quarta-feira, 9 de junho de 2010

735 - INVASÕES BÁRBARAS

arqueo.org — o Portal da Arqueologia Ibérica, sem obscurantismo e religiosidade
« Idade Visigótica

» Ínicio

» Novidades

» Top 10

» Arqueólogos

» Museus e Colecções arqueológicas

» Mesolítico

» Neolítico

» Calcolítico

» Idade do Ferro

» A Época romana

» Visigótico

» Autor


Sites do mesmo autor:

Tipografia

Turismo na Natureza

Invasões bárbaras - Sumário
No Outono do ano 409 entra na Península Ibérica um conglomerado de vários povos germânicos: Vândalos asdingos e silingos, Alanos e Suevos. Estes repartem as regiões por sorteio, cabendo

aos Asdingos o Norte da Gallaecia,
aos Suevos o Sul,
aos Alanos a Lusitânia e a parte ocidental da Carthaginensis,
aos Silingos a Bética.
Entre 416 e 418, depois da fracassada tentativa para se instalarem na África, e como aliados de Roma, os Visigodos combatem com grande êxito os Vândalos silingos e os Alanos. Os sobreviventes juntam-se aos Asdingos, desaparecendo os Silingos como povo.

O povo dos Visigodos instala-se, depois de ter concluído o célebre tratado ou foedus com o Império, na Aquitânia, base do futuro Reino de Tolosa. Já em 419 Suevos e Vândalos asdingos lutam entre si, e só a intervenção romana (que parece confirmar a confederação entre Roma e Suevos) salva estes do aniquilamento.

Os Asdingos abandonam a Gallaecia e instalam-se na Bética. Apesar de uma notória vitória sobre os Romanos em 422, os Vândalos realizam, no ano 429, a sua transferência para o Norte da África.

Fica assim, de modo estável e como único povo germânico, o dos Suevos. Nas décadas seguintes, os Suevos desenvolvem uma «incontentible fiebre expansionista que les impulsó a salir de sus asentamientos de Galicia, para extender su señorío por la Lusitania, la Cartaginense y la Bética».

Estava a ponto de se convertir no grande Reino germânico da Península se não fosse a batalha do rio Orbigo, perto de Astorga, que deu aos Visigodos tolosanos sob Teoderico II uma vitória total. Segundo Idácio: «regnum destructum et finitum est».

Será no entanto só em 468, depois da entrega de Lisboa aos Suevos e ano da morte de Idácio, que mais uma acção punitiva dos Visigodos, desta vez a partir da sua praça forte – Mérida – que os Suevos «quedaron arrinconados en el noroeste de la Península y comenzaron a vivir una oscura existencia que durante un siglo apenas dejó rastro en las fuentes»




Topo da página
Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.




COPYRIGHT A PAULO HEITLINGER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas