quinta-feira, 10 de junho de 2010

819 - OS CELTAS

Os Celtas eram um povo que se espalhou pela maior parte da Europa a partir do II milénio a.C., tendo uma grande percentagem populacional no norte da Europa ocidental até ao advento do Império Romano. Do ponto de vista da independência política, os grupos celtas perpetuaram-se até ao século XVII na Irlanda, o país em que melhor se preservaram as tradições de origem celta.
Os celtas foram importantes na difusão da cultura de Hallstatt em diversas regiões (aproximadamente 1.000 a 600 a.C.), sendo esta a primeira cultura metalúrgica, hábil na construção de novas e terríveis armas de ferro (espada, punhais, lanças).
Este povo nórdico possuía uma religião politeísta com características animistas, sendo os seus ritos quase sempre realizados ao ar livre. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o Imbolc e o Belthane, assim como Equinócios e Solstícios.
Com o enfraquecimento da sua cultura, as suas características originais perderam-se e passaram a ser identificadas com os seus correspondentes e similares romanos. Posteriormente, com a ascensão do Cristianismo, a Velha Religião foi gradualmente abandonada, sem nunca ter sido totalmente extinta.





Início Irlanda Livro de Kells Recomendações


COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas