sexta-feira, 11 de junho de 2010

885 - FEUDALISMO

Você está aqui: Home > Cultura > História > Feudalismo
Home Animais Autos Casamento Economia Famosos Humor Imóveis Moda Tecnologia Turismo Sitemap Contato Bico do Corvo
Bico do Corvo

Feed
Feudalismo
Postado por Luiz Lima em setembro 3, 2009 na categoria História

O Feudalismo tem suas raízes na decadência do Império Romano, onde os senhores feudais, com grande poderio econômico, foram tornando suas propriedades em uma pequena organização social, ou Feudo, como ficou conhecido e predominou na Europa durante a Idade Média. O Feudalismo, em suas raízes, compara-se ao nomadismo dos que recebiam terras dos Senhores Feudais que por sua vez, recebiam suas terras dos Reis. O Feudalismo é a concentração do poder nas mãos dos Senhores Feudais, onde é praticada a agricultura e a atividade criatória com a utilização dos servos nos trabalhos duros do Feudo, que com oportunismo exploravam o trabalho quase escravo dos camponeses. O feudo compreendia o Castelo do Senhor Feudal, as terras agricultáveis e os pastos, onde se praticava a criação de animais.


Feudalismo

Os servos além das terras para o plantio, recebiam a proteção do Senhor Feudal em casos de guerra entre os Feudos. Na Idade Media, no auge do Sistema Feudal da Europa, os Reis e o Clero, tinham relações muito estreitas e muita liberdade ao Clero, que se infiltrou no Feudo e se utilizando de uma pretensa cultura religiosa, diziam que ¨ o Rei é um enviado de Deus¨ e que tudo acontece pela vontade de Deus, e nesse toma lá e da cá, a Igreja foi se tornando a maior proprietária de Feudos, chegando a alcançar na França a posse de dois terços dos Feudos. O Feudalismo foi um Sistema Social em que a Sociedade não sofria mutações entre as classes sociais, pois não acontecia a ascensão de uma classe para a outra, ou o retrocesso. Eram três as classes sociais, a nobreza, o clero e os servos.


Características

Os Nobres tinham a função de guerrear e o poder político sobre as demais classes sociais do Feudalismo. O Clero tinha a função de rezar mantendo a cultura religiosa, mas na pratica, exerciam o poder político e mantinham a ordem na sociedade. Os Servos que eram a grande maioria da população eram obrigados a trabalhar para os Senhores Feudais, a quem pagavam pesados tributos. A economia Feudal era basicamente uma economia agrária que tinha no Feudo a principal unidade econômica de produção, constituída pelas terras coletivas, pastos e bosques, onde os servos trabalhavam em busca da felicidade e da dignidade pessoal.



Economia

Para os Servos, no sistema Feudal existiam algumas obrigações como a Corvéia, trabalho gratuito nas terras do Senhor Feudal; a Talha, parte da produção entregue ao Senhor do Feudo, e a Banalidade, entre tantas outras obrigações para com seus senhores, mas chama a atenção a ¨albergagem¨ que consistia na obrigação de hospedar o Senhor Feudal em sua casa. Muitos Feudos se tornaram cidades, usando o nome de ¨Burgos¨, em relação aos burgueses, ricos comerciantes que acabaram contribuindo com a extinção do Feudalismo na Europa. A Rússia foi o último reduto do Feudalismo, que terminou com a Revolução de l917.

Artigos Relacionados:
História da CBSDescoberta do BrasilA História de PandoraO Mártir TiradentesA História do YoutubeCidade Mais Antiga Das AméricasHistória de TerrorHistória do Jornalismo no BrasilEleições de 1989ChernobylRenascimentoIdade MédiaTriângulo das BermudasAlexandre O Grande



Tagged as: características, Economia, europa, feudalismo, História, Sociedade

Comentários:
nanda | setembro 25th, 2009
podia fala mais sobre o assunto !

Rapidezzi | fevereiro 19th, 2010
oiiiiiiiii pudia mermo!

manoela | março 12th, 2010
nóssa ou vc procura uma coisa e acha outra totalmente diferente!!!!

Mi | março 15th, 2010
/\ FATO !!

jonathan santana martins | junho 9th, 2010
e assim jonatha100%santana@hotmail.com adoro fui *******

Comentários do Post
Nome (required)

Email (não será divulgado) (required)

Site (opcional)



Enviar Comentário!
Posts Recentes
The Flash
Espantalhos para Festa Junina
História do Vídeo Game
Discrepância na Educação dos Pais
Parada Gay 2010
Figuras Geométricas
História da Atari
Processo de Adoção no Brasil
Era Viking
Lanterna Verde
Subcategorias
Arte (88)
Astronomia (18)
Ciência (42)
Cinema (32)
Coluna Beatriz (4)
Comportamento (24)
Curiosidades (447)
Impressionante (36)
Invenções (57)
Recordes (1)
Escolar (67)
Filmes (156)
História (79)
Livros (27)
Música (120)
Política (38)
Religião (57)
TV (137)
Arquivo
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009


Copyright © 2009 - 2010 Bico do Corvo | Politica de Privacidade
Assine o Bico do Corvo via Email:
Delivered by FeedBurner

COPYRIGHT DEVIDO A FEEDBURNER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas