quinta-feira, 10 de junho de 2010

828 - OS POVOS CELTAS

Assine E-mail SAC Canais


Mitologia Celta





As tribos celtas, como a maioria das culturas antigas, não tinham um senso de nação e identidade comum. Tinham diferenças, às vezes não tão pequenas, entre eles. E também assim era sua mitologia. Nomes e detalhes mudavam de tribo pra tribo, partes maiores mudavam de região pra região e, pra piorar, eles não tinham sistema de escrita. Sua cultura era toda oral. Por causa disso, a mitologia celta que conhecemos hoje é apenas uma pequena parte que sobreviveu, por vezes misturadas com paganismo clássico e cristianismo. Mas ainda sim podemos ter uma noção e imaginar no que essas pessoas acreditavam.Eles tinham, como os gregos e romanos, vários deuses e deusas. Tinham também alguns animais e plantas sagradas.

Existiam também muitas lendas interessantes, como a de Árvore Dourada e Árvore Prateada, muito parecida com Branca de Neve. A diferença é que é um pouco mais violenta e o espelho é uma truta.

Os Celtas foram o primeiro povo civilizado da Europa. Chegaram neste continente junto com a primeira onda de colonização ainda em 4.000 AC. Destacaram-se dos outros povos que chegaram na mesma época porque acreditavam em uma terra prometida e iam em busca dela. Em 1800 AC já tinham a sua cultura e o território totalmente estabelecidos, isso enquanto os gregos e os romanos nem sonhavam em nascer ( e há quem diga que eles são colônias celtas )

Ocupavam a região da Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, França e Inglaterra. Não eram lá muito calmos e pacíficos, para se ter uma idéia do como eram guerreiros, para um menino ser considerado homem tinha de passar por um prova que consistia em sair da cidade onde morava, sais da sua região, e trazer a cabeça de qualquer pessoa que não fosse Celta. Somente com a cabeça na mão é que se fazia uma tatuagem em seu corpo que dizia que ele agora era homem adulto. ... Por sinal em termos de rituais celtas tem outro muito, mas muito mais interessantes

Chegaram a desenvolver uma escrita, ela é tão complexa que hoje são poucos os que se atrevem a desvendá-la. A escrita era considerada mágica, e somente os seus sacerdotes é que a aprendiam, estes eram os famosos druidas. Inventaram lendas belíssimas, que estão entre as mais famosas dos dias de hoje, como por exemplo as história do rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda, Tristão e Isolda, além de terem inventado quase todos os contos de fada ( que foram se modificando com o tempo )

Sem dúvida eram um povo com muita ciência unida a muita mística. Têm relatos praticamente inexplicáveis, como o de uma operação de transplante de coração, realizado em 1000AC, e o de Navios voadores que soltavam uma bruma ( fumaça ) enquanto desciam e pousavam no meio dos campos da Inglaterra. Utilizaram com muita perfeição o monumento de Stonehenge , o qual dizem que não construíram ... outro mistério entre os tantos que o cercam.

Tinham um estrutura de família bem peculiar, se consideravam animais acreditavam em uma infinidade de deuses de demônios, por sinal, vocês sabiam que os simpáticos duendezinhos com seus potes de ouro são invenção dos Celtas, só que nesta história eles não são nada engraçados, são terrivelmente malvados e sarcásticos.

E numa cultura com tantas lendas, tantos seres malvados, tinham também grandes heróis ... e se espantem, o maior destes heróis era uma mulher, e o seu maior ato heróico era o poder gerar vários filhos por ano, 7 a 8, durante todos os anos. E com heróis querendo vencer demônios, tinham artefatos sagrados muito interessantes, são 4 os que influenciaram praticamente todo o nosso imaginário.

A sua cultura nunca sumiu ... os celtas não existem mais

--------------------------------------------------------------------------------

Primeira onda colonizadora em 4000AC

Esta história não é uma certeza, apenas uma teoria que os antropólogos e arqueólogos fizeram. Tento a idéia de que o homem surgiu no sul da África e na China ( ou da África migrou para a China ) o fato é que eles não existiam em todos os lugares, e só ocuparam toda a terra pois migravam com muita freqüência.

Uma vez nos vales dos grandes rios, onde tinham água, frutas e caça em grande quantidade, acabaram por se fixar mais e desenvolveram a agricultura ... a grande ciência de poder produzir o que se vai comer, e não precisar sair mundo a fora procurando. Com isso a população aumentou tanto que em 4000AC começaram a entrar na Europa. Em geral pelo rio Danúbio ... pelas beiras do rio iam fundando pequenos vilarejos e entrando Europa adentro ...

Pode ser uma teoria ... pode não ser muito interessante ... mas desta migração é que os celtas surgiram.

Gregos e Romanos como colônias celtas

Os Celtas tiveram duas grandes ondas migratórias ... ou seja ... em dois momentos começaram a se espalhar como diria o cantor Vini "água morro abaixo e fogo morro acima". Primeiro foi em 1800 AC, quando surgiu a idéia de terra sagrada ... precisavam achar esta terra sagrada ... saíram então por todas as direções.

No princípio moravam na região da Alemanha, mas foram para onde fica hoje a França, a Itália, Grécia, Espanha, Portugal e mesmo a Turquia. Levaram com eles suas lendas, suas histórias sobre os 4 artefatos sagrados, e seus costumes . Certamente esses costumes influenciaram os futuros gregos e romanos ... mas daí a dizer que eles fundaram esses povos

O fato é que não dá para dizer que um povo é fundado ... aos poucos pessoas de vários locais vem para uma mesma terra, lá se encontram, trocam informações e acabam desenvolvendo uma cultura própria ... a Grécia e Roma não são colônias celtas ... mas com certeza eles estiveram lá ... e fizeram parte destas sociedades

Uma vez tendo chegado à Inglaterra, uma nova onde migratória ocorreu, queriam espalhar para todos os outros celtas as ciências druidas, o contato se fazia em geral em torno deles. Assim os homens mantiveram-se nas terras em que moravam já que os druidas vinham até eles, ocupando portanto um vasto território. O seu contato com os povos do Mediterrâneo foi constante, embora sempre se diga que não se entenderam muito bem. Os Romanos que o digam, levaram séculos para conquistá-los, tanto na França ( de onde surgiu a história de Asterix e Obelix ) como na Inglaterra, tanto que jamais a conquistaram por inteiro.

--------------------------------------------------------------------------------

Duendes, Homens e Deuses

Ao contrário da maioria dos outros povos, os celtas não têm nenhum relato sobre a criação mundo. Os relatos sempre giram em torno da busca da terra sagrada . Uma vez que tenha achado esta terra, que era uma grande ilha, que hoje conhecemos por Inglaterra, eles viram uma série de coisas muito interessantes acontecerem.

Contam as lendas que quando chegaram naquela ilha viram que ela já era habitada por outros homens, mas de aparência muito mais feia, tinham o corpo coberto de pêlos, falavam uma língua gritada e impossível de ser entendida e não viviam nem em cidades, nem tinham casas, nem armas, caçavam com as mãos, a esse povo bárbaro e "mau" deram o nome de duendes ou demônios.

É difícil dizer se estes realmente existiram, mas é bem capaz que sim. Em 1800 AC havia ainda muito povos que viviam nestas condições, vivendo da caça, totalmente nômades, sem uma língua desenvolvida, sem conhecimento de ferramentas ou armas de metal. Quanto ao corpo todo coberto de pêlo, pode ser exagero ... mas temos de lembrar que os celtas raspavam todo o corpo para fazer tatuagens ... assim um Toni Ramos encontrado no meio da Inglaterra sem dúvida ia ser considerado demônio peludo.

Mas conta a lenda que a primeira coisa que tiveram de fazer quando chegaram lá foram expulsar esses demônios, pois estes sempre viveram naquela terra, e estes fugiram para a floresta. ... Mas depois de já estarem lá viram um povo chegar, o que eles chamam de povo dos deuses. Este povo teria chegado em navios que voavam, vinham do céu e soltavam muita fumaça e desceram bem no meio da terra. Dizem que este povo era muito evoluído, e foram eles que os ensinaram a escrever, ensinaram todas as ciências druidas, e principalmente, eles que trouxeram os 4 artefatos sagrados que ajudaram os celtas as vencerem aqueles demônios. Contam também que estes deuses voltavam a cada mil anos, e que haviam sido eles, na última visita que construíram Stonehenge.

Estes deuses entretanto foram embora, deixando apenas alguns dos seus entre eles. Estes são chamados de primeiros druidas, que ficaram para ensinar as suas maravilhas ... segundo os celtas eles nunca morreram e sempre continuaram nas florestas

Navios voadores que soltavam fumaça e desciam do céu.

Os sensacionalistas adoram essa história. Os ufólogos e amantes de Ets deliram ... mas os historiadores tem um explicação bem mais racional.

Acontece o seguinte. Depois de encontrarem a terra sagrada, dominada por demônios, chegou um povo que os celtas chamam de deuses. Segundo os relato este povo teria ensinado a eles a ler, escrever e todas as ciências que conheciam, inclusive operações de coração .

Diz a lenda que os navios teriam descido dos céus , rodeados de muita bruma ( neblina ou fumaça ) e que estes navios teriam descido bem no meio da terra. E dele saíra os deuses, que tantas boas novas traziam. Para qualquer um que leia fica até difícil não pensar em etezinhos chegando, com suas naves fazendo fumaça ... mas a explicação dos historiadores até que é convincente, vejamos.

Primeiro de tudo, na linguagem dos celtas a palavra céu também significava norte. Tanto que sempre caminhavam rumo ao céu indo para a sua ilha ( caminhavam ao norte até acharem a Inglaterra ) . Sendo assim os navios teriam vindo do norte e não do céu ... mas e a fumaça ? Dizem que às vezes era costume de colonizadores queimarem os navios assim que chegavam à terra para ser colonizada, para que não fugissem e voltassem aqueles que se arrependessem ... assim os celtas teriam visto no meio das fumaças os navios chegando do norte. Quando à escrita, dizem que é parecida com a escrita rúnica, dos nórdicos ... é ... é bem provável que seja isso mesmo.

--------------------------------------------------------------------------------

Os druidas

Sem dúvida o que mais caracterizava a sociedade celta era a presença dos druidas, um classe diferente de médico-sacerdote-historiadores e tudo mais que se pode pensar.

A sociedade celta estava divida em apenas 3 classes, o rei, os druidas, e os homens. Sendo que os druidas eram superiores aos reis.

Falar em druida, entretanto, não é tão fácil, a palavra engloba muitas e muitas funções, seria semelhante a falar "intelectual" nos dias de hoje, o termo engloba várias profissões.

Eram tão especializadas as funções dos druidas que eles tinham universidades, com especializações, etc.

São 6 os tipos mais comuns de druidas:

Os Druida-Brithem - Estes eram os juizes. Os celtas nunca chegaram a ter suas leis escritas, apenas os brithem a conheciam, assim a função deles era percorrer as casas e as cidades e resolver impasses que surgissem.

Os Druida-Liang - Eram os médicos e curandeiros. Em geral passavam mais de 20 anos em seus estudos antes de praticarem a cura, tinham especializações entre si, entre eles estavam as ervas, as cirurgias ( como a de transplante de coração ) entre outras.

Os Druida-Scelaige - Eram os narradores, eles tinham como função apenas repetir a grande história dos celtas que lhe haviam sido contada por outros scelaige. ( A escrita era proibida a não ser para rituais de religião ) Apenas repetiam para que a história não fosse esquecida. Também juntavam à sua história as novas trazidas pelos sencha

Os Druida-sencha - Já que os sceilage ficavam trancados apenas repetindo, estes deveriam percorrer as terras celtas e compor novas histórias sobre o que estava acontecendo, estas seriam repassadas aos scelaige que as decoraria.

Os Druidas-Filid - Eram a mais alta classe dos druidas, a sua função eram o contato direto com os deuses ( Alguns deles eram decendentes diretos dos deuses ). O mago merlin é um druida filid.

Os Druidas-Poetas - Uma vez que os druidas Scelaige decoravam a história, era preciso que alguém as aprendesse e contassem ao povo, essa era a função dos poetas, que mantinham a tradição celta viva.

Transplante de coração em 1000AC

Pois é ... os Celtas sempre aparecem com algo impossível de explicar, seja Stonehenge, sejam as ciências druidas ou tantas outras. Talvez por isso os historiadores não gostem muito de estudá-los, pois não dá para explicar tudo sobre eles.

Um destes mistérios é um documento escrito por volta de 1000 DC, mas que se refere a uma lenda que deveria ter pelo menos 2.000 anos. Esta lenda refere-se a uma rainha, Boadicea, que era grande heroína pois tinha a capacidade de gerar muitos e muitos filhos, vários de uma vez. Isso se dava pois ele se banhou enquanto grávida no cálice da vida . Pois acontece que um dia , já com a avançada idade de 30 anos, o seu coração pára de bater. Por sorte um druida está ao seu lado e logo toma providências.

Primeiro ele faz com que ela respire brumas para que não sinta dor , depois ele pega uma escrava e faz com que ela respire as mesmas brumas, então corta o peito da escrava, retira o seu coração, corta o peito da rainha e retira o coração dela. Por fim ele coloca o coração da escrava na rainha, costura com fios de ouro lavados naquele mesmo recipiente da vida, lança pequenos raios no coração e ele começa a bater novamente ... pois fim fecha o tórax da rainha com os mesmos fios de ouro.

O espetacular nesta narrativa não é simplesmente a idéia do transplante, que até onde eu sei nunca apareceu em outra cultura antes disso, mas a técnica, o saber que era preciso acabar com a dor, que era preciso costurar, que esta costura deveria ser feita com higiene ... e ... não me pergunte como , que era preciso lançar uns raios ( choque ) no coração para que ele voltasse a bater.

Há quem diga que engolir as brumas para não sentir dor é muito semelhante à nossa anestesia de hoje ... acho exagero afirmar ... mas só a idéia já é genial para um período onde os gregos não faziam nem idéia do que era escrita. ... Dizer se tal operação foi feita ou não é muito difícil ... é claro que jamais iriam aceitar que isso seria possível até se provar com muita certeza, mas alguns indícios dizem que sim.

Primeiro a morte da escrava ... em uma cultura da época era mais do que comum que para salvar a rainha a escrava morresse. Segundo, 1000 anos antes disso, ou seja, em 2000 AC , os egípcios já faziam operações no cérebro, os incas também aprenderam a fazer operações no cérebro ... é claro que a maioria delas dava errado, mas algumas davam certo, e temos pelo menos 3 casos, entre egípcios e incas, que a operação no cérebro foi um sucesso.

Mas no caso do cérebro dá para saber por que é preciso fazer um buraco no crânio ... nunca houvesse qualquer indício que os celtas realmente pudessem ter feito tal operação.

Celtic Gods and Godesses

Como são muitos deuses, aqui coloquei uma pequena descrição de alguns deuses da Mitologia Celta Irlandesa:

Aine - Deusa do amor e da fertilidade
Banba, Eriu and Fodla - Trio de deusas filhas de Fiachna que personificam o Espírito da Irlanda.
Boann - Deusa da água e da fertilidade, seu animal sagrado é a vaca branca
Brighid - Deusa da fertilidade, cura, poesia e patrona do trabalho em metal e das artes marciais. É também a Deusa do Fogo Sagrado de Kildare e a Donzela Branca da Deusa Tripla. Sua árvore sagrada é o carvalho. Ela era uma deusa tão importante e amada que depois do Cristianismo tornou-se Santa Brighid (Santa Brígida). Também é membro da Tuatha De Danaan
Cliodna - Deusa da beleza e do Outro mundo, mais tarde se tornou uma Rainha-fada.
Creidhne, Goibhniu and Luichtanel -Deuses do trabalho em metal e das artes manuais da Tuatha De Danaan
Daghda -Deus da Terra, líder da Tuatha De Danaan , reina sobre a vida e a morte
Danu - A grande mãe, deusa da terra
Dian Cecht - Deus da cura, parte da Tuatha De Danaan
Lugh - chamado "O Brilhante", era o deus das habilidades, membro da Tuatha De Danaan
Morrigan - Deusa da guerra e da morte, ela é a Grande Rainha, também representada por um trio: Badba, representada pelo corvo, usava magia para confundir os guerreiros; Macha, representada pela gralha, se alimentada da cabeça dos gurreiros mortos, e Nemhain.
Nechtan - Deus da água cujo poço sagrado era uma fonte de sabedoria.
Nuada - Um dos Deuses-reis da Tuatha De Danaan, era deus do Sol, do Oceano, da juventude e das armas.
Oenghus - O belo deus da juventude e do amor, seus beijos se tornavam pássaros.
Ogma - Deus da eloqüência e do aprendizado, também parte da Tuatha De Danaan
Tuatha De Danaan - Raça irlandesa de deuses, descendentes de Danu. São mestres da magia e vivem em um mundo subterrâneo, aonde são invisíveis.

--------------------------------------------------------------------------------

Observação:

Os celtas não identificavam seus deuses na arte da escrita (eles não escreviam), então a maior parte das pinturas e esculturas conhecidas como de deuses são modernas.

NOTA:




COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas