quinta-feira, 10 de junho de 2010

868 - FEUDALISMO

MiniWeb Educação
10 anos com você
Home
Apresentação
Serviços
Mosaico
Cursos
Cadastro
Feudalismo Clique aqui =========== Pré-História ... Antropologia ... Arqueologia ... Dinossauros ... Paleontologia ========= Idade Antiga ... Egito ... Mesopotâmia ... Roma ... India ... Grecia ... China ========== Idade Média ... Igreja ... Cruzadas ... Feudalismo ... Legado ... Os bárbaros ... Os árabes ... Os Magno ========== Id. Moderna ... Renascimento ... Descobrimentos ... Colonização ... Américas ... Reforma ... Absolutismo ... Legado ========== Id. Contemp. ... Rev. Francesa ... Ind. Américas ... Rev. Industrial ... Socialismo ... Imperialismo ... Guerras ... Guerra Fria ... Dias Atuais ============ Dúvidas




A arte do vitral na Baixa Idade Média européia

Se bem que o surgimento generalizado dos vitrais seja usualmente identificado com o Mundo Medieval, estando geograficamente circunscrito ao Ocidente Europeu, sobretudo à Inglaterra, à França e à Alemanha, e constituindo uma forma de expressão plástica quase que em exclusivo confinada à arte religiosa cristã, a sua proveniência pode ser traçada desde épocas bem mais remotas e a partir de outras paragens, nomeadamente do outro lado do Mediterrâneo.

A cidade Medieval

As invasões germânicas e a progressiva ruralização do Império Romano a partir dos séculos IV e V transformaram o comércio europeu numa atividade econômica secundária em relação à agricultura. A insegurança e a tendência à auto-suficiência dos domínios senhoriais diminuíram o ritmo e a quantidade das trocas.

AS CIDADES MEDIEVAIS ESTÃO NA GÊNESE DO ESTADO MODERNO

Entrevista com Jacques Le Goff, historiador francês especializado em Idade Média.

A europa medieval: tempo de copistas iluminadores e miniaturistas

A partir do séc. IX o latim torna-se uma língua morta, praticada exclusivamente por especialistas. Será, no entanto, o principal veículo do pensamento ocidental até ao século XVI, época em que começa o seu verdadeiro declínio. O acesso à cultura escrita da Cristandade no período românico era concedido unicamente àqueles que dominavam a língua erudita. Este acesso é reservado aos clérigos formados nas escolas conventuais ou nos cabidos, única via de promoção social num sistema em que o nascimento determinava com rigor o papel de cada um na sociedade.

A mulher na Idade Média: a construção de um modelo de submissão

A história das mulheres na Idade Média é um tema que foi por muito tempo desprestigiado pelos historiadores, mas, atualmente, por ser rico e pródigo em possibilidades de estudo, vem atraindo a muitos estudiosos, inclusive de outras áreas, como teólogos e sociólogos.











A Oficina cultura da Idade Média
Através dessa publicação, poderemos visitar a oficina cultural medieval. Assim, apresenta Jean Lauand, especialista na matéria, o conteúdo do livro: "Os textos que apresentamos são uma amostra de diversos aspectos - tanto de alteridade como de proximidade em relação a nós - da cultura e da educação medievais que, como se sabe, estão centradas na religião.

A pandemia de peste negra no século XIV

A maioria dos livros sobre a Idade Média européia fala muito pouco ou quase nada sobre um fenômeno que marcou profundamente o continente e de certa forma deixou cicatrizes que permanecem até nossos dias, a terrível "morte negra", a pandemia de peste bubônica que assolou a Europa em meados do século XIV. Desta forma, procurei, neste artigo, inverter esta tendência e colocar a praga como o tema central, tentando mostrar que ela foi um fenômeno típico da época, tendo assumido as enormes proporções que assumiu devido a uma série de fatores tais como: condições precárias de habitação, higiene, superstições e principalmente ignorância.

A Sociedade Feudal

SACERDOTES, GUERREIROS E CAMPONESES. “A SOCIEDADE está dividida em três ordens. Além da eclesiástica, a lei reconhece outras duas condições: a do nobre e a do servo que não são regidas pela mesma lei.

Artigos de Professores

Temas: Estudar Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni (PUCRS) - Reflexões sobre o Estudo da Idade Média Raúl Cesar Gouveia Fernandes (USP) - A Filosofia Medieval e a Questão da Interpretação – A palavra e os Textos - entre a Letra e o Espírito Maria Cândida Monteiro Pacheco (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) -Hacia los dos Siglos de los Monumenta Germaniae Historica Antonio Linage Conde (Universidad de San Pablo, CEU, Madrid) - Influencia de las Historias Apócrifas en el Arte Patricia Grau-Dieckmann (Universidad de Buenos Aires) -O pensamento político de Dante Alighieri. Parte I: O quadro político Moisés Romanazzi Tôrres (Doutorando em História Medieval pela UFRJ) e outros. Obs: Os autores concedem permissão para imprimir e copiar partes do texto para uso pessoal, educativo e não comercial (por exemplo, em cursos de História e similares). Não concedem o direito de copiar todo o site ou partes dele para uso e/o distribuição comercial de nenhum tipo.

As Lutas de Classes em Portugal nos Fins da Idade Média

Nenhuma classe passa de governada a governante por uma estrada em linha recta ou por avanços continuados. Não o faz sem vitórias e sem derrotas, sem passar mil vezes da defensiva à ofensiva e vice-versa, sem avançar hoje para recuar amanhã, sem conquistar posições e ser forçada a abandoná-las, e depois voltar ao combate e ter novos êxitos e novos insucessos. Álvaro Cunhal

As Vidas Lusófonas

As biografias de personalidades históricas importantes na Idade Média portuguesa: D. Afonso Henriques, D.João I e Fernão Lopes.

Apostila do Prof. Fausto Henrique G. Nogueira

A história do Feudalismo; O poder da Igreja Medieval; A inquisição; Heresias, Mulheres e Bruxas; O trabalho do camponês na Europa Feudal; O Comerciante da Idade Média; Crise do Feudalismo e Transições; Exercícios.

>> 1-2-3-4-5- >>



COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS

Facebook Google LinkedIn MySpace Orkut Twitter

Web www.miniweb.com.br



Menu


Artes
Biblioteca
Ciências
Geografia
História
Literatura
Educadores
Informática
Cantinho Infantil
Entrevistas
3ª Idade
Cidadania
Restrito

Interação



Twitter


Sites Amigos

Carreira Fashion
Escola de Empreendedores
Emfils
NATO
Mosaico de Lembranças
Irmã Clara Fietz


Sobe

Copyright © 2000 - 2010 - MiniWeb Educação - Todos os direitos reservados - 10/06/2010 - 17:21:37



COPYRIGHT DEVIDO A MINIWEB EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas