quinta-feira, 10 de junho de 2010

837 - HISTORIA DOS POVOS CELTAS

A Casa do Mago – Ano II
Seja mil vezes bem vindo…
Início O Blog… Os Autores… Eventos… « Litha – o ritual do Deus Sol…Para começar bem o mês… »1

Mai

O Povo Celta
Publicado por engmarco em Paganismo, cultura, história. Tags:Celta, cultura, etnia, gregos, grupo, habitos, mito, povo, romanos, sociedade matriarcal. 12 Comentários


Hoje vou falar um pouco mais sobre o povo Celta, aproveitando para falar um pouco sobre os muitos mistérios acerca de sua história, já que como sabemos não é tão fácil assim (por mais informações que estejam disponíveis para estudo e pesquisa atualmente).

Uma das coisas das quais temos certeza, é que o povo Celta era na verdade uma grande mistura de etnias pertecentes a várias tribos, por isso se explica a grande diversidade de costumes de seu povo. Tinhamos por exemplo os Celtas romanizados e os Celtas germanizados devido ao contato que tiveram com esses grupos.

Observando tais fatos, fica claro que os Celtas formaram uma fusão sucessiva de cultura e etnias o que permitiu para a criação de uma riquíssima mitologia, o que nos assegurou um rico material de pesquisa e estudo nos dias atuais.

Mas a história não define com precisão se os Celtas foram ou não um dos primeiros povos a habitar o continente europeu. Sabe-se apenas que boa parte da Europa tem em sua história uma herança celta.
Atualmente estuda-se a formação de dois grandes grupos de cultura céltica que podem ser identificados genericamente como “celtas continentais” e “celtas insulares”. Sendo que no primeiro grupo vemos os primeiros focos de imigração partindo da Europa central em direção ao que corresponde ao oeste e sul do Rio Danúbio para povoar o continente europeu. E mais tarde, vemos um grupo saindo da Península Ibérica rumo ao litoral Atlântico e as ilhas britânicas.

Os Celtas que conseguiram alcançar as ilhas britâncias isolaram-se dos demais e ajudaram a formar alguns povos, como os irlandeses e escoceses. Hoje busca-se recuperar essa identidade criada pelo povo Celta, mas é um trabalho que ainda levará anos para ser finalizado, se é que um dia será – era um costume agregar costumes, culturas e evoluir a partir disso, talvez por isso exista o mito acerca desse povo que era politeístas e com base em estudos, podemos verificar que eles acreditavam em inúmeros Deuses, os quais veneravam em rituais e cultos realizados junto a natureza.

A sociedade celta era centrada na unidade familiar (ou clann / fine) e tribal (tuath). Sendo que, o tuath era o agrupamento de diversas famílias, que habitavam o mesmo espaço e viviam sob a orientação de um príncipe local, ou chefe. A organização céltica assemelhava-se em muitos pontos a organização feudal, pois possuía estratos sociais bem definidos e as tribos (ou, na Idade Média, feudos) não estavam subordinados diretamente a um governo central e forte. As tribos celtas eram autocéfalas, sendo unidas somente pelo idioma, religião e costumes.

Homens e mulheres eram tratados de forma igualitária. Em assuntos de interesse de toda tribo, as mulheres tinham o mesmo poder opinativo que os homens. Muitos estudiosos sugerem que este comportamento provenha de uma cultura com forte reverência a mulher, na figura da Deusa-Mãe. O povo celta era extremamente ligado a religião, sendo que esta jamais foi separada da política, da arte ou de qualquer outro campo da vida céltica, e foi exatamente a religião que fez dos celtas um povo consciente da importância feminina na sociedade.

A vida celta era centrada em um ambiente rural, sem grandes centros urbanos como Roma. A própria economia baseava-se na agricultura e no pastoreio, sendo que o comércio também tinha grande importância.
A vida cotidiana, atualmente, tem sido objeto de vários estudos. Escavações arqueológicas acabaram revelando aldeias com grande grau de conservação, possibilitando uma reprodução mais fidedigna do dia-a-dia celta.
É sabido que viviam em aldeias de orientação campestre, e descobertas arqueológicas revelam que viviam de maneira simplória em casas de madeira, argila e até pedra. Mas com grande preocupação no que se refere à decoração e ornamentação. Eram exímios no trabalho com metais, tanto que as peças e utensílios confeccionados pelos celtas circulavam em todo a Europa Ocidental. A caldeiraria é um notável exemplo da eminência céltica na metalurgia.

Mesmo cidadãos comuns mantinham em suas casas um número razoável de utensílios, como armas, foices, facões, enxadas e até peças ornamentais.
Sobre os hábitos alimentares, os cereais e as frutas eram comuns no cardápio celta, além da carne, fruto da caça. Sabe-se que eles consumiam o Hidromel, uma bebida alcoólica bastante antiga da espécie do vinho e, como o próprio nome sugere, era obtida através da mistura do mel e da água.

Os hábitos funerários, pelas evidências arqueológicas, indicam uma forte influência dos povos circunvizinhos. Aristocratas eram enterrados com diversos pertences cuidadosamente trabalhados, entre eles vasos, armas e outros. Era comum o morto ornar uma espécie de gargantilha de valor bastante significativo, chamada torqui. Esse tipo de colar era bastante peculiar da cultura celta, possuía forma tubular com desenhos de espirais concêntricos. Assim como em outras culturas, os ornamentos diziam muito sobre o morto. Os torquis de ouro, por exemplo, indicavam que o corpo sepultado era certamente um aristocrata.

Quanto aos poucos relatos existentes sobre os Celtas, em sua maioria foram feitos por gregos e romanos, o que não nos assegura a veracidade das informações.

Abraços…
Lunna

>> continua…


Esse texto expressa pura e simplesmente a opinião do autor sobre o assunto, não se trata de uma crítica ou agressão as diversas formas de religião existentes.

Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

2 Votes


Ads by Google




12 comentários a este post.
Posted by Maria Augusta on 01/05/2009 at 13:18

Lunna, esta tua série sobre os celtas está fascinante, continuo seguindo com atenção. Achei interessante principalmente o fato que eles sempre foram voltados para a vida agrícola, próxima da natureza. Sei que ainda hoje existem na Irlanda comunidades agrícolas que vivem completamente alheias aos objetos da “civilização”, não por falta de meios, mas por opção.
Beijos e um bom fim de semana para você.

Responder
Posted by Allan on 02/05/2009 at 6:34

Lunna,

Comecei achando que os celtas eram brasileiros: “Uma das coisas das quais temos certeza, é que o povo Celta era na verdade uma grande mistura de etnias pertecentes a várias tribos”, depois, concluí que não eram tão iguais assim: “Homens e mulheres eram tratados de forma igualitária. Em assuntos de interesse de toda tribo, as mulheres tinham o mesmo poder opinativo que os homens”. Finalmente achei que temos algo em comum: “uma cultura com forte reverência a mulher”.

Beijocas e parabéns pela série de posts sobre esse povo tão misterioso e ao mesmo tempo tão difuso.

Responder
Posted by Dilermaritns on 04/05/2009 at 12:45

Mas bah, guria.
Migrei do Acqua, gostei do que li por aqui, linkei, e voltarei.
Minha leitura sempre passa por Poesia, História e Biografias…
Seus conhecimentos sobre os Celtas, são de grande interesse para mim, tenho sempre procurado aprofundar minha visão do mundo e sua história.
Um fraterno abraço.

Responder
Posted by Maysa on 04/05/2009 at 23:49

Olá Luna,

Achei teu blog e junto tuas despedidas. Bom, por mais razão que tu tenhas me senti estranha no momento da descoberta e do adeus!!!
Olha, tenho um – oninhoeatempestade.blogspot.com- e sinto que ,hoje,faz parte da minha vida escrever nele.
Vou seguir teus escritos aqui na casa do mago, só deixo uma sugestão: devias incluir uma bibliografia dos livros que usa para o assunto dos celtas. Ajuda a quem quer ir além.
Abcs
Aguardo tua visita

Responder
Posted by Os bárbaros estão chegando… « A Casa do Mago on 15/05/2009 at 15:06

[...] anteriores sobre o mesmo tema: Os Celtas chegam a Etruria O povo Celta Um pouco da história do povo [...]

Responder
Posted by Vale quanto pesa… « A Casa do Mago on 22/05/2009 at 11:33

[...] anteriores sobre o mesmo tema: Os bárbaros estão chegando Os Celtas chegam a Etruria O povo Celta Um pouco da história do povo Celta Esse texto expressa pura e simplesmente a opinião do autor [...]

Responder
Posted by A religião Celta… « A Casa do Mago on 12/06/2009 at 22:09

[...] anteriores sobre o mesmo tema: Os bárbaros estão chegando Os Celtas chegam a Etruria O povo Celta Um pouco da história do povo [...]

Responder
Posted by Os Celtas na Irlanda… « A Casa do Mago on 22/06/2009 at 20:50

[...] sobre o mesmo tema: Religião Celta Os bárbaros estão chegando Os Celtas chegam a Etruria O povo Celta Um pouco da história do povo [...]

Responder
Posted by A civilização Nemed « A Casa do Mago on 03/07/2009 at 7:48

[...] Os Celtas na Irlanda A religião Celta Os bárbaros estão chegando Os Celtas chegam a Etruria O povo Celta Um pouco da história do povo [...]

Responder
Posted by Uma nova realidade na ilha… « A Casa do Mago on 10/07/2009 at 8:21

[...] Os Celtas na Irlanda A religião Celta Os bárbaros estão chegando Os Celtas chegam a Etruria O povo Celta Um pouco da história do povo [...]

Responder
Posted by Uma nova guerra… « A Casa do Mago on 17/07/2009 at 8:15

[...] Os Celtas na Irlanda A religião Celta Os bárbaros estão chegando Os Celtas chegam a Etruria O povo Celta Um pouco da história do povo [...]

Responder
Posted by carlos augusto on 05/01/2010 at 20:12

gostei bastante de sua reportagem, deu para comprender alguns fatops nos quais tinha duvidas mas continui pesquisando que tentareis mandar noticias. um grande beijo

Responder

Comentar este post
Clique aqui para cancelar a resposta.

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website






Quero ser notificado de comentários adicionais por email.

Quero ser notificado de novos posts por email.
Seja mil vezes bem vindo…


Eu me levanto hoje
Pela força dos céus
Luz do Sol
Brilho da Lua
Resplendor do Fogo
Presteza do Vento
Profundidade do Mar
Estabilidade da Terra
Firmeza da Rocha.

Que assim seja
E que assim se faça!
Receba as atualizações em seu e-mail.Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.





“A Lenda”
História. A Lenda.
Autoria. Lunna Guedes
Gênero. Literatura Fantástica



Para ler a história, clique nos links abaixo:


Primeira Fase
Primeiro Capítulo
Segundo Capítulo
Terceiro Capítulo
Quarto Capítulo
Quinto Capitulo
Sexto Capítulo
Sétimo Capítulo
Oitavo Capítulo
Nono Capítulo
Décimo Capítulo

Segunda Fase.
Décimo Primeiro Capítulo
Décimo Segundo Capítulo
Décimo Terceiro Capítulo
Décimo Quarto Capítulo
Décimo Quinto Capítulo
Décimo Sexto Capítulo
Décimo Sétimo Capítulo
Décimo Oitavo Capítulo
Décimo Nono Capítulo
Vigésimo Capítulo



Artesanato do Mago

Clique aqui e conheça a Arte do Mago feita por Marco Antônio – artesanato místico e decorativo a partir de madeira reaproveitada…
..: Assine nosso Feed :..



↑ Grab this Headline Animator


…: feedburner :…


Pretérito…Junho 2010
Maio 2010
Abril 2010
Março 2010
Fevereiro 2010
Janeiro 2010
Dezembro 2009
Novembro 2009
Outubro 2009
Setembro 2009
Agosto 2009
Julho 2009
Junho 2009
Maio 2009
Abril 2009
Março 2009
Tags…"A Lenda" arte artesanato capitulo celtas cozinha da bruxa cristianismo cultura deus Deusa Deusas Deuses elementos filosofia folclore fotografias Grande Arte história Irlanda leitura lendas literatura livro lua lua cheia lua crescente lua minguante lua nova Lunna Guedes mabon madeira reaproveitada magia mitos música Natureza Paganismo personagem poesia prece receitas religião Rituais ritual São Paulo yuleBlogrollA Arte do Livro
A Casa da Floresta
A Magia da Lua
Art´Voadeira
Atelie Futuro Primitivo
Bruxa Guinevere
Círculo Sagrado
CDB
Druídismo Brasil
Fadas & Poesias
Grande Arte
Guardiões da Luz
Herbologia Mistica
Magia Bruxa
Qualquer coisa estranha
Secret Desire
Sombras do Bosque
Spectrum
Terra Paganus
Vida Pagã
Viver Alternativo
Wicca Ipatinga
Eu leio...A Casa de Hanah
A Guerreira Interior
Blog Faça a sua parte
Bruxa do Leste
Calendário Verde
Catando Poesias
Coisas de Manogon
Deusário
Ecoblogs
Entre Marias
Entre Temporais
Faça a sua parte
Frida com Kahlo
Georgia
Inscrições para as paredes de um quarto
L´Atelier
Leci Irene
Lunna
Madalena Barranco
Maria Augusta
Mãe Gaia
Mundos da Mi
Rascunhos de um Pagão
Sakura
Sonhos & Melodias
Sonia Mascaro
Sturm und drang
Suzana Martins
Tudo é História
Varal das Idéias
Peregrinos... Suzana Martins on A Trégua de Mári…
Suzana Martins on Os meus rituais…
Alex on A Trégua de Mári…
Luiza on Os meus rituais…
georgia aegerter on Os meus rituais…
Marco Antonio on Hoje é dia de fest…
Marco Antonio on Hoje é dia de fest…
Marco Antonio on Hoje é dia de fest…
paulo on Possessão de A.S.B…
Roseli on Possessão de A.S.B…
..: Créditos :..



Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons





Olhares...72,923 olhares...
Blog em WordPress.com. Theme: SpringLoaded by the449.


COPYRIGHT DEVIDO A WORDPRESS (CREATIVE C0OMMONS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas