sexta-feira, 11 de junho de 2010

896 - FEUDALISMO

Mundo EducaçãoHome Fale Conosco Publicidade Canais Login
Usuário:


Senha:


Cadastre-se
Esqueci minha senha
Canais
Acordo ortográfico
Artes
Biologia
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Educação Física
ENEM
Espanhol
Filosofia
Física
Folclore
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Informática
Inglês
Japão
Literatura
Matemática
Política
ProUni
Psicologia
Química
Redação
Saúde e Bem Estar
Sexualidade
Sociologia


Escola Kids
Escola Kids
Ciências
Geografia
História
Português
Matemática
Jogos Infantis
Mundo Educação » História Geral » Idade Média » Crise do Feudalismo
Crise do FeudalismoAlterar tamanho do texto
A crise do feudalismo trouxe um conjunto diverso de transformações ao mundo medieval.
A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. Entre outros pontos, podemos destacar que a mudança nas relações econômicas foi de grande importância para que as práticas e regras que regulavam o interior dos feudos sofressem significativas transformações. Essa nova configuração econômica, pouco a pouco, influiu na transformação nos laços sociais e nas idéias que sustentavam aquele tipo de ordenação presente em toda a Europa.

O caráter auto-sustentável dos feudos perdeu espaço para uma economia mais integrada às trocas comerciais. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais. Essa fase de instabilidade envolvendo as relações servis trouxe à tona um duplo movimento de reorganização dos feudos.

Por um lado, as relações feudais em algumas regiões sofrerem um processo de relaxamento que dava fim a toda rigidez constituída na organização do trabalho. Os senhores de terra, cada vez mais interessados em consumir produtos manufaturados e adquirir especiarias, passavam a estreitar relações com a dinâmica econômica urbana e comercial. Para tanto, acabavam por dar mais espaço para o trabalho assalariado ou o arrendamento de terras em troca de dinheiro.

Entretanto, não podemos dizer que a integração e a monetarização da economia faziam parte de um mesmo fenômeno absoluto. Em algumas regiões, principalmente da Europa Oriental, o crescimento demográfico e a perda da força de trabalho para a economia comercial incentivaram o endurecimento das relações servis. Imbuídos de seu poder político, muitos senhores de terra da Rússia e de partes do Sacro Império Germânico passariam a exigir mais obrigações e impostos da população campesina.

De forma geral, esse processo marcou um período de ascensão da economia européia entre os séculos XII e XIII. No entanto, o século seguinte seria marcado por uma profunda crise que traria grande reformulação (ou crise) ao mundo feudal. Entre 1346 e 1353, uma grande epidemia de peste bubônica (peste negra) liquidou aproximadamente um terço da população européia. Com isso, a disponibilidade de servos diminuiu e os salários dos trabalhadores elevaram-se significativamente.

Esse processo fez com que as obrigações servis fossem cada vez mais rígidas, tendo em vista a escassez de trabalhadores. Os grandes proprietários de terra acabaram criando leis que dificultavam a saída dos servos de seus domínios ou permitia a captura daqueles que fugissem das terras. A opressão dos senhores acabou incitando uma série de revoltas camponesas em diferentes pontos da Europa. Essas diversas rebeliões ficaram conhecidas como “jacqueries”.

No século XV, o declínio populacional foi superado reavivando a produção agrícola e as atividades comerciais. Essa fase de recuperação ainda não foi capaz de resolver as transformações ocorridas naquela época. A baixa produtividade dos feudos não era capaz de atender a demanda alimentar dos novos centros urbanos em expansão que, ao mesmo tempo, tinham seu mercado consumidor limitado pela grande população rural.

Além disso, o comércio sofria grandes dificuldades por conta dos monopólios que dificultavam e encareciam a circulação de mercadorias pela Europa. Os árabes e os comerciantes da Península Itálica eram os principais responsáveis por esse encarecimento das especiarias vindas do Oriente. A falta de moedas, ocorrida por conta da escassez de metais preciosos e o escoamento das mesmas para os orientais, impedia o desenvolvimento das atividades comerciais.

Tantos empecilhos gerados à economia do século XV só foram superados com a exploração de novos mercados que pudessem oferecer metais, alimentos e produtos. Esses mercados só foram estabelecidos com o processo de expansão marítima, que deflagrou a colonização de regiões da África e da América. Dessa forma, a economia mercantilista dava um passo decisivo para que um grande acúmulo de capitais se estabelecesse no contexto econômico europeu.
Mundo Educação » História Geral » Idade Média » Crise do Feudalismo
ComentáriosComente este artigo
Ver comentários (5)

Mais ArtigosEsparta e Atenas
As fontes históricas
Período Neolítico
As Mais Buscadastenentismo botânica Carvão mineral ácido coronelismo idade média aquecimento global expressionismo Feudalismo Luto governos militares globalização tuberculose coluna chuvas acidas urss sexo maconha óptica história
--------------------------------------------------------------------------------

Política de privacidade | Termo de uso | Vestibular | Canais | Fale conosco
Copyright by Mundo Educação © 2005-2010 Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
Publicidade


COPYRIGHT DEVIDO AO MUNDO EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas