quarta-feira, 9 de junho de 2010

748 - INVASÕES BÁRBARAS



Entrar | Criar Blogue
Search OlindaGil
DIÁRIO DE UMA PROFESSORA

RSS 2.0 Atom 1.0 Início

Tags
África 25 de Abril A Nossa Escola Açores AMIZADE arte avaliação barroco BD Belle Époque Bibliografia Blogosfera blogues Brasil BRIC Castros cinema civilizações Clube das Artes Competências essenciais de História Conteúdos programáticos CONTOS cronologia CULTURA D.João V democracia Descobrimentos Descolonização DEUSES Ditadura DOMÍNIO SENHORIAL EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO e Filosofia E-Portfolio Escravos escritores exercícios Feira Romana fenícios FEUDALISMO filmes Futuro Glossário GRÉCIA grandes professores HISTÓRIA HISTÓRIA 5º ano HISTÓRIA 6º ano HISTÓRIA 7º ano HISTÓRIA 8º ano HISTÓRIA 9º ano Humanistas Humor Idade Média II Guerra Mundial INVASÕES FRANCESAS José Gil liberdade literatura MÚSICA Marquês de Pombal Megalitismo Miguel Torga mitologia Moçambique monarquia Mosteiros Muçulmanos Mulheres museus Natal Neolítico Paleolítico Património Personalidades Pintura PLANIFICAÇÕES HGP Planificações Plano Nacional da Leitura PNL POESIA PORTFOLIO PORTUGAL Pré-História regicídio Reis de Portugal relatórios Renascimento república REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Roma Romanos século XIX Salazar solidariedade Terramoto Ulisses VISITAS DE ESTUDO ZECA AFONSO News
História, educação, filmes, leituras, obras a interpretar, guiões de leitura, críticas literárias, críticas de filmes, trabalhos desenvolvidos com alunos, propostas de visitas de estudo, notícias de interesse educativo, etc. "
Aconselho vivamente a verem também estes blogs, são só alguns dos meus favoritos:

Anterozóide

ElanaJanela

Amar-a-Terra

Aqui e Agora

O voo da Águia

Pessoalíssimo

A formiga

O lobo leitor

Julieta Ferreira

Vietkong

Exorcísmico

Textos Sentidos

"








Inscreva-se no'3.º Encontro de Blogues''SOL 2009'



Create your own visitor map

Artmajeur Online Galeria de arte
Navegação
Sol
Blogues
Fóruns
Imagens
Arquivo
June 2010 (5)
May 2010 (15)
April 2010 (15)
March 2010 (15)
February 2010 (14)
January 2010 (15)
December 2009 (10)
November 2009 (15)
October 2009 (14)
September 2009 (15)
August 2009 (8)
July 2009 (8)
June 2009 (8)
May 2009 (8)
April 2009 (6)
March 2009 (8)
February 2009 (6)
January 2009 (7)
December 2008 (7)
November 2008 (6)
October 2008 (8)
September 2008 (5)
August 2008 (2)
July 2008 (2)
June 2008 (3)
May 2008 (3)
April 2008 (6)
March 2008 (7)
February 2008 (6)
January 2008 (5)
December 2007 (8)
November 2007 (6)
October 2007 (10)
September 2007 (5)
August 2007 (1)
July 2007 (2)
June 2007 (4)
May 2007 (8)
April 2007 (7)
March 2007 (8)
February 2007 (18)
January 2007 (13)
December 2006 (14)
Wednesday, April 29, 2009 2:53 PM por OlindaGil
AS INVASÕES BÁRBARAS - CONQUISTAS E CONQUISTADORES





Povos Bárbaros

Em volta do Império Romano viviam povos a quem os Romanos chamavam "Bárbaros" por não falarem latim nem terem os mesmos hábitos. A partir do século III começaram a deslocar-se para Oeste, invadindo o Império e derrotando as legiões romanas. Assim se deu a queda do Império Romano a Ocidente.





Entre os séculos II e III o Império começou a sentir os sinais da crise.
A diminuição do número de escravos, as rebeliões nas províncias, a anarquia militar e as invasões bárbaras. Em relação às invasões é importante notar que a região europeia do império passou a ser ocupada por povos nómadas, de diferentes origens e em alguns casos, que realizavam um processo de migração, ou seja, sem a utilização de guerra contra os romanos. Alguns desses povos foram considerados aliados de Roma e a eles confiada a defesa da fronteira do Império.


Invasões Bárbaras





Átila, o Flagelo de Deus, era o rei carismático dos nómadas mongóis conhecido por hunos. Eram guerreiros ferozes, e hábeis cavaleiros, capazes de cavalgar em batalhas com uivos selvagens. Viviam, como podemos dizer, a cavalo.

Por isso, na primavera de 451 ele aliou-se aos vândalos, povo germânico que habitava a região entre o Oder e o Vistula, e conduziu em direção ao Reno um imenso exército que atravessou aquele rio e saqueou a maioria das cidades da Gália Belga.

A principal fonte de informação sobre Átila vem de Prisco, um historiador que viajou com Maximino em uma delegação de do imperador bizantino Teodósio II, em 448 d.C. Descreve o povoado construído pelos nômades hunos, e no qual se haviam estabelecido, como do tamanho de uma cidade grande, com sólidos muros de madeira. Ao próprio Átila, Prisco o retrata assim:

"Baixo de estatura, de peito largo e cabeça grande; seus olhos eram pequenos, sua barba fina e salpicada de fios brancos; e tinha o nariz chato e a pele morena, mostrando a evidência de sua origem."





Saque de Roma pelos Vândalos, em 455.
Heinrich Leutemann.


No século V (ano de 409) passaram pela Península Ibérica Alanos e Vândalos, a caminho do Norte de África, e Suevos e Visigodos que aqui se estabeleceram.

No entanto, após anos de guerra, os Visigodos venceram os Suevos, passando a dominar toda a Península. A capital do reino dos Visigodos era Toledo.


Principais Povos Bárbaros

· Francos: estabeleceram-se na região da actual França e fundaram o Reino Franco;

· Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica;

· Anglos e Saxões: penetraram e instalaram-se no território da actual Inglaterra;

· Burgúndios: estabeleceram-se no sudoeste da França;

· Visigodos: instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica;


Guerreiro Suevo

· Suevos : invadiram e habitaram a Península Ibérica;


Guerreiro Vândalo

· Vândalos : estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica;

· Ostrogodos : invadiram a região da actual Itália.

Guerreiro Visigodo


A pouco e pouco, os Visigodos foram adoptando o modo de vida romanizado dos povos peninsulares, tendo-se até convertido ao Cristianismo.


Resolve os exercícios:


http://www.deemo.com.pt/exercicios/hist/7/h7_cristianismo.htm


http://margaridasequeira.com.sapo.pt/fichas/EuropaCrista1.htm


AS SEGUNDAS INVASÕES - séculos VIII, IX e X


O domínio senhorial não era apenas uma vasta extensão de terras pertencente a um senhor nobre poderoso. Era um mundo fechado e que procurava ser auto-suficiente produzindo o que era necessário ao senhor e à restante população que o habitava. Mais do que uma extensa propriedade, o domínio ou senhorio era um agrupamento de homens ligados por direitos e por deveres: o senhor dava protecção aos camponeses que lhe deviam obediência, trabalho e impostos.











O poder dos reis foi parcelado, processo acelerado pelas invasões de vikings, muçulmanos e húngaros ocorridas na Europa, nos séculos IX e X. Na prática, o monarca transformou-se em suserano de seus vassalos, aos quais estava unido por laços de fidelidade, em troca de terras e privilégios políticos.

2ªs Invasões Bárbaras

A ligação entre benefício e vassalagem tornou-se tão forte, que os nobres obedeciam ao rei, não por serem súbditos, mas por serem vassalos beneficiados com a posse do feudo.

A Europa Ocidental enfrentou nova onde invasões nos séculos VIII, IX e X, o que contribuiu para reforçar a ruralização e diminuir ainda mais o poder dos monarcas.

OS VIKINGS ou NORMANDOS



A terra natal dos Vikings era a Noruega, Suécia e a Dinamarca. Eles e os seus descendentes controlaram, pelo menos temporariamente, a maior parte da costa do mar Báltico, grande parte da Rússia continental, a Normandia na França, Inglaterra, Sicília, Itália meridional e partes da Palestina.

Um povo guerreiro



Durante a época antiga e medieval eles estabeleceram vários contactos comerciais com a Europa. Porém, entre os séculos VIII e XI, começaram a fazer várias incursões no continente europeu com o objectivo de saquear riquezas e conquistar terras. As pesquisas arqueológicas e os relatos históricos indicam que, através dos rios, penetraram em território europeu com seus barcos (drakars), levando o medo e a morte em regiões da França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e Rússia.



A instabilidade, causada pelas invasões, fizeram com que o s europeus construíssem castelos e reforçassem a segurança nos portos, mas de nada adiantou em função do grande poderio bélico dos “povos do norte”. Além de ter favorecido a construção de castelos, as incursões estimularam a descentralização política durante o feudalismo.


Os Húngaros ou Magiares




Os historiadores crêem que as tribos nómadas magiares entraram na Bacia dos Cárpatos sob a liderança do chefe tribal Árpad, em 896 d.C. Dedicando-se inicialmente a incursões e ataques por toda a Europa (da Dinamarca à Península Ibérica), os magiares tiveram a sua expansão bloqueada na batalha de Lechfeld em 955. O Estado por eles criado na Bacia dos Cárpatos recebeu a aprovação do Papa em 1001, com a conversão ao cristianismo dos líderes e o reconhecimento de Estêvão I como rei da Hungria.



Guerreiros magiares ou húngaros

Quando da conquista húngara, a nação magiar contava provavelmente entre 250.000 e 450.000 pessoas. A população eslava pré-existente foi absorvida pelos recém-chegados, com excepção dos habitantes dos territórios hoje pertencentes à Eslováquia e à Croácia.

Invasão Muçulmana




Com a invasão Muçulmana de 711, e a derrota de Roderico (Rodrigo) em Guadalete, a única resistência gótica séria, foi feita em Mérida. Com a sua queda todo o noroeste foi submetido. Tropas Berberes (povos oriundos do Norte de África) foram colocadas no centro de Portugal e Galiza., mas com a revolta dos Berberes e a grande fome na região (740 - 750), estas foram evacuadas.



Os Muçulmanos na Península Ibérica


No século VIII (711) a Península Ibérica foi de novo invadida, desta vez pelos Muçulmanos vindos do Norte de África.

Quem eram os Muçulmanos?

Guerreiros muçulmanos

Os Árabes são originários da Península da Arábia, uma zona desértica da Ásia, situada entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico. Muito pobres, viviam divididos em tribos, dedicavam-se à pastorícia e ao transporte de mercadorias através do deserto. A sua principal cidade era Meca onde, no século VII, Maomet funda uma nova religião - o Islamismo - a que se converteram todas as tribos.

Os seguidores desta religião são os Muçulmanos.


Por que se expandiram os Muçulmanos?

Após a morte de Maomet, os Muçulmanos iniciaram a sua expansão para a Ásia, o Norte de África e a Península Ibérica.

Pretendiam:

expandir o Islamismo, procurando converter outros povos à sua religião;

procurar novas terras e riquezas, para melhorar as suas condições de vida.

Em 711, os Muçulmanos invadem a Península Ibérica, derrotam os Visigodos na batalha de Guadalete e em poucos anos ocupam todo o território, à excepção de uma zona a Norte, as Astúrias.







Resolve os exercícios:

http://margaridasequeira.com.sapo.pt/fichas/EuropaCrista2.htm

http://www.deemo.com.pt/exercicios/hist/7/h7_eurcrista.htm


http://www.deemo.com.pt/exercicios/hg/5/hgp5_rommucpenib.htm


GENGIS KHAN e o Império Mongol


GENGIS KHAN

É no cenário das estepes , numa localidade junto do rio Onon, que por volta do ano de 1162 nasce Temudjin, o verdadeiro nome de Gengis Khan. Segundo uma lenda, o seu nascimento foi auspicioso porque Temudjin nasceu com um coágulo de sangue na mão.



Ilustration de "L'orphelin de la Chine"


Nascido num clã com tradição de poder, Temudjin teve uma vida marcada por guerras. O pai, Yesukai, era líder de uma tribo mongol, mas foi envenenado por uma vingança tribal. Aos 13 anos assumiu a chefia da sua tribo, mas, sofrendo grande oposição, teve que lutar durante vários anos para consolidar seu poder. Entre 1194 e 1206, Temudjin conquistou várias tribos mongóis e numa assembleia dos chefes tribais foi proclamado Gengis Khan, o "Khan dos Khans", o "soberano universal".



Gengis Khan ao centro em plena batalha

Gengis Khan era um excelente guerreiro, mas também um óptimo administrador e legislador. Compilou as leis tribais num único código, a Yassa. Em 1207, Gengis Khan saiu das estepes mongóis e atacou o reino de Xixia. Depois de o vencer, atacou o império de Jin, mas somente conquistou a capital, Zhongdu (actual Pequim) em 1215.



Gengis Kahn-Filme de Bajiriam, realizador mongol

Três anos depois conquistou a Península Coreana. Gengis Khan após estas conquistas concentrou-se nos territórios a oeste, invadindo o Turquestão, a Pérsia, o Iraque, a Hungria, a Bulgária, a Polónia. Em 1222, atacou a Rússia e voltou-se para o leste. O império de Gengis tornou-se o maior império do mundo ocupando quase todo o continente asiático e a Rússia. A grandeza do império foi conseguida em parte pela excelente organização, disciplina e capacidade de manobra de seu exército. Em 18 de Agosto de 1227, Gengis Khan faleceu após uma febre alta. Seu corpo foi enterrado num lugar secreto e o seu império foi dividido pelos seus filhos e netos.



O exército Mongol funcionava com uma precisão e efectividade admiráveis. Organizava-se por dezenas, formadas por dez homens que actuavam juntos em combate, saque ou na obtenção de mantimentos. A cada dez dezenas havia um chefe; a cada cem um Kan; e a cada mil formavam uma horda que era dirigida por um general do "Gran Khan".



exército de Gengis Khan- reconstituição

Aprendiam a montar e a utilizar as armas, em especial o arco composto, desde crianças. Todos os homens não incapacitados menores de 60 anos deviam participar da caça e da guerra.

O exército mongol, unia todas as tribos e reunia a totalidade da população masculina adulta.

Os mongóis combatiam segundo um rígido código de disciplina. O abandono de um companheiro na batalha era castigado com a morte.



Estátua de Gengis Khan, em Shukbaatar, na Mongólia

Os povos conquistados, como os Tártaros e os Merkits, eram desagregados e divididos unidades de 100 guerreiros, para que não pudessem ser uma ameaça organizada para a família reinante.



O grande império de Gengis Khan

http://www.youtube.com/watch?v=nfIzYkuld5M&feature=related







Arquivado em: HISTÓRIA, exercícios, HISTÓRIA 7º ano, inVASÕES bárbaras, Gengis Khan, Átila
Comentários
# re: AS INVASÕES BÁRBARAS - CONQUISTAS E CONQUISTADORES
Sunday, May 03, 2009 12:47 AM by meninosdocoro
É paáá´...o que a gente já teve que aprender!!!

Ainda bem que já sabemos isto. É que há para aqui povos sem destino, Olinda. Parabéns pelo post.

E um abraço nosso

# re: AS INVASÕES BÁRBARAS - CONQUISTAS E CONQUISTADORES
Sunday, May 03, 2009 3:36 AM by OlindaGil
Olá Meninos do coro

Eu sei que já sabem isto tudo mas aproveitem para umas revisões.

Espero que o novo ano lectivo vos esteja a correr bem e que entrem para o curso que desejam.

Beijinhos

# re: AS INVASÕES BÁRBARAS - CONQUISTAS E CONQUISTADORES
Sunday, May 03, 2009 2:36 PM by AlfredoRamosAnciaes
OláLinda,

Que grande e extenso post! Deve ter demorado uma pipa de tempo a elaborar.

Emm relação aos Bárbaros e num ápice ocorre-me a historiografia pouco conhecida que aprendi do Prof. Doutor Ribeiro Soares. Ele dividia os Bárbaros em duas grandes classes: Os Bárbaros verticais e os horizontais. Os primeiros eram os Bárbaros originários das localidades, aqueles que em última estância descendiam de gerações e gerações provenientes de cada região. Estes viviam de recolecção, pesca e alguma caça. Os segundos eram os bárbaros horizontais (por virem do horizonte, logo "estrangeiros") ou seja os bárbaros das invasões ou ainda os "bárbaros dos machados de guerra", das épocas do bronze e do ferro. Estes são os Bárbaros que aqui apresentas, os saqueadores e invasores. Quanto ao barbarismo vertical pouco ou nada se vê na historiografia mas seria interessante para uma investigação e apresentação de tese e livro.

Parabéns e também aos teus alunos que são certamente todos bons.

P. S. Espero que esteja tudo a correr bem com o encontro de blogues. Eu ainda não posso decidir. Trata-se de um periodo em que tenho muitos assuntos a resolver entre aqui e a minha Terra onde ando a legalizar a herança e reconstruir habitações. Certo é que gostaria muito de ir e também por quem está a organizar.

beijinhos.

fred

# re: AS INVASÕES BÁRBARAS - CONQUISTAS E CONQUISTADORES
Monday, May 04, 2009 5:21 PM by angelical
Olinda

Querida isto não é um post mas um livro, muito tem os estudantes dew aprender..... livra que eu nem me lembrava....

Beijinhos à frofessora maravilhosa que és.

amiga milu

# re: AS INVASÕES BÁRBARAS - CONQUISTAS E CONQUISTADORES
Monday, May 04, 2009 6:16 PM by sofiapaula
Olá OlindaGil,

Fantástico post!!

Uma autêntica aula de história.E como é importante percebermos pq estamos onde estamos hoje...

Parabéns.

Um beijo,

Sofia

Para comentar necessita de estar registado
About OlindaGil
Professora

COPÝRIGHT DEVIDO A OLINDAGIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas