quinta-feira, 10 de junho de 2010

866 - FEUDALISMO

www.discoverynaescola.com Página 1 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
DURAÇÃO: 50´
EXTENSÃO CURRICULAR: HISTÓRIA,
GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA,
LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA.
FEUDALISMO: CASTELOS EM GUERRA
DESCRIÇÃO
Após a queda de Roma, a igreja cristã e os reis europeus encheram esse grande vazio de poder,
brigaram nas cruzadas e enfrentaram a peste negra. O desenvolvimento das artes, a ciência e a filosofia
na Itália deram início ao grande ressurgimento cultural em toda Europa.
CRÉDITOS: Maria D. de Corona, professora universitária.
OBJETIVOS:
Os estudantes poderão:
1. Examinar os acontecimentos que originaram o feudalismo e o surgimento de uma nova estrutura
social.
2. Explorar alguns dos mais famosos castelos na Grã-Bretanha, seus segredos e seus fantasmas.
3. Conhecer a lenda do Rei Artur e o Mago Merlin.
4. Analisar os fatores que influenciaram na transformação da Europa durante a Idade Média e o
Renascimento.
MATERIAIS:
Acesso a Internet, lápis de cor, canetas, cartolina.
www.discoverynaescola.com Página 2 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
I. ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS. ANTES DE VER O VÍDEO COMENTAR O
SEGUINTE:
1. O que sabe dos bárbaros que invadiram a Europa?
2. Como está estruturado seu sistema social?
3. Como eram os castelos medievais e como viviam as pessoas?
4. Quais diferenças existem entre um mito e uma lenda? Conte a seus colegas uma lenda que
conheça.
5. Quem foram os Cruzados e o que perseguiam?
II. VER O VÍDEO DO MINUTO 1 AO 10 E RESPONDER ÀS SEGUINTES PERGUNTAS.
1. Quando se iniciou a Idade Média? (05:14)
2. Quem constantemente invadia a Europa depois da queda do império romano? (05:28)
3. De que maneira os reis europeus conseguiram evitar que os nobres brigassem entre si? (06:00)
4. Como estava estruturada a sociedade feudal? (07:08 al 07:51)
5. Como protegiam-se a comunidade quando era atacada por seus inimigos? (09:22)
III. COMPLETAR O PARÁGRAFO COM AS SEGUINTES PALAVRAS:
camponeses feudo submetido
proprietários servos monarca
feudalismo trabalho cultivavam
possessão obrigações nobres
O __________ era um tipo de relação social, conhecida como vassalagem, que se deu basicamente
entre os ________ e o monarca. Esta relação criava __________ de obediência e serviço,
principalmente militar, por parte do vassalo até o __________. A maioria das vezes o monarca
outorgava o vassalo à __________ de uma extensão de terra chamada “feudo”. Dentro do _________
o espaço territorial dos senhores viviam __________ que não eram propriedade pessoal do senhor
feudal, mas tampouco eram homens livres e sim “servos”. Os _________ tinham a obrigação de
entregar parte de seu __________ agrícola e de realizar determinadas obrigações laborais para seu
senhor. Os camponeses que ocupavam e __________a terra não eram seus __________. O
camponês estava totalmente _________ à vontade de seu senhor.
IV. ATIVIDADE.
1. Desenhar a espada que os nobres entregavam ao monarca em sinal de lealdade.
www.discoverynaescola.com Página 3 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
V. VER O VÍDEO DO MINUTO 10 AO 42 E RESPONDER ÀS SEGUINTES PERGUNTAS.
1. Onde encontra-se o castelo de Stirling? (12:40)
2. Quem foi William Wallace? (14:37)
3. Que tática militar utilizou Wallace para dividir o exército inglês e assim poder derrotar- lo? (15:32)
4. Quais foram os dois grandes fracassos do alquimista John Damian (17:23 al 18:14)
5. Por que James II da Escócia recebeu o apodo Cara Ardente? (19:04)
6. Por que foi queimado o Castelo de Stirling pelos seguidores do Conde de Douglas? (19:59)
7. Que famoso rei da Inglaterra viveu no castelo de Hampton Court no século XVI? (22:20)
8. Por que foi decapitada Catalina Howard, a quinta esposa de Henrique VIII? (22:48)
9. Com que nome se conhece a galeria pela qual Catalina Howard fugiu? (23:55)
10. Por que foi tão fácil ao rei Carlos I escapar de seu cativeiro em Hampton Court? (25:27)
11. Como era a nova ala de Hampton Court construída pelo rei Guilhermo III? (26:44)
12. Que castelo é o símbolo do orgulho dos escoceses? (29:26)
13. Por que Lord Darnley, esposo da Rainha Maria da Escócia, assassinou a David Rizzo? (30:43)
14. Que decisão tomou a Rainha Maria acreditando que tanto ela como o filho que esperava estavam
em perigo mortal? (31:23)
15. O que aconteceu ao morrer Isabel I, Rainha da Inglaterra? (32:04)
16. Qual foi o estratagema que utilizou o Duque de Albany, irmão do rei James III da Escócia, para
escapar do castelo de Edimburgo? 33:31 a. 34:42)
17. O que nos relatam os contos sobre o lendário Rei Arthur e sua Mesa Redonda? (35:27)
18. Onde foi construído o castelo de Tintagel e por quê? (35:54)
19. Quem planejou e conspirou para que Arthur se convertesse em rei? (37:16)
20. Que inscrição tinha a pedra em que se encontrava uma espada cravada? (37:29)
21. O que fez Arthur quando chegou sua vez de tentar retirar a espada? (37:52)
22. Como Arthur obteve uma nova espada depois de que a primeira se rompeu em uma batalha?
(38:20)
23. Como se originaram os primeiros mitos em Cornwall? (39:29)
24. O que vem sendo testemunha da sangrenta história da Grã-Bretanha? (41:46)
www.discoverynaescola.com Página 4 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
VI. USAR A TABELA DE LETRAS E CHAVES PARA COMPLETAR AS PALAVRAS.
ENCONTRA AS COORDENADAS QUE FALTAM PARA CADA LETRA DAS PALAVRAS E
ESCREVÊ-LAS EM PARÊNTESIS ABAIXO DE CADA LETRA. SEGUE O EXEMPLO.
Um felino: G A T O
(3,2) (1,5) (2,5) (2,3)
5 A T U S Y
4 R M P I N
3 C O D J B
2 Q X G Z F
1 L V E H K
1 2 3 4 5
1. A espada mágica que o Rei Arthur encontrou no lago chamava-se….
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(2,2) (1,3) (4,4) (5,3)
2. Os castelos da Grã-Bretanha guardavam muitos ……….
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(4,5) (1,4) (3,1)
3. A ……….. … …….. na cara do rei James II da Escócia ia de acordo com seu temperamento.
____ ____ ____ ____ ____ de
(2,4) (5,4)
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ___
(2,4) (1,3) (5,4 (1,5)
4. O castelo de Stirling tem sido testemunha de ……………
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(3,2) (1,4) (5,4) (3,3)
e
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(5,3) (2,5) (1,1) (4,1)
www.discoverynaescola.com Página 5 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
____ ____ ____ ____ ____ ____
(2,4) (2,3) (2,5)
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(2,1) (4,4) (1,1) (5,4) (2,5)
5. Em 1642 estalou a ………………… na Inglaterra e o rei Carlos I foi feito prisioneiro.
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(3,2) (1,4) (1,4) (1,3) (4,4) (1,1)
6. A cidade mais antiga e capital da Escócia é…….
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(3,1) (3,3) (5,3) (3,2)
7. As …………………………. da Escócia estão resguardadas no castelo de Edimburgo..
____ ____ ____ ____ ____ da ____ ____ ____ ____ ____
(4,3) (4,4) (1,3) (1,4) (2,3)
8. ……………… está situado na ponta sudoeste da Inglaterra.
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(1,3) (1,4) (5,4) (1,1) (1,1)
9. O Mago Merlin vivia em uma ……………. debaixo do castelo de Tintagel.
____ ____ ____ ____
(1,3) (2,1)
10. Os …………….. dos primeiros reis de Cornwall estão relacionados com a …………..do Rei Arthur.
..............
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(2,4) (4,4) (1,1) (3,1) (3,3)
www.discoverynaescola.com Página 6 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
VII. VER O VIDEO DO MINUTO 10 AO MINUTO 24 E DECIDIR SE OS SEGUINTES
ENUNCIADOS SÃO VERDADEIROS (V) OU FALSOS (F).
1. ( ) Hampton Court localiza-se no centro de Londres.
2. ( ) Catalina Howard foi a última esposa de Henrique VIII.
3. ( ) John Damian era um alquimista.
4. ( ) O castelo de Edimburgo tem sido a prisão de criminosos e prisioneiros de guerra.
5. ( ) Dentro das muralhas do castelo de Stirling existe um palácio renascentista.
6. ( ) O Rei Arthur viveu no castelo de Tintagel.
7. ( ) Catalina Howard, Rainha da de Inglaterra, foi decapitada na Torre de Londres.
8. ( ) Hampton Court foi construído por Henrique VIII.
9. ( ) A espada chamada Excalibur se quebrou em uma batalha.
10. ( ) O Jardim Privy de Hampton Court foi restaurado no século XX.
VIII. PARA DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE PENSAMENTO CRÍTICO, EM EQUIPES DE
TRÊS A CINCO ALUNOS, CLASSIFICAR E DISCUTIR OS SEGUINTES EVENTOS DA
HISTÓRIA DOS CASTELOS DA ESCÓCIA E INGLATERRA E SELECIONAR OS EVENTOS
MAIS NEGATIVOS E OS EVENTOS POSITIVOS E DAR EXPLICAÇÕES DE SUA ESCOLHA.
- O adultério por parte de uma rainha qualificava-se como traição porque punha em perigo a sucessão.
- Para o nascimento de seu filho, a Rainha Maria da Escócia trocou o luxo do palácio de Holyrood por
um modesto quarto no castelo de Edimburgo.
- Os Cavaleiros da Mesa Redonda ajoelhavam-se frente ao Rei Arthur e lhe juravam lealdade.
- O Duque de Albany escapou do castelo de Edimburgo.
- O Rei Henrique VIII casou-se seis vezes.
- Os senhores feudais protegiam aos camponeses em seus castelos.
- Mel Gibson imortalizou a William Wallace em seu filme Coração Valente mas o mostrou muito
diferente de como foi realmente.
- O Conde de Cornwall considerava-se o herdeiro da lenda do Rei Arthur.
- As conspirações eram algo comum.
- A lenda do Rei Arthur diferia grandemente da realidade.
IX. ATIVIDADE.
1. Em qual dos castelos você gostaria de ter vivido? Use sua imaginação e descreva um pequeno
ensaio de como seria a vida a seu redor
2. Comente e dê sua opinião sobre as conspirações, crimes e batalhas que ocorreram na Escócia e
Inglaterra durante este período.
www.discoverynaescola.com Página 7 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
X. VER O VIDEO DO MINUTO 43 AO 55. LER OS SEGUINTES ENUNCIADOS (a), (b), (c) E
(d) E SELECIONAR A OPÇÃO QUE MELHOR RESPONDER À PERGUNTA OU
COMPLETAR A ORAÇÃO.
1. Na Idade Média….
a) os camponeses cultivavam seus próprias terras.
b) Europa gozou de um período de paz duradoura.
c) não havia mais autoridade que a dos nobres.
d) os castelos protegiam a comunidade dos invasores.
2. As Cruzadas ……
a) foram iniciadas pelas solicitações dos reis medievais.
b) reabriram o comércio entre o mundo muçulmano e o cristão.
c) impediram que os turcos ocupassem a Terra Santa.
d) desalojaram os judeus e muçulmanos de Jerusalém.
3. Durante as Cruzadas…..
a) a economia na Europa declinou e a população diminuiu.
b) houve muitas mortes na Europa devido à peste.
c) foram abertas as primeiras universidades na Europa.
d) a população perdeu sua devoção.
4. Depois das Cruzadas…..
a) um terço da população da Europa morreu por causa da peste.
b) a economia na Europa prosperou porque o clima era muito bom.
c) foram construídas muitas grandes catedrais.
d) a campina francesa floresceu por mais de 100 anos.
5. O Renascimento …
a) promoveu o humanismo e o individualismo.
b) inspirou-se nas escritas dos teólogos.
c) promoveu o estudo da fé religiosa.
d) esqueceu-se das obras dos antigos gregos e romanos.
www.discoverynaescola.com Página 8 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
XI. VER O VIDEO DO MINUTO 52 AO 55. COMPLETAR O MAPA CONCEITUAL QUE LISTA
ALGUMAS DAS IDÉIAS DOS GRANDES PERSONAGENS DO RENASCIMENTO QUE
CONTRIBUÍRAM PARA MUDAR A CULTURA, A SOCIEDADE E A ECONOMIA DA
EUROPA.
CONTRIBUIÇÕES DOS
GRANDES
PERSONAGENS DO
RENASCIMENTO
LEONARDO DA VINCI
OS MEDICIS
.
MARTIN LUTERO
CRISTOVAM COLOMBO
COPÉRNICO E
GALILEU
VOLTAIRE
www.discoverynaescola.com Página 9 de 9
Fotos: DCI Copyright © 2007 Discovery Communications Inc.
XII. CAÇA PALAVRAS
ENCONTRAR AS SEGUINTES PALAVRAS:
MITO LENDA FEUDO SECRETO
FEUDALISMO VASALO CAMPONÊS CRUZADA
FANTASMA RENASCIMENTO ESPADA NOBRES
CASTELO BATALHA PESTE ALQUIMISTA
PRISIONEIRO CONSPIRAÇÃO BÁRBARO SERVO
R C A J R M V L V K Z P I C W H L F
R E N A S C I M E N T O P A D C G E
A S B T M I S T R B E O R M N A R U
B Y E C R U Z A D A N D I P I M E D
A V A S A R T O O N C E S O S P L O
R F E U R M I T O P O M I N E E E S
B A E G T Q U E T C N I O E C S Y A
A N T U C N O D L E S A N S R I E V
R T O P D I C T A S P U E L E N D A
O A Ñ V O A A R L E I O I A T O I S
E S P A D A L R L U R T R R O P B A
R M E T G J O I T I A R O F P O A L
S A R N O B R E S F Ç A O P V I T O
P R D E L K N C A M A S E R N T A F
D E R C A S T E L O O P E R A G L M
S T S O D V X Q U I N S R G E L H O
A B O T R E S U M E S T O A F I A D
P J U R E D A L Q U I M I S T A G S
XIII. ATIVIDADE
1. Dividir o grupo em seis grupos pequenos. Entregar a cada grupo um dos personagens
mencionados no exercício X e pedir que investiguem tudo o que for relacionado ao personagem para
apresentar um relatório para o resto do grupo.
2. Pedir aos alunos para redigir “notas de imprensa” informando sobre o que aconteceu na Terra
Santa durante as Cruzadas. Com estas notas de imprensa se organizará um jornal mural.


COPYRIGHT DEVIDO A DISCOVERY CHANNEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas