sexta-feira, 11 de junho de 2010

881 - FEUDALISMO

Sexta-feira
11/06


Livros
Banco de Questões
Sala de aula
Cursos de Apoio

Notícias
Simulados on-line
Livros obrigatórios
Faculdades
Provas de vestibulares
Profissões
ENEM
ProUni

Arte e cultura
Atualidades
Biografias
Fatos históricos
Povos e Países
Você sabia
Guia Local Todos os Estados Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará DF Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins GeralBrasil e América

Geral
Europa - O feudalismo
Última atualização em 26/02/2009 16:44:12
Recomende esta página para um amigo

Imprimir

Índice Geral

Capa Fatos da História
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (de 401 a 500), como conseqüência das inúmeras invasões dos povos bárbaros, e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo desenvolvimento urbano. Isso ocorria devido às mortes provocadas pelas guerras, às doenças, ao fim do escravismo romano e à insegurança existentes logo após o fim do Império Romano. Tudo isso favoreceu sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que iam sendo introduzidas, principalmente, na Europa Ocidental, e que alteram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos da Antigüidade. Essas mudanças acabaram revelando um novo sistema econômico, político e social que veio a se chamar Feudalismo.

O Feudalismo não coincide com o início da Idade Média (século V), porque esse sistema começou a ser delineado alguns séculos antes do início dessa etapa histórica (mais precisamente, durante o século VI), consolidando-se definitivamente ao término do Império Carolíngio, no século IX.

A Formação do Feudalismo

Os fatores que explicam a formação desse sistema na Europa podem ser divididos em estruturais e conjunturais. Os fatores estruturais são representados pelas instituições econômicas, sociais, políticas e culturais dos romanos (Império Romano do Ocidente) e dos povos germânicos que se fixaram (invasões) dentro do Império a partir do século V.

Os principais elementos romanos que contribuíram para a formação do feudalismo foram: a economia agrária e auto-suficiente das villas romanas; as relações de meação existentes no campo durante o Baixo Império; o distanciamento social entre os proprietários e os trabalhadores (clientes, colonos e precários); e o poder político-militar localizado. Todos esses aspectos eram resultados da crise econômica e política do Império Romano.

Elementos germânicos também entraram na formação do feudalismo: a economia agro-pastoril; o regime de trocas naturais; a sociedade, em que os guerreiros se submetiam à autoridade de um chefe militar; e o individualismo político. Entre os germanos não existia a noção de Estado. Cada chefe possuía autonomia. Assim sendo, surgiu entre os germanos uma sociedade chamada Comitatus. Nessa organização (na verdade, bando armado) as relações eram diretas e recíprocas, baseadas em juramentos de lealdade e fidelidade. Tais características foram mantidas nas relações políticas do feudalismo.

O processo de integração das duas estruturas (germânicas e romanas) foi lento, cobrindo o período que vai do século V ao IX, semeando a insegurança, dificultando comunicações, enfraquecendo o poder político e atomizando a sociedade, de forma a ter no feudo sua unidade fundamental.

Em seguida às invasões germânicas vieram os muçulmanos (século VIII). A elevada pressão demográfica na Arábia (havia poligamia), somada aos fatores religiosos e econômicos, explicam a violenta conquista empreendida pelos muçulmanos. Conquistaram o Oriente Médio, o Norte da África, a Península Ibérica,o Sul da França e as ilhas de Tirreno (Córsega, Sardenha e Sicília). Só não conquistaram as costas setentrionais do Mediterrâneo. Mas a pirataria muçulmana impedia as navegações de barcos cristãos pelo Mediterrâneo. Dessa forma, a Europa ficou isolada do Oriente. Desapareceram o comércio, os comerciantes, as cidades e conseqüentemente, desapareceu também a economia de mercado e as trocas monetárias. Aí completou-se a ruralização econômica no sul da Europa.

Após isso, os normandos (vikings), procedentes da Noruega, Dinamarca e Suécia, começaram a penetração ao Norte da Europa. Eram povos ligados às atividades marítimas, pescadores e piratas, que por volta do século IX colocaram a Europa em polvorosa com suas incursões saqueadoras.

Ainda no século IX, os magiares (húngaros), de caráter nômade, se movimentaram pela Europa acentuando a belicosidade. O mesmo fizeram os eslavos, povos da Europa Central.

Completa-se então no século IX, o quadro de instabilidade da Europa, que criou condições para a emergência das estruturas feudais.

O modo de vida feudal

A economia dos feudos era fechada, sem mercados externos. A produção destina-se ao consumo, visa à auto-suficiência, bastava para a subsistência. Existia uma obrigação costumeira devida ao servo ao senhor, sob a forma de produtos e serviços ou moedas. Os bens eram possuídos privativamente, mas a terra, um bem econômico fundamental, pode ser possuída pelo senhor e pelo servo ao mesmo tempo (co-propriedade) ou por todos os membros da comunidade feudal (coletiva).

O regime era trabalho servil, pois o servo devia ao senhor a corvéia, trabalho na reserva senhorial ou na caça, pesca, trabalhos artesanais; a talha, que pesava individualmente sobre cada servo, obrigando-o a pagar uma parte costumeira de produção obtida em sua tenência.

A técnica adotada na agricultura era rudimentar. Somente as terras mais férteis eram ocupadas. Adotava-se o sistema de três campos (forragem, cereais e pousio), fazendo-se rotação bienal ou trienal, para evitar o desgaste do solo.

A sociedade feudal era estamental, pela imobilidade da posição social. Duas eram as posições básicas: senhor e servo. O senhor era caracterizado pela posse dos servos, pela posse legal da terra e pelo poder político decorrente, que assume a forma de poder militar, jurídico e religioso no caso dos senhores eclesiásticos. O servo de define por oposição ao senhor. É possuído pelo senhor (na medida em que lhe deve obrigações costumeiras), tem a posse útil da terra e o direito à proteção senhorial.

Teoricamente o poder estava centralizado no rei durante a Idade Média. De fato ele existe nos senhores feudais, sendo portanto descentralizado ou, mais corretamente, localizado.

Para defender-se de invasões, os senhores ligavam-se diretamente, através da cerimônia de investidura, na qual era feito o juramento de fidelidade. Este juramento era feito sobre a Bíblia e as relíquias sagradas para evitar sua ruptura por parte dos dois senhores contratantes.

O vassalo devia obrigações ao suserano. Serviço militar, hospedagem, comparecimento ao Tribunal dos Iguais e contribuição para o dote e armação dos filhos do suserano. Estas obrigações do vassalo são os direitos do suserano, que reciprocamente tem obrigações para com o vassalo: a proteção militar, a garantia da posse do feudo dado em benefício, a justiça dos pares e a tutoria sobre os herdeiros menores e a viúva do vassalo morto. O objetivo dos senhores. Por isso, era vassalos e suseranos ao mesmo tempo. Estas ligações múltiplas tinham finalidade militar, isto é, facilitar a mobilização e deslocamento do exército de senhores.

A Igreja representou a única força realmente organizada durante a Idade Média e, portanto, consciente do seu valor e força. Era a Igreja que teorizava as relações sociais, dando-lhes origem divina, criando uma concepção hierarquizada da sociedade.


>> Confira também em Geral

3000 a.C. - O surgimento da escrita (3) - A Escrita Hieroglífica no Egito
3000 a.C. - 1. O surgimento da escrita
1640 - Europa - Portugal - A Restauração de 1640
1231 - Europa - O Tribunal do Santo Ofício
1947 a 1991 - A Guerra Fria

Busca

Pesquisar em Fatos Históricos:

Todas as seçõesBrasil e AméricaGeral

Últimas do vestibular

10/06 | UFJF (MG)

Divulgado o resultado do vestibular para curso a distância
10/06 | SISU

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do SISU
10/06 | PROUNI

Inscrições para concorrer às bolsas têm início no dia 15
seu portal de estudos

Galeria de Artes
Mais de 1300 obras catalogadasSala de aula
Apoio para suas aulasProfissões
Carreiras e entrevistas com profissionais® Passeiweb é uma marca registrada da Chinarelli Consultoria.
© Copyright 2007. Chinarelli Consultoria Ltda. Todos os direitos reservados. Créditos | Anuncie | Fale Conosco


COPYRIGHT DEVIDO A CINARELLI CONSULTORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas