que meus textos históricos foram úteis a você de alguma forma.

Um grande abraço,

Sabryna



em março 21, 2010 às 12:29 am | Responder Joanyr de A. Melo
Sou professor de História (apesar de saber muito pouco) e confesso que o texto está muito bem elaborado, com bastante clareza e fidelidade no que diz respeito ao assunto. Meus PARABÉNS!
Gostaria de curtir outros textos abordandando, principalmente, o papel da mulher neste mesmo período. Se possível, (peço humildemente) que mande uma resposta.) Abraços cordiais.



em março 23, 2010 às 2:11 am | Responder Sabryna Raychtock
Olá Joanyr,

Agradeço sinceramente o comentário e os elogios em relação aos meus textos. Não sou historiadora, muito além disso; não possuo graduação ou mesmo autoridade no assunto, e meus textos históricos se baseiam pura e simplesmente em meus estudos autônomos, gerados pelo meu interesse em História, e facilidade em relação à escrita. Por esse mesmo motivo, infelizmente não seria possivel para mim, atualmente, me dedicar a estudar o assunto ao qual me pedes para dissertar a respeito, por pura e simples falta de tempo para realizar pesquisas elaboradas. Peço imensas desculpas, e mais uma vez agradeço por suas palavras.

Abraços,

Sabryna Raychtock





RSS Comentários

Deixe uma resposta
Clique aqui para cancelar a resposta.
Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Site






Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.

Notifique-me de novos artigos por e-mail

a
Selecionar categoria Ciência & Saúde (11) Contos & Crônicas (17) Cortei-Colei (19) Diário de Miguxa (37) Dissertando (2) Historiando (12) Humor (19) Questão de Opinião (31) Questionários (6) Uncategorized (7) Whatever (27)
Pesquisar por:
Tópicos recentes
Away from home Em Busca do Líder Perfeito Imperatriz Book Reading 2008 NaNoWriMo Arquivos
abril 2009 março 2009 fevereiro 2009 janeiro 2009 novembro 2008 outubro 2008 setembro 2008 agosto 2008 julho 2008 junho 2008 maio 2008 abril 2008 março 2008 fevereiro 2008 janeiro 2008 Blog Stats
70,605 hits
janeiro 2008 S T Q Q S S D
fev »
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
Blog no WordPress.com.
Theme: Mistylook by Sadish.




COPYRIGHT WORDPRESS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas