quarta-feira, 9 de junho de 2010

738 - INVASÕES BÁRBARAS

Invasões bárbaras da Península
Resumo das últimas notícias


Nenhuma notícia encontrada sobre Invasões bárbaras da Península no momento

"INVASÕES BÁRBARAS" foi sua pesquisa. Caso não encontre "INVASÕES BÁRBARAS" nesta página, clique aqui


Comentar Página
INVASÕES BÁRBARAS DA PENÍNSULA, Resumo: Invasões bárbaras da Península Ibérica | -Correspondência da ocupação dos vários povos na Península Ibérica em relação às províncias romanas, cerca de 560 d.C.. (Leia o artigo completo "Invasões bárbaras da Península" abaixo)


INVASÕES BÁRBARAS DA PENÍNSULA
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR OU LER COMENTÁRIOS SOBRE ESTA PÁGINA


Invasões bárbaras da Península Ibérica



Correspondência da ocupação dos vários povos na Península Ibérica em relação às províncias romanas, cerca de 560 d.C..


Série
História da Península Ibérica
Portugal Espanha
Pré-História - Pré-História
Período pré-Romano
Invasão romana
Hispânia: Citerior e Ulterior
Lusitânia-;
Galécia - Bética e Tarraconense-;
Cartaginense
Invasões bárbaras: Suevos e Visigodos
Domínio árabe
A Reconquista e o Reino das Astúrias
Reino de Leão
Portucale - Castela
Já desde o século IV, a distribuição dos povos na Europa sofreu um período de migrações. A Península Ibérica, em particular, sofreu a ruptura da organização política e administrativa que o Império Romano teria adoptado, nas várias províncias da região por eles designada de Hispânia. Em 411 chegaram à Lusitânia — uma dessas províncias que corresponde sensivelmente ao centro e sul de Portugal e a província de Cáceres na Espanha — os grandes bandos de Alanos, Vândalos e Suevos, povos que tinham sido violentamente arrancados das suas terras pela invasão dos Hunos e que, depois dessa expulsão, se deslocaram pela Europa, para Ocidente, procurando novas terras onde se instalar. Os Alanos eram oriundos da região do Cáucaso; os Vândalos eram germânicos de origem escandinava; os Suevos, também germânicos, eram aparentados com os grupos anglo-saxões que, por esta altura, se foram instalar em Inglaterra.

Apenas os Suevos se organizaram politicamente. A esta invasão assistiu Paulo Orósio, presbítero de Braga, que escreveu que «depressa trocaram a espada pelo arado e se fizeram amigos». Organizaram um reino que abrangia a Galiza e tinha capital em Braga; o reino alargou-se depois para o sul do Douro.

Este grupos de bárbaros não parecem ter sido numerosos; ainda assim, subjugaram as províncias romanas com grande rapidez e, depois de instalados, não encontraram grandes resistências por parte das populações, facto que se relaciona com as condições sociais dos últimos tempos do Império Romano. Um desastre económico atingira as cidades, destruindo as classes médias e agravara as condições dos camponeses. O fim das conquistas tornara difícil as obtenção de escravos e era no trabalho destes que assentava a economia romana. Assim, a população livre caía numa situação de semiescravatura.

Com as invasões desapareceram todos os quadros do Estado, mas manteve-se de pé a organização eclesiástica. A maior parte da população hispano-romana era cristã e o território estava dividido em paróquias. Ainda no século V, os Suevos aceitaram a nova religião, que mais tarde seria também adoptada pelos Visigodos.


Ver também
Tabela cronológica dos reinos da Península Ibérica
Lista de reis visigodos
Reino de Toledo
Lista de reis suevos

--------------------------------------------------------------------------------

Clique aqui para Página Inicial da Enciclopédia


É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou superior. Se utilizado em website, por favor inclua um link para , ou, se impresso, agradecemos a gentileza de mencionar nosso portal.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License, e utiliza material do artigo da Wlklpédla: "Invasões bárbaras da Península".



--------------------------------------------------------------------------------

Acompanhe-nos no Twitter ou no Facebook, clicando nas imagens acima
--------------------------------------------------------------------------------
"INVASÕES BÁRBARAS" foi sua pesquisa. Caso não encontre nesta página, clique aqui
--------------------------------------------------------------------------------
Outros Links sobre INVASÕES BÁRBARAS DA PENÍNSULA:

PESQUISAR PREÇO DE: Invasões bárbaras da Península
OUTRAS PÁGINAS COM: Invasões bárbaras da Península
Invasões bárbaras da Península em Vídeos
Invasões bárbaras da Península em Músicas


--------------------------------------------------------------------------------
Envie email para webmaster@tiosam.com com questões, sugestões ou comentários sobre o TioSam (Página: Invasões bárbaras da Península), busca em parceria com Google
Copyright ©1999-2010 - TioSam

Clique aqui para recomendar esta página a um(a) amigo(a)

ATENÇÃO: As opiniões, idéias e conceitos contidos na página Invasões bárbaras da Península ou em matérias, comentários, fóruns ou artigos não representam, necessariamente, a opinião do Tiosam.




--------------------------------------------------------------------------------

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS sobre Pág. INVASÕES BÁRBARAS DA PENÍNSULA - (Clique aqui para incluir seu comentário) - Voltar ao topo
Ainda não há nenhum comentário para esta página (/ENCICLOPEDIA/INDEX.ASP?Q=INVAS%C3%B5ES_B%C3%A1RBARAS_DA_PEN%C3%ADNSULA_IB%C3%A9RICA)
Escreva abaixo o seu comentário ou observação sobre esta página (título: Invasões bárbaras da Península).
Por favor atenha-se ao tópico desta página (Invasões bárbaras da Península), e por favor seja cordial (seu IP 187.15.16.136 está sendo gravado).
Seu nome: caracteres
Seu email:
(opcional, não será divulgado) caracteres
Cor do Céu:
(por segurança)
Seu comentário ou observação:

caracteres


Voltar ao topo



--------------------------------------------------------------------------------
Canais:
TIOSAM HOME Aeroportos EUA Agência de Turismo Bate-papo (Chat) BÍBLIA ONLINE Cinema - Em Cartaz Classsificados COMUNIDADE (membros) Curso de Inglês Dicionário de Espanhol Dicionário de Francês Dicionário Inglês-Português Dicionário Português-Inglês Enciclopédia Fórum Futebol Total Gasolina, Preço da Guia Brasileiros no Exterior Guia do Imigrante nos EUA Horários Mundiais Horóscopo Diário Imóveis - Compra e Venda Informações Jornais do Brasil Livros Online Loterias Medidas Mural de Recados Músicas Portal Consular Rádios ao Vivo Receitas Brasileiras Receitas, Livro de Revista Mundo em Estilo Revistas Tio Sam: quem foi? Tradutor Online Vídeos Webcams

--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

Aviso Legal: O Portal TIOSAM (doravante, "Portal" ou "TIOSAM") coloca à disposição dos usuários dispositivos técnicos denominados "links de acesso", tais como, entre outros, 'banners" (visualização de imagens e sinais gráficos nas páginas, as quais identificam publicidade, propaganda etc), botões, propagandas, diretórios e ferramentas de busca que permitem aos usuários ter acesso a páginas pertencentes a terceiros (doravante, "Páginas Externas"). A instalação destes banners, diretórios e ferramentas de busca do Portal tem como única finalidade facilitar aos usuários a busca de informações disponíveis na Internet.
Os resultados das ferramentas de busca são proporcionados diretamente por terceiros e são conseqüência do funcionamento automático de mecanismos técnicos, razão pela qual o TIOSAM EUA não pode controlar, e não controla, tais resultados. Em particular, TIOSAM não controla que em tais resultados apareçam sites de Internet cujos conteúdos possam ser ilícitos, inapropriados, contrários à moral e aos bons costumes.
O TIOSAM não oferece nem comercializa, por si ou por terceiros, informação, conteúdos e serviços disponíveis nas Páginas Externas, nem os controla previamente, aprova, recomenda, supervisiona ou os faz próprios. O usuário, portanto, deve ter a máxima prudência na utilização da informação, conteúdos e serviços existentes nas Páginas Externas.
TIOSAM se reserva o direito de recusar ou retirar o acesso ao Portal e/ou aos seus serviços, como busca, Bíblia, enciclopédia, comunidade brasileiros no exterior, brasileiros nos Estados Unidos, Comunidade de brasileiros nos EUA, dicionário inglês/português, notícias, vídeos, músicas MP3, receitas, Invasões bárbaras da Península, entre outros, a qualquer momento e sem necessidade de prévio aviso, por iniciativa própria ou por exigência de um terceiro, àqueles usuários que descumprirem este Aviso Legal.
O TIOSAM não garante a legalidade, confiabilidade e utilidade dos conteúdos oferecidos neste website.
O TIOSAM EUA, o portal dos brasileiros no mundo, não garante a veracidade, exatidão, exaustividade e atualidade dos conteúdos oferecidos neste website.

Aviso Legal (Legal Warning)


--------------------------------------------------------------------------------
Hoje é quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 07:02:51 EST

S187TI - M




TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS A TIOSAM EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas