quinta-feira, 10 de junho de 2010

830 - HISTÓRIA DO POVO CELTA

História do Mundo Home | Cursos Online | Publicidade | Fale Conosco | Escola Kids | BuscaBusca: Artigos
Curiosidades
CronologiaPré-História

Idade Antiga

Idade Média

Idade Moderna

Idade Contempôranea

História Infantil

CivilizaçõesÁrabe

Assíria

Asteca

Babilônia

Cartaginês

Celta

Chinesa

Egípcia

Fenícia

Francesa

Germânica

Grega

Inca

Inglesa

Indiana

Japonesa

Maia

Olmeca

Persa

Rapa-Nui

Romana

Russa

Suméria

Turca

Viking

História do Mundo » Celta » Apogeu da Civilização Celta - História do Apogeu da Civilização Celta
Apogeu da Civilização Celta - História do Apogeu da Civilização Celta
A cultura La Tène marcou o apogeu do povo celta. O chamado período Lateniano durou de 450 a.C., com o fim da cultura Hallstatt, até o século I d.C., quando Roma conquistou a Bretanha.

A arte celta nesta época viveu seu “Período de Ouro”, ao mesmo tempo em que se deu inicio a uma grande expansão territorial, mobilizada pelo crescimento demográfico e pela pressão de outros povos vizinhos. Os ataques ao mundo Greco-Romano, neste período, foram freqüentes: em 390 a.C. Roma é saqueada pelos celtas e, em 272 a.C., o mesmo acontece com o santuário de Apolo na cidade grega de Delfos.

O povo celta que provinha do sudeste alemão, no século IV a.C. já ocupavam toda a planície do Pó, e no século seguinte invadiram a região helênica e acabaram por atingir, em 276 a.C., a Ásia Menor onde se estabeleceram como os conhecidos gálatas das Epístolas de São Paulo. Desta forma, no início do primeiro século antes de Cristo o território celta se estendia da Espanha à Ásia Menor, das ilhas britânicas à planície do Pó.

É impressionante como tão grande território em nenhum momento constitui um Império com uma política consistente. Durante todo este período, o que uniu os celtas não foi um rei, ou qualquer outro laço de natureza política. A arte, a língua e a religião foram os únicos promotores de unidade.

No mesmo momento em que se vivia a grande expansão, começava, por assim dizer, o crepúsculo do povo celta, motivada essencialmente pela carência de uma organização entre a diversas tribos.


Civilização Celta



História do Mundo
História do Mundo © Copyright Portal BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais. Veja Também: História do Brasil | Vestibular



COPYRIGHT BRASILESCOLA.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas