quinta-feira, 10 de junho de 2010

874 - DICAS PARA ESTUDAR HISTÓRIA (FEUDALISMO)

� PYZAM.COMBLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS �
skip to main | skip to sidebar COMBATES PELA HISTÓRIA
Blog de apoio aos meus alunos de História e outros assuntos...

Este Blog Link daqui A web
Este Blog


Link daqui


A web


Terça-feira, Abril 06, 2010
Como estudar história



"1- Situe o facto no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado facto histórico é condição elementar para saber história.

2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Aplicação

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.
b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal."
Extraído de:
http://www.historiadigital.org/2009/06/como-estudar-historia-primeira-parte.html

Publicada por Combates pela História em Terça-feira, Abril 06, 2010

Etiquetas: como estudar História


0 comentários:
Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) Recebemos o Prémio Dardos

Agradecemos ao Ateliê de História
About Me Acerca de mim

Visualizar meu perfil completo
Para refletir...
"A História na escola deveria orientar-se no sentido de ensinar os alunos a trabalharem informações de um modo crítico; deveria ajudar os alunos a pensarem por si e não ensinar-lhes o que devem pensar." (Vários in Learning to Teach History in the Secondary School, 2001)h5>
"Para que serve a História senão para ajudar os contemporâneos a manter a confiança no futuro e armarem-se melhor para enfrentar as dificuldades com que quotidianamente se deparam?"(Georges Duby, Ano 1000 Ano 2000 No Rasto dos Medos)
Paixão
Acredito que ensinar história é uma missão e o esforço vale muito a pena.

Volte Sempre!




Smilinguido - Mensagens e imagens!


Visitas

Contador Gratis
Contando o tempo..


Free Blog Content
Cartão de visita Facebook
Elisabete Gonçalves

Cria o teu cartão de visita
Seguidores

São horas de...














Inscrever-se
Postagens





Atom Postagens
Comentários





Atom Comentários
Pesquisar...

powered by
Metodologias de trabalho
Saber fazer resumos, esquemas, etc
Como apresentar um trabalho em "Powerpoint"?
Como fazer um resumo?
Como apresentar a bibliografia num trabalho?
Memorizar
Como fazer a apresentação escrita de um trabalho individual?
Guião de entrevista
Como elaborar um cartaz? (resumo)
Como fazer uma cabeça de faraó?(em inglês)
Como fazer uma máscara de medusa?(em inglês)
Como fazer uma roupa "à grega"?
Pinta um manuscrito medieval"?
Como analisar uma obra de arte?
Viagem à Grécia Antiga
Resumos de temas de História
Bibliografia: Como apresentar?
Competências em História
Competências específicas
Competências gerais e específicas 3º ciclo e perfil do aluno competente
Interactic 2.0

Visit INTERACTiC 2.0 - escola com tic social


Encontre-nos no Slideshare

Encontre-nos no Slideboom

Apoio aos conteúdos programáticos do 7ºano
Atlas Virtual da Pré-história
Os Primeiros Hominídeos
Do Paleolítico ao Neolítico
Gravuras Rupestres de Foz Côa
Arte Pré-histórica
ArteHistoria (em espanhol)
Onde e como apareceu a escrita
Egipto (em espanhol)
Egipto Antigo
Faraós no consultório: a medicina que veio do Egito
Arte Egípcia
Arte Egípcia - Museu Gulbenkian
O Mito de Osíris e Ísis
Visão antropológica das múmias
Os Hebreus
OS Hebreus
A Civilização dos Hebreus
Civilização Hebraica
Civilização Fenícia
Os Fenícios
Os Fenícios
Os Fenícios
Grécia Antiga
A Grécia Antiga
Os Jogos Olímpicos
Os Doze Trabalhos de Hércules
A Mitologia Grega
Os Deuses Gregos
O cidadão ateniense versus o escravo
Império Romano
História de Roma Antiga e o Império Romano
Mapa das conquistas romanas
Roma Antiga
Crise no Império Romano
Arte Romana
Arte Romana
Povos Bárbaros - História dos povos germânicos
Povos Bárbaros
Os Povos Bárbaros
Os Povos Bárbaros
Vikings (em inglês)
Invasões Bárbaras
História do Caminho de Santiago
Idade Média
Idade Média: conceito
O Reino de Portugal
Curiosidades da Idade Média
A Moda na Idade Média
Vestuário Medieval 1
Vestuário Medieval 2
Vestuário Medieval 3
Igrejas Românicas Portuguesas
Arte do Românico
Arquitectura do Românico
A Escultura do Românico
Arquitectura Românica em Portugal
Pintura do Românico
Caminhos de Santiago eo Românico
Arte medieval: o Românico e o Gótico
Vitral
Iluminura
Medieval Illuminated Manuscripts
A Iluminura
A Peste Negra
Higiene e a Peste Negra na Idade Média
A Peste Negra II
Crise de 1383—1385 em Portugal
1383/1385 - Uma Aventura na Revolução
Apoio aos conteúdos programáticos do 8ºano
A Expansão Marítima
O pioneirismo português no século XV
Império Português - Período Henriquino
O Império Português de D.Afonso V a D. João II
A chegada às Índias
A Viagem de Vasco da Gama
Navegadores Portugueses
Vestuário
Fortalezas, fortificações e praças de comércio
Navegue e descubra o Brasil de 1500
Descobrimento do Brasil
Pedro Álvares Cabral
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Escravos eram base da economia colonial e imperial
Abolição da escravatura
A expansão marítima espanhola
Tratado de Tordesilhas-Linha divide mundo entre Portugal e Espanha
Inglaterra, França e Holanda contestam Tordesilhas
Reformas religiosas (1)Causas e contexto histórico
A reforma luterana
A reforma calvinista
A reforma anglicana
A Reforma católica e a Contra-Reforma
Astecas - As origens do Império Asteca
Astecas - Religião e organização social no Império Asteca
Hernán Cortéz e o Império Asteca
A destruição do Império Asteca pelos espanhóis
Manuelino
Renascimento
Renaissanceconnection (inglês)
Jesuítas
D. João II
Barroco
Mercantilismo e Absolutismo
Absolutismo - Características e principais teóricos
Estado absolutista - O primeiro sistema de governo das nações modernas
Absolutismo na França
Absolutismo na Inglaterra
Iluminismo
História do Brasil
Revolução Industrial
Independência Americana
Revolução Francesa
Era Napoleónica
A EXPANSÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (resumo)
Apoio aos conteúdos programáticos do 9ºano
1ª Guerra Mundial - Atentado contra arquiduque deu início ao conflito
1ª Guerra Mundial - Todos os países participaram? Quem venceu?
Bolcheviques, mencheviques, Lênin e a Rússia pré-revolucão
Socialismo - Filósofos criticam o capitalismo e imaginam transformação
Karl Marx
Revolução Russa - Fim do czarismo e breve governo social-democrata
Revolução Russa: o Início-Domingo Sangrento, bolcheviques e mencheviques
Revolução Russa - Surge a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Revolução russa - Cronologia
Comunismo - Origens
Antecedentes da crise de 1929li>O crash de Wall Street
A Mundialização da crise
A Grande crise do Capitalismo nos anos 30
Crise de 1929
A crise de 1929(contém conceitos)
Imagens sobre a Grande Depressão
Imagens sobre a Grande Depressão II
Canções sobre a Grande Depressão (em inglês)
Renovação artística
Vídeos sobre "Sociedade e Cultura num mundo em mudança"
Sociedade e Cultura num mundo em mudança
Quadro resumo sobre as Ditaduras
Fascismo italiano - chegada ao poder
Fascismo italiano - contexto histórico
Fascismo italiano - governo de Mussolini - A ditadura fascista
Fascismo italiano - Segunda Guerra Mundial
Fascismo italiano - política externa - Expansionismo e formação do Eixo
Guerra civil espanhola- Francisco Franco, falangistas e ditadura
Ditador italiano - Benito Mussolini
II Guerra Mundial (Imagens, textos, filmes, animações)
II Guerra Mundial(personagens, fotos, mapas, testes,etc)
Guerra e o Bloqueio de Berlim
Holocausto: Pelo menos 1,1 milhão de judeus foram mortos em Auschwitz
Hiroshima: Primeiro ataque atómico da história encerrou a 2ª Guerra
Pacto de Varsóvia
Nato
A Guerra Fria (em inglês)
Guerra Fria - O que estava em jogo no conflito entre EUA e URSS?
Guerra Fria: o início - Da Segunda Guerra Mundial às primeiras hostilidades
Guerra Fria - evolução - Do Plano Marshall ao início da Coexistência Pacífica
Guerra Fria - distensão - Das barricadas de Paris ao governo Jimmy Carter
Guerra Fria - crises - Da corrida espacial à posse de Brejnev
Guerra Fria - últimos anos
Guerra Fria: Afinal, quem venceu a Guerra Fria?
Guerra Fria: Afinal, quem venceu a Guerra Fria?
Muro de Berlim
União Europeia
Alargamento da União Europeia
Criação da CEE
Anos 60
Movimentos feministas
Guerra colonial
Memórias da Guerra Colonial
Centro de Documentação 25 de Abril
Cronologia do 25 de Abril
Base de dados históricos sobre o 25 de Abril
Síntese esquemática caracterizando o Portugal Autoritário e o Portugal Democrático
A Constituição de 1976
Cuba
Mahatma Gandhi Research and Media Service
Martin Luther King
"Powerpoints"interessantes - conteúdos programáticos do 7º ano:
Hominização
A vida no Paleolítico
Arte do Paleolítico
A Vida no Neolítico
O Antigo Egipto
Grécia Antiga- instituições democráticas e arte
A Democracia em Atenas
A Sociedade ateniense
A formação do cidadão em Atenas
O teatro na Grécia
Grécia Antiga - Arte
Os gregos no séc.V
A Religião em Atenas
Deuses Gregos
Roma Antiga
Roma (em espanhol)
Invasões Bárbaras (em espanhol)
Idade Média
Idade Média - Poder e Arte
Idade Média - Crescimento Urbano e Sociedade
Idade Média: o Gótico
"Powerpoints" interessantes - conteúdos programáticos do 8º ano:
A Expansão Marítima
O Renascimento - Arte e Ciência
O Renascimento e a Criação Cultural
O descobrimento do Brasil e o Comércio à Escala Mundial
Brasil
História do Brasil
Despotismo pombalino
O Arranque da revolução Industrial
A Revolução Industrial
As Revoluções Liberais
"Powerpoints" interessantes - conteúdos programáticos do 9º ano:
Hegemonia e declínio da influência europeia
Portugal e o Ultimatum
I Guerra Mundial
A Queda da monarquia e a implantação da República
Crise e Queda da Monarquia Portuguesa
Anos 20
Sociedade e Cultura num mundo em Mudança
A Construção da União Soviética
O estabelecimento do regime fascista em Itália
Fascismo e Nazismo
O Fascismo
II Guerra Mundial
Mapa da Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial (em espanhol)
A vida do pintor Henri Matisse
A Guerra Colonial
25 de Abril
25 de Abril de 1974
Queda do Regime fascista em Portugal
As transformações do Mundo contemporâneo
Filmes utéis
Biologia: Evolução Humana - Discovery Channel (Prof. Toid)
Vida entre Animais da Pré-história: Caçar ou Ser Caçado? Parte2 - Evolução Humana
Altamira (pinturas rupestres)
Prehistoria Península Ibérica (1ª Parte)(em espanhol)
Prehistoria Península Ibérica (2ª Parte)(em espanhol
Prehistoria Península Ibérica (3ª Parte)(em espanhol)
Templos e Santuários (213)
Os Segredos de Stonehenge (em inglês)
Celtas e Iberos (em espanhol)
Civilización del valle del Indo(em espanhol)
Grandes Civilizaciones: Mesopotamia(em espanhol)
Grandes Civilizaciones: Egipto(em espanhol)
Las pirámides(em espanhol)
Ramsés II. La tierra de los faraones(em espanhol)
La escultura egipcia(em espanhol)
Ciudades y casas griegas(em espanhol)
La acrópolis de Atenas(em espanhol)
Templos griegos(em espanhol)
Legiones romanas en Hispania(em espanhol)
Invasiones bárbaras en Hispania (em espanhol)
Invasiones bárbaras(em espanhol)
La invasión musulmana(em espanhol)
La casa musulmana(em espanhol)
La Reconquista(em espanhol)
Las Cruzadas(em espanhol)
Arte Românica 1
Arte Românica 2
Arte Românica 3
Arquitectura Gótica
Escultura Gótica
Arte Gótica3
DESCOBRIMENTO DO BRASIL OFICIAL -PORTAL DO PROFESSOR MEC
El Descubrimiento de América(em espanhol)
El poblamiento de América(em espanhol)
Las culturas precolombinas(em espanhol)
El Templo Mayor de Tenochtitlan(em espanhol)
El Templo Mayor azteca(em espanhol)
Descoberta do Caminho Marítimo para a India - 1498
OS LUSÍADAS (Camões - 'Vida e Obra') WindsFilmes
O Renascimento I
O Renascimento II
O Renascimento III
O RenascimentoIV
O RenascimentoV
Miguel Angel escultor (em espanhol)
El juicio final de Miguel Angel(em espanhol)
Fases da Revolução Industrial
Aula de Revolução Industrial, Parte 1/2
Aula de Revolução Industrial, Parte 2/2
Revoluções liberais
Revolução Francesa
Revolução Francesa (síntese)
Revolução Francesa - Fase do Terror
As Invasões Francesas em Portugal.
Revolução Liberal Portuguesa de 1820
Imperialismo e colonialismo
A Guerra das Trincheiras
I Guerra Mundial
John Steinbeck & The Grapes of Wrath(em inglês)
La bomba atómica sobre Hiroshima(em espanhol)
Hiroshima: Dropping the Bomb(em inglês)
Atomic bombing of Nagasaki - BBC(em inglês)
La Guerra Fria(em espanhol)
El Mundo en la Guerra Fria(em espanhol)
La Guerra Fria(em espanhol)
The Eagle Has Landed - 1969 (em inglês)
Martin Luther King - Legendado em português
Legendado - Stevie Wonder - Homenagem a Martin Luther King
APRENDER A BRINCAR
Construir um templo grego
Queres pôr pinturas a fazer barulho?
Jogos sobre a Viagem de Vasco da Gama
Diversos Jogos para Aprender a História dos Tudors
Comboio da Época Vitoriana
Arquivo/Blog Archive
▼ 2010 (30)
► Junho (1)
Prémio Dardos
► Maio (6)
Manual escolar 2.0 – Construa connosco o melhor ma...
(Re) Portagem História
Para quem já copiou...
"Nós estamos num estado comparável somente à Gréci...
Correio da Manhã - Trio armado rouba milhares de A...
▼ Abril (8)
As transformações do Mundo Contemporâneo
Roberto Carlos inaugura exposição em homenagem aos...
Exposição em São Paulo homenageia os 50 anos da ca...
Se passarem por aqui...deixem notícias
A descolonização
Reconstrução da Europa e Política de Blocos
Como ser um bom aluno(a)
Como estudar história
► Março (6)
O Contrato Feudo-vassálico
Boas Férias
Trabalho de duas alunas do 7ºB
Para ajudar a relembrar ... a II Guerra Mundial
A Igreja na Idade Média
Invasões bárbaras
► Fevereiro (1)
Trabalhos dos alunos do 7º B etc
► Janeiro (8)
Centenário da Implantação da República comemora-se...
Curiosidades..
A Democracia na Grécia Antiga
Haiti Hope
Mapa da Grécia no século VIII a.C.
Para ti... um ano completo de saudade e de dor
O mundo romano no apogeu do imp�rio - C�See more p...
Para estudar para o teste
► 2009 (82)
► Dezembro (1)
11 meses sem você Mãe... Como é grande o meu amor ...
► Novembro (11)
Descobrindo o Egipto...
"Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os...
Quando a saudade aperta
É bom quando alguém nos vê e lê
Portugal: da 1ª República à ditadura militar - Tex...
Clube Eco-Escola Mesmo não tendo, podes passar a q...
O Clube Eco-Escola com a colaboração do Grupo de ...
Marco da Guerra Fria caiu em 9 de novembro de 1989...
Professor, escultor de vidas
► Outubro (21)
Viagem ao Neolítico
A Entrada e Participação de Portugal da I Guerra M...
Algo artístico
Viagem ao Neolítico
Charles Darwin (1809-2009) - Evolução e Biodiversi...
A revolução urbana
Ex. 6 Pág. 27 Do manual No Paleolítico* tinham u...
O 7º B e os Monumentos megalíticos
► Setembro (8)
► Agosto (9)
► Julho (11)
► Junho (2)
► Maio (1)
► Abril (5)
► Março (5)
► Fevereiro (3)
► Janeiro (5)
► 2008 (35)
► Dezembro (1)
► Novembro (3)
► Outubro (1)
► Setembro (5)
► Julho (1)
► Junho (1)
► Maio (5)
► Abril (7)
► Fevereiro (2)
► Janeiro (9)
► 2007 (67)
► Dezembro (1)
► Novembro (12)
► Outubro (10)
► Setembro (1)
► Julho (7)
► Junho (5)
► Maio (7)
► Abril (15)
► Março (1)
► Fevereiro (5)
► Janeiro (3)
► 2006 (120)
► Dezembro (8)
► Novembro (4)
► Outubro (10)
► Setembro (4)
► Agosto (6)
► Julho (7)
► Junho (4)
► Maio (23)
► Abril (11)
► Março (6)
► Fevereiro (28)
► Janeiro (9)

Marcadores
1789 (1) 1972 (1) 1989 (1) 1ª República (1) 2016 (1) 5 de Outubro (2) 7º ano (1) 7ºano (2) 8º ano (1) 9 de Novembro de 1989 (1) 9ºano (1) A I Guerra Mundial (2) Angola (1) ano lectivo (2) anta (2) antecedentes da crise (1) antepassados do Homem (1) Ardi (1) Aristóteles (1) arte (2) arte clássica (1) arte grega (1) aula de história (1) aulas (3) avaliação de desempenho (1) Banco de Portugal (1) banquete medieval (1) Berlim (1) biblioteca porta aberta (1) bolsa de Nova York (1) brinquedos (1) calendário escolar (1) carnaval (1) carta constitucional (1) caso português (1) castelo (1) castelo medieval (1) Centenário (1) Charles Darwin (2) chá (1) cidadão ateniense (1) cinema (1) clero (1) começo do ano (2) como estudar História (1) como estudar para um teste (1) competência histórica (1) construir castelos (1) construção de um menir (1) construção de um menir. (2) contrato de vassalagem (1) crash (2) crise de 1929 (3) cromeleque (1) datas comemorativas (1) democracia (1) descolonização (1) dia do professor (2) direita (1) disciplina (1) ditadura (3) diário imaginário (2) dois anos (1) dólmen (1) economia recolectora (1) Educação Histórica (2) egipto (5) ensino básico (2) ensino da história (1) entrevista (1) epitáfio (1) escola (4) esquema sobre o neolítico (1) esquerda (1) estado novo (3) Exposição (1) Eça de Queirós (1) Feliz Páscoa (1) feriado nacional (1) filatelia (1) fogo (1) França (1) freguesia de Vila Chã (1) frontalidade (1) fósseis (1) fóssil (1) gato egípcio (1) Gemini (1) gladiador (1) grécia antiga (2) Guerra (1) guerra colonial (3) gulbenkian (1) história (5) história 7 (3) História 9 (1) História da Vida (1) história digital (1) homenagem (3) hominização (1) I República (1) idade média (4) Igreja na Idade Média (1) II Guerra Mundial (1) imhotep (1) impressionismo (1) invasões bárbaras (1) início do ano lectivo (2) jantar medieval (1) Jogos Olímpicos (1) malabaristas (1) Marcelo Caetano (1) medieval (3) megálito (2) menir (1) moda (1) monumentos megalíticos (1) movimentos artisticos séc XIX (1) movimentos de independência (1) moçambique (3) mueda (2) mundialização da crise (1) Mundo contemporâneo (1) mundo industrializado (1) muro de Berlim (1) Máquina do Tempo (1) máscara (1) mãe (10) músicos (1) Natal (1) navegar (1) neolítico (2) nobreza (1) Notas (1) o mundo industrializado do século XIX (1) paleolítico (3) paleontologia (1) Para quê ensinar história (2) pintura (1) pintura rupestre (1) Plutarco (1) política (1) política colonial (1) Portugal/Grécia (1) povo (1) proletariado (1) pré-história (3) queda do muro de Berlim (1) realismo (2) República (1) revolução industrial (1) revolução urbana (1) romantismo (2) sala de aula (1) secundário (1) ser um bom aluno (1) slideshare (1) Sociedade senhorial (1) soldados (1) século XIX (1) teatro grego (1) Tema H (2) Tema K2 (1) teste (1) trabalho escolar (4) trabalhos de alunos (1) trabalhos manuais (2) túmulo (1) ultramar (1) Universidade do Porto (2) vestuário medieval (1) viagem (1) Vila Chã (1) Vila do Conde (1)
Blogues que gosto de seguir


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO: PORF. MICHEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas